EditoriaisJogandoMiscelânea

A origem do nome de grandes marcas! [Curiosidade]

Existem marcas de empresas que são muito presentes no nosso cotidiano, não é mesmo? Algumas histórias dessas marcas são muito interessantes, igualmente aos termos tecnológicos que surgem com o passar do tempo. Afinal, você já parou para pensar o que significa Bluetooth? Seria dente azul? E Nintendo, de onde tiraram esse nome? Pen Drive, SEGA, Linux? E Portallos, tem explicação para esse nome? Seria feitiçaria? Não, é tecnologia!

Nintendo. Você sabe o quê significa essa palavra? Essa é uma expressão japonesa não muito fácil de traduzir para o português, ela significa algo como “deixar a sorte nas mãos de Deus” ou então “deixe a sorte com o paraíso”, mas o que importa é que a Nintendo, pouca gente sabe disso, começou como uma empresa que fabricava baralhos no século XIX, por isso do nome.

E já que estamos falando da nossa querida Nintendo, o quê será que significa a palavra Wii? Bom, os jogos desse console são feitos para serem jogados em dupla, não é mesmo? Por isso do nome Wii (we = nós). A sonoridade da palavra foi mantida, mas a letra E foi substituída por Is, que lembram dois bonequinhos. Olhe para o logotipo do Wii e veja se não parecem dois bonequinhos juntos.

A origem do nome SEGA já é bem mais simples. A empresa foi fundada em 1940, nos Estados Unidos, com o nome de Service Games, com o passar do tempo, esse nome foi abreviado para o nome SEGA, que é como a conhecemos até então. Muito melhor hein?

E Bluetooth (em português: dente azul) quê raios será que significa isso? Bem simples, é uma homenagem dos engenheiros da Ericson, empresa que desenvolveu essa tecnologia, ao rei Viking Harald Blåtand, em inglês Harold Bluetooth. Esse rei ficou conhecido por unificar a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. Assim como o Harald, essa tecnologia visa unificar diferentes aparelhos, como computadores e celulares. Uma bela homenagem, não? O logotipo do bluetooth, ainda, é uma fusão entre duas runas nórdicas Berkanan e Hagall, que, respectivamente, correspondem B e H do nosso alfabeto. Dúvido que alguém aqui sabia dessa!

E o “i” que vem nos nomes iPhone, iPod, iMac e iPad? Já parou para pensar o que significa isso? Bom, pesquisando um pouco eu encontrei duas respostas mais convincente. A primeira explicação seria que o “i” é simplesmente “eu” em inglês e que seria uma forma de dizer que esses aparelhos são pessoais, um para cada pessoa. A outra explicação para esse mistério diz que essa letra seria apenas o “i” de Internet já que esses aparelhos possuem conexão com a Rede. Bom, mas “Pod” de iPod é uma sigla e também tem um significado, Portable On Demand (em português: portátil desejado) e colocando o “i” antes ficaria “portátil que eu desejo”, ou algo parecido.

E o telefone celular, por que desse nome? O que pouca gente sabe é que os telefones celulares funcionam como pequenos rádios. Em uma cidade, por exemplo, são espalhadas várias antenas de transmissão, cada antena dessas é responsável por uma célula de cobertura, por isso do nome celular. Quando nos movimentamos pela cidade, passamos por diversas células e nossos aparelhos mudam de antena de transmissão automaticamente sem que percebamos.

A empresa SONY foi outra que teve pais criativos na hora de registrar o filho em cartório. O nome dela é uma fusão entra as palavras sonus (em latim: som, sonoro) e a expressão em inglês sonny (ou sonny-boy), que é utilizada para chamar uma pessoa de bonita e inteligente. A Sonny atua em diversas áreas, como games, cinema, musica, TV, informática e até telefonia. Nessa última ela tem uma espécie de parceria com a Ericsson, que tem esse nome… Bem, apenas por causa do seu fundador Lars Magnus Ericsson.

A Motorola surgiu como em 1928 (!) com o nome Galvin Manufacturing Corporation e como uma empresa fabricante de rádio para carros ou, como eram chamados na época, automotores, portanto, foi só pegar a palavra motor e colocar um ola no finalzinho para formar Motorola. Que praticidade hein?

A Nokia, maior empresa de telefonia móvel, é finlandesa, disso eu já sabia, até porque o ramo de telecomunicações é muito forte naquele país. Mas pesquisando um pouco mais sobre essa empresa eu descobri que Nokia é também o nome de uma cidade da Finlândia, local onde a empresa foi fundada. O nome também referência a algum animal, eu não consegui descobri que raios seria aquele bicho, mas está no medonho lindo brasão da cidade.

Finlândia lembra neve, e neve lembra pinguim. E pinguim, lembra o quê? Batman não… LINUX! A maior revolução da história dos sistemas operacionais, criado na própria Finlândia por um nerd magrelo e cheio de espinha na cara chamado Linus Torvalds. Contradizendo que muitos pensam o Linux não tem esse nome por causa de seu criador. Pois é, caia da cadeira. A palavras Linux é um acrônimo recursivo que significa Linux Is Not Unix. Tanto que nem foi Linus que deu esse nome, quem chamou o sistema assim foi o seu amigo Ari Lemmke. O Unix era outro sistema operacional da época, que serviu de inspiração para Linus escrever o seu próprio sistema.

Se você não entendeu ou não sabe o que é um acrônimo recursivo não se preocupe, isso é apenas uma brincadeira entre os nerds, uma maneira batizar os seus programas e dizer que é um nerd descolado, não é algo que vai mudar a sua vida profundamente. Mas, de qualquer forma, essa moda pegou e atualmente muitos usam técnica maneirinha para nomear as suas criações. São muitos exemplos: Bing (Bing Is Not Google), PHP (PHP Hypertext Preprocessor), GNU (GNU’s not UNIX), VISA (Visa International Service Association) e outros mais. Eu fico imaginando como um sujeito que inventa esses nomes deve chamar os filhos…

E o Pen Drive? Bom quando esses dispositivos surgiram eles tinham o tamanho de uma caneta, o que era uma grande revolução na época, por isso do pen (em português: caneta). Hoje, não faz muito sentido chama-los assim, até porque diminuíram muito de tamanho e até de forma. Em muitos países os pen drives são chamados de USB Flash Drive, um nome que faz mais sentidos.

Bom, e por último o mais importante, o que ninguém pode deixar de saber: que diabos significa Portallos? Haha! Tem muita gente ainda que não sabe, mas, para os desinformados, o nome do nosso blog preferido significa portal, isso mesmo, simples assim. Está AQUI no primeiro post do blog escrito pelo Thiago, quando o blog migrou do domínio wordpress.com para .com.br. Por essa você não esperava, né? Ou já sabia o que significava? Duvido…

E aí, o quê você achou dessa seleção? Já conhecia essas histórias ou faltou alguma marca que você tem curiosidade em saber? Tem mais alguma história interessante para incluir aqui? Já sabia o significado de Portallos? Haha!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios