Nintendo é a melhor empresa do mundo!

andfq6

Bom, isso não não é nenhuma novidade para quem acompanha a indústria de jogos eletrônicos, mas o caso é que a Nintendo não é só a melhor empresa de videogames do mundo, ela é a melhor empresa de todas as melhores empresas do mundo!

Quem afirma isso é a Business Week, a mais respeitada publicação de negócios, que em seu site publicou a listagem das melhores empresas do mundo. A listagem completa você pode ler aqui. Mas adianto que as cinco primeiras são:

  1. Nintendo
  2. Google
  3. Apple
  4. Doosan Heavy Industries
  5. Hyundai Heavy Industries

O critério de avaliação das empresas envolve características como inovação, catálogo de produtos diversificados, expansão de mercado, liderança, visão de futuro, entre outros quesitos. Foram mais de 2,500 empresas pesquisadas, aquelas que tiveram vendas em 2008 superiores a $10 bilhões de dólares, sendo que 25% desse montante deveria ser proveniente de mercados externos.

Sei que tem muita gente que critica os rumos da Nintendo, mas pensando por outro lado, tem muito, mas muitas outras pessoas que estão se divertindo hoje graças a esses novos rumos, que nem são tão novos, afinal. Lendo os relatórios anuais da Nintendo, pode-se perceber que desde 2001 a Nintendo já pensava da maneira como pensa hoje. E a filosofia de atingir todos os públicos sempre esteve presente, só não via quem não prestava atenção.

Então, quem acredita que a Nintendo possa mudar de rumos na próxima geração, pode tirar o Yoshi da chuva, pois o negócio dela está dando muito, muito certo, e não há a menor razão em se mudar as coisas.

E acredito que a maior vantagem da Nintendo em relação aos concorrentes é seu foco total em videogames, ao passo que as outras companhias, que disputam diretamente o mercado com ela, também encontram adversários em outros ramos de negócios, desviando seus esforços conforme os resultados dessas outras áreas. É como tentar ler uma revista, assistir um filme, chupar cana e assobiar enquanto joga Guitar Hero. Você pode até ser bom em todas essas coisas, mas nunca pode ser bom em todas elas ao mesmo tempo.

Em tempo, a Sony e a Microsoft não estão nessa lista, antes que alguém pergunte…

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.