Rare na escuridão

pdz

Depois de pagar $375 milhões em dinheiro vivo pela produtora, a sensação de que essa compra foi uma grande bobagem é grande, infelizmente. Qualquer um pode notar isso. Mas qual é o motivo do sucesso que a Rare tinha na Nintendo não ter se repetido na Microsoft? O que aconteceu com a grande produtora que só lançava hits?

Nas maõs da Microsoft, a produtora lançou uma interminável lista de jogos que variam entre a classificação de péssimos a medianos, como Grabbed by the Ghoulies, Kameo, Perfect Dark Zero, Banjo Kazooie: Nuts and Bolts, Conker’s Bad Fur Day. Até mesmo o Viva Pinata, que foi bem recebido pela crítica, não conseguiu a vendagem esperada e a produtora teve que apelar (de novo) para uma versão da franquia para o Nintendo DS.

A Rare definitivamente ainda não encontrou seu caminho depois de sua venda, e seu maior erro foi querer muitas vezes “fazer de conta” que ainda estava com a Nintendo dos velhos tempos, ao invés de abraçar a audiência diferenciada que forma o público do Xbox.

A maior aposta da Microsoft ao comprar a Rare era a de conseguir roubar parte do público da Nintendo, mas ela se esqueceu que a Nintendo é extremamente experiente e não perderia sua coroa para uma produtora competente, porém jovem e dependente. O segredo do sucesso da Rare no passado reside na parceria que ela tinha com a Nintendo. Sem a Nintendo, a Rare perdeu sua base mais importante.

bk

Em 2004, Ken Lobb, da Microsoft, negou em uma entrevista que a Rare pudesse desenvolver jogos para a rival. Mas tempos difíceis atingiram a Rare, que não conseguia atingir as suas metas de venda. A Rare teve que enfiar o rabo entre as pernas e voltar a mamar nas tetas gordas da Nintendo para sobreviver. Em 2007, lançou o Diddy Kong Racing DS que vendeu mais de um milhão de unidades ainda naquele ano, e salvou a Rare.

A Rare até tentou atingir a audiência dos donos de Xbox com Perfect Dark Zero, mas o título não honrou o seu antecessor, com jogabilidade, gráficos, e níveis de jogo genéricos e sem novidades, causando uma das maiores frustações já vistas no mundo dos jogos eletrônicos.

A produtora não aprendeu com seus erros, e continuou lançando jogos que  nunca atingiram a meta. É hora da Rare parar para repensar sua estratégia, ela tem que aprender a seguir sem o apoio da Nintendo e conseguir focar no público do Xbox.

Talvez assim, ela saia um dia de onde está, na escuridão. Na mais perfeita escuridão.

perfect_dark_2

Senão, o último a sair nem vai precisar apagar a luz.

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Eu gosto da Rare… gosto de Kameo… de viva pinata… de banjo… ainda tenho fé na empresa e no meu caso, foi por causa dela que comprei um X360.

    Não é igual a era de ouro? Nenhum estudio daquela época é. Alguém se lembra da Interplay? Tinha grandes franquias… hoje tá morta praticamente.

    E eu espero algum anuncio dela na E3 este ano.

  2. Acho que o tipo de jogo da Rare se encaixa melhor com a Nintendo. Ainda espero um banjo e Conker’s decentes. Kameo foi bom, mas aquele controle ninguém merece.

  3. Quando eu digo que a Rare e uma casca vazia daquilo que ja foi ninguem me leva a serio, mas e sabido que os fundadores e boa parte da equipe criativa original ja nao estao mais la. Entre outros fatores, presumo eu, porque a Microsoft inventou de querer controlar demais como eles devia fazer as coisas.
    Rare e Interplay viveram suas epocas de ouro em epocas diferentes. A Interplay brilhou na era 16 bits com Earthworm Jim, mas ja estava bem apagada quando a Rare alçou voo na epoca do Nintendo 64. E entraram em crise por razoes distintas… uma nao mostrou competencia administrativa, essencial a qualquer empreendimento, e a outra se vendeu ao imperio borg Microsoft. Dizer que nenhum estudio da epoca de ouro, qualquer que seja a epoca de ouro em questao, e uma generalizacao meio imprecisa, pois ha varios casos de empresas de desenvolvimento de jogos que continuam sendo bem sucedidas. Cite-se Capcom, Konami, Eletronic Arts.
    Hoje, sao outros nomes de estreantes que estao alçando altos voos… nomes como High Voltage Software, 2D Boy, ou Rainbow Studios, so para citar exemplos. 🙂

  4. me falaram que o villa pinata é um mario party disfaçado, e que não vendeu bem. : /

    bom, acreditem se quiser mas eu nunca joguei nenhum jogo sequer da rare ( pelo menos esses que foram citados aí) e pelo que falam desses jogos, tirando banjo eu nem vou sentir falta -_-

  5. só pra esclarecer , joguei os jogos da rare na época nintendo snes, mas depois que ela passou pra a microsoft eu “perdi contato”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.