Vendas de PS2 continuam fortes

ps2 ps3

Na última semana fiquei surpreso com esta notícia da AnimePro, na qual dizia que um jogo havia desbancando Monster Hunter 3 -Tri. Fiquei curioso em saber qual seria o título a conseguir tal façanha, mas fiquei muito estarrecido ao saber que era um jogo de PS2. É de se espantar que o console da geração passada continue firme e forte. Novas produções para ele continuam a serem anunciadas e mostram que ele realmente tem potencial de venda, e como o console tem ficado no top 5 de vendas.

Por que o console continua trazendo bons títulos? Acredito que seja devido ao fato do PS3 estar muito fraco em vendas, ou devido ao seu alto preço e custo de desenvolvimento, como em recente pronunciamento da Activision em que o presidente da empresa disse estar preocupado com os custos de desenvolvimento de jogos para o PS3.

Analisando as vendas do Guitar Hero 3 para diversos consoles em todo o mundo disponível na www.vgchartz.com:

  1. PS2 (4,61 mi)
  2. Wii (4,28 mi)
  3. Xbox 360 (4,25)
  4. PS3 (1,92 mi)

Como podem ver as vendas do título para PS2 foram muito maiores para esse título. Compreendo que as vendas do PS3 ainda estão fracas, culpa da falta da retro-compatibilidade e do preço muito alto ainda. Isso mostra também que gráficos não são tudo para um bom videogame, como o Nintendo Wii já vem nos mostrando com suas altas vendas. Talvez o mundo não esteja preparado para um PS3 que não foi ainda 100% sequer aproveitado, seu potencial gráfico ainda está longe de ser alcançado, enquanto o Xbox 360 já chegou em seu limite de acordo com reportagem do uol jogos.

Para uma comparação mais profunda vamos analisar as vendas dos consoles de 2000 até o presente instante, obtida do site da VgCharts também:

  • Wii – 52.513.364
  • PS3 – 23.238.508
  • XBox 360 – 31.413.795
  • PS2 – 132.427.440

Vendas de Consoles 2000 - 2009

Com esses números vemos claramente que o console PS2 da geração anterior tem uma verdadeira legião de donos, o que pode justificar as grandes vendas de jogos. A Nintendo já havia terminado a produção de jogos para seu console da geração anterior, mas a Sony fez diferente e mantém ambas plataformas, embora apenas Third parties produzam para o Playstation 2. Talvez a Sony devesse observar esses números, ou seria o motivo da ausência da retro-compatibilidade ser justamente esse números.

Mas e você leitor, já abandonou seu PS2, com a chegada do seu PS3?

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.