Fabula Nova Crystallis: Agito sai, XIII-2 entra e Versus continua misterioso! [PS3/X360] [+ Trailers]

Pois é, hoje era o dia marcado para o evento da Square Enix que, teoricamente, finalmente mostraria Versus XIII de verdade, além de revelar novos jogos da série “XIII”. O que aconteceu nos Toho Cinemas em Tóquio, porém, não foi bem isso, e não fosse o anúncio de Final Fantasy XIII-2, o segundo FF a contar os eventos posteriores de outra fantasia (como aconteceu com o controverso X-2), eu não teria praticamente nada a dizer aqui hoje. Agito mudou de nome e Versus teve novo trailer, só. XIII-2 dá pano pra manga, porém, então continue lendo pra saber o resto.

Final Fantasy XIII-2

Não nos deram detalhes sobre quanto tempo se passou desde o final de XIII ou o que aconteceu pra Lightning voltar à ação, e tampouco sabemos se haverá novos personagens para substituir os antigos ou se eles vão voltar. A única coisa que mostraram foi um teaser narrando a mitologia dos fal’Cie. Nossa heroína aparece com uma nova armadura, essa da imagem ao lado e que eu achei linda, apesar de gostar da capa que ela usa em XIII, e lutando contra um homem de cabelo roxo. Fim. Esse trailer só estará disponível (oficialmente) dia 20, o que é quinta agora, então não falta tanto. Postarei quando sair, obviamente.

O que eu acho disso… bom, achei XIII um lixo. Não como jogo, mas como Final Fantasy. O sistema de batalha é excelente e os gráficos são soberbos. Daria até pra dizer que o plano de fundo com fal’Cie e l’Cie tem futuro, mas não vou tão longe porque em XIII foi um melodrama ridículo. O grande problema é que os personagens e a história não são decentes. Até mesmo a Lightning é pouco trabalhada em personalidade se compararmos com outros protagonistas da série. Os problemas e o passado de cada um parecem banais, sem grande importância, e nem temos um bom vilão que nos deixe com vontade de matá-lo. A história é o que eu disse, um melodrama atirado de qualquer jeito ao jogador, que só vai entender o que acontece em cada CG se se prestar a ler os reports no menu.

O jogo também deu novo sentido ao que chamamos de “mundo sem vida”, que vimos em Zelda: Twilight Princess e achamos ruim, mas que aqui atingiu novas dimensões. Se nem os personagens principais têm carisma ou nos cativam, que dirá os secundários. Se morrem ou não não faz a menor diferença. Não há cidades, o jogo é mais linear impossível, os summons são subaproveitados, etc, etc, etc. Dá pra gostar de XIII sim, mas pra um jogo que ficou mais de cinco anos em desenvolvimento e que deveria carregar um mínimo de respeito pelo que o Sakaguchi construiu sob o nome Final Fantasy… foi uma gigantesca decepção. Nomura, shame on you.

Bom, e aí revelam que haverá uma sequência direta. Quem gostou do primeiro pode simplesmente ficar feliz e animado, mas no meu caso, vou muito antes torcer para que sirva de redenção. O diretor continua o mesmo, Motomu Toriyama, e disse que além de os fãs estarem pedindo por uma sequência, a equipe queria mostrar aos jogadores mais uma dramática (tremi quando li) história com a Lightning, e também que XIII-2 servirá de resposta às opiniões que receberam sobre XIII. Assim espero.

Amado, odiado ou ignorado, a verdade é que XIII vendeu horrores (quase seis milhões de unidades no mundo), e faz sentido a Square aproveitar a engine gráfica e todo o trabalho já “pré-pronto” pra lucrar um pouco mais. Com o lançamento marcado para o fim deste ano (provavelmente só no Japão), dá pra ao menos ficar feliz com a proximidade do dia em que vamos jogar pra ver. Sairá para PlayStation 3 e Xbox 360, e ninguém esperava que fosse diferente.

Final Fantasy Agito XIII – ops, Final Fantasy Reishiki/Type-0

Pois é, mudou de nome e deixou de fazer parte da Fabula Nova Crystallis, o que eu acho ótimo! Sinceramente, tenho mais vontade de jogar Reishiki/Type-0/Agito do que Versus. Minha impressão é de que o jogo tá bem mais sólido, palpável mesmo, e acho que vai ser ótimo. A Square também anunciou que virá em dois UMDs, então podemos esperar algo grande e/ou muitas CGs. Com mais de 30 personagens dublados também… realmente precisa-se de espaço. Pra quem se pergunta o porquê da troca de nome, o diretor Hajime Tabata disse que o jogo não tinha lá muito a ver com a mitologia de XIII e que pretendem transformar Reishiki (gosto de chamá-lo assim) em uma série. Gostei.

Final Fantasy Versus XIII

Novo trailer, e SÓ. Nem previsão de lançamento nem coisa alguma, mas os japoneses se contentaram em poder ouvir a voz do Noctis finalmente. Ah sim, re-confirmaram que será exclusivo para PlayStation 3, mas eu não acredito muito na política de exclusividade da Square, haha. Vejam o trailer, tá bem bacana.

Edit: tá, merece que eu fale mais alguma coisa. O trailer é em japonês obviamente, então não dá pra entender muita coisa da história. Sabemos, porém, que o homem sentado no trono é o pai de Noctis e atual rei, que diz algo do tipo ao filho “Infelizmente, você não pode se tornar rei. Não darei o trono a ninguém. Meu nome ficará na história como o do último rei.” E não tenho muito o que comentar sobre isso. O sistema de batalha, por outro lado, aparece de vez e foi de meu agrado. Bem mais voltado pra ação, embora tenha me lembrado Final Fantasy XII (o que é bom).

Trailers

Vejam antes que tirem do ar. A Square vai liberar o de XIII-2 dia 20 e os outros dia 27, mas sempre tem alguém que grava antes, né, então aproveitem enquanto podem. AVISO, o de XIII-2 tem spoilers do final feliz de XIII, pulem pra 0:39 se querem só ver o teaser de XIII-2 (e gamem na cauda de penas da Lightning). O de Reishiki tá sem som, sim.

XIII-2site oficial

Versus XIII

Type-0/Reishikisite oficial

[Via andriasang]

Isso também pode lhe interessar

28 Comentários

  1. Eu gostei XIII, mesmo com suas falhas e defeitos, foi o RPG mais divertido que joguei nesta geração de consoles (que está sim fraquissimo de RPGs mais tradicionais), então achei bacana a novidade da sequência e com certeza irei jogar animadão. XD

  2. Nao sei porque, mas estou botando muito Fé nesse XIII-2. Mas o que esta deixando o Hype a Mil mesmo e o Versus XIII, esse com certeza sera epico! O unico problema, e que se seguirmos a premissa de 3 FF’s por geração de consoles, o PS3 ficou apenas com FF XIII’s =/

  3. Nunca esqueçam: Nomura, o mesmo diretor de XIII e XIII-2 foi o diretor do mais horrivel dos FFs: FFX-2!!!!

    Eu to perdendo a fé na Square, os jogos que mais quero jogar(Versus XIII e KH3) ela fica enrolando pra anunciar. Que bahamut nos ajude…

    1. Ele fez a Yuna pistoleira no FF X-2,do qual eu gostava bastante.E ele dirigiu todos os Kingdom Hearts,outra serie de muito sucesso.E nao se esqueça que foi ele que criou o desing de todos os grandes personagens de FF(Cloud,Sephiroth,Tidus,etc).E sobre o KH3,ele ja disse que so vai realmente começar a trabalhar nele quando FF 13 versus estiver pronto.Sinceramente,não acho que ele seja um diretor ruim.

  4. o XIII devia ter parado ali, tou meio com medo desse novo.

    Espero que o versus seja bom, mostrou gameplay decente desta vez, é o único que boto fé dessa leva…

  5. kct, ja tiraram do ar os vídeos!

    Não comprei FFXIII até agora, sabado passado percorri a santa Ifigénia inteirinha e não achei em lugar algum, justo agora que esperei o preço baixar um pouco pra poder comprar, eles não tem mais o jogo!!!!
    Eu particularmente prefiro FF clássico no sentido de batalhas, por turnos e estaticos!
    não gosto da correria que vi nos trailers de FFXIII, mas como não joguei não vou falar mal, mas do XII que eu joguei eu posso falar, e acho ruim!

    Enfim, tem alguem no portallos que queria vender a sua copia do FFXIII para PS3? ahuhuauhahua
    ja que muitos não gostaram do jogo, é uma boa chance de recuperar o dinheiro gasto kkkk =P

    1. É dificinho de achar o XIII hoje em dia sim, mas, na verdade, é difícil desde o lançamento. Nunca teve um grande estoque em lugar nenhum, por mais que o preço tenha baixado. =/

      O meu não vendo, não. XD Ainda não platinei, inclusive.

          1. NOSSAAAA, QUE DIFERENÇA!
            valeu pela dica, mas pra isso precisaria de cartão internacional né?
            não tenho infelizmente rsrs

          2. Sinceramente, não sei como tu sobrevive como gamer sem cartão internacional. o.o Por que não pede no banco? Não é nada tão especial assim não, até o cartão da Saraiva é internacional. XD

          3. com a diferença que eu vi, nem eu sei como eu sobrevivi tanto tempo hahahahaha
            ta louco, acabei de pagar 200 reais no FIFA 2011..Jesus
            Vou ver esse da petrobras rsrs, sem anuidade é otimo =D

          4. ai meu deus, eu vouo comprar Final fantasy rsrs
            e não to entendendo o lance de ter um valor e eu jogo um lance em cima
            é leilao essa bagaça? rsrsrs nao entendo nada dessas coisas =P

          5. Hhuahauhauauaha, calma, calma. XD Esse link que eu te passei é leilão, sim, mas os que têm “Buy it now”, tipo esse (http://cgi.ebay.com/Final-Fantasy-XIII-13-NEW-Sony-Playstation-3-PS3-Game-/310288173235?pt=Video_Games_Games&hash=item483e9dc8b3), tu pode comprar sem disputar com os outros.

            Tu tem sempre que checar pra ver se enviam pro Brasil também, e tem os usados ou “semi novos”, que dependendo do preço valem a pena. Esse link aqui (http://catalog.ebay.com/?_pid=53683420&_trksid=p4295.l1428#{%22Page%22%3A%22http%3A%2F%2Fcatalog.ebay.com%2FFinal-Fantasy-XIII-Sony-Playstation-3-2010-%2F53683420%3Frt%3Dnc%26_aset%3D0%26_dmpt%3DVideo_Games_Games%26_pcatid%3D2%26_rptype%3D4295%26_sticky%3D1%26_tab%3D2%26_trksid%3Dp4295.c0.m299%26_sop%3D15%26_sc%3D1%22}) é uma busca pelo XIII de PS3 ordenado por preço + envio do menor pro maior, aí tu vê qual tu acha melhor.

            Se quiser uma ajuda pode falar comigo por e-mail: sofiaveline[arroba]terra.com.br ;]

  6. Foi uma ótima conferência!

    Sobre o XIII-2, é muito bom ver que eles estão aproveitando a bela história do jogo, e todo o universo dele. Curioso pra ver as mudanças na jogabilidade.

    Type 0 ficou fodástico! É o que eu mais gostei da conferência, e pelo trailer, os gráficos, jogabildiade (adorei), e história parecem ótimos. 2 UMDS? Melhor ainda.

    O Versus ficou bom, mas é real demais pra um FF. Não curti tanto os cenários bem atuais, mas talvez mude de opinião quando novos vídeos e informações saírem.

    Não falaram nada do Duodecim? Bem interessante as informações dele divulgadas ontem =P

    1. Tem saído muita coisa interessante do Dissidia 012 mesmo, mas na conferência não teve nada, não. Quero jogar com o Vaan e com a Lightning, hehe. E o melhor de tudo! Meus lvls se manterão, coisa boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.