Sr. Segunda-Feira | Se você já não gosta da segunda, vai gostar menos ainda! (Impressões)

E estamos de volta com as indicações literárias!

Segunda-feira é um dia terrível na literatura, nos quadrinhos e na vida real, para muita gente. É o dia de volta às aulas, do trabalho, de começar uma dieta etc.

E, nesse caso, é um dia pior do que o normal para o jovem Artur Penhaligon. Recém chegado na cidade, Artur, filho adotado de uma família de vários irmãos, tem asma e é um cara com um passado triste: perdeu os pais em uma epidemia ainda bebê e foi adotado pela médica que cuidou do caso.

Até aí, clichê, certo? Afinal, todo herói de livro juvenil tem uma família problemática, com algum padastro chato ou madrasta má ou perdeu os pais, irmãos etc. É regra geral, desde muito antes de  Cinderela, Branca de Neve e companhia limitada.

Mas, afora esta parte do argumento, tudo neste livro é interessante: o universo criado pelo autor, os personagens non-sense, a trama (principalmente a trama, as reviravoltas e as surpresas). A boa velha briga entre o bom e o mal não tem espaço próprio aqui. Chegada uma parte, até você, leitor, duvida de quem está fazendo a coisa certa e quem manipula quem.

A própria introdução do livre é muito boa. Abre confundindo totalmente suas ideias e tudo é revelado aos poucos: uma excelente estratégia que prende o leitor. A diagramação, com letras grandes, facilita ainda a leitura (e também valoriza o livro que, se fosse com a diagramação comum, seria bem pequenino). O autor Garth Nix já é consagrado no cenário internacional com best sellers e anos e anos de carreira e boa crítica.

Mas, voltando a história:
Artur chega com quase um mês de atraso ao colégio, por conta de uma crise de asma. Já com medo de ser rejeitado pelas “panelinhas” que já se formaram na escola e, mesmo com a sua doença respiratória, Artur participa de uma prova de atletismo no colégio…

É claro que ele desmaia e quase morre e, eis que chega, o Sr Segunda-feira, em uma cadeira de rodas, sendo empurrado pelo Espirrador… Sr Segunda-Feira não tem nenhuma deficiência: ele fica sentado, por preguiça mesmo…

Artur recebe então uma chave que o “ressuscita” e que seria a resposta a um Testamento de uma tal Casa que seria uma espécie de administração do Universo. E, para piorar, seres estranhos começam a persegui-lo (humanoides, com cara de cachorro) e uma nova epidemia afeta sua cidade – uma doença do sono que põe tudo em estado de emergência.

Mas, dessa vez, Artur pode dar um jeito nisso e salvar todo mundo entrando numa aventura bem esquisita, com roupas vitorianas em meio a uma sociedade que trabalha o tempo inteiro e elevadores super rápidos e escadas improváveis.

Ficou confuso? Interessado? Perguntou: que diabos é isso?

Então, isso é Garth Nix! Com um final que liga você direto ao segundo livro da trama: O Horrível Terça-feira – te obrigando a ir a livraria mais próxima!

Bem legal, divertido, bem escrito, sem menosprezar a inteligência de nenhuma classe de leitor. Uma aventura light que não usa de todas as fórmulas para vender, em detrimento da qualidade. Sr Segunda-Feira faz parte da série As Chaves do Reino. Custa R$29,90 on-line.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.