Antologia Chiclete com Banana chega à sua 10ª edição! E ainda faltam seis…

Você já deve ter ouvido falar desta coleção, não? Na verdade a distribuição dela pelo Brasil vem sendo tão decepcionante, que não seria de admirar se você nunca tivesse tropeçado numa Antologia da Chiclete com Banana nos dias de hoje.

A Chiclete com Banana foi um dos maiores sucesso em revistas de quadrinhos genuinamente brasileira na década de 80. Angeli, Laerte, Glauco e muitos outros nomes famosos até hoje fizeram fama graças a Chiclete com Banana. Alias Angeli é o criador supremo dela, que surgiu baseada nas suas famosas tiras publicada desde sempre na Folha de São Paulo e  outros jornais do país.

A Chiclete teve 24 edições e 7 especiais, depois disso acabou com a chegada da década de 90. Na verdade não sei dizer porque acabou, talvez a disputa nas bancas com quadrinhos Disney, Mônica, Marvel e DC não fosse tão justa assim para a sobrevivência de uma revista brasileira quase que independente. Mas o marco histórico ficou. As antigas edições são raríssimas.

Talvez pensando nesse acervo histórico a Devir tenha criado a Antologia da Chiclete com Banana. Reunindo o que houve de melhor na revista em 16 edições. Praticamente  um almanaque dos velhos tempos. Não há nada de novo nelas, apenas velharias dos bons tempos de HQs-BR.

E essa idéia estreou nas bancas em Junho de 2007, quando a primeira edição foi publicada. 30 meses se passaram desde então e a coleção, que surgiu para ser mensal, finalmente chegou na sua 10ª edição, lançada agora no finalzinho de Janeiro. Você até poderia dizer, “a revista é trimestral”, mas na verdade ela não é. Por exemplo, a edição #8 saiu em Fevereiro de 2009, e a #9 só apareceu nas bancas em Dezembro do mesmo ano. Um mês depois, a #10 foi lançada. Isso mata qualquer publicação hoje em dia. Falta de periodicidade. Fica difícil tentar acompanhar dessa forma. Sem mencionar que por ser uma revista grande, formato magazine (21 x 26,5 cm), ela tem o péssimo hábito de ficar escondida atrás de outras revistas menores nas bancas. Se marcar bobeira, você nem a vê.

O problema também do enorme tempo de lançamento da coleção prejudica encontrar os primeiros números lá de 2007/2008. Se fosse mensal, seria muito mais fácil para colecionadores que ficassem sabendo da coleção com atraso, correr atrás das edições perdidas.

Enfim, mesmo assim, recomendo a coleção. Quem tiver curiosidade, vale à pena. Ainda mais para quem nunca viu essa criação brasileira. São histórias as vezes até difíceis de compreender, pois possuem muito conteúdo político e histórico da cultura brasileira do fim década de 80 para baixo. Mas ainda assim são genias. Uma pena mesmo que a Antologia não tenha emplacado. Sempre sonhei com uma nova Chiclete com Banana, com temas brasileiros atuais, com novos personagens e novas histórias. Por mais que a velha Chiclete tenha marcado a história, todos os artitsas daquela época, ainda estão fazendo suas tiras hoje em dia. Por que não se reunirem novamente em nome dos velhos tempos? Será que Angeli & Cia não tem mais pique para isso? Ou o Brasil mudou tanto a ponto de não ter mais espaço para este tipo de trabalho?

Capas das 10 edições até aqui:

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. angeli numa entrevista disse a razão do fim d revista: o maldito plano color, muita gente faliu, quebrou, perdeu tudo, foi para no hospital ou se suicidou quando esta presidente, hoje senador ( oh povo sem memória) quebrou o país com o seu plano econômico. a cultura foi para o beleléu, vide a inexistente produção cinematográfica na época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.