Indicações e Resenhas de LivrosLendo

Especial Literário: O velho e o Mar – Ernest Hemingway!

Continuando a nossa Semana Literária (já leram o post do Araphawake, do Pikachu, do Gabriel, do Théo Medeiros, do PRLS, do Pedro Duarte, do Mauri e da Dakini) agora chegou a minha vez de falar de um livro marcante.

Durante esta semana (até sexta-feira) cada um da equipe irá postar sobre um livro que tenha gostado ou que tenha se destacado. Então, se preparem para receber uma lista de sugestões de leitura que poderá ou não agradar, depende do gosto de cada um. Seja como for, ler é sempre bom!

Folhear as páginas de um bom livro, sentir as palavras, conhecer as personagens e mergulhar em outro universo, em outras realidades. O melhor do livro não é apenas conhecê-lo mas é também permitir que ele te conheça. O livro é uma obra de arte que carrega vidas, ensinamentos, piadas, imaginação, conflitos, dramas, enfim, carrega palavras vivas. Temos que comemorar isso! Tenho uma longa lista de livros sobre os quais poderia comentar, mas o objetivo é escolher apenas um, aquele que deixou a sua marca presente até hoje. Então vamos ao livro e ao comentário.

Livro escolhido: O velho e o Mar – Ernest Hemingway.

O livro conta a história do pescador Santiago e sua aventura no mar após ficar 84 dias sem apanhar um misero peixe. Sendo chamado de azarado pelos demais pescadores e tendo como unico amigo um guri da vila, Manolín, que tem uma solidária compaixão e boa amizade com o velho pescador.

Hemingway escreve de uma forma simples e sensacional que encanta qualquer um a história do pescador, a relação do homem com o mar e a luta pela sobrevivência faz esse livro ser um dos meus favoritos.

O garoto Manolín é companheiro de pescaria desde os cinco anos de idade do velho Santiago, mas quando o mesmo fica mais de 80 dias sem pescar um mísero peixe, o pai do garoto obriga o jovem a mudar de barco. O velho morava numa cabana simples onde quase não havia mais comida e dormia numa cama de colchão fino preenchida com jornal antigo.

Após 84 dias Santiago se prepara com a ajuda de Manolín para mais um dia de pescaria, mas dessa vez o velho quer ser ousado e sai pra o mar aberto com o objetivo de provar a todos os outros pescadores que ainda é capaz de realizar uma pescaria bem sucedida. Com pouca água para beber, menos comida ainda, Santiago se lança ao mar e acaba fisgando o maior peixe que já viu em sua vida, um espadachim de mais de 4 ou 5 metros. O livro se passa praticamente todo na luta de Santiago com o enorme peixe e mostra as lições de vida que o velho aprendeu com a pescaria. A vida inteira o velho esteve no mar, empreendendo lutas e saindo-se vitorioso, um homem que luta pela sobrevivência por algo que ama fazer e tem coragem de nunca desistir.

Recomendo o livro a todos e que gostem da grande aventura de Santiago.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios