GDC 2010: Em Conferência, Sony apresenta e detalha seu controle de movimento!

Olha aí o controle de movimento da Sony finalmente em sua versão final! A imagem é um pouco sacana, difícil não associar com esta aqui, mas na verdade a Sony conseguiu ir muito além do que a Nintendo foi com o Wii. E assim foi a conferência da Sony na GDC. Basicamente não foi mencionado mais nada do que o Arc, agora finalmente em seu nome oficial: Playstation Move! Como é um evento focada aos desenvolvedores, é natural que seja este o foco, além de poucar é claro, que ela detalhasse e gastasse tanto tempo com o assunto em sua conferência na E3, que ocorrerá em Julho.

E um vídeo para apresentar o PS Move já rola pela internet:

Impossível não uma pontinha de Déjà Vu com o vídeo, afinal a Nintendo também um de apresentação do Wii lá de 2006 parecidíssimo com este. Mas é claro que a Sony fez toda a questão de mostrar e provar que o Move é muito mais do que o Wii nem sonha em ser. O primeiro ponto na conferência foi a precisão do controle. Foram mostrados games de esporte, luta, de pintura e até mesmo de captação de vídeo para provar a absurda capacidade de precisão que o Move tem, e o resultado foi muito positivo. Não é perfeito, por exemplo, em Motion Fighter, que é basicamente um game em FPS de luta (me lembrou um pouco a primeira aparição de Red Steel no Wii), há um momento em que o player pegar o inimigo e muda a perspectiva da tela e o jogador começa a esmurrar a cabeça do rival. Vendo ao vivo, achei que alguns movimentos não correspondia exatamente ao que o jogador fazia fora da tela. Talvez seja uma daquelas cenas que não há tamanho liberdade, pois fora isso, quando o jogo volta ao normal, os movimentos voltam a serem bem precisos. Mas é foi um exemplo de nada perto dos pontos positivos mostrado pelo controle. Mesa de ping pong com todos os tipos de rebatidas possíveis, respondendo perfeitamente, lutas com escudos e espadas acontecendo também sobre a perspectiva em primeira pessoa e dando muito certo. Não há do que reclamar.

Talvez alguns jogadores se assustem um pouco com o impressionante foco casual apresentando na conferência, mas a Sony deixa meio indiretamente que quer sim o público migrando do Wii para seu console. E não dá para fazer isso sem um “Wii Sports” e semelhantes em seu console. Mesmo assim houve apresentações mais promissores, como a jogabilidade de SOCOM 4 rolando com o Move e respondendo bem e até mesmo o novo modo cooperativo em LittleBigPlanet, onde um jogador controla o Sackaboy de forma tradicional com o Dual Shock  e um segundo jogador interage pelo cenário com o Move. Até mesmo há um outro game anunciado chamado Move Party que me impressionou ao criar na TV como se ela fosse um espelho, refletindo perfeitamente o jogador e como se ele estivesse dentro da tela, interagindo com coisas que surgem na mesma, com o Move assumindo as formas distintas na imagem. Algo realmente surreal.

Tudo isso graças a integração do Playstation Move com o Playstation Eye Toy, acessório que existe desde o Playstation 2, mas nunca foi tão bem utilizado quanto agora. Fica claro que a Sony correspondeu não só ao apelo da tecnologia do Wii, mas também ao que a Microsoft planeja com o Project Natal, e o Eye Toy foi imprescindível para isso. E está certo a Sony em integrar não só os movimentos, mas a câmera também ao seu console, permitindo muito mais possibilidades.

Um detalhe interessante é que o “Nunchuck” foi necessário ser projetado. A Sony convenhamos nunca foi muito boa dos nomes, “Move” não é lá a coisa mais original e criativa do mundo, e o “nunchuck” da Sony ganhou outro nome ainda mais óbvio: Sub-controller. Move + Subcontroller! Ok, chega de fazer graça. O interessante no Sub-Controller é que ao contrário do nunchuk da Nintendo, ele não tem conexão por fio com o Move, o que é um alívio, pois uma das coisas que mais odeio no Nunchuk é aquele fio que interliga com o Wiimote. Pilhas? Não se preocupe, o planeta não terá essa dor de cabeça. Ambos os controles serão regarregáveis via USB por baterias, solução ecologicamente correta. Boa Sony!

Durante a conferência também foi apresentado um EyePet, que trabalha mais ou menos como um bichinho virtual, mais voltado para crianças. Interatividade, joguinhos, possibilidade de capturação de imagens e tal. Não foi dado muitos detalhes, mas a Sony promete mostrar mais em breve.

Quanto ao preço dessa brincadeira, achei um pouco caro. O preço de U$ 100 por um bundle com o Move, Sub controller, Eye Toy e um game não revelado parece um pouco salgado demais. Não sei se nessa faixa a empresa conseguirá popularizar tão rápido o novo controle, afinal o Playstation 3 em sim não é um console tão barato quanto o Wii, que já vem com os controles por movimento (apesar de ultrapassados tecnologicamente agora). A Sony também prometeu um bundle de tudo isso com o console, para quem ainda não tem um PS3, mas não disse quanto custaria.

Quem quiser dar uma olhada em mais algumas imagens do acessório e dos games, este link do Playstation 3 Brasil está excelente.

E basicamente foi isso a conferência da Sony. Mais detalhes, vídeos, impressões devem ocorrer nos próximos dias. Estarei aqui de olho, e trazendo o que eu achar bacana. Talvez não faça tudo de uma só vez, afinal, estamos no meio da semana, a Microsoft e a Nintendo também devem ter suas conferências e o que não vai faltar são assuntos para comentarmos. Com paciência, os post irão sendo feitos. 😉

Para quem quiser saber a minha opinião? Digo que achei ótimo. Eu sabia que a Nintendo seria desbancada nesse geração na hora que seu controle fosse copiado, agora o diferencial do Wii acabou. Hora da casa do Mario criar vergonha na cara e lançar um console em alta-definição e com suporte online. A Sony também mostrou competencia ao recriar e aprimorar a tecnologia do Wii, não foi totalmente original, afinal trouxe do vale dos esquecidos o Eye Toy e o Move não parece tão diferente do designe do Wiimote e Nunchuk, apesar de ter gostado muito da quantidade de botões, provando que a Sony tem muito mais ambição de complexidade de uso do Move, do que a Nintendo com seu Wiimote com quase nada de botões. O Move também parece mais tranquilo, em nenhum momento da conferencia, os jogadores agitavam seus braços como loucos, coisa que no Wiimote é muito comum, parecia que tudo funciona mais suave. A Sony acertou sim, resta saber se o preço não afugentará os gamers, se o casualismo não vai dominar e como a empresa trabalhará com seus games daqui pra frente. Mas na teoria, é uma bela vitória da casa de Kratos.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.