Bastidores: Cansado destas carinhas nos seus comentários? Saiba como mudar isso! [Tutorial]

Hoje vou estrear uma nova sub-categoria de assuntos aqui no Portallos, para ficar junta com a categoria “Bastidores”, ali no menu lateral do blog. Cheguei a pensar em colocar esse assunto na ta “Problemas e Tutoriais” que já existe, mas resolvi que não, o sistema do blog para comentários tem muitos macetes e manhas que a galera não sabe mexer e acho que vale à pena abrir uma nova sessão nos bastidores para dar dicas e explicar como funciona algumas coisas. Tenho já algumas outras idéias de tutoriais, assim como também tenho plugins novos para estrear muito em breve por aqui e essa “coluna” de explicação irá vir a calhar para muitos acredito. Sem mencionar que numa categoria própria, vai ficar extremamente fácil para qualquer novo leitor achar e aprender.

Vi alguns leitores ao longo deste mês comentando por aqui sobre a possibilidade de utilizarem avatares próprios, assim como eu uso quando comento no blog (utilizo uma imagenzinho do Franky, do perosnagem do mangá One Piece), e outros membros da equipe e leitores mais inteirados sobre o assunto também usam. Chegamos até a receber pedidos por e-mail para promovermos essa liberdade de avatares. O que alguns não sabem, e não são mesmo obrigados a saber, é que o Portallos utiliza um sistema de avatares do website Gravatar e já é permitido a qualquer leitor do Portallos a possibilidade de ter o avatar que quiser automaticamente sempre que for comentar não só neste blog, mas em milhares de outros blogs que se beneficiam do Gravatar, que existe justamente para isso.

Como faz então para ter meu próprio avatar? É bem simples, primeiro é necessário um rápido cadastro no Gravatar, o link é http://en.gravatar.com/. Para os que não sabem inglês, dou uma pequena força. Na parte superior do site existe um link chamado “log in/sign up”, quem já possui uma conta no Gravatar, clica em log in, e assim pode editar o cadastro assim como o seu avatar padrão quantas vezes quiser. Mas para o primeiro acesso, você precisa clicar em sign up, ou seja “se cadastrar”. Feito isso uma nova página é carregada e será pedido um endereço de e-mail. Coloque um e-mail verdadeiro! Não quer colocar o seu verdadeiro? Crie um novo e-mail no Gmail ou qualquer outro portal que ofereça e-mails gratuitos, apenas lembre-se que toda vez que você precisar dar login, ou até mesmo se esquecer sua senha no site, será necessário lembrar deste e-mail que você usou no cadastro. Feito isso, o site irá enviar um e-mail para o endereço que você informou.

Depois disso não tem segredo, o e-mail mesmo em inglês trará um link para que você clique nele para confirmar seu cadastro. O objetivo disso é a segurança do sistema, para que as pessoas não fiquem usando o Gravatar com contas de e-mails que não existem. Se você não recebeu o e-mail, verifique a sua caixa de spam. Clicando no link, será aberto uma nova página dentro do site da Gravatar. Ela irá mostrar o seu e-mail e terá os campos “Username” e “Passaword” para ser preenchido. No campo username, escreva o mesmo nome que você já utiliza aqui no Portallos para comentar, se você escolher um outro nome talvez tenha que utilizar o mesmo aqui quando for comentar, eu não testei isso, pois sempre uso o mesmo username em todos os lugares que me identifico na internet. Password, significa senha, então escolha uma senha para seu cadastro no Gravatar. Não se preocupe, você não irá precisar ficar logando ou usando senhas por aqui quando for comentar, é apenas uma vez e pronto. O campo “Confirm Password” serve para você confirmar a senha que digitou no campo acima. Preenchido os três campos, clique em “signup”.

Cadastro feito! O resto é mexer para aprender. Existe um menu chamado “My Account”, lá você edita e personaliza seu cadastro. Em “add image” você personaliza seu próprio avatar para ser usado em todos os sistemas que utilizam o Gravatar, como o Portallos. Aí você pode pegar uma imagem de algum forum que participe, do orkut, do seu pc, não há limites. Lembrando apenas que não é necessário entrar todo dia no site do Gravatar, basta que você utilize o mesmo e-mail e username que cadastrou no site por aqui. O sistema reconhece automaticamente a sua conta lá e disponibiliza o seu avatar nos comentários do blog. Simples, não?

Ficou alguma dúvida? Pode perguntar nos comentários que eu dou uma força. 😉

E fiquem de olho nos finais de semana do Portallos, que será o período que eu vou sempre aparecer por aqui para ensinar outras coisinhas do sistema do blog!

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Realmente, bem diferente esse disqus… Não tenho ctz, mas acho que se tu comentar com o mesmo email de antes e nome (acho que pode ser qualquer nome), ele pega teu avatar do gravatar… alguem testou isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.