AssistindoJapãoReflexões & Opiniões

One Piece: lembra da versão 4kids? Certas burradas nunca são esquecidas… (Censura)

Sabe, não pretendia tocar nesse assunto novamente aqui no blog, mas sei lá, a Kotaku tava meio viajada hoje e fez um post meio velho de One Piece por lá, e resolvi voltar a mostrar isso por aqui também. Lá nos EUA o assunto é bem ultrapassado mesmo, afinal, todo mundo sabe que a 4Kids estragou One Piece por lá, com cortes e censura de tal forma que o animê fracassou vergonhosamente nos EUA. Mas a coisa foi tão ruim, que a FUNimation acabou adquirindo os direitos sobre a série e consertou tudo por lá. Atualmente, One Piece é exibido nos EUA sem estes cúmulos que aconteceram anos atrás.

Qual o problema e por que tocar no assunto novamente? Porque vale lembrar que aqui no Brasil, tanto o Cartoon Network quanto o SBT exibiram, e não faz tanto tempo assim, a versão amaldiçoada do animê feita pela 4Kids. E assim como nos EUA, obviamente o fracasso também rolou por aqui. Por que não exibiram a versão da FUNimation no Brasil? Sinceramente não faço ideia, talvez medo da censura daqui, ou da desinformação sobre a horrorosa versão americana. Um videozinho que explica bem a situação em que a obra de Eiichiro Oda teve que passar neste lado do globo (imagem à esquerda Japão e imagem à direita EUA):

E depois de tudo isso, sempre há aquela ideia de que “a primeira é sempre a que fica”. Animê no Brasil depende muito da exibição na TV aberta para fazer sucesso, e quando não se consegue isso, é muito difícil ele ganhar uma nova chance no país. E mesmo que ganhasse, assim como Bleach, One Piece tem sérios problemas com conteúdo e é praticamente impossível a versão japonesa ser exibida de manhã para a garotada.

O assunto do post é velho, mas sinceramente, como um fã de One Piece, sempre fico revoltado com essa coisa de censura. Talvez esse o problema do Brasil com os animês. Nós dependemos dos americanos trazerem uma animê japonês para cá, para aí sim adquirirmos os direitos sobre ele. Felizmente a mesma coisa não ocorre com os mangás, que tem suas versões direta do Japão, pelo menos os atuais. Eu mesmo só passei a acompanhar mangá aqui no Brasil quando as editoras passaram a publicá-los nos formatos originais, então se rolava algo diferente antes disso, não posso afirmar.

A tirinhas que abre o post, veio do deviantart, deste link. Que foi baseada nestes dois links de matérias sobre censura de One Piece em alguns países: aqui e aqui. Aqui uma outra, também antiga, porém verdadeira.

É, felizes são os americanos que tiveram outra chance com a série nas mãos da FUNimation. Triste para nós, que ficamos com a desgraça da versão da 4Kids e ao contrário de lá, dúvido muito que a série ganhe uma nova chance por aqui. O mangá parou por causa da crise da Conrad, os DVDs da Playarte são uma vergonha de ruim e também não sairam mais, o Cartoon Network daqui já quase não investe mais em animês e já deixou bem claro que quer distancia de One Piece e no SBT, sem chance de sucesso com esse versão. Até na internet One Piece aqui no Brasil sofre. Estes dias estava lendo que a nota de que até a Dattebayou largou mão de legendar a série, sem mencionar a OPEX que anda com sérios problemas para colocar o animê em dia. Nestas horas que fico feliz por saber inglês, por mais ruim que a situação nacional esteja, sei que em inglês ainda tá tranquilo de ver One Piece.

Um vídeo bacana com a versão original de One Piece montada por um fã no You Tube para fechar o post. One Piece é massa pow! Como é que conseguiram estragar algo assim com a maldita censura?!

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.