Editorial (Update) | 1 dólar ou 1 real – Além do Patreon, surge o Apoia.se!

Esta foi uma semana importante pra mim e para o blog, pois caso você tenha perdido, na terça-feira o blog abriu uma conta no Patreon, sistema de apoio coletivo e mensal para aqueles que se sentem a vontade de prestar uma ajuda para crescimento deste espaço.

Se você não pegou esse editorial, ele se encontra neste link, explicando porque pedir ajuda dos fãs, quais são as metas, como os apoiadores serão recompensados e os planos envolvendo toda essa questão. A matéria é extensa e bem detalhada, então não vou me repetir aqui para não cansar quem já leu o post anterior.

Entretanto algumas coisas mudaram no status do projeto, e para melhor assim acredito. Comentei lá o meu desejo de ter uma forma dos leitores e fãs do blog de prestarem esse suporte por meio de uma ferramenta e plataforma nacional, mas que na ocasião eu ainda estava enrolado com o Apoia.se, site nacional que quer ser como o Patreon que é americano, da mesma forma que o nosso Catarse se espelha no Kickstarter lá de fora. Pois bem, caso resolvido e agora o Portallos possui também uma página no Apoia.se!

Isso significa que os fãs do Portallos não precisam necessariamente prestarem esse apoio ao blog pelo Patreon, que tem seus valores cobrados em dólares e também tem como requisito o uso de um cartão de crédito internacional (ainda que o Pay Pal permita outras formas por lá também). O Apoia.se é nacional, o que significa que agora o apoio pode ser feito em reais! Nada de conversão de moedas com essa flutuação louca na qual nossa economia se encontra atualmente. Ah e obviamente o Apoia.se aceita cartão de crédito nacional, o que torna tudo ainda mais simples e fácil.

Página do Portallos no Patreon - Seja um Apoiador! - U$ (em dólar)

Página do Portallos no Apoia.se - Seja um Apoiador - R$ (em real)

– E a página do Patreon? Será encerrada?

Não! Ela irá continua normalmente. Isso porque como falei no outra matéria, muitos sites, podcasts e canais de You Tube estão exclusivamente no Patreon, ou seja, quem já contribui com um pessoal lá no Patreon, prefere utilizar a plataforma americana. O Apoia.se é realmente interessante para quem não tem cartão internacional e não quer ficar amarrado num sistema que te cobra em dólar.

O que é legal porque eu torço mesmo para que a galera que não tem muita condição de ajudar, que ao menos vá lá no Apoia.se e ajude com o mínimo de 1 real. É o bastante, sério! No momento estou mais interessando em criar uma comunidade de leitores para conversar e criar conteúdo através desse sistema do que conseguir fechar as primeiras metas em valores.

Quero mostrar e provar que não se trata apenas do dinheiro, mas de interagir com quem realmente gosta do Portallos. Contar história de bastidores, mostrar algumas coisas, ter sugestões e comentários sobre o que vem sendo feito aqui por quem realmente quer ver o espaço prosperar.

E não importa se você é do Patreon ou do Apoia.se. Os murais fechados aos apoiadores serão postados nas duas plataformas. Textos iguais, sem tirar e nem por. As metas serão conjuntas, então se fechar metade em uma e outra metade na outra, vou considerar meta atingida. As recompensas serão iguais também (está tudo lá nas paginas aqui ou aqui e no link já mencionado).

O grupo fechado, nosso clubinho secreto, já vai ser aberto ainda neste final de semana, pois já estamos em 8 pessoas! Porém eu quero mais leitores, mais gente interagindo e conversando, ajudando a tornar o blog um lugar ainda mais incrível! Dá uma força, dê seu 1 real, e venha participar do grupo!

E um segredo… eu não prometi brindes nas recompensas porque não é a minha intenção agora no começo promover isso mensalmente, mas dei sorte de receber duas coisas bem maneiras essa semana e vou sortear aos apoiadores do primeiro mês, tanto do Patreon quanto do Apoia.se! O que é? Bem… dá só um clique aqui.

Não estou afirmando que isso vai ser algo rotineiro, mas sempre que tiver algo que possa presentar a turma que está dando esse suporte ao blog, podem ter certeza que o farei. Quero fazer contato com empresas e editoras nos próximos meses para ver o que posso conseguir nesse sentido, porém acredito que só vou ter resultados quando o números de apoiadores aumentar.

Entretanto fico muito feliz que nestes primeiros dias, até o momento em que estou publicando essa matéria, o blog já possui sete apoiadores! Deixo registrado aqui meus agradecimentos ao: Átila Aguiar, Atos Ferreira, José Paulo “Exor”,  Tatiana Mika, Lionel Novaes, Leopoldo Isola e Paulo Roberto “PRLS”! Todos foram incríveis por darem esse voto inicial de confiança!

Bem, hoje vou ser breve porque sei que tem o outro artigo sobre o assunto que ficou gigantesco. Deixo novamente o convite: venha você também fazer parte do grupo de apoiadores do Portallos. Agora ficou até mais fácil. 1 real só! Direto lá no Apoia.se, e de cara já vai entrar no clubinho Portallos. Eu quero lotar ele e fazer mais e mais conteúdo para o blog vindo da galera!

E é isso! Quer ajudar pelo Patreon? Pode! Quer pelo Apoia.se? Pode! Ambos vão dar acesso ao grupo privado do blog, ambos vão ter o mesmo conteúdo de bastidores, as mesmas recompensas e todo mundo vai participar junto de tudo! Mas venha fazer parte também! E na boa, não sinta envergonhado por dar apenas 1 dólar ou 1 real. Sistema de suporte coletivo recorrente é pra ser assim mesmo, quanto mais gente entrar, mais divertido vai ficando, e os valores pequenas, na soma total vão atingir as metas importas eventualmente! O momento não é para se preocupar com metas, mas solidificar a comunidade!

Página do Portallos no Patreon - Seja um Apoiador! - U$ (em dólar)

Página do Portallos no Apoia.se - Seja um Apoiador - R$ (em real)

logo-portallos-apoia-se

 

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.