Lendo

HQ – História e Glória da Dinastia Pato em setembro em edição especialíssima no Brasil!

Você se lembra de O Melhor de Carl Barks, Mestre Disney e A Saga do Tio Patinhas? Foram encadernados especiais que a Editora Abril lançou nos últimos anos para os colecionadores brasileiros. Pois então, em Setembro chega as bancas “História e Glória da Dinastia Pato” uma das mais famosas sagas italianas do universo Disney. Formato americano, em papel especial (o mesmo de Crise Final da DC), com lançamentos confirmado para o dia 10 de Setembro nos estados de SP, RJ, MG, ES, PR, SC, RS e três meses depois no resto do país. Distribuição setorizada é uma porcaria, mas melhor isso do que nada. E sempre tem a possibilidade de se comprar as HQs pela internet em lojas especializadas. O encadernado especial contendo todo os capítulos desta mega-saga será dividido em dois volumes. Infelizmente a Editora Abril ainda não divulgou a capa do segundo.

Agora uma aulinha de história. Para quem não sabe, muito antes de Don Rosa definir a história e a árvore genealógica da família Pato, a Disney na Itália trouxe História e Glória, em 1970, que contava a história dos antepassados dos patos da Disney, mais ainda com a participação de outras estrelas como Mickey e Pateta na pele de seus antepassados. Roteiros de Guido Martina, desenhos de Giovan Battista Carpi e Romano Scarpa e arte final de Giorgio Cavazanno. Só gente de peso se reuniu para contar essa saga em 8 capítulos. Estes originais já foram publicados aqui noBrasil no passado que nem convém aqui relacionar, mas parece que em algumas destas, páginas tiveram que se suprimidas. Pela primeira vez o material será publicado na íntegra e com paginas extras com matérias e comentários, igual a Editora Abril fez com O Melhor de Carl Barks.

Os oito capítulos originais são (Na antiga tradução brasileira):

* O Segredo do Baú
* Os Papiros de Pah-Tih-Nhas
* Ave, César Pateticus
* O Tesouro e o Dragão
* O Grande Toureiro
* O Corsário Mascarado
* No Mississípi
* O Segredo do Tesouro

Mas a saga fez tanto sucesso que novos capítulos foram realizados. Mas acredito que a Disney não deva considerar eles como “oficiais”. Temos “As Aventuras do Pato Canhoneiro“, produzida na própria Itália em 1994 por Giorgio Figus (roteiro) e Valerio Held. Chegou a ser publicado no Brasil no Almanaque Disney nº294 de 1996. Uma outra, “A Quinta Mosqueteira“, foi produzida aqui no Brasil para se juntar ao lançamento da revista Disney Especial nº 100 e nunca foi republicada desde então. Por fim, existe ainda uma terceira história que também não consideram oficial da saga, mas ela nunca foi publicada no Brasil, trata-se de “Le vicende di un papero ateniese“, que segundo o tradutor do Google, seria “A História de um Pato de Atenas”, produzida também na Itália em 1996, pela mesma dupla do Pato Canhoneiro. Uma pena que esta última ainda não tenha saído no Brasil. Ela já foi publicada em 7 países pelo mundo desde seu lançamento.

Ainda não posso afirmar 100% de certeza que estas três histórias não estarão no novo encadernado da Editora Abril, mas sabendo que o encadernado está sendo produzido tendo como base a revista Tesori Disney 2, lançada em Abril deste ano na Itália e que veio sem estas histórias, é provável que aqui no Brasil seja mesma coisa e seja suprimido dele estes três capítulos extras. Uma pena, ainda mais a última com um antepassado do Donald em Atenas, com o tema de Olimpíadas, inédito por aqui.

Mas nem tudo é tristeza, o encadernado trará um capítulo especial produzido em 2005 em comemoração aso 35 anos da saga. História mais do que especial, com 66 páginas, com roteiro de Alberto Savini e desenhos de Andrea Freccero. O nome da história é “Petronius Paperonius e la calata dei barbari“, presumo que Petronius Paperonius seja o nome de um dos antepassados dos patos, pois o Google traduziu para Petronius Paperonius e a invasão dos Bárbaros. Esta história também é inédita no Brasil.

Bem é isso. Uma HQ para colecionador com certeza. O preço? R$ 14,95. Não é caro se considerar o formato americano e em papel especial, histórias na íntegra e todo o material de extra que está sendo produzido para esta edição. Cofre na certa!

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.