ACABOU: O épico final de LOST fecha uma era na TV! E agora? Para onde vamos? [6×17-18] [PdS]

LOST: Ano 6, Episódio 17-18. Foi exibido no Brasil dia 25 de Maio pelo canal AXN: “The End”

Enquanto isso nos EUA: O último episódio da série foi dia 23 de Maio, a dois dias atrás. E eu sobrevivi a 48 horas deste então sem qualquer spoiler na internet. (UFA)

Aviso: Continue apenas se você já assistiu ao episódio 6×17-18 de LOST. Haverão spoilers!

Não conhece o Papo de Série? Basta clicar aqui e ficar por dentro do projeto. Depois do “continue”, a gente conversa mais.

ATENÇÃO: Faz exatamente 05 minutos que acabou LOST no AXN e aqui estou sentando começando a escrever esta matéria. Muitas coisas ainda não foram processadas na minha cabeça. Não vou comentar sobre tudo. Quero apenas dizer o que me vier na cabeça neste momento. Peço alguns dias para reoorganizar tudo e aí sim se achar apropriado, farei uma nova matéria, sobre toda a série LOST, o que ela representa na TV do mundo inteiro (e não apenas a americana) e o quão feliz fico de que na minha geração, ter ocorrido algo tão fabuloso quanto foi LOST. Dizem que a série é um marco na TV que isso não acontece com frequencia numa geração, eu concordo com certas idolatrias que existem sobre a série quero falar mais sobre isso, hoje e agora, quero apenas dar as minhas impressões frescas e não processadas sobre o final desta série. Também não sei dizer se outros membros da equipe farão seus próprios reviews sobre Lost, convido-os a fazer se acharem necessário. 🙂

Final de Séries: São sempre assim, marcantes, enchem a gente de esperança e alegria, as vezes tristeza (o que é bom) de ver que aqueles personagens, aquelas histórias irão chegar ao fim. Tudo acaba, essa é a regra básica do universo. Antes de LOST o meu melhor final de uma série americana foi Six Under Feet, conhecida por aqui como A Sete Palmos. Me emocionei e fiquei feliz com o belíssimo final montado para a série (ainda que macabro de certa forma, mas a série era assim), espero que algum dia surja a oportunidade de falar sobre ela por aqui. Depois disso, considero o final de Buffy – A Caça Vampiros a mais divertida no quesito entretenimento, foi ótimo ver Joss Whedon explodindo tudo, matando personagens, e mudando toda a mitologia da série, mas jamais poderia entrar num top 10 de melhor final de qualquer série americana, só estou dizendo que pra mim, foi memorável. Mas LOST recebeu, na minha humilde opinião, o melhor final de qualquer série americana que já tenha assistido. E todos os aspectos que posso imaginar. Digo com a boca cheia que valeu a pena acompanhar ela nestes últimos 6 anos. É uma série que quero ter em Blu-Ray e guardar para sempre.

A retrospectiva de 2 horas: Aqui nada de tão importante a ser dito, apenas que gostei de ver o formato, com os produtores e atores comentando fatos e situações em meio a recapitulação da história. Sinceramente, toda série que chegasse ao final, deveria ter isso. Nos EUA muitas possuem, mas é raro eles serem exibidos por aqui. Gostei.

A charada do Universo alternativo: Assim que o capítulo começou, e teve a rápida cena com Jin e Sun no hospital e eles se lembraram de sua jornada na ilha, incluindo as suas mortes, eu já havia imaginado os rumos do capítulo e uma definição própria para o que seria tal universo, que na realidade não é alternativo (não como utilizado nas HQs), mas um universo estepe, criado ao final do quinto ano, isso explica porque Juliet morta diz a Miles que a bomba funcionou. Que este universo seria apenas uma bolha temporária onde todos se reencontrariam para seguirem em frente seja l-a para onde, foi uma surpresa dada pelo pai de Jack, mas até antes disso, os rumos do episódio já estava fechado pra mim, acordar todo mundo do universo estepe. Parte disso me fez desligar totalmente a vontade de ver o que aconteceria na ilha (só parte) e o universo novo então virou a principal atração pra mim.

Desmond: Fiquei realmente impressionado com a importância do personagem, que foi criado na segunda temporada. Tudo nele pra mim é surpreendente e não digo apenas neste último ano, mas em todas as revelações. No final não fazia importância ve-lo reunido com Penny ou não, o importante mesmo foi encaixá-lo nos momentos exatos para fechar a trama de LOST. E como fizeram isso de forma bacana.

Rose e Bernard: Não importou muito para o fim e fechamento da história, mas sinceramente, acho que todo mundo ficou contente de ver que o casal se deu bem, ficou na ilha e teve a vida feliz que tanto almejavam. Em apenas 1 ou 2 minutos de cena e pronto, não era realmente necessário, mas são detalhes assim que importam no final de tudo.

Jack vs Locke: Acredito que era óbvio que isso aconteceria no fim, mas a forma como fizeram foi fantástico. Não vou ficar discutindo as ações de ambos durante o episódio, mas no finzinho, quando Jack grita para Locke, no pé do penhasco, chuva caindo e Locke encara e logo em seguida começa a correr pra cima de Jack e Jack vice versa… UAU, me senti como se estivesse assisto aqueles desfechos de final de saga de animê, onde eu fico realmente impressionado a ponto de gritar com a TV (todo mundo faz isso, admita). Caraca, como eu gostei dessa cena.

Claire e Charlie se recordam do passado: Foi a cena em que mais me emocionei. Talvez porque no especial tenham dado aquela relevância a morte de Charlie e todo a trajeto de Claire depois disso e como o romance deles teve um final triste. E no outro universo eles se reencontram e tem toda aquela emoção e musiquinha pra chorar e tal. Pow, foi o único momento em que me emocionei assim durante todo o episódio. Nem o fim teve isso. Ainda não entendi as minhas razões, mas não tem problema.

Lapidus: CARACA! O velho não morre! Nada de relevante a acrescentar, foi um personagem sem muita importância, mas que sobreviveu para dar gancho a outras pontas da história. Tudo isso porque os roteiristas mataram o piloto da Oceanic na primeira temporada, rá!

Hurley e Ben: Quanto ao desfecho da história da ilha, foi mais ou menos como eu esperava. Cogitei por algum tempo que Jack e Locke ficariam na ilha, como Jacob e seu irmão, mas pelo visto os produtores acharam melhor resolver essa rixa aqui e agora e dar continuidade a história. Gostei do desfecho de ambos e aí a bola sobrou pro Hurley e pro Ben. Não sei se diria que ficou perfeito, na verdade Hurley não tinha mais ninguém pra quem voltar de verdade, com Libby morta, o que casa com a explicação dada por Jacob no episódio anterior, então ficou satisfeito com o desfecho. Quanto a Ben, não sei, o cara fez tanta coisa ruim, não merecia morrer de uma forma bem ruin? Sei lá, ainda quero pensar sobre isso.

Jack, seu pai e a morte no fim de tudo: Nos últimos minutos do episódio a bomba é revelada, tá todo mundo morto, o universo estepe é realmente um lugar temporário para todos se reencontrarem e seguirem a adiante seja lá onde isso for. Detalhe especial para a salinha onde Jack está com o caixão de seu pai e no vidral da igreja um monte de símbolos de várias religiões e crenças, como se a religião do homem realmente não importasse, tudo no fim, vai para o mesmo lugar (belo toque dado pelos produtores). Bonito a reunião de todo porém…

Final feliz ou triste? Pois é, fiquei meio assim, fico feliz pela reunião? Mas estão todos mortos. Alguns morreram mais cedo, outros mais tarde, e no fim todos se reencontram. Tinha esperança que eles fossem viver mais um pouco nesse universo, com alguns dias felizes que não conquistaram quando estavam na ilha, como Sayd e Shanoon. Ainda não sei como devo me sentir com o final, me deem mais alguns dias para pensar, mas independente do sentimento, acredito que não poderia fechar de forma mais poética e misteriosa, como a série por um todo representa.

Alias genial os segundos finais do episódio, com Jack e Vincent. Perfeito terminar da forma como começou (apesar de ser meio clichê).

Finalizo o post sem nenhuma conclusão, espero que todos possam dar suas opiniões, dizer o que faltou ser explicado (eu não me recordo de nada agora) e vamos nos encontrar de novo aqui no blog para falar mais uma vez de LOST, mas somente depois que as minhas idéias forem organizadas na minha cachola. E com isso, ao final deste texto, faz 40 minutos que o episódio acabou…

OBS: A pergunta que está no título deixo pra vocês. Com o final de LOST… e agora? Pra onde as séries de TV devem ir? Eu duvido muito que um outro fenômeno aparece nos próximos anos, apesar de que não faltará tentativa. Fico feliz que LOST tenha acabado, mas também fico triste porque é uma baita série deixará saudades.

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Pura verdade, é bom ver como tudo se desleixa e saber o final mas depois que tu para para pensar…e agora…lost acabou…o que eu vou fazer pra ter tal entretenimento com tal qualidade…é complicado, mas acho que a série fechou com chave de ouro (faltaram algumas explicações e tal mas no total foi muito bom).

  2. Não me conformo com esse tal universo paralelo, não engulo. O que foi mostrado quando a bomba não explode, a pessoa deixa passar, como se trata de coisas sobrenaturais a pessoa engole. Mas, por que não fizeram o seguinte quando a bomba explode: o avião teria polsado naturalmente, e pelo fato dos escolidos não terem caido na ilha Jacob manipularia a vida deles para que voltassem, cada um a sua maneira, para ilha. Os que morreram na ilha morrreriam da mesma forma fora dela. Ficava mais interessante. O que vocês acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.