Jogando

PlayStation 2 entra em seu 11º ano de vida com mais de 150 milhões de unidades vendidas!

A Sony nos enviou um comunicado onde informa que o PlayStation 2 recentemente alcançou a incrível marca de 150 milhões de unidades vendidas no nosso querido e único planeta Terra. O documento não cita se há PS2 na Estação Espacial Internacional ou nos planetas vizinhos, se bem que  eu tenha quase certeza que em um mundo paralelo o Super Nintendo PlayStation 2 (SNPS2) tenha vendido bem mais que a contraparte do nosso universo…

Deixando minhas teorias de lado, o PS2 já está quase em seu 11º ano de vida, e a marca dos 150 milhões foi conseguida no último dia 31 de Janeiro. Outros números interessantes mostram que foram lançados mais de 10,828 títulos diferentes para o console, e as vendas totais foram de 1.52 bilhões de jogos até Dezembro de 2010. Números impressionantes, ainda que não superem a marca dos portáteis da Nintendo! Apesar de impressionantes, esse números vão continuar aumentando. Claro que muito moderamente, mas a demanda pelo console ainda é significativa no continente europeu, sul-americano e asiático.

Eu tive o PS2 durante alguns anos, quando ele estava em seu auge. Era um modelo japonês (com o design tijolão), “desbloqueado”, e que rodava os jogos de PSone em um tom amarelado! Fiquei com ele durante 1 ano e meio, até que um dia resolvi usar um daqueles homebrews que “permitiam” rodar vídeos divx e mp3 e o homebrew estragou o console, que consertei e passei para a frente. Durante o tempo que esteve comigo, o feioso PS2 me divertiu bastante, principalmente com os jogos Marvel vs Capcom 2, Gran Turismo 3, Onimusha 3, Ultimate Spider-Man, Final Fantasy X, Burnout 2 e 3, GTA Vice City, NFS Hot Pursuit 2, Capcom vs. SNK 2, X-Men Legends 1 e 2, Transformers Armada, Ico, Dragon Quest VIII, Baldur’s Gate Dark Alliance e muito, muito mais.

Fora a ousadia da Sony em incluir um drive de DVD, o PS2 nem foi um videogame que apresentava inovações, e quando apresentava, eram de qualidade duvidosa, como a EyeToy. Mas o modelo de negócios que a Sony dispunha garantia que a biblioteca do console fosse muito boa, e essa qualidade é o meu primeiro referencial que vem na minha cabeça quando penso em PS2. O design era feio, o DualShock2 não era novidade, jogar online era melhor no Xbox, jogos multiplayer eram mais legais no Gamecube, etc. No fim, daquela geração, fiquei só com o GameCube, mas o PS2 sempre terá seu lugar nas minhas memórias. E nós do Portallos queremos saber: o que o PlayStation 2 e seus jogos significaram para você?

Etiquetas

Mauri Link

Um gamer inveterado desde a primeira geração de consoles, aficcionado por histórias em quadrinhos, nerd de carteirinha, e super-herói nas horas vagas!

Artigos relacionados

Fechar