Impressões | O Clube de Música Leve de K-ON! (Animê 2009)

Uma boa parte dos animês exibidos no Japão tem curta duração. Temporadas de 12 episódios, as vezes com alguns episódios extras criados depois para o lançamento em DVD. “K-ON!” faz parte desse grupo de animês curtos. Exibido entre Abril à Junho de 2009, com dois episódios extras lançados exclusivamente nos DVDs japoneses e que já retornou por lá, este ano para uma 2ª temporada, na qual muita gente anda afirmando que terá aproximadamente 26 episódios.

A um pouco mais de um mês ou dois, topei com um Golden Torrent da versão em DVD-Rip da série na Anime Central, legendado pelo fansub da Aya e como estava completinho e era um animê curtinho, resolvi baixar sem muito compromisso.  Como acompanho muito animês de longa duração durante a semana, os curtinhos realmente prefiro pegar depois que acabam no Japão e aí sim assistir numa só paulada. E que divertida surpresa é K-ON!

No Japão, o sistema de ensino é diferente daqui, lá o que seria mais ou menos o nosso ensino médio (colegial), existe um sistema de clubes, onde os estudantes se afiliam com outros estudantes para participar de áreas de seu próprio interesse. A história gira em torno de um destes clubes, o Clube de Música Leve e suas quatro integrantes: Hirasawa Yui , Tainaka Ritsu, Akiyama Mio e Kotobuki Tsumugi. As garotas da imagem que abre este post. O animê é simples, mostra o surgimento da amizade entre as meninas, a criação da banda delas e a meta de tocar num grande show. Tudo num tom de muita comédia, simplicidade e simpatia, somado a uma bacana trilha musical e certas referências do mundo da música, instrumentos musicais e do aprendizado desse meio.

K-ON! começa com a personagem Yui, que funciona como a protagonista da série, apesar de todas as outras serão tão importantes quanto. Yui é aquela típica personagem “topeira”, é meio lerdinha das idéias, preguiçosa e não sabe o que fazer da vida. Yui funciona muito bem na parte comédia da série. Em paralelo temos as personagens Ritsu e Mio, amigas de infância, que resolvem entrar (Mio basicamente obrigata pela Ritsu) no Clube de Música Leve, porém todos os participantes do clube se formaram no último ano e agora só ficou elas. O clube precisa de 4 membros no mínimo para não ser fechado, e o prazo encerra-se em um mês. Nesse meio tempo, surge Mugi, que toca teclado e acaba entrando no clube vendo como é engraçado o relacionamento de Ritsu e Mio. Mas um mês está quase se encerrando e ninguém mais apareceu. E eis que surge Yui, que ainda não sabe em que clube entrar, achando que pelo nome, “Música Leve”, seria algo fácil e moleza, achando que ia ficar tocando castanholas a maior parte do tempo. Rá! Inicialmente Yui acaba se assustando quando descobre que é um clube de música de verdade e fica indecisa se entra ou não para o mesmo. As garotas acabam botando pressão, pois senão o clube irá fechar, e Yui também acaba gostando dos doces que Mugi trás para tocas comerem juntas nas reuniões do clube e assim resolve ficar. Só depois disso é que as meninas descobrem que Yui não sabe tocar nada. XD

Os primeiros episódios usam bastante essa idéia de Yui não saber tocar nenhum instrumento. A garota acaba optando pela guitarra, e todas acabam arrumando um emprego para que Yui possa comprar uma guitarra. A guitarra escolhida é uma Gibson Les Paul, na qual Yui se apaixona logo de cara. Nada mal, hein?

Os episódios vão seguindo esse ritmo descontraido. As meninas vão se conhecendo, os treinos vão ocorrendo, Yui vai aprendendo a tocar guitarra da sua maneira, elas acabam encontrando uma professora para cuidar do clube que é tão maluquinha quanto Yui, uma nova integrante surge no final da temporada, as apresentações escolares acontecem e até mesmo uma apresentação num pequeno clube acaba acontecendo num dos episódios extras. Tudo com muito bom humor.

Não é um animê com uma trama de suspense, ou com mistérios que ficam jogados no ar ou com cenas de ação, é algo bem light mesmo, uma série que poderia muito bem ser adaptada numa daquelas series Live Action que canais como Disney Channel e Nickelodeon fazem atualmente. Claro que por ser um animê, tem uma animação caprichada e tem aquele típico humor japonês, com caras e bocas, sabe? Não é tosco como as séries Live Action antes que me xinguem. XD

O resultado, por ser um animê curtinho, é algo agradável de se assistir. É engraçado, não tem dramalhão, está sem fazer nada naquele domingão de chuva, nada na TV e com seus animês em dia? Vale a pena dar uma olhada em K-ON! Algumas situações relacionadas à cultura japonesa pode ser realmente mais estranho, mas são raros os casos em que o foto da história fique apenas nisso. Sem contar que as personagens realmente evoluem em apenas poucos episódios, a história anda, sabe? Não fica aquela mesmisse eterna que outros animês não conseguem resolver. Começa de um jeito, no meio já está de outro e terminar com um outro ritmo, sempre evoluindo.

A segunda temporada já começou agora este mês no Japão, mas ainda não vou assistir, vou deixar acumular mais uma dúzia ou meia de episódios e ver de uma única vez. K-ON! foi criado em 2007, pelo autor Kakifly, inicialmente em strip comics (tiras) e depois ganhou um mangá mais parecido com o formato na qual estamos habituados. Atualmente consta com três volumes, sendo o último lançado agora em janeiro de 2010.

Enfim, deixo aí a minha recomendação.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.