Que tal trocar a velha tomada de sua casa por um… computador? [Tecnologia] [PC]

Sim, é isso msemo! Já imaginou como seria ter um computador a sua disposição na parede de sua casa? Eu então se mudar e encontrar na casa nova um computador esperando por você? A Chip PC Technologies pensou e desenvolveu este que é um dos melhores produtos tecnológicos que eu me deparei esse ano: o Jack PC! Esse danadinho é um computador extremamente compacto que foi projetado para ser acoplado à parede de nossas casas, substituindo as tomadas convencionais. Lembram daquela tomada com USB que eu comentei aqui outro dia? Pois é, já virou coisa do passado. O futoro agora é o Jack PC!

O Jack PC é bem humilde, portanto não vá pensando que você vai jogar Crysis com ele, por exemplo. Mesmo assim é um computador completinho, com quatro portas USB onde podemos conectar mouses, teclados, impressoras, pen drives e tudo o mais, além de conexão para entrada e saída de áudio (fone e microfone), uma entrada de força de opcional, um botão de reset e uma conexão de vídeo que pode ser VGA (analógica) ou DVI (digital), que suporta dois monitores simultâneos. Há, ainda, dois LEDs, um para indicar conexão com a Internet e outro para indicar o Stand By. É só plugar o seu monitor, mouse e teclado e sair feliz da vida!

[nggallery id=362]

O microprocessador é um AMD com 1.2 GHz, memória RAM de 128 MB DDR e capacidade de armazenamento de até 256 MB. Sim, é uma configuração bem modesta, parece até os computadores que encontrávamos nas lojas anos atrás. Mas não se engane o Jack PC compensa isso tudo com o baixo consumo de energia. Ele é alimentado por um cabo Ethernet, o mesmo padrão de cabo de rede que usamos em casa (RJ45), consumindo apenas 5 Watts. Enquanto eu escrevo esse post, só o processador do meu computador consumiu muitíssimo mais que isso, acredite.

Você pode estar se perguntando o que você faria que um PC tão fraco como esse… Bom, o Jack PC não veio para concorrer com os PCs mais robustos, a fatia do mercado que ele pretende abocanhar é, certamente, a de computadores de escritórios que não precisam de grande processamento, bastando estar conectado a rede e alguns softwares de trabalho. Contudo, eu não vejo problema algum em usar esse camarada em ambiente doméstico, só para ler e-mail acessar o Portallos e tal. E outra coisa, ele suporta Wi-Fi e também dois monitores conectados simultaneamente na entrada DVI. Isso quebra, não um galho, mas uma árvore inteira hein? Sem contar que ele ainda é tão compacto que é um tremenda economia de espaço se compararmos aos trambolhões que são os outros computadores.

[nggallery id=363]

Alguns sites divulgaram preços em torno de R$ 600,00, mas eu ainda não sei dizer se o Jack PC já está sendo vendido para uso doméstico ou ainda está restrito às empresas. De qualquer forma, se o preço inicial for esse mesmo, eu achei o até bom tendo em vista as vantagens dele. Só o que eu fico pensando é como seria feita a manutenção dele. Porque aqui eu casa é só abrir o meu PC que eu resolvo rapidinho, mas parace que com o Jack teríamos que bancar uma manutenção especializada. Logo abaixo o vídeo de divulgação do produto.

Ao ver o Jack eu fique imaginando um futuro próximo em que, em todas as casas, fossem instalados vários dele. Já imaginou? Ou então computadores instalados nas ruas das cidades, ou em shoppings, bibliotecas, enfim, seria uma tremenda economia de espaço e dinheiro. E você, gostou do Jack PC? Já imagina as aplicações e utilidades que ele pode ter?

Quem é muito curioso pode se divertir um pouco lendo o manual técnico de um dos modelos do produto. 😀

[Vi no GizMag]

Isso também pode lhe interessar

18 Comentários

      1. Oo viajei aqui nos números!
        Mesmo assim meu PC é bem fraco, nem Halo que um mano meu falou que qualquer carroça roda não consigo jogar. xD

          1. nossa, nao consigo trocar core 2 quad com 4gb corsair ddr3, 1tb de hd e palca de video gts 250 por isso, minha prioridade n é economia de energia ;D
            Mas achei a ideia muito interessantee legal, ficaria emlhor com 512 de memoria e hd de 8 gb, pq afinal qlq pen drive tem 8 gb facil facil, win xp fica zuado nisso ae, sou tecnico e posso afirmar, so fica com com win 2000 pra baixo ou um linux secão.

  1. Poxa, até que a idéia é boa, mas só pra empresas mesmo, seria um pesadelo trocar meu PC por essa coisinha ae, afinal, eu não uso só a internet. Mas tá ai mais uma revolução, bom começo.

    Mais uma coisa, pra mim continua sendo mais útil aquela linda tomada USB que eu ainda ei de ter num futuro (tomara) não muito distante. *-*

  2. Percebem que isso é o “começo do fim” do terminal de trabalho como o conhecemos atualmente? Voltado pro mercado de escritórios já existem os cases profissionais como por ex: os da Dell. Acho que esse modelo do Jack PC será implementado primeiramente nos escritórios, posteriormente para o uso público: bibliotecas, terminais de metrô e etc. Acho que pra uso doméstico é possível, mas acho que funcionará mais para aplicações secundárias.

  3. A ideia é interessante, mas o preço tá muito, mas muito salgado. É possível montar um PC bem melhor que esse por muito menos, então realmente não vejo vantagem alguma pra empresas. Talvez pra quem tenha limitações de espaço ou hoteis, mas pra empresas acho que há soluções melhores.

    Também tô achando que esse negócio vai superaquecer, hein. Não tem cooler nenhum no trem, fica só o processador preso naquela caixinha apertada… Não sou nenhum experta, mas não sei não…

    De qualquer forma mais uma novidade tecnológica interessante que o Eduardo traz pra nós. O cara é fera! 🙂

    1. Quando a configuração do computador: isso é só questão de tempo. Temos que levar em conta que esses são apenas os primeiros modelos. Não seria viável para a empresa lançar computadores possantes visto que o produto nem ganhou espaço no mercado ainda. Se o negócio fizer sucesso é claro que vão melhorar isso.

      Quanto ao aquecimento: esse é o principal problema em arquitetura de processadores. Muitos já foram arruinados por conta disso, mas claro que deve vir com alguma pasta para resfriar o processador, ou alguma coisa do tipo.

  4. Achei interessante o baixo consumo dele. So isso ja torna o equipamento elegivel para escolas e lan houses publicas. Mas vai ter que ficar bem “chumbado” na parede; pois senao, com esse tamanho, viraria alvo de furto facil facil por aqui.

    1. Exato, foi o que eu quis dizer ali em cima. Dá pra montar um desktop com as mesmas configurações gastando bem menos, então não acho que seja muito válido pra empresas. Só se for apostar no consumo, mas ainda tenho minhas dúvidas se esse treco consome só 5W mesmo…

  5. Ele é realmente muito fraco, mas possui um conceito bem interessante. Seria realmente muito legal ter um computador-tomada em casa heheh. Economia de espaço muito gigante!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.