Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #19! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás. Ex.: A série X está no capítulo 8, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #19

  • Beelzebub 104 (1° CP)
  • One Piece 621
  • Bakuman 128
  • Naruto 535 (Capa)
  • Magico 07
  • Bleach 444
  • Toriko 137
  • Sengoku Armors 06
  • Kuroko no Basket 112
  • Inumarudashii 130
  • Enigma 29
  • Katekyo Hitman Reborn! 333
  • Gintama 350
  • Sket Dance 182
  • KochiKame 1693
  • Dois Sol 09
  • Meruhen Ouji Grimm 08
  • Medaka Box 94
  • Hokenshitsu no Shinigami 78
  • Nurarihyon no Mago 150
  • Oumagadoki Doubutsuen 37 (Fim)

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)


Essa semana tivemos duas más notícias. A primeira é que não houve páginas coloridas além de Bellzebub, devido a problemas com as gráficas, ainda reflexo do desastre do japão, presumo. E a outra é o fim de Oumagadoki que tentou se segurar na Jump o máximo, mas não tinha jeito mesmo para a série se salvar. Em publicação desde Julho do ano passado, Oumagadoki era sempre elogiado como um mangá de alta criatividade, e que não caía na mesmice de alguns shonens. Mesmo assim é duro se manter nas últimas páginas da Jump por um tempo e depois se recuperar. Eu mesmo, acho que nunca vi uma série, que não fosse já conhecida do grande público (como KHR! agora), ficar no Bottom 5 e sair dele.

É interessante observar que de todas as série lançadas ano passado, só Enigma ainda sobrevive, e consegue se manter nas posições medianas do ranking. O usuário No Maam do Fórum Arlong Park postou uma lista interessante com o ano de estreia das séries:

Beelzebub 2009
One Piece 1997
Bakuman 2008
Naruto 1999
Magico 2011
Bleach 444 2001
Toriko 2008
Sengoku Armors 2011
Kuroko no Basket  2008
Inumarudashii 2008
Enigma 2010
Katekyo Hitman Reborn! 2004
Gintama 2003
Sket Dance 2007
KochiKame  1976
Dois Sol  2011
Meruhen Ouji Grimm  2011
Medaka Box  2009
Hokenshitsu no Shinigami  2009
Nurarihyon no Mago  2008

Vendo essa lista confesso que achei que a situação estaria bem pior. Apesar do número gigantesco de cancelamentos, denotado por praticamente temos um série estável por ano, existem sim séries mais recentes. Acho que o grande problema é que as mais novas difícilmente conseguem se manter por tanto tempo como os gigantes. Ainda sim, é uma coisa complicada de se fazer, gerar um semi-hit, digamos assim.

Beelzebub ganha a única página colorida da edição. Nada de muito especial quanto a isso, apesar do anime ter sofrido um pouco com os desastres recentes. One Piece continua reinando, e Bakuman segue firme na segunda colocação. O capítulo 121 foi muito bom, e foi o começo do clímax do arco. Tudo desencadeado pela ligação do Shujin para o Nanamine dizendo na cara dele que ia acabar com a série nova. Com certeza deu início a uma das melhores “batalhas” do mangá até agora.

Naruto apesar de ganhar a capa aparece no ranking normalmente embaixo de Bakuman. Eu realmente não sei a quantas anda a história, mas acho que é muito mais mérito do arco de Bakuman (e o Nanamine) do que demérito de Naruto e seus zumbis. Magico ainda não foi rankeado mas o simples fato de ganhar uma página colorida na edição desta semana denota o fato de que a série foi, provavelmente, a mais bem recebida entre as novas.

Fazia tempo que não via Bleach na frente de Toriko, mas o mangá realmente está melhorando, e principalmente quando o Tsukashima (é assim que se escreve?) apareceu e o Ichigo foi batalhar com a mulher das Dirty Boots (quase saiu Dark Boots). Toriko se mantem no alto, apesar de achar que deveria estar mais acima do que Bleach, principalmente pelo anime.

Incrivelmente Kuroko, das séries que frenquentam o Bottom 5, é a que está melhor na minha opinião (sem contar KHR! que já tem uma base). O mangá periodicamente alcança posições como a desta edição. Provavelmente o bastante para segurá-lo na revista até os outros serem cancelados. Falando em cancelamentos, a bola da vez agora com certeza será Shinigami. E depois? Minha dúvida entre Medaka e Mago é cruel. Medaka está atualmente melhor nas ToCs (mesmo que pouca coisa), mas Mago vende mais que muita série das altas posições. Eu acho que a próxima na lista é Medaka, mas estou torcendo para o mangá aguentar até a próxima rodade, pois provavelmente Dois Sol servirá de escudo, pelos resultados recentes.

Enigma está bem estável. A última “senha” da série foi uma das mais bacanas, e o mangá tem tido uma melhora crescente de qualidade na minha opinião. A posição desta edição de KHR é a ideal para a série na minha opinião. Longe de ser cancelada, nem de chegar acima. Apesar de que umas aparições no Top 5 não fariam mal algum.

Gintama e Sket juntos na ToC, fico imaginando se isso não é pelo crossover das séries, o que pode ter feito os leitores dividirem seus votos. Grim começa mal na sua primeira edição rankeada. Eu acho, sinceramente, que já temos um gag muito bom na revista (Gintama), e Grim não é necessário, até por parecer ter o mesmo estilo de comédia. Preferia que tivesse estreiado uma série School Days/Ecchi, coisa que tem andado em falta na revista desde que Anedoki foi cancelado, grande parte da culpa do senhor Togashi, mesmo ao mangá não andando lá muito bem das pernas.

Próxima: Edição #20-21!

  • Capa, 1° CP: One Piece
  • CP: Toriko, Magico & Hq!!(One-Shot)

O destaque da edição dessa semana é Magico. Em comemoração ao bom recebimento da série, seu primeiro capítulo rankeado (que não o será pelo advento da CP), receberá a página colorida. Fico muito feliz por uma série como Magico estar se dando bem nas ToCs. Como já falei no meu post de Impressões, é muito bom ler uma série Shonen mais inocente, e leve.

Bem atrasada, mas está aí a ToC da edição #19! A dessa semana já saiu, mas devo esperar mais um pouco até as CPs saírem. Aí em baixo tem a última votação do mangá D. Gray Man, que saiu na última edição da Jump Square.


Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios