AssistindoReflexões & Opiniões

Reflexão | Simpsons e o desgaste de 20 anos?

Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que eu adoro os Simpsons. Assisto o desenho desde que ele surgiu, coleciono dos DVDs e não me canso de assistir suas reprises no Canal Fox.

Como o texto ficou grandinho, clique em “more” e continue lendo caso você também ache que Simpsons está cada dia mais fraco…

Mas passei um lapso de tempo ser ver novas temporadas. Foram 5 anos. Faculdade de Direito, época corrida, e sem TV por assinatura, acabei perdendo os rumos das temporadas 14 à 17. Apesar de já ter visto alguns episódios esparsos aqui e ali. Como Simpsons não é nenhum Lost ou 24 Horas, não precisamos seguir fielmente toda a semana. Até por isso a Fox faz uma salada mista de temporadas todos os dias. Ela exibe 4 episódios por dia, muitas vezes são de 4 temporadas diferentes.

Enfim, em meados de Dezembro de 2007 voltei a assinar TV por assinatura e os Simpsons passou a integrar meu cardápio televiso. Tenho as 10 primeiras temporadas em DVD, conheço-as de cor e salteado. Acompanhei recentemente então alguns episódios da 11º, 17º, 18º e 19º na Fox. Estranhamente em quase 1 ano de Fox, não entra em sua grade as temporadas 12 à 16. A Fox insiste em reprisar os 10 primeiros anos e a 18º completa todo santo mês. Isso reforça um pouco o que eu quero dizer.

A 20º temporada está para estrear nos EUA, mas eu já venho notando um certo desgaste do show vendo alguns episódios do ano 19. Essa semana a Fox passou o episódio em que conta com o retorno de uma personagem lá do passado da série, Lurleen Lumpkin, a cantora country. Ela surgiu num episódio bem antigo dos Simpsons, onde Homer e Marge estavam com problemas no casamento e Homer quase traiu Marge. Um episódio clássico e muito bacana. Essa mesma personagem retorna quase uma década depois para um enredo onde ela não se dá bem com seu pai bêbado. Episódio fraquinho, com péssimas piadas, onde um secundário que não é vistos faz anos se faz de papel principal da trama? Isso pra mim cheira desgaste. Não temos enredo no episódio da semana? Vamos pegar um personagem do passado e atualizá-lo.

Outro que assisti recentemente, ainda do 19º ano, é aquele em que Bart ganha uma vaca. Putz, Bart já teve tantos bichos, de cachorro, cobra à até um elefante. Episódio clichê e repetido se for pensar no ritmo de piadas e enredo. É claro que ele não ficará com o bicho. Fraquinho, fraquinho. Sem mencionar que se for pensar, tal episódio não tem o charme e o timing de piada que tem o episódio em que ele ganha um elefante pelo rádio.

rp_0231xe0.jpgQuer mais um? O 19º ano tem um péssimo episódio envolvendo a Lisa tomando aulas de Balé e fumando. Isso porque Bart já fez balé no passado. Lisa fez sapateado. Precisamos de mais um episódio assim? Piadas fracas, outras bobas envolvendo cigarros.

O que eu sinto vendo esse 19º ano na Fox é um rodízio de idéias recicladas em 18 anos de seriado. Muda uma coisa aqui, troca um personagem ali, repete aquela piada pela boca de outro personagem e pronto, temos um episódio recauchutado.

Claro que nem tudo se perde. Quando se trata de satirizar, os Simpsons se saem de forma brilhante. O episódio em que satiriza Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças é fantástico e basta assistir uma vez para saber que é um clássico instantaneo. Mas Simpsons não deveria ser bom apenas quando satiriza um programa ou filme americano. O programa sempre foi muito mais além de tirar sarro do que já existe.

Um outro episódio que achei que seria bacana é aquele em que Martin Prince “quase” morre. Putz, se ele tivesse morrido mesmo, seria fenomenal em termos de cronologia ao show. Mas logo depois de alguns minutos, o espectador logo adivinha que tudo não passa de uma piada, que não achei engraçada alias.

Temos ainda outro já batido: mais Sideshow Bob, num dos mais óbvios episódios que já vi.

Não sei, para mim tudo isso fica claro o desgate do Show. Talvez Matt Groening deveria apostar um pouco no crescimento dos perosnagens. Quem não se lembra daquele episódio no futuro onde Lisa é Presidente dos EUA. Não precisa avançar tanto assim no tempo, mas que tal fazer Bart, Lisa e Maggie crescerem um pouco mais?

Renove o show puxa, mude algumas coisas. Depois de 400 episódios rumo a 500 daqui uns 3 anos, fica difícil continuar sendo original e criativo. Não me espanto agora porque Futurama, Family Guy e American Dad acabaram retornando a TV e fazem seu devido sucesso. Atualmente andei rindo muito mais vendo Family Guy do que Simpsons.

Depois de greves dos dubladores e essa competição acirrada com outros desenhos plagiadores no estilo, é mesmo natural esse desgaste e perda de graça nas piadas.

Mas não me preocuparia com a extinção da série. Ela ainda faz muito sucesso nos EUA, continua sendo um dos programas mais assistidos por lá, vende horrores em produtos e sua 11º temporada já está saindo em DVD em Outubro para vermos revermos quantas vezes quisermos.

Simpsons está longe de sua extinção, mas já está dando sinais de fadiga já a algum tempo… ou sou apenas eu que estou cansando da série?

simpsons20years

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.