Cyber Brasiliana | Ficção científica nacional? Acredite! (Impressões)

Demorou, mas estou de volta com um Livroteca nacional! E que Livroteca, hein? O livro da vez é Cyber Brasiliana do autor e editor Richard Diegues. Aviso de antemão que se trata de uma obra da mais alta qualidade, que irá satisfazer os já amantes de ficção-científica como também trará mais adeptos para esse gênero, com certeza. Mas não pense que essa é a primeira vez comento sobre o Richard aqui no Portallos, não, isso porque ele também escreveu o conto Planeta Incorruptível que foi publicado no primeiro volume da Coleção Imaginários.

Bom, você já sabe que após o bom e velho Continue Lendo irei comentar sobre o livro. Ah! Sim… também terá informações sobre o sorteio que será realizado aqui no Portallos. 😀

Sinopse:

“Uma Realidade Alternativa, que se desenvolve em um universo Pós-cyber, no qual os países do eixo-norte do globo se encontram em decadência, confrontados pelas três grandes potências surgidas no eixo-sul: a União da República Brasiliana, a Africanísia e a Euronova. A qualidade de vida abaixo da linha do equador assume ares de utopia, enquanto no outro hemisfério as corporações lutam pelo controle dos espólios dos antigos países. Nesse cenário, em que uma parte da economia mundial está visivelmente instável, o equilíbrio é mantido por meio da força, de uma consistente e bem defendida base econômica, e da tecnologia que avançou a passos largos até se tornar fundamental à vida.

Foi nesse contexto que o Hipermundo se desenvolveu. Um sistema baseado em uma super-rede de servidores, no qual as pessoas desfrutam de uma forma complexa de realidade aumentada, utilizando-a para trabalho, socialização, cultura e registro digital de todas as informações mundiais.”

Editora: Tarja Editorial
Autor: Richard Diegues
Número de páginas: 254
Acabamento: Brochura
Ano: 2010
Preço: R$30,00 (Frete grátis)

Opinião:

O livro começa com a proposta de ser de fácil compreensão tanto para leitores já acostumados com histórias de ficção-científica quanto para aqueles que não são tão íntimos desse gênero literário ou com os próprios termos tecnológicos. Bom, digo que em parte esse objetivo foi alcançado. Em alguns (poucos) momentos termos específicos são lançados em meio à história sem que haja nenhuma explicação. Um dos poucos exemplos que consigo lembrar é palavra backdoor. Creio que nem todo leigo em programação saiba o que significa, mas é algo bem simples de se explicar. Aliás, esse cuidado eu não deixar o leitor “por fora” foi um dos pontos positivos de Fortaleza Digital.

Fora esse pequeno detalhe eu realmente me surpreendi com a qualidade da história de Cyber Brasiliana, uma história muito interessante, inteligente, bem desenvolvida e original. Diferente de outros livros cyberpunks, em que vemos seres humanos vivendo em um mundo degradado, Cyber Brasiliana nos apresenta um mundo em que as pessoas vivem bem, de maneira quase utópica até (com exceção dos países do norte). Logo no primeiro capítulo, por exemplo, vemos a cidade de São Paulo com baixos níveis de poluição.

Mas, apesar do mundo real estar todo bonitinho e indo muito bem (no eixo sul), a história se passa, quase que totalmente, no Hipermundo. Ou seja, as pessoas praticamente vivem no mundo virtual. Na verdade, pouco se sabe do mundo real e esse pouco, ainda assim, torna-se desnecessário no livro. O que interessa mesmo é o Hipermundo. Imagine esse mundo virtual como o Second Life levado ao extremo, não apenas como entretenimento, mas como uma sociedade virtual. No Hipermundo há regras bem definidas e há também softwares responsáveis por manter a ordem no local e garantir o equilíbrio dessa sociedade. A conexão com o Hipermundo é possível através de óculos especiais.

Até que ponto desejamos nos afastar do convívio pessoal e transpor esse contato para a virtualidade?

Apesar de muito interessante, a história apresenta alguns pontos questionáveis. É muito estranho um programador de repente revelar que sabe realizar um parto como um verdadeiro médico. Assim como é frustrante o leitor criar muita expectativa na aparição de um personagem e o mesmo surgir com uma participação insignificante. Eu também esperava que o Brasil tivesse mais importância na história, até para se fazer jus ao título do livro, não é mesmo?

Também senti falta de seres humanos adaptados (ciborgues), não é que não tenha, mas em Cyber Brasiliana é algo muito sútil. Eu esperava algo mais punk, de fato, como é em Neuromancer, que temos bisturis implantados sob unhas e tal. Também dei por falta de uns robozinhos na história, mas emfim…

Creio que o melhor de Cyber Brasiliana seja mesmo todo esse aspecto visual. Fica fácil para o leitor visualizar o Hipermundo da forma como ele é descrito pelo autor. Além disso, a criação desse mundo virtual é toda baseada em mitologia hindu, o que dá um toque muito special a obra. Por conta do desenvolvimento do Hipermundo as ruas do mundo real vão ficando cada vez mais vazias ao ponto de não termos mais problemas de engarrafamento no trânsito. E como tudo está sendo levado para o lado dos zeros e uns, com a guerra não poderia ser diferente, mas as pessoas morrem em uma guerra virtual? Bom…

Do que seríamos capazes de abrir mão em troca da imortalidade?

Por fim, se era mesmo a intenção do autor, creio que ele conseguiu/conseguirá cumprir o papel de tornar Cyber Brasiliana uma referência do cyberpunk (ou pós-cyberpunk) da literatura nacional. O livro foi uma surpresa muito agradável e me prendeu de tal forma que terminei de ler em apenas dois dias. Isso porque eu não esperava algo tão intenso. Cyber Brasiliana possui um ritmo intenso, ação do início ao fim, mas também aborda diversos temas sociais e nos faz pensar em assuntos como religião, epiritualidade, vida eterna… Até porque, como eu disse, o Hipermundo não é apenas uma realidade aumentada, mas sim a projeção da nossa própria sociedade para o mundo virtual, mundo este onde teremos todos os tipos de problemas existentes no nosso mundinho “de carne e osso”.

Sorteio:

Muito em breve você poderá ter o livro Cyber Brasiliana em mãos sem nenhum esforço. Como? O livro foi fornecido pelo próprio autor para que pudéssemos sortear entre os nossos queridos leitores do Portallos. Isso mesmo, um(a) sortudo(a) levará um Cyber Brasiliana para casa na maior moleza. Ainda não foi definida uma data para começar, mas é só ficar ligado aqui no blog para não perder essa oportunidade. Será preciso twitter ou qualquer outra conta em redes sociais? Talvez sim, talvez não, mas irei procurar a uma forma que não exclua ninguém de participar. Enfim, notícias em breve.

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. Pô, eu não posso participar do sorteio, né? XD E seria bacana se o exemplar fosse autografado! Olha que chique. =D

    Muito bom o Livroteca! Gosto de ler livros nacionais porque eles não sofrem com nenhuma adaptação decorrente da tradução, ficam mais… sei lá, não consigo explicar, mas gosto mesmo.

    Agora só não digo que vou ir atrás porque Neuromancer eu coloquei na lista e nem comprei ainda! Tempo de leitura tá todo pras coisas obrigatórias da faculdade agora, que são MUITAS. Letras, também, né. XD

  2. se nao for twitter eu vou poder participar rsrs
    nao uso twitter!
    sobre o livro, curti quando disse que os paises do hemisfério sul eram os mais evoluidos, indo contra o atual momento, mas saber que o lado brazuca nao vai ser explorado, deixando o foco no hipermundo me broxou rsrsrs

  3. Cara fiquei interessado.Já que nuca li um livro de ficção cientifica e começar a ler e um livro desses Brasileiro ainda,é uma ótima pedida pra mim!
    o sorteio podia ser pelos comentários,né… =X
    Você citou um post de Neuromancer aqui fui ver,é muito legal o primeiro capitulo,vou procurar em alguma loja aqui amanhã.
    To adorando o livroteca,cada vez que leio um fico esperando ansiosamente o próximo.Não pare com isso! 😉

    1. Neuromancer é um dos poucos livros que eu digo para todos: LEIA! auhauaha

      Sobre o sorteio, talvez seja por esse esquema de comentários mesmo… talvez seja por formulário… o importante é que todos possa participar.

    1. Também vai ser um problema pra mim, preciso comprar Fúria dos Reis e a lista depois dele ainda tá meio longa.

      Só achei o preço meio salgado pelo tamanho.

      1. também tô pra comprar A Fúria dos Reis, o problema vai ser tempo pra ler, talvez eu só faça isso nas férias…
        já sobre o preço de Cyber Brasiliana, é complicado… livro nacional sempre sofre desse mal de ser mais caro que os concorrentes internacionais, independente do número de páginas.

        1. comprei furias dos reis
          mas preciso acabar de ler guerra do apocalipse e depois ler como treinar seu dragão
          ai poderei ler furia dos reis e depois design thinking
          ta tenso pra ler tudo isso com apenas meia hora diaria rsrsrs

  4. Kramba, nem sabia q EXISTIA ficção cientifica brasileira xD hUAHauhAUah

    Fiquei interessado pelo título, já q sci-fi eh um dos meus gêneros favoritos (esperava o q de um kra q faz Ciencia da Computação? xD) de se ler. Vou ver se consigo comprar esse ai, até pra incentivar o ramo no brasil.

    O problema maior eh q eu estou com uma montanha IMENSA de livros para ler!! Tenho q ler Guerra dos Tronos, Fundação e Império, Eu Robô, The Witcher, Fúria dos Reis, Caves of Steel, e mais outros q eu n lembro agora!! To me afogando em literatura xDD

  5. Eduardo, aproveitando o tema parecido do livro, terminei finalmente de ler Nevasca/Snow Crash e recomendo fortemente. Não sei como não fizeram um filme ainda. A única coisa que peca um pouco é a tradução, mas releva-se pela história.

    Fiquei interessado nesse livro aí, se eu não ganhar no sorteio vou comprar. =)

    1. Eu baixei o primeiro capítulo de Nevasca (acho que foi você mesmo quem me indicou), mas ainda nem li =P
      Eu queria antes terminar a trilogia do Sprawl (Neuromance, Count Zero e Monalisa Overdrive) pra depois ler Nevasca.
      Mas quando eu for numa livraria vou procurar, se eu não tiver muito apertado compro logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.