Nada de longos fillers em Fairy Tail! Por que outros animes não recebem o mesmo tratamento? [Reflexão]

Sucesso de vendagem nas páginas da Weekly Shonen Magazine, revista que já foi lar de obras como Great Teacher Onizuka, BECK, Air Gear, Tsubasa RESERvoir CHRoNICLES, entre outros, Fairy Tail recebeu sua adaptação em anime no mês de Outubro do ano passado. Obviamente no intuito de popularizar a série, alavancar as vendas do mangá e vender (cacarecos) qualquer produto derivado da mesma a ser lançado.

Nessa semana que passou, foi divulgado um comunicado na revista anunciando que Fairy Tail terá continuidade já em 2011, isso porque para quem não sabe, o anime fará uma pausa no episódio 48.

O fato é que por essa eu não esperava, perdi a vontade de ver Fairy Tail exatamente porque quando resolvi acompanhar o anime, o mesmo já se encontrava no episódio 35 e assistir anime as pressas para alcançar o pessoal mais adiantado é muito chato e se não for feito com sabedoria pode até estragar a compreensão da história.

Fico feliz que o anime fará essa pausa, assim poderei me incluir nessa febre, mas ao concluir isso me veio uma pergunta na cabeça: Por que esse tipo de atitude não é empregada em outras séries?

Depois do continue falamos mais sobre isso.

Geralmente as produções tem em média 20, 26 episódios e não necessitam disso, mas e animes mais comerciais como Bleach, Naruto e Piece? One Piece é até um caso à parte, porque os produtores da série sabem como administrar a história, sabem como fazer 1 ou 2 capítulos de mangá renderem um bom (se não mais ) episódio. Já Naruto e Bleach (principalmente esse) vão se deteriorando com o tempo, Naruto passou quase 2 anos em fillers porque os produtores não se precaveram quanto ao avanço do anime em relação ao mangá e porque continuar o trabalho de animação mesmo que de forma medíocre ainda era rentável.

O caso de Bleach é ainda mais desesperador, falo por mim mesmo quando digo isso, que sou (entre tantos outros) um fã incondicional da série, pois foi uma das poucas que me empolgou tanto depois da era Dragon Ball, mas foi perdendo o fôlego e já não é mais a mesma, tanto pelo enredo arrastado e sem muitas surpresas como também pelo marasmo em que se enfiou o anime. Afinal, já virou regra, as últimas temporadas de Bleach começaram com Ichigo  lutando contra um poderoso inimigo, então ele vence e na sequência a história se volta completamente para as lutas dos capitães em Karakura, os fillers se aproximam, Ichigo volta e termina a temporada dando a partida para uma outra luta decisiva, engolimos os fillers e quando a série volta aos trilhos todo o processo descrito anteriormente volta a ocorrer, é basicamente isso que o anime tem sido nos últimos tempos.

Por que não pausar as obras afim de preservá-las? Os americanos fazem isso com seus seriados, a diferença é que são produzidos com atores reais, mas fazer animação também não é trabalho pra qualquer um. Eu como fã da desses animes me sinto mal por ver algo do qual gosto ser desvirtuado tantas vezes (alguém se lembra do episódio filler ecchi que Bleach ganhou antes da saga das Zampakutous?), se eu fosse autor de algum mangá em ascensão na Jump faria exatamente o que Yoshihiro Togashi fez com HxH: Nada de fillers.

Por que criar algo bacana para estragar depois? Com o objetivo de manter o programa na TV e perpertuar o mercado e os lucros que se originam da produção do mesmo? E onde fica o compromisso com a qualidade, principalmente, de história e roteiro para com a fidelidade do roteiro original?

Fairy Tail

E olha que viagem, o post se tratava de Fairy Tail. XD

Mas enfim, fico feliz que a série venha a ganhar uma pausa e acredito que os produtores estejam fazendo isso usando do bom senso e tendo consciência de que episódios “enche-linguiça” não acrescentarão nada a uma história tão bacana, bem que podiam adotar  isso para outros animes e não excluo as figurinhas já carimbadas: Naruto e Bleach. Apesar de Naruto estar sendo bem administrado nesse momento, mas Bleach… quando forem lançados os DVDs, vai ser massante colecionar tanto episódio chinfrim. Na pior das hipóteses talvez ao término do anime lançem também “Bleach Kai”, porque de 288 episódios, 100 (se não mais) não se aproveitam.

Esta semana ficamos sabendo também que Katekyo Hitman Reborn irá terminar no episódio 203, sem previsão de volta. Será que a intenção é de preservar a história? KHR! é uma das poucas provas de que dá para fazer fillers sem estragar o contexto original, espero que volte logo, assim como Fairy Tail.

E vocês? O que acham? Faz bem pausar um determinado animê em pró de se preservar a história e aqualidade original ou acham que fillers poderiam ser inseridos sem problemas na trama?

Obs: Eba, agora terei tempo para acompanhar Fairy Tail com mais calma, maravilha!

Obs 2: Ops, créditos da imagem acima ao usuário hikarimanga lá do DeviantArt.

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. eu acho que quando One Piece acabar Fairy Tail vai seguir sendo bom igual já é e vai se tornar um ótimo anime(já é)vai seguir com poucos fillers e ainda pequenos,eu acho que Fairy Tail vai ser o TOP depois de OP.

  2. Na minha opinião fillers não deveriam existir, no anime Bleach por exemplo, seria melhor o aoutor ter escrivido no mínimo 300 capítolos do manga de Bleach para só depois então iniciar o anime, assim levaria muito tempo para que o anime chegase no final do manga!!!

  3. Bom, eu acho que podem-se até fazer fillers, porque pausar o anime dá uma dorzinha no coração dos fãs fieis, mas tem que ser O Filler. Não aqueles fillers que mudam a personalidade dos personagens, mudam totalmente a qualidade do anime. Eu já vi muito filler bom, tanto em Fairy Tail quanto em Bleach. Por isso acho que tudo é valido, se feito com qualidade, porque se for pra fazer uma temporada de filler horrivel, chato de se assistir, é melhor pausar. Mas eu acho que a unica coisa que deve mudar é melhorar a qualidade dos fillers.

    P.S.: Eu sei que esse post é antigo, mas eu tava vendo uns artigos e achei bem escrito esse daqui, por isso resolvi comentar…

  4. Bom, eu acho que podem-se até fazer fillers, porque pausar o anime dá uma dorzinha no coração dos fãs fieis, mas tem que ser O Filler. Não aqueles fillers que mudam a personalidade dos personagens, mudam totalmente a qualidade do anime. Eu já vi muito filler bom, tanto em Fairy Tail quanto em Bleach. Por isso acho que tudo é valido, se feito com qualidade, porque se for pra fazer uma temporada de filler horrivel, chato de se assistir, é melhor pausar. Mas eu acho que a unica coisa que deve mudar é melhorar a qualidade dos fillers.

    P.S.: Eu sei que esse post é antigo, mas eu tava vendo uns artigos e achei bem escrito esse daqui, por isso resolvi comentar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.