Sony revela o verdadeiro PSP2! Preparado para um portátil com gráficos de console de mesa? [NGP]

Demorou, mas finalmente a Sony oficializou o sucessor do PSP. O mundo inteiro ainda está se acostumando com a ideia de que talvez o novo portátil se chame Sony NGP (Next Generation Portable), codinome que a empresa vem usando para o mesmo, e tudo indica que não existe uma intenção de chamá-lo de PSP2 quando chegar às lojas japonesas no final de 2011. Faz sentido mudar o nome, afinal, o PSP não fez todo o sucesso esperado, fracassou em vários ângulos, então nada melhor do que recomeçar novamente, com um novo nome e novos ajustes que consertem alguns erros do passado.

A nova mídia!

Por exemplo, a mídia UMD usado no PSP sempre foi considerada um fracasso. Inicialmente o PSP tinha aqueles lançamentos de filmes em UMD e programas americanos. Mercado que fracassou vergonhosamente. Os games em UMD também nunca foram um sucesso. Carregar um PSP com aquela porrada de discos pra qualquer lugar era ruim demais, enquanto os cartuchinhos minúsculos do DS não ocupavam espaço algum. A Sony bem que tentou abolir o UMD, lançando o PSPGo, medida que veio tarde demais, e não funcionou como deveria (em parte porque até mesmo comprar online no PSP é meio chatinho, demora pro game baixar, e existe problemas de espaço que não tem cartão de memória que aguente).

Felizmente esse problema foi extinto definitivamente. O Sony NGP irá usar cartões de memória flash, que permitirá até mesmo baixar expansões do game do cartão direto no mesmo, assim como os próprios saves dos games. Tais cartões usam uma tecnologia  desenvolvida pela própria Sony, especialmente para o NGP. Não foi revelado no entanto o tamanho da memória  dos tais cartões. Mas hoje em dia, parece que cartão de memória não tem mais problema com espaço, cabendo Gigabytes o suficiente para qualquer game, muito mais do que os meros DVDs usados em consoles como Wii e Xbox 360.

“Tocar é bom?”

Eu me lembro quando o Nintendo DS surgiu e a Nintendo ficava usando aquele slogan “touching is good” (ou algo assim) para guerriar com o PSP, alegando que seu portátil era o único que permitia novas formas de jogabilidade. E realmente, o PSP ficou de fora por muitos anos, com games que só serviam no DS. Games de toque hoje em dia são comuns, seja no próprio DS ou até mesmo em outros aparelhos eletrônicos como os celulares e os periféricos da Apple. E o PSP foi ficando de fora de novas franquias, novos games e com isso, a originalidade e critividade da sua linha de games ficou em baixa. Hoje em dia não tem como não pensar em um portátil sem tecnologia de toque. Mérito da Nintendo, é claro, mas não tem porque continuar de fora do que a empresa do Reino dos Cogumelos acabou padronizando no mundo inteiro.

Sendo assim o NGP terá tela sensível ao toque! Além de uma “touch pad” na parte traseiro do aparelho. Por que diabos uma “touch pad” (não sabe o que é? Pense no mouse de notebook, aquela esteira que você usa o dedo como mouse)? Não faço ideia o que será feito com isso, mas parece interessante e curioso tal funcionalidade.

Mas uma das falhas da versão antiga então, consertada no novo portátil! Isso não quer dizer que o NGP irá receber apenas games casuais e bobalhões como o DS recebeu ao longo de sua geração. O proprio DS recebeu muita coisa de qualidade com a tecnologia de toque, mas é claro que isso não impediu as pilhas de games simplórios que usaram e abusaram deste diferencial do portátil. Mas a julgar pelo que a Sony apresentou em termos de games, o NGP não parece nada casual. Pelo contrário, parece que a aposta do mesmo é ser hardcore como o PlaysStation 3 é.

Maior (dimensões) e melhor (gráficos)!

A única coisa que não gostei no modelo do novo DS é que o mesmo continua com sua tela exposta, enquanto o DS e 3DS foram desenvolvidos especialmente para proteção das telas do aparelho. Sempre senti falta no PSP de uma “capa plástica” protetora da tela. Não estou falando das películas e tal (não gosto delas), mas não faria mal nenhum se o PSP e até o NGP tivessem um acessório de resistência dura que pudesse proteger a tela. No final, vou depender de um estojo produzido por empresas terceiras, para manter a tela do meu NGP (porque eu comprarei um) sem riscos.

Tirando esse detalhe, o NGP parece ótimo. Ele é um pouco maior do que o PSP, que já era grande em relação ao DS, mas para ser sincero até gosto da idéia de um portátil maior. A tela do NGP aguenta a resolução de 960 x 544 pixels. Nada mal mesmo! Só para se ter uma idéia é uma resolução maior do que a de um filme em uma mídia básica de DVD.

Transportar um trambolhão desse não chega a ser um problema pra mim, já que o próprio PSP nunca gostei de levar no bolso da calça. Andar na rua com um PSP à mostra? Não tenho coragem. Portáteis eu só jogo em casa, ou na casa de parentes/amigos ou em lugares que sei que não há risco de roubo (ex. na faculdade quando estudava). Então não é um aparelho que me pertube tanto pelo tamanho. Diferente de um celular que obrigatoriamente as pessoas precisam levar para qualquer lugar. Você teria coragem de jogar um 3DS ou NGP num ponto de ônibus por exemplo? Nem dentro do ônibus eu tenho. Sem mencionar que as telas destes portáteis não ficam boas na luz solar. São aparelhos que ficam melhores se jogados em lugares com muita sombra.

Quanto aos gráficos, pelo que a Sony demonstrou e prometeu, parece que veremos algo no nível quase de um Playstation 3. Poderiamos dizer que o NGP irá superar os gráficos do Xbox 360? Ainda é cedo para fazer tais afirmações, mas me agradou e muito a ideia de um portátil com games com cara daqueles desenvolvidos para consoles de mesa. E não é tão sem sentido assim pensar num portátil com o mesmo nível de processamente de um PS3, pois vale lembrar que os gráficos no portátil acompanham a resolução do mesmo, então enquanto no PS3 precisa de gráficos maiores, em alta-definição, no NGP, o processador trabalha com imagens menores para atingir o potencial da tela diminuta do aparelho. Não tem a necessidade de um processamente de uma tela do tamanho de uma TV de 49 polegadas. Então é algo possível de ser feito. Segundo a Sony o NGP tem 4x a potência do PSP em termos poderio gráfico.

Tudo bem que o 3DS não ficou tão para trás assim, mas o que não me agrada na ideia do portátil da Nintendo é essa onda de remakes de games de Nintendo 64. Ora, a Sony já pensa em games do PS3 para o NGP, enquanto a Nintendo fica pensando em remakes da era N64? E ainda não ficou tão claro até onde o 3DS aguenta. Queria ver um Super Mario Sunshine rodando no mesmo ou um Super Mario Galaxy, afinal, ele não é quase tão potente quanto o Wii? Fico contente que a Sony não está pensando num portátil para remakes de Playstation 2, e sim em algo ainda mais potente.

A guerra pelos gráficos no dois novos portáteis promete! Quero ver se a Capcom irá criar um Super Street Fighter IV no NGP e como ele ficará em termos gráficos. Estou na torcida, já que este game no momento é um dos mais bonitos no 3DS.

O vídeo abaixo é mais um vídeo conceitual da ideia por detrás do novo portátil da Sony. Bem viajado e tal, mas não fica muito longe dos comerciais da Nintendo do Wii ou do Kinect da Microsoft. Parece que o público hoje em dia gosta dessa coisa de comparar videogames com o mundo real. Mas dá pra sacar que o vídeo mostra (exageradamente e cinematográficamente) algumas das funções do NGP:

Analógicos em dobro! E mais funcionalidades…

Outra reforma feita no sucessor do PSP são os botões, em especial o analógico, que agora vem em dobro! São dois e nada daquela tosquisse que é no PSP, pelas imagens divulgadas, os analógicos são realmente saltados para fora do aparelho e mais parecidos com o que vemos nos controles do PS3. Parecem infinatamente melhores do que o usado no PSP.

Os botões clássicos também estão no aparelho: O D-Pad (direcional digital), as alavancas superiores (L/R), os 4 botões de ação (triangulo, quadrado, circulo e X), além de botões para volume, de ligar e desligar e um para abrir a home do aparelho, além dos clássicos “Start” e “Select”.

Outra novidade no PSP é que ele terá toda aquela parafernália show do controle SIXAXIS, como o giroscópio e o acelerômetro, além de uma bússola interna. O aparelho também terá conectividade via rede 3G, Wi-fi, IEEE 802.11b/g/n e  Bluetooth 2.1+EDR. Nada mal! Também andei lendo por aí que até mesmo GPS para localização o aparelhinho terá.

Mas ainda não acabou, o portátil virá com duas caixas de som, além de um microfone imbutido, mais duas câmeras, uma frontal e outra na traseira do aparelho.

Sinceramente não consigo pensar em nada que tenha faltando no aparelho. O efeito 3D que a Nintendo está usando para promover o 3DS? Não sei se isso fará falta no futuro, sinceramente só vou saber disso quando tiver um 3DS e puder ver realmente qualé desse efeito, porque se for comparar com o do cinema de hoje em dia, não faço questão alguma de ter só por causa disso. No geral achei o NGP um aparelho completo, muito mais recursos que o PSP, já atualizado mesmo com a tecnologia de hoje dos consoles, potente o suficiente para aguentar por muitos anos, junto com o Playstation 3.

Os games já revelados!

A lista é pequena, já que o anuncio rolou num evento em Tokyo, certamente a Sony não iria entregar todas as cartas do baralho logo no começo do ano, com a E3 acontecendo em junho deste ano. mas o que a Sony comentou é que o aparelho deve receber games das franquias: Uncharted, Killzone, WipeOut, Resistance, LittleBigPlanet, Hustle Kings e Hot Shots Golf.

Dos outros estúdios, na conferência foram mostrados pela Capcom mostrando a versão de PSP de Monster Hunter Portable 3rd rodando no NGP, e isso também confirma o que já se esperava, mas todos os games do PSP podem ser disponibilizados via Playstation Network e rodam sem problema algum no aparelho. Infelizmente não terá entrada de UMD no NGP, então só por distribuição digital mesmo para curtir os games de PSP. Não encontrei informação se games já comprados na PSN hoje para PSP, poderão ser futuramente baixados novamente no NGP sem qualquer custo, como por exemplo, Patapon 2. A Sega demonstrou Yakuza 4 e a Konami mostrou Metal Gear Solid 4 rodando no NGP, estes são games de PS3 mesmo. E a Activision já se adiantou e anunciou que o portátil irá ganhar um game da franquia Call of Duty. Lost Planet para PSP é outro game da Capcom que acabou aparecendo no evento em Tokyo, mas sem muitas informações também. Ah e os que curtem o sistema de Trófeus do Playstation 3 pode comemorar, pois o sistema será integrado ao NGP!

É verdade mesmo que em relação a anuncios se ficou mais nas intenções do que em algo mais real. Porém é cedo ainda para querer ver algum jogo em estágio final, afinal o aparelho só será lançado no final do ano. Ainda tem 12 meses de desenvolvimento e acabamento dos games, sem mencionar, como já falei, a E3 no meio do ano parece ser o lugar mais correto para demonstrar novos games para o NGP.

Tudo que se demonstrou agora foi para dar ideia da capacidade do mesmo.

O vídeo abaixo, apesar da péssima qualidade, vale a pena ser visto. Tem o anúncio do NGP, com vídeo do aparelho em vários angulos, além de vários trailers de games que estão em desenvolvimento para o mesmo, dá até para se ter uma ideia de como será usado em games o touch pad traseiro e como Uncharted mistura jogabilidade convencional, por sensor e de toque durante o gameplay (é impressionante!). Vejam!

E para o desesperos de alguns, nada de se falar sobre o preço do aparelho ou seus games. Será que a facada vai ser grande? Tendo em vista o que a Sony fez nos primeiros anos do PS3, não duvido que seja, só espero que os games não tenham os mesmo preços dos games dos consoles de mesa, pois se tiverem, vai ser uma falha grave do portátil. Mas se fosse para chutar, chateria entre U$ 39 e U$ 49 na mídia real, e talvez um pouco menos os que sairem por distribuição digital.

Para terminar, quero dizer que fiquei muito mais empolgado com o NGP ou PSP2 do que com o 3DS. Pra mim gráficos são importantes e apesar do 3DS ser muito superior ao DS, ainda acho que poderia ser melhor, ainda mais tento em vista o poder que um Iphone tem hoje em dia. O NGP superou isso e ainda trouxe algumas das vantagens do DS para si, como a tela de toque e os sensores de movimento. Resta torcer para que Sony realmente dê a devida atenção ao aparelho, criando grandes games, e que consiga convencer os estúdios a criar games e versões de games de outras plataformas para ele, assim como ocorre com o DS. Porque o PSP é realmente um excluido atualmente, que mal recebe games direito. Se conseguirem uma boa line-up nos primeiros anos, acho que o NGP pode se tornar um concorrente peso pesado no mercado. Afinal, o PS3 também começou por último nesta geração, mas provou que basta ter paciência que se chega lá e hoje em dia não tenho duvidas que ele vai terminar esta geração em primeiro, que dizer, ele deve continuar forte ainda na próxima geração, enquanto a Microsoft e a Nintendo deve ser as primeiras a trocarem seus consoles por outros mais potentes. Por fim, uma galeria de imagens do NGP, tenha paciência, pois elas estão enormes e pesadas!

[nggallery id=423]

[Informações e Imagens via Kotaku e UolJogos]

Obs: Eu sei que tem mais informações saindo sobre o NGP neste exato momento, assim como games e impressões mais detalhadas. Mas por enquanto, resolvi ficar com o básico mesmo. Mas a gente vai conversando sobre as novidades via comentários e daqui alguns dias se tiver a necessidade de um post mais detalhados com mais informações, o mesmo será feito. 🙂

Isso também pode lhe interessar

90 Comentários

    1. Tenho que concordar contigo dudurox, pois vi o video que está na matéria com o rapaz jogando Uncharted e CACETADA que foda, hein? tela de toque, sensor de movimento, graficos lindos… quem precisa de 3D com um game assim???

      Se a Sony for esperta e lançar os games certos, ela desbanca facilmente o 3DS, já que a Nintendo tá de graça só fazendo remake de game do N64 pro portátil .

      Se tiver apoio de muitas estúdios, o NGP vai ser o Hype de muitos nos próximos anos!

      – Tem que ter Mega Man, Sonic (Já pensou um Sonic Unleashed 2 nele? putz), Patapon 4, God of War, Burnout (Paradise City ia ficar show!), Final Fantasy e mais estas franquias que estão sendo fabulosas nos consoles X360 e PS3. Se começarem a fazer versões no NGP, vai ser impossível não querer um.

      1. A Lineup do 3DS está esmagadora demais e a Nintendo já conquistou um apoio de third parties muito grande nos portáteis. Acho difícil a Sony reconquistar tanto assim. A minha impressão é que o NGP terá ainda menos jogos que o PSP.

    1. Ah eu não acho que isso acontecerá desta forma. O NGP consertou muitos erros e limitações do PSP… enquanto o 3DS mais deu é um upgrade no DS. São reestruturações bem diferentes. Tudo pode acontecer.

      Claro que a Nintendo tem a seu favor a franquia Pokémon. Enquanto a Sony não tiver nada desse gênero em portátil, a guerra contra a Nintendo vai ser apertada.

      1. Mas amigo, o problema não eram as “limitações do PSP”, era o PSP em si, a proposta dele, e esse tem a mesma proposta, assim como o 3DS tem a mesma proposta do DS. Enquanto a Sony não perceber isso, a Nintendo continuará soberana sobre o mercado de portáteis.

          1. Acho que a proposta que o Icaro94 quer dizer é aquela do: Se vc quer gráficos compre um PSP(NGP), mas se vc quer inovação compre um DS(3DS)!
            E outra, os gráficos do 3DS não ficam muito atrás de um gráfico de PS3/360 não, ja deu uma olhada no Resident Evil Revelations??? E até aonde eu sei, tem apenas 2 remakes de N64 pro 3DS que são Zelda: Ocarina Of Time 3D e Star Fox 64 3D!
            Desculpe aos que pensam ao contrário, mas pra mim a Nintendo ganha mais uma vez!!

          2. Nem é tanto pelos gráficos (mas entendo o que você disse). A Sony não faz consoles portáteis, faz mini consoles de mesa, ao contrário da Nintendo que realmente pensa em um videogame portátil. Isso que está acontecendo agora é uma cópia perfeita do momento de antes do lançamento do DS e do PSP, todos apostavam na morte do portátil de 2 telas logo no início. O fim dessa história todos nós sabemos bem.

          3. Mas qual a grande inovação do 3DS? 3D?
            Parece legal mas acho que vai acabar não sendo um diferencial tão grande. Dá pra ligar e desligar o efeito e tem jogo que até perde com ele – Dead or Alive pelo que li fica menos fluído? Não sei se é algo que dê pra perceber.

          4. Não sei se ficou sabendo, mas o presidente da Nintendo Of Japan, Satoru Iwata disse que o desempenho gráfico melhora muito com o 3D e não é que terão jogos que não terão 3D, é que nem todos será obrigatório o 3D e os jogos de DS no 3DS não terão 3D!

          5. o 3D tambem cansa a vista e é contraindicado a crianças menores de uma certa idade… não acho que seja essa maravilha que a nintendo prega… alias não dá pra dizer muito enquanto não testar… mas eu não gosto nem de filme no cinema em 3d… imagine jogar em 3d… o efeito não me agrada.

            3d está longe dos hologramas de star wars XD – tem que surgi logo a tecnologia dos hologramas!!! XD

          6. Saiu uma matéria no Kotaku com oftalmologistas desmentindo esse negócio de criança pequena não poder jogar 3DS. Segundo eles, desde que usado com moderação (como pra todos nós) não tem problema nenhum e ainda pode até ajudar a diagnosticar rapidamente possíveis doenças que os guris tiverem, pois, a maioria dos exames de vista testam cada olho individualmente, e os dois olhos precisam funcionar juntos para o efeito 3D funcionar. Ou seja, se a criança não conseguir enxergar o efeito direito, os pais podem perceber que ela tem um possível problema de visão e buscar ajuda cedo.

            Não sei se isso procede, mas minha sensação é que a Nintendo só quer cobrir a retaguarda dela mesmo com esses avisos e não tem problema algum crianças jogarem.

            Link: http://kotaku.com/5725770/doctors-say-the-3ds-is-safe-potentially-beneficial-to-children

          7. O que mais me atrai no 3DS é a lineup, realidade aumentada e atenção com o Multiplayer. Nada que a Máquina de xerox da Sony não pode copiar, mas quem leu a estratégia do oceano azul sabe que o que ela faz acaba sendo no momento errado. Sobre o 3D, não é ruim, mas pra mim vai ser mais para poder mostrar pras outras pessoas e elas falarem “UAU”!

          8. “Se vc quer gráficos compre um PSP(NGP), mas se vc quer inovação compre um DS(3DS)!”

            – Eu acho que essa lógico não existe mais no NGP… o console chega com ferramentas o suficiente para qualquer tipo de inovação no mesmo nivel que o 3DS possui. Efeito 3D? O 3DS não pode viver apenas disso.

            “E outra, os gráficos do 3DS não ficam muito atrás de um gráfico de PS3/360 não, ja deu uma olhada no Resident Evil Revelations??? ”

            – Já vi sim, mas dizer que está no nível de um X360/PS3 é exagero ao extremo! Revelations ainda tem que comer muito feijão com arroz para ter gráficos de um Resident Evil 5 por exemplo. Não está feio, mas não chega a comparar com PS3 não.

            – Remakes do N64, a nintendo fez a mesmissa coisa quando o DS saiu… lançou mario 64… e qual outro Mario em 3D o portatil recebeu? nenhum. Muito vacilo. E o 3DS novamente chega com remakes de 64 pra vender? cade os originais? O problema da nintendo é que ele só tem um gênio: miyamoto. O problema disso é que o cara não é onipotente, ele não consegue fazer 15 games originais por ano… o miyamoto está tão sobrecarregado que não consegue lançar pikmin 3 que já está na boca dos gamers a anos… com isso os originais da nitnendo ficam nesta frustação atual… se resumem a dois ou tres por ano…

          9. e eu estava discutindo o contrário? o PSP fracassou mesmo… eu eu já dei os meus motivos de porque acho e de onde fracassou… razões e motivos que sumiram no desenvolvimento do NGP na minha opinião.

            dizer que só porque o PSP fracassou e o DS venceu nesta geração, não é argumento suficiente para afirmar que o mesmo vá acontecer na proxima.

            muita gente sacaneava o PS3 quando foi lançado, pelo absurdo tecnologico que era… e hoje em dia, só falta a galera cuspir no Wii e o PS3 fica melhor a cada dia.

          10. E mais um detalhe o PSP era impossível ter jogos com touch, obviamente por causa da tela. Não é impossível o NGP ter 3D, pelo menos o com óculos, dado o poder de processamento do aparelho. Ok não é algo diferenciado como o 3D sem óculos, mas é possível ter.

          11. 3DS só tem 3D e NGP só tem ótimos gráficos. Se o NGP tivesse suporte a 3D, mesmo que com óculos, seria tudo bom. Mas, acho que seria necessária uma tela prórpria para 3D.

          12. O DS teve sim outro jogo de Mario, que é o New Super Mario Bros. e o nível do Revelations não é la igual a do Resident Evil 5 mas chega bem próximo a capacidade dele! E então Super Street Fighter IV, que esta quase idêntico aos dos consoles HD!

          13. E Sony e MS lançam quantos jogos bons por ano, Thiago? O problema da Nintendo desde o Snes é não conseguir uma line-up boa de jogos exclusivos feitos por outras empresas. Isso em consoles de mesa, pois seus portáteis sempre tiveram ótimos jogos tercerizados, e não deve ser diferente no 3DS.

          14. depois q o snes acabou a nintendo se destabilizou
            o ps1 mostrou q os jogos poderiam ter açao poderiam ser legais adultos ou infantis começando so criando um mascote 2 geraçoes depois
            s nintendo ainda acha q vive no nes/snes e retira os joos q vendem pelos q vendem + ñ atraem muita gente
            todos gostam de mario
            agora eu ñ gastaria um centavo so pra jogar com ele
            a nintendo sempre inova
            mario e sucesso garantido(ñ tao grande)+ sem graficos sem aguentar e semjogos de açao e adultos ela sempre e esmagado
            a nintendo ja mostrou ser casual então qm ñ e ñ vai fikar com ela por um joginho ou outro
            e agora com o kinet para os ñ portablesela perde tudo o q tem : inovação e casualidade
            nos portables ela ainda tem inovaçao + se apostar em casualidade ela esta perdida

          15. kra vai fika empatado pq pensa bem, a nintendo ñ sabe faze videogamee sem cria uma inovaçoa que acaba ficando com graficos terriveis erros q podiam ser facilmente desfeitos e o q podria ser grande acaba ficando ñ so em ultimo lugar como copiado e melhorado(olha o ps move q é um wii com bons graficos e otimos jogos,e o kinet q tem bons graficos poucos jogos inovadores + e + inovador e melhor q o wii)nos portables ela ñ soube aproveitar a touch screm e copiado e melhorado
            o 3ds e inovador é 3d + a nintendo fai faze merda e ele vai ficar bom + por coisas idiotas ñ vai esmagar e o psp2/NGP(graficos)
            vai fikar acirrado pela grande inovaçoa + pelo amor d deus nintendo! ñ aprendeu nada com o wii?
            inovação + graficos ruins + uns 10 entre 10.000 jogos ñ casuais+ copia da inovaçoa eminente =um jogo q poucos comprariam
            ja fui nintendista
            ñ sou +
            + fiko dom o 3ds

  1. mudando a fala do cara do mundo canibal: ehhhhhhhhh nitendo nós tamos é F******! pelo menos aparentemente^^! mas putz agora nós vamos ter que nos abtuar a jogar com a mão toda e não so com alguns dedos. mandou muito bem a sony, embora eu não ligue muito para esse tipo de interatividade ela soube aplicar isso de uma maneira bem legal estou no aguardo

  2. Cara desde hj ao meio dia, quando fiquei sabendo do novo portátil pelo baixaki, procurei mais informações em outros sites, mas nenhum deles foi mais casual e detalhado como este! valeu mesmo.

  3. Não sei porque mas eu acho que a Nintendo ficou sem graça na coisa de portáteis, tudo que eu vejo é pokemon, pokemon e mais pokemon. Tudo bem que o DS tem série ótimas como Ace Attorney, tem Devil Survivor, Zelda, Golden Sun e o foderoso The World Ends With You. Mas quando eu fui comprar um PSP eu achei bem melhor a minha escolha.
    O touch é legal e tudo mais, mas prefiro o PSP. Kingdom Hearts de DS não gostei dos dois, um é muito repetitivo e outro tem plataformas chatisimas, já o KH BBS me divertir mais que o KH2 que é declarado o melhor da série. E se lançar Persona 4 pra PSP2 vou ter um ataque já que lançaram Persona 3 Portable que amei. A Nintendo pode vender muito com o DS, mas eu prefiro PSP do jeito que eu gosto. Infelizmente vou ter que esquecer de ter um PS3 e um 3DS só pra ter o PSP2, já o PSP já é o meu portátil favorito com seus jogos épicos, vou ter que um ataque cardíaco jogando MGS4 no PSP2 *-*

      1. Hahaha tiagolinos pensei a mesma coisa
        mas nao vou deixar de ter um 3DS, adorei as especs do NGP (SO ACHO O NOME BEM ESCROTO) mas acredito que será meu primeiro aparelho com a marca SOny que irei adquirir!!

  4. Nossa fiquei muito mais animado com esse do que com o 3DS. Eu acredito que esse tem mais chances de fazer mais frente ao 3DS. O único problema que vejo é que pela diferença gráfica mostrada, o custo de produção de um jogo para o PSP2 será bem maior que o de um do 3DS, ou seja, e isso é um fator crucial para as produtoras.

    Poooooorém, também o que deu a entender nos anúncios é que um jogo do PS3 pode ser facilmente portado para esse portátil, ou seja pode ser aproveitado engine e diversas outras coisas de um jogo do PS3 para um jogo do PSP2.

    Eu não acho que bate o 3DS, franquia Pokemon é ridiculamente forte, mas sem dúvida eles melhoraram o PSP original em todos os aspectos, não apenas em gráficos.

    1. “o que deu a entender nos anúncios é que um jogo do PS3 pode ser facilmente portado para esse portátil, ou seja pode ser aproveitado engine e diversas outras coisas de um jogo do PS3 para um jogo do PSP2.

      eles melhoraram o PSP original em todos os aspectos, não apenas em gráficos.”

      – Exato, dois pontos fortíssimos a favor do NGP.

      1. Qualquer jogo de PS3/360 pode ser portado facilmente para o 3DS. A engine de RE5 prova, isso mesmo sendo título launch no 3DS. Marvel vs Capcom 3 também é possível. Em gráfico o Neo Geo Pocket da Sony não vai se sobressair.

  5. Sinceramente eu achei bem legal o NPG com gráficos maravilhosos, mas o problema da Sony é que são poucas as franquias que valem a pena as que me fariam comprar o NPG: God of War, Little Big Planet e Uncharted fora esses os outros games da Sony não me interessam em nada já o 3DS além do 3DS e as mil e uma utilidades tem gráficos bons como os de wii que são bonitinhos se tratados com carinho pelas produtoras.

    3DS tem mario, DK, Zelda, Star Fox, Pokémon (minha preferida), Kirby entre outras.
    Só o fato do 3D sem a necessidade de óculos já me faz comprar ele.

    1. Sobre franquias… basta pensar no que a Nintendo fez no DS… DK ficou um lixo… Mario não tem um sequer em 3D (mario 64 não conta), Star Fox de DS é uma bomba. Zelda ficou só naquele estilo 2D superior… nada de um Ocarina of Time. Já Kirby ganhou games 2D bacanas. Pokemon no DS, principalmente os ultimos ficaram show, mas o designe grafico da série dá sinais de cansaço, basta ver a quantidade lançada nos ultimso anos…

      O DS não tem tantos exclusivos fabulosos assim feito pela nintendo. Tem muita franquia de peso da nitnendo que não ganhou a devida atenção no DS… e não acho que será diferente no 3DS.

      Games originais da Nintendo imperdiveis mesmo, só nos consoles de mesa.

      1. Não teve Mario 3D pois além do DS ser adequando aos jogos 2D, os jogos bidimensionais do encanador ainda são muito mais populares que os 3D. Compare as vendas se Super Mario Galaxy e New Super Mario Bros. Wii.

        1. Isso não significa que um Mario 3D seja inviável e não lucrativo. Caso contrário a Nintendo já teria desistido de fazer Mario em 3D. E até mesmo a versão 2D de New Mario foi muito criticada, como curta, facil e vazia… muito diferente do que rolou com a versão de New Mario no Wii.

          É FATO, os games da Nintendo são muito melhores nos consoles, do que em seus portáteis.

          A ausencia de games do Mario no DS pra mim foi um erro grande, que me afastou do postatil (que possuo) ao longo dos anos. Todos estes anos e Mario só teve um game 2D e um remake do 64 no DS… ridiculo!!

          1. E quantos jogos do Mario você queria que tivesse? Foi com o Wii que a Nintendo começou a lançar tantos jogos do encanador para um mesmo console. Sem falar que isso não significa que o 3DS terá menos jogos do Mario, pelo contrário, a tendência agora será uma aventura 3D dele.

            Fora isso, a Nintendo não tem a obrigação de ser a única desenvolvedora de jogos dos seus consoles, o DS tem muitos jogos bons de outras empresas. E pelo visto o 3DS explorará bastante isso.

          2. Sem contar que apesar de as franquias Nintendo serem um fortíssimo diferencial, elas não seguram as pontas sozinhas, vide que N64 e Gamecube venderam muito menos que PS1 e PS2.

          3. Ai já entra na questão de o ps1 e ps2 terem jogos mais pirateados, fazendo com que as pessoas comprassem o ps só para jogarem jogos pirateados de 10 reais. Se não fosse por isso…Para ter uma idéia, o ps1 nunca foi Lançado oficialmente aqui no Brasil.

  6. Ah… e o 3DS vai continuar com a porrcaria do friend code. Tudo bem que agora será apenas um por aparelho, mas ainda assim… bléh… troço chato. Odeio isso no Ds e no Wii. No PS3 e X360, por Tags é tão simples, facil e util.

    Friend Code? fala sério nintendo! se toca!

    1. Vai ter mesmo, tinha lido que tinha tirado essa droga. Fail demais isso.

      Bom se eu tivesse que apostar num vencedor nessa guerra de portáteis, ainda apostaria no 3DS que vem com toda a fama que o DS conquistou e sai quase um ano antes que o NGP.

      Mas o NGP me animou mais mesmo. Aliás li em algum lugar que ele vai não terá bloqueio de regiões, se isso for verdade outro ponto muito positivo do aparelho.

  7. PS3 não ganha essa geração jamais. Mesmo se ficar um pouco mais de tempo no mercado. A diferença para o Wii é absurda, e para o X360 é considerável. Isso sem falar que o preço do console continua muito caro, sendo os concorrentes mais atraentes neste aspecto sempre. Isso sem falar que sair atrasado e cobrar mais caro por um console, é praticamente repetir os mesmos erros do início desta geração.
    OBS: Possuo os 3 consoles, adoro o PS3 e acho Demon’s Souls o jogo mais foda do ano passado. Falo logo antes que venham me chamar de ista sem me conhecer.

    Achei bem legal o PSP2, agora acho que o 3DS continuará liderando absoluto e com folga. Novidade + preço baixo é uma formula de sucesso, mais ainda se aliada ao público casual. Ter 3D fará diferença enorme, como foi ter touchscreen+duas telas no início da vida do portátil. A lineup hardcore fantástica me empolga, porém é preocupante praticamente só ter jogo first ali, você olha a do 3DS e vê várias séries clássicas de cara, e de thirds. O próprio PSP atual é assim, jogos de peso só da Sony, thirds ignoram.

    Claro que estou analisando pelo mercado, em geral qual será o aparelho que venderá mais, que será o “vencedor”. Não estou abordando qual eu prefiro, até porque estou em duvida, espero testar na E3.

  8. 2 analógicos, 2 sensores touchscreen, 158905x mais poderoso que o 3DS mas a bateria com a mesma duração do mesmo, gráficos sensacionais!

    só posso dizer uma coisa, o preço não importará pra mim, e sim o frete mais rápido pra chegar na minha casa!

    3DS who?

  9. QUERO UM!!! Sem duvida vou comprar.*-*

    Eu SEMPRE gostei do PlayStation. Acho que a Nintendo com seus conseles são bons sim, mas sempre gostei mais da Sony.

    Com toda essa divulgação do 3DS eu fiquei interressado, mas apenas pelo efeito 3D do que pelo portátil em si. Agora com o NGP eu estou completamente pasmo!

    Outra coisa, para o meu gosto acho infinitamente o visual do NGP do que do 3DS( e isso não e só com os portáteis). O visual do NGP é simplesmente LINDO, gosto bem mais do que o do 3DS.=P

    Para mim o forte da Nintendo é lançar novidades, isso foi com o Wii e agora com o 3DS. Já a Sony demora mais pra lançar um novo consele, mas pega o melhor dessa nova tecnologia e cria algo excelente, com melhor em desempenho, graficos, jogabilidade e tudo isso compactado em um visual genial, comfortável e lindo.^^

    A Sony e a franquia PlayStation é maravilhosa! Não é a toa ele fazer tanto sucesso e líder de mercado. *-*

    PS: Também gosto mais dos jogos lançados pra PS e X360 do que os da Nintendo( exceções são Mario e Donkey Kong).=D

  10. Finalmente a Sony se tocou que os jogos casuais estão tomando uma fatia cada vez maior do mercado.
    Eu chuto que o preço dos jogos de NGP serão 3 ou 4 vezes mais caros que os jogos de PSP, já que o cartão de mémoria é consideravelmente mais caro que a mídia optica.

  11. Tenho um DS e rescentemente comprei meu ps3.
    Até gostei do NGP, exceto esse nome ridículo, mas seguindo a tendência do que alguns falaram, ele é apenas um ps3 de bolso. Pra quem não tem um ps3 talvez seja mais interessante o NPU para levar para qualquer lugar e provavelmente custo menor dos jogos… mas pra quem já tem um ps3 em casa ligado na sua tv/monitor acho que é jogar dinheiro fora. Os jogos exclusivos seriam poucos já que a maioria seria portado do ps3.
    Fico imaginando um GOW 3 nesse portátil. A sensação é completamente diferente de vc jogar nessa tela de 5″ do que numa tv de 30″.
    Pra quem tem um DS, o interessante é aproveitar esses novos gráficos que o 3DS vai proporcionar e sua função 3D. E como levantaram, o que implaca um vg são seus jogos. É por isso que a nintendo provavelmente ganhará mais mercado com o 3DS. Imagino um novo pokemon no 3DS (talvez a 3° versão do continente de Isshu já tenha função 3D), um novo golden sun (melhor jogo de RPG!), mario kart, star fox, zelda, megaman, street fighter (que tá foda!) entre outros.
    Já to pensando em vender meu ds para pegar o 3DS! Interessados entrar em contato! hehehe! Só aguardando pronunciamento da nintendo quanto ao lançamento oficial no brasil, pra saber se importo ou pego aqui mesmo. Aliás, não entendi pq não estão vendendo a cor vermelha ainda…

  12. Bem, na minha opinião, o Neo Geo Pocket da Sony está cometendo o mesmo erro do PSP, que é “competir” com os consoles de mesa, e competir com com os demais aparelhos que já estão estabelecidos. A Sony não consegue inovar, pensar fora da caixa. O mesmo erro que levou TODOS os outros portáteis a falharem. Sem falar que não tem os diferenciais que o 3DS têm… detalhes como o Street Pass, por exemplo. Estão pensando em coisas que a Nintendo já apresentou há 10 anos atrás. Continuo esperando o verdadeiro anúncio do PSP2, pois esse NGP só pode ser pegadinha. Ah gráficos… se o NGC faz PS3, o 3DS faz quase um 360, é irrelevante. Espero por muitas melhorias até o lançamento, estou cansado de ver a Nintendo sempre vencer.

    1. Mas ela não “precisa” inovar, Mauri. É só continuar copiando os concorrentes e conseguindo contratos pra jogos exclusivos que o povo continua comprando seus consoles, infelizmente.

      Eu já tô de saco cheio disso. É sempre a mesma rotina: Nintendo inova e as outras copiam. Pô, não seria muito melhor pra indústria se todos tentassem inovar pelo menos um pouquinho? Sei que no regime capitalista é inevitável não copiar a concorrência, mas a Sony parece que nem tenta, sabe? Fica confortável nessa posição de máquina de xerox porque sabe que a maioria dos jogadores também não dá a mínima. Eu acho que seria muito foda se houvesse um boicote a esse tipo de atitude, mas gamers são até piores que brasileiros na hora de fazer esse tipo de mobilização (vide os inúmeros jogos adorados por fãs que não foram localizados fora do Japão nesta geração e ninguém fez ptchorra nenhuma).

      Resumindo, console da Sony com hardware melhorado e recursos copiados de consoles NIntendo. Não sei onde o Thiago viu tanta inovação assim, pois é exatamente o que a gente tem visto a Sony fazer há séculos.

      1. e verdade : nintendo inova e as outras copiam
        + a nintendo podia inovar melhor
        ta sempre cheio de erros e jogos casuais os jogos da nintendo
        + a sony ñ inova nada o kinet pode ser um copia diferente o wii + e uma super inovaçoa(baseada na inovaçao do wii)
        o move e melhor q o wii pq d casual so litle big plane 2(ja lanço?)

  13. Caramba não sou eu q vou ganhar dinheiro vendendo portáteis, poco me importa o mercado casual e blablabla. Jogos como Peace Walker me deixam mais satisfeitos do q uma dezena de jogos casuais e por isso q comprei o PSP. Fiquei feliz com todos esses detalhes do NGP ainda mais gente comparando com o PS3. E isso é ruim??? Não dizem q o 3d é tecnologia de ponta, porque criticar um portátil mais avançado?????

      1. Acontece que a sony apenas pega seu videogame de mesa e faz uma versão portátil desse. Quem ja tem um ps3 vai estar apenas jogando dinheiro fora. O 3DS não é uma versão portátil do Wii, são videogames diferentes, ai que está o diferencial.

          1. Apenas seguiram uma têndencia. Celulares tem, por exemplo, touch Screen. Se eles não colocassem…bem não da para imaginar, já era mais que obvia a implementação de Touch, deu par entender minha idéia? Ou ficou confuso?

          2. Mas então, com isso vai ter jogos que não iam funcionar num console, não? Principalmente o sensor de toque de trás, isso pelo menos nunca vi antes, achei uma boa ideia.

          3. Sim, terão jogos exclusivos, mas ainda sim a proposta principal da Sony parece ser um mini-ps3. Agora qual a melhor sensaão? Jogar numa tv ou numa tela 5″?

  14. VocÊ é muito foda pegou algumas informações e conseguiu digamos que ´´expremer “ todo o caldo da laranja, adorei seu texto ^^ eu tenho muitas expectativas para o PSP2(Ngp) ^^ e aqui :´´A única coisa que não gostei no modelo do novo DS é que o mesmo continua com sua tela exposta,“ não seria:A única coisa que não gostei no modelo do novo PSP é que o mesmo continua com sua tela exposta,?

  15. Primeiro devo dizer que não fiquei totalmente impressionado, é interessante sim, eu mesmo ja quis ter um psp, porém acho que o DS tem suas vantagens em alguns pontos, pois um dos melhores jogos do PSP em minha opinião é God Of War, que no caso não é tão procurado no Japão. O DS tem franquias conhecidas, mais o que eu procuro são jogos feitos de animes, talvez isso atinja um bom publico [ou não].
    É fato que estou em duvida ainda de qual comprar, pois é claro que gráficos são importantes, porém tem que ser jogos que te deixem empolgados de jogar.
    De qualquer forma, o 3DS e o PSP2 estão show, só falta eu ter dinheiro pra comprar XD

  16. Nào ista em guerra de portateis! Irem economizar bastante e comprarei os dois portateis(3DS e NGP), afinal os dois possuem caracteristicas unicas e muito interessantes.

    Mas antes deles, com certeza irei comprar o PSPPhone,ou XperiaPlay. Esse sim despertou muito a minha atenção,apesar da propria Sony ainda ficar escondendo o jogo…

  17. texto bem sonysta XD

    aiaiai

    [e muito flame war nintendista nos comentarios tambem]

    a verdade é:
    as propostas não mudaram, logo se o publico não mudar nestes proximos anos a tendencia é manter-se a mesma coisa

    o da Sony vendendo menos porem tendo jogos “mais hardcore”
    sendo um quase mini-console ou mini-ps3 como eles ja estão chamando rsrsrsrs
    e o da Nintendo vendendo mais por ter um apelo muito maior entre crianças mulheres e idosos, alem dos saudosistas; e com isso uma mescla de jogos casuais, jogos lixos, jogos inovadores, jogos retoro e etc…
    sendo um portatil de fato, mais gameboy menos ipod, celular, gps XD

    a tendencia é a Nintendo ganhar, a questão a ser discutida é se a Sony vai melhorar a diferença entre as duas empresas ou se vai perder mais feio

    [vcs esquecem q o q vende um portatil são os pokemons, marios, rpgs, jogos casuais, puzzle e afins
    e isso não será o padrão do “mini-ps3” q terá jogos fodas como uncharted, killzone e etc
    fodas, porem vendem BEM menos q um lixo como Nintendogs, ou um simplorio Brain Age

    não curto portateis, logo não comprarei nenhum dos dois, to de boa com o meu play2 XDDDD

    mas é quase impossivel imaginar a Nintendo perdendo no seu reinado dos portateis, parece q foi ontem o flame war psp x ds, e a famigerada batalha: graficos fodas = WIN rsrsrsrsrrsrsrsrs

  18. a familia nintendo ja ta desesperada, incrivel como esse povo é bobo, acham que a Nintendo é o maximo, inventor das piramides…
    comparar o NGP que é uma maquina monstruosa, com recursos ainda a serem descobertos com o 3DS é brincadeira. vamos ver o 3DS a maior “inovaçao” é o 3D. que só funciona se vc ficar estatico como uma estatua e mesmo assim, nao recomendado por mais de 30 minutos e…. o que mais? lineup? marios?pokemons?
    a realidade é que a nintendo trata videogame como brinquedo pra criança, nao evoluia e nem quer, os graficos do 3DS alguem falar que é perto do PS3 ja é fanatismo cego. os jogos de Iphone ja dao um banho no 3DS facil que é o real competidor da Sony,, 3DS é brinquedo.

    1. Bem sonista esse seu comentário em?! Vi o psp2 e digo que fiquei+- empolgado. Tipo de inovação mesmo só os bons gráficos porque o resto é xerox puro. Bem nesse quesito a sony(ou copy) é especialista.Se pelo menos tivesse uma tela multi-touch e o 3d o acréscimo teria sido maior. No quesito inovação o psp2 tira nota 0.

      1. 3D pra que? pra nao funcionar ou usar desligado como no 3DS?
        ta na hora de parar de bobeira e defender empresa como se fosse da familia.
        que eu saiba ele nem foi lançado ainda, agora se vc ta ofendido em ver que o 3DS é um fail gigante nao posso fazer nada… tela muilti-touch só pode ser brincadeira

    2. Volto com meu comentário. O psp2 não passa de um ps3 portátil, enquanto o 3DS é um videogame totalmente diferente do Wii. A Sony não entende a proposta de se criar outra coisa, ela não sabe criar. Veja, o ps1 foi um successo, depois meloraram-no, veio o ps2 que foi um suesso devido a grande pirataria do videogame e de seus jogos, que tornavam muito mais em conta comprar um ps2 e ter jogos por 10 reais. Agora melhoraram ainda mais para virar o ps3. Até no nome se nota a falta de criatividade. O controle era o mesmo desde o ps1 até o wiimote, que a sony copiou.

  19. outra grande bobagem que leio, foi alguem chamar o texto de “Sonysta”,
    quer dizer entao que existem “ferraristas” por ai? a empresa fez um equipamente excepcional e tem termos de hardware isso sempre foi a marca da Sony em seus produtos, é obrigaçao um texto favoravel quando o produto é bom, fazer o contrario sim é sinonimo de ista ou outra bobeira, apenas por dor de cotovelo

  20. Por favor, uma discussão saudável nos primeiros coments onde eram apresentados dados e opiniões se tornar uma briga entre, como vocês mesmos chamaram, “sonystas” e “nintendistas” onde não existem dados sobre os consoles e sim uma briguinha de qual empresa é melhor. Eu sempre entrei no portallos porque sabia que aqui as opiniões de todos seriam respeitadas e agora vocês ficam nessa coisa de se alguém gosta mais do psp ou do ds vira “ista”, cada um tem suas vantagens e são para públicos-alvo diferentes então não importa se um tem 3d ou o outro tem excelentes gráficos ambos são excelentes portateis para quem se encaixa nos respectivos publicos-alvo.

  21. “A única coisa que não gostei no modelo do novo DS é que o mesmo continua com sua tela exposta, enquanto o DS e 3DS foram desenvolvidos especialmente para proteção das telas do aparelho.”

    Seria Novo PSP no lugar de novo DS ali no início né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.