Games em Produção | Street Fighter IV

Finalmente retorno com grande estilo: Street Fighter IV, o renascimento da série em grande estilo. Vamos saber um pouco mais sobre esse GRANDE game em produção!

Street Fighter IV (ou SF IV) representa um flashback em relação à jogabilidade de SF II, o clássico! É uma tentativa de dar à franquia maior apelo às massas. Yoshi (não o dinossauro verde XD) Ono, diretor geral da Capcom, disse à IGN: “À medida que chegamos ao III e aos refinamentos do III, nós encolhemos o público-alvo, acentuadamente mirando os gamers hardcore, deixando o game muito difícil para se ficar PRO no mesmo. Third Strike foi o ápice, foi o que conseguíamos fazer com SF, nada mais, nós não podíamos seguir mais adiante. Nós apenas deixamos isso de lado. Para ser sincero, o pensamento geral na Capcom era de já era, já foi feito tudo com a série e nós achávamos que nunca mais haveria nenhum SF.”

Mas durante as entrevistas com Ono, os jornalistas sempre o perguntavam sobre um novo SF. “Um dia conseguimos convencer a diretoria de que as pessoas realmente queriam jogá-lo, e quando vimos as engrenagens começando a funcionar, nós decidimos deixar o game menos hardcore, menos focado nos experts, e algo que uma gama maior de pessoas pudesse pegar e jogar”. Ono disse também que não gosta de usar a palavra “casual”, pois é uma palavra extremamente carregada e com um tabu muito grande, principalmente após o descontentamento de inúmeros gamers com o Wii.

Para alcançar esse objetivo, Capcom decidiu implementar um “focus system”, o qual permite estilos diferente de jogabilidade, sem a deixar muito complexa. O sistema requere que os jogadores apertem 2 botões que irão absorver o golpe iminente do inimigo e, com o timing certo, contra-atacar. Ono conta que a equipe aprendeu a lição com o sistema de parry de SF III: “Aquilo foi um sistema muito legal, e foi muito divertido se você soubesse como usá-lo. Infelizmente o número de pessoas que realmente sabiam usá-lo na hora certa e não faziam sem querer era muito pequeno. Então queríamos algo mais acessível às pessoas”.

street-fighter-iv-20081008081924021

“O segredo para o focus attack é a facilidade da sua execução. Ao invés de se apoiar em um timing de um segundo, usamos 2 botões. Outro segredo é prestar atenção na tela. Você tem que ver o que está fazendo, que você está conseguindo. O sistema parry não era uma coisa muito chamativa, poucos percebiam o que tinham feito. Então o novo sistema focus tinha de ser visualmente óbvio para o jogador. Por último, tinha de ter profundidade. Não podia ser tão simples quanto apertar 2 botões e esperar algo acontecer. Tinha de ter múltiplos modos de ser usado. Você pode pode linká-lo com outros golpes, ou no meio de outro combo, pode cancelá-lo no meio, etc. É daí que vem a profundidade”.

Ono também comenta quais elementos foram importantes serem preservados. “SF sempre foi sobre ler os movimentos do seu oponente e saber o que irão fazer depois, como um jokenpo. Por exemplo, um lutador, toda vez que ele aterrissa de um pulo ele solta uma energia, então da próxima vez que ele fizer isso eu já estarei preparado. É sempre assim, então o Focus Attack eleva isso a um novo patamar. Você tem uma nova ferramenta para tentar confundir seu oponente.

Perguntado se as versões caseiras poderiam diferir entre si (PS360 e PC), responde: “a idéia é proporcionar a mesma experiência em casa. Faz tanto tempo desde o último SF, não queremos misturar a mensagem e fazer múltiplas versões. Não iremos fazer hardware A ter aquele personagem e o B ter o outro”. [Toma Namco!!]

street-fighter-iv-screens-200901200

Ono também menciona que Capcom está na direção dos Games for Windows, suporte Live pra versão PC. “Estamos indo nessa direção. É meio cedo pra dizer ao certo. DLC está nos planos, mas não virá na forma de outros lutadores. Não queremos que seja algo que afete a jogabilidade ou o balanceamento dos games…algo mais estético, talvez. Se você olhar na versão japonesa dos arcades, há conexão com celulares, então você pode ganhar pontos que compram itens, mas que não afetam a jogabilidade e a experiência”.

street-fighter-iv-screens-200901-1

Apesar de ter sido revelado que as versões dos consoles terão lutadores a mais que nos arcades, a Capcom ainda mantém cartas na manga. Acredita-se que modos extras sejam introduzidos nas versões caseiras. Não serão só apenas Arcade ou Versus, afirma Ono, mas estágios bônus como aqueles em que precisávamos destruir paredes de concreto ou carros não existirão devido a prazos curtos. É preferível deixar o game pronto a tempo do que colocar esses bônus.

street-fighter-iv-screens-200901-2

Portanto sabemos mais agora sobre SF IV, às vésperas do lançamento, graças a essa entrevista de Ono para a IGN, trazida pelo Portallos.

Street Fighter IV sai no dia 17/02/2009 para Xbox 360, PS3 e PC.

street-fighter-iv-20081008081919943

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Comprei a CE em Pre Ordeeeeeeer!!!
    Vou pegar bonusitoooossss!!! o/o/o/
    YEAH!!!!

    Será q a abertura americana é assim tbm? Espero q não coloquem um hip hop podraço aí. =
    o/

  2. Maverick está de volta e com uma belíssima matéria!! Realmente Street Fighter nunca esteve tão em alta. Muito interessante a matéria, apesar de discordar um pouco a respeito de novos lutadores poderem desbalancear as partidas. Cada personagem tem um peso e uma jogabilidade, claro que vc lutar contra um que você mal conhece gera uma desvantagem, mas não pode esquecer que o seu persongem conta tanot quando conhecer o inimigo. sei lá, acredito que aCapcom poderia sim futuramente incluir mais lutadores. afinal street fighter não é uma franquia que sai um novo game a toda hora….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.