Cartoon Network: "Adventure Time" estréia em Agosto no Brasil! A imaginação não tem limites?

Estou tentando não julgar esta nova produção do Cartoon Network antes de assistir a estréia, programada para o dia 08 de Agosto, domingo, às 20h30 e com reprise sempre às quintas às 19h30. “Adventure Time” recebe o nome de Hora da Aventura no Brasil. Tradução óbvia, mas ainda assim vale à pena mencioncar já que não é raro mudarem nomes de programas por aqui. Depois da criação de As Maravilhosas Aventuras de Flapjack pelo Cartoon Network, que tem um ótimo humor negro e bizarro, voltei a ter experanças com os Cartoons Cartoons do canal e pelo que pesquisei, Hora da Aventura tem um bom potencial para um desenho original, criativo e engraçado.

O traço do desenho assusta um pouco por ser infantilizado demais, mas aí eu me lembro que traço não é tudo. Os japonêses tem uns animês com seres falantes bizarros (como Bobobo-bo Bo-bobo), e o antigo e extinto blog Adult Swin do próprio Cartoon Network também tinha uns desenhos de adultos com um estilo visual bem tosco, e até mesmo nos vídeos games tem jogos onde o visual alternativo acaba caindo no gosto dos jogadores, como Castle Crashers. E vendo pelos vídeos no you tube dessa nova produção, nota-se que o trabalho artístico está sendo levado à série, como uma riquíssima paleta de cores, preocupação com cenários e sombras e até mesmo a infinidade de personagens bizarros e diferentes. Não procurei com afinco sobre a história do desenho, até porque em tese isso pouco importa – em termos de fazer sentido e coerência – em certas produções do Cartoon Network (vide novamente o Flapjack). Finn é um garoto de 12 anos que vive grandes e bizarras aventuras nesse reino esquisito com o cachorro chamado Jake, que tem poderes mágicos e parece esticar suas pernas o quanto quiser. Por algum motivo eu me lembrei de O Fantástico Mundo de Bob, um clássico da década de 90 que via quando criança. Ter uma criança como protagonista permite essa liberdade criativa relacionado ao poder da imaginação. Veja o trailer “épico” do desenho:

Opa, peraí que o post ainda não acabou. Ainda tem mais algumas coisas que valem a pena dar uma olhada. O que? Após o continue!

Pesquisando um pouco sobre Adventure Time na internet, descobri que o desenho é uma criação de Pendleton Ward e que não é um desenho fresquinho criado especialmente para o Cartoon Network. Na verdade a produção é de alguns anos atrás, chegando inclusive a ser exibido como um curta-metragem num blocos de desenhos randomicos do canal rival do Cartoon Network, a Nickelodeon. Eu dei uma olhada no piloto exibido na Nick mas sinceramente, não olhem. Isso pode criar certas decepções injustas. A produção atual está muito mais bonita do que a fraca animação preliminar da série. Vocês se lembram que o Cartoon Network da década de 90 também tinha um bloco onde eram exibidos desenhos randomicamentes? Por aqui era chamado de “Desenhos Incríveis – O Show”, nesse bloco surgiram clássicos como Meninas Superpoderosas e Johnny Bravo, ambos com um traço mais cabenga que quando se tornaram um show à parte, foram aprimorados. Fiquei empolgado em saber que “Adventure Time” nasceu dessa forma, mesmo que seja num canal fora do Cartoon Network. Um pouco estranho que a Nick não tenha visto potencial e o Cartoon muito depois da exibição resolvera apostar na produção. Isso só reforma o que eu venho dizendo, que estes blocos de pilotos, hoje em dia mais raros, deveriam continuar existindo, para que novos talentos sejam revelado. Outra curiosidade, formalmente, a série se chama “Adventure Time with Finn & Jake”, um nome meio grande, mas sabem achei mais bacana assim. Abaixo um pequeno vídeo com Pendleton Ward contando um pouco mais sobre a sua série:

Não sei, não estou dizendo que será uma produção imperdível ou de rachar de rir, mas parece algo diferente e mais ousado do que vem sendo exibido nos canais de desenho últimamente. Gosto da idéia de um mundo fantasioso, como o saudoso e clássico filme “História sem Fim”, com seres bizarros, mágicos e aposta total em fantasias da mente de uma criança. Isso dá margem para muita criatividade em roteiros, assim como também mexe com as crianças pequenas que assistem a série e também fazem os adultos rirem. No vídeo acima tem Finn e Jake falando “nerd” e jutando os punhos, esse é um exemplo de como o desenho pode ser infantil, mas ainda assim brincar um pouco com os adultos, que vão achar mais graça no termo do que as crianças. São pequenos detalhes assim que podem fazer a diferença.

Para fechar o post, um vídeo diferente de uma campanha vinculada no Cartoon Network americano com um garoto nas ruas agindo como o Finn animado, a voz parece a mesma do protagonista, mas não seu dizer se é o dublador que topou fazer o comercial. Achei engraçado, principalmente no final quando ele aparece com o cachorro em tamanho gigante. Ah no clipe animado tem uma hora que Jake e Finn escorregam de uma montanha de neve e ao lado, totalmente fora do contexto da história, tem um ser enorme sentado na neve, cobrindo as suas pernas com neve, como as pessoas costumam fazer quando estão sentadas na praia, e o grandão de repente se inclina e “sutilmente” cai de cabeça na neve. Rá! Surreal, gosto desse tipo de humor que não faz o menor sentido! XD

Então recapitulando. Se nada der errado, Hora da Aventura estréia aqui no Brasil dia 08 de agosto às 20h30 e sempre com reprises às quintas às 19h30. Na minha opinião acho uma porcaria o CN estrear desenhos inéditos no domingo a noite, como se tivesse audiência para tal. Prefiro muito mais o horário das quintas. Assim que estrear, volto a falar um pouquinho do que achei da produção, se é infantil demais ou dá pra assistir e rir um pouco.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.