Conheça a geladeira do futuro! Seria esse um futuro não tão distante? [Tecnologia]

Já imaginou uma geladeira que não utiliza eletricidade, não tem prateleiras, gavetas, portas e nem motor? No mínimo esquisito, né? E um biopolímero resfriando os seus alimentos? Parece coisa de ficção científica fajuta, não é mesmo? Não para um russo chamado, espera só eu copiar o nome dele… sim, Yuriy Dmitriev! Quer entender como funciona essa geladeira? Então…

Yuriy Dmitriev foi um dos 25 nerds classificados, dentre 1300 inscritos, para a grande final do Electrolux Design Lab, um concurso que premeia as soluções mais inovadoras em se tratando de eletrodomésticos. O vencedor foi comtemplado com um estágio de 6 meses na Electrolux e embolsou um prêmio de 5 mil euros e, infelizmente não foi esse projeto da geladeira que venceu e sim um aquecedor magnético que identifica o tipo de alimento para determinar a temperatura certa.  E daí, a geladeira é mais legal, falemos dela então!

[nggallery id=352]

Diferentemente das geladeiras atuais, essa geladeira do russo não utiliza energia elétrica e não possui motor. Por quê? Para manter os alimentos fresquinhos esse refrigerador faz uso de um biopolímero em consistência gelatinosa (aquela gosma verde da foto). Basta que você coloque o alimento dentro deste gel fluorescente para que ele permaneça na temperatura ideal. Cada item adicionado fica envolto em uma espécie de bola (ou bolsa) de vácuo, o que é muito melhor para conservação. Esse gel de aparência suspeita tem a capacidade de refrigerar os alimentos retirando o calor da luz presente no ambiente. Portanto, creio eu, que tanto a luz do sol como alguma luz artificial pode servir como fonte de energia para esse gel. Esse biopolímero não é brincadeira, ele ainda protege os alimentos dos raios UV, como se fosse um grande protetor solar.

[nggallery id=351]

Observe que, além de ser muito menor qu eum refrigerador comunm, praticamente todo o espaço da geladeira está à disposição do usuário, diferentemente das atuais em que uma boa parte do espaço interno é desperdiçado com as prateleiras e bandejas. E também, como não possui motor e não utiliza energia elétrica a geladeira do futuro é muito mais silenciosa e ecológica.

Segundo Yuriy Dmitriev, esse gel não possui cheiro e não é pegajoso, não gruda na mão do usuário. E sim, esse gel existe atualmente, mas, apesar disso, essa ainda é uma ideia conceito, ou seja, não há aparelhos fabricados ainda. Mas não duvido nada de que um dia veremos geladeiras desse tipo vendendo nos mercados. A ideia é sensacional, além de ser sustentável, esse projeto economiza espaço, não faz ruídos e ainda é bonito! Eu fiquei até com vontade de trocar a minha velha geladeira por uma dessas, só fico pena porque aquele velho hábito de abrir a geladeira e ficar pensando vai se perder, são momentos que rendem  grandes reflexões para mim.

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. São muitos os pontos positivos dessa geladeira. Os melhores com certeza são o fato de não usar energia elétrica e economizar um enorme espaço, olha como o troço é fino! Agora, tem uma coisa esquisita. Imagina você colocando, sei lá, um bolo nessa geladeira. Você coloca ele dentro de um recipiente, pra não sujar com a gosma verde, e depois deixa o tal bolo em pé pra entrar na geladeira. Sabe… ele desmancharia oO Assim como tá na foto e no vídeo, é fácil guardar umas frutas e pegar a hora que quiser. Quero ver guardar um arroz, feijão e bife nisso.

  2. “só fico pena porque aquele velho hábito de abrir a geladeira e ficar pensando vai se perder, são momentos que rendem grandes reflexões para mim.”

    Verdade, é um momento de pensamentos profundos e filosóficos =P

  3. ela e muito interessante, mas a geladeira tem dois ponto falho, um colocar arroz,bolos,etc. seria dificil pois sendo fina teria de se colocar os produtos deitados e provavelmente ele desmancharia ou embolaria tudo,como ja citado pelo gabriel, e o fato de ter pouco espaço, sim as de hoje em dia ocupam muito espaço com grades, mas essa tambem não tem tanto espaço assim,não tanto a mais que seria util.

    O que compensa e o fato economico e ambiental dela.

    1. Então, eu acho que uma geladeira dessas não tem potencial pra substituir as de hoje, porém, ela pode vir a complementar as que temos. Meio que um armário, e nem tanto uma geladeira. Diminuindo a quantidade de coisas na geladeira, pode-se diminuir o tamanho dela e aí que entra a economia de energia e tudo o mais. Acho que na prática vai servir desse jeito.

      1. Gabriel e Coringa, vejam só:É claro que essa geladeira ainda possui algumas falhas, até porque ainda é um conceito e não foi fabricada. A previsão é de que chega ao público apenas em 2050 e olhe lá! Portanto, há bastante tempo para conrrigirem essas falhas. Mas uma das soluções para esse problema apontado por vocês seria o gel se expandir para que conseguissemos inserir alimentos desse tipo. Como mostra a figura abaixo:http://www.yankodesign.com/images/design_news/2010/06/20/bio_robo6.jpgOutra coisa interessante também é que essa geladeira poderia ser deitada sem nenhum problema. Ela poderia ser utilizada tanto na vertival (modo normal) ou na horizontal, poderiamo pendurá-la até no teto!

    1. Eu conheço histórias de irmão que já prendeu o caçula dentrod e uma geladeira auhauhauha
      Acho que com essa nova não teríamos esse problema, repare o quanto ela é fininha, acho que nem a Marina Silva ficaria presa nela XDDD

  4. Acho que todos esses anos como um leitor assíduo do Portallos, este deve ser o post mais “eclético e diversificado” que já li por aqui no blog! XD Parabéns, @Eduardo Carvalho.

    A geladeira…? Fenomenal! XD

  5. kra vou sentir falta desses momentos de geladeira aberta T-T (nao costumo pensar mt só na geladeiera =P)

    eles deveriam deixar menos fina (mt menos) dai da pra guardar kualker coisa

    Como Lucas disse nao kero o meu futuro filho congelado numa gosma O_o

  6. Imagina o que vai ter de nego trouxa que vai deitar essa geladeira no chão e mergulhar na gosma, com a cabeça de fora, como se fosse uma banheira refrescante.

  7. “Segundo Yuriy Dmitriev, esse gel não possui cheiro e não é pegajoso, não gruda na mão do usuário.”
    Mesmo assim, será que a gosma não altera o gosto dos alimentos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.