Conversa de Mangá: Inscrições para leitores convidados! (Reformas em andamento)

Para você que acabou de chegar de pára-quedas no blog, saiba que o Conversa de Mangá está em recesso. Por quais motivos, razões e circunstâncias? Para saber direito, e não ter que explicar tudo de novo, recomendo a leitura deste link aqui do blog (Editorial TMT #01). Foi lá, leu e entendeu? Beleza. Darei continuidade à proposta apresentada e debatida no editorial então.

Chegou a hora de nos organizarmos. Os leitores manifestaram interesse em criar um grupo para ajudarem e darem diversidade aos textos e debates do CdM, então como irá funcionar num primeiro momento?

  1. Inscrições dos interessados.
  2. Repasse de instruções e regras básicas.
  3. Avaliação para ver se todos os inscritos são capacitados.
  4. Conversa de Mangá reativado em sua nova fase.

Quatro etapas. Simples e sem complicações. Hoje, pretendo aqui no post iniciar a primeira fase e já instruir algumas dúvidas básicas das etapas seguintes para quem ainda tem certas dúvidas antes de se inscrever, OK?

Para se inscrever:

Clique aqui (Página de Contado do Portallos). Na página de contato, me passe uma conta de e-mail que você acesse com frequência. Aquele e-mail que você costuma sempre estar on-line ou verificar diariamente. Se você escrever qualquer coisa na caixa de texto e me enviar, irei receber a mensagem, com o nome de quem enviou e o e-mail que você cadastrou para comentar no blog. Mas já percebi que muitos por aqui usam e-mail falsos ou e-mails que não acessam com frequência. Então para poder manter a conversa pelos bastidores de forma ágil e fácil, confirmem pra mim um e-mail bom para usar para prosearmos. Não precisa enviar texto para ver sua escrita nem nada. Hoje, só quero colher os leitores interessados para que, via e-mail, façamos uma roda e possamos discutir as regras, instruções e aí sim, ver a escrita de cada um. Primeiro eu quero formar o grupo. Depois disso é que vou discutir disponibilidade e outros detalhes. Afinal, não estou formando uma equipe fixa para o contexto geral do blog, dá para ser mais fléxivel e compreensivo com o grupo “Leitores Convidados”. Participa quem gosta do CdM e quiser aprender uma pouco sobre a experiência de blogar. Ah, pra ajudar, já me diga quais dos quatros mangás fixos do CdM você acompanha.

Mais informações, depois do continue:

Como irá efetivamente funcionar depois de criado e formado o grupo?

No momento inicial, pensando no que muitos comentaram no Wditorial TMT #1 (quanto a questão de falta de tempo, falta de confiança para textos públicos e dúvidas generalizadas) a minha intenção é criar um grupo de e-mail. Conversar com todo mundo ao mesmo tempo. Ensinando e dando instruções em grupo. Podendo, é claro, fazer isso individualmente com quem tiver mais necessidade, depois de repassado as regras básicas a todos. Acho que por e-mail é mais fácil para quem tem esse problema de tempo. Se eu criasse um forum privado para conversa, todo mundo teria que ficar logando no forum, tem pessoas que teriam problemas de acessos no trabalho, o flood neste espaço acaba inflando etc. Por e-mail, é simples e prático, mando, todo mundo recebe, todo mundo replica de volta e acabou. Praticamente todos possuem formas de acessar e-mails de qualquer lugar, com facilidade e sem muitos contratempos. Futuramente, se o grupo demandar de um espaço melhor dividido e complexo, podemos conversar sobre isso. Neste primeiro momento, quero manter as coisas simples e ágeis. Sem burocracia.

Com o grupo montado, avaliado e pronto. A ideia é sempre na terça, mandar um e-mail ao grupo, perguntando aos mesmos que os interessados em fazer os CdMs da semana em questão que apareçam. Esse primeiro momento, as cegas, sem os capítulos semanais lançados. (Bom para quem tiver vontade de dar um visão geral sobra a saga ou momento do mangá, apenas contextualizando no conteúdo semanal que acaba saindo, eu já fiz várias vezes isso, de montar 80% de um CdM, sem ter lido o capítulo da semana). Quem já tiver algo na cabeça, ganha essa prioridade na terça. Na quarta ou quinta, com os capítulos lançados, volto a perguntar quem tem interesse em fazer, alertando os CdMs que já estiverem fechados pelos voluntários de terça (evitando assim, que dois leitores façam o mesmo CdM, já que apenas um acabará sendo publicado, assim ninguem perde tempo). Fechou os CdMs da semana com seus respectivos responsáveis, lá para sexta ou sábado, volto a conversar com o grupo, a respeito de um CdM Random (Não sabe o que é isso? Está lá no Editorial TMT #1).

Deveres do Leitor Convidado? [Com grandes poderes…]

1. Assumiu o compromisso de fazer um CdM? Fazer nos próximos 2 dias. Ou num caso de força maior, avisar o quanto antes que não poderá fazer, para que eu possa procurar um substituto no grupo.

2. Nos CdMs regulares (Naruto, One Piece, Bleach, Katekyo Hitman Reborn), enviar obrigatoriamente o texto do CdM, de preferência num arquivo .TXT. Não irei cobrar dos leitores convidados, a obrigatoriedade de montar o cabeçalho do CdM (aquele texto que vem antes do “continue lendo”) ou as três imagens que ilustram o capitulo da semana (1 que abre o post e 2 que ficam após o continue). Se quiser apontar as imagens que gostaria que saissem no CdM, pode apontar, mas de obrigação mesmo, será apenas o envio do texto. O resto eu dou conta. Também não darei acesso ao painel do blog para que o leitor mesmo post o CdM, pois isso implicaria em saber montar cabeçalho, recortar imagens, criar tags, enfim, é burocracia demais, acho que o bacana do projeto é a praticidade. Mas não descarto futuramente, aos mais animados e interessados, de fazer algo em relação a esse detalhe.

3. Já nos CdMs Random, vou precisar de ajudar com os dados do cabeçalhos (apenas que me apontem certas informações sobre o mangá), assim como as imagens que seriam usadas no CdM Random. No caso dos regulares, eu leio todos, então sei e entendo como escolher as ilustrações, mas num mangá que não acompanho, isso é mais complicado.

4. O leitor que se inscrever no grupo precisa, no mínimo, acompanhar dois dos quatro mangás oficiais do Conversa de Mangá. Isso porque eu quero um grupo eclético, não quero 5 leitores de One Piece e apenas 2 de Naruto, pois aí quebra a dinâmica do grupo. Preciso montar um grupo de leitores que sejam dinâmicos, que leiam ao menos dois dos mangás oficiais. Também não vou aceitar no grupo, quem estiver interessado apenas no CdM Random. Este é um extra, privilégio do grupo que me ajudar nos CdMs regulares.

Enquanto a inscrição está sendo montada… [Dica!]

Quer ir treinando? Pegue qualquer capítulo dos CdMs em atraso e vai montando um texto. Estou pensando na possibilidade de mostrar no blog mesmo, os CdMs de vocês destes capítulos em atraso. Uma espécie de beta para treinamento. Apenas lembrando, as regrinhas mais básicas para se fazer um Conversa de Mangá:

* Português equilibrado: Não precisa ser aquele português que a sua professora de português lhe torturava pra ter, mas também não pode ser aquele português de orkut, né? Cuidado com as abreviações. Sem usar aqueles manjados “vc”, “pq”, “tb”. Pode ser um português mais informal sim. Quem já acompanha os meus CdMs, já sabe como é o esquema. Evitar ao máximo erros ortográficos e gramaticais, todo texto será revisado antes de ser publicado, mas dar uma ajuda pra gente nesse departamento não mata. XD (Evite palavrões, já notou como quase não uso-os no blog? Claro que na vida real eu também sou boca suja, mas aqui no Portallos, a meta é evitar certos palavreados).

* Evitar comparações com outros mangás. O CdM é do Naruto? Não vá saindo falando de One Piece. Tente manter o foco no universo do mangá. Não pode comparar? Até pode, mas depois explicarei os casos especiais e quais as situações que comparações podem acontecer. No geral, os fãs não veem com bons olhos comparações com o objetivo de ridicularizar uma obra, e com razão, já que uma obra é ruim pelos seus prórios elementos e não porque mangá X ou Y é melhor.

* Foque o texto nas novidades do capítulo a ser debatido. Não narre-o, pois lembre-se, quem está lendo o seu texto, já leu o capítulo em questão. Então, avalie os acontecimentos, dê aquele toque de vidente para acontecimentos futuros, discuta o que lhe conveceu, o que foi furada no capítulo, de um anglo geral da saga (está satisfeito? não? por que?). Não precisa ser um texto enorme. Já tivemos muitos CdMs de três parágrafos por, exemplo. O importante é dar um raio-x em todos os acontecimentos importantes do capítulo. Teve uma morte? Um golpe novo? Certamente você precisa comentar sobre isso.

* Evite ficar perguntando toda hora frases como “o que vocês acham?”, “não concordam?”, “opinem ae”. Você já sabe que os CdMs recebem muitos comentários e que o pessoal opina quase tudo. Não há necessidade de textos como se você tivesse que interromper a sua ideia a todo momento, só pra lembrar quem está lendo de que ele tem que opinar sobre isso. Se o texto é convidativo por si próprio, não precisa pedir por comentários. Eles virão com certeza. Claro que não mata usar esse recurso uma vez ou outra, mas cuidado para não usar habitualmente.

É isso. Se tudo der certo e as incrições forem rápidas e em boa quantidade, na sexta ou sábado agora já começo a conversa com o pessoal e quem sabe até mesmo antes do mês acabar o Conversa de Mangá já não retorna? Pode acontecer.

Obs: A fanart bacanuda que usei para ilustrar este post, foi feita pelo usuário GaaraJamiE88 lá do DeviantArt.

Isso também pode lhe interessar

105 Comentários

    1. Tb estou confiante nisso. São duas coisas pelo preço de uma. CdMs em dia e diversificado e os leitores participam de forma bem interativa com o blog (e garanto que vão aprender algumas coisas legais, o leitor Renato que andou brincando já pode confirmar isso alias. )

      o/

      Meus votos é para que dê certo. As vezes a gente tem estas ideias malucas, e só sabe mesmo se vai dar certo, quando colocamos em prática. 😛

      1. Vou te fazer uma pergunta fora desse contexto(Desculpe por isso :D) mas é uma dúvida cruel que está me corroendo: as ToCs vão continuar?

      2. Fato! rsrsrs
        participar de um projeto assim só acrescenta coisa boa!
        seja na escrita, na experiencia de ter uma responsabilidade totalmente diferente de comentar aqui, o legal é que todos erros que cometi foi apontado no texto rsrsrs
        então todo mundo preste bastante atençao no texto do thiago rsrsrs

        e principalmente, essa possibilidade de participar do portallos te faz ter mais carinho pelo blog =D

  1. Acredito demais nesse projeto. Realmente vai mudar um pouco a nossa forma de interação com o blog. E tbm mostra o quão importante é nossa participação aqui.

    Desde o editorial vim pensando na oportunidade que o portallos tá proporcionando a nós leitores. Até comentei no post em questão sobre a minha vontade de participar e colaborar com esse blog. Sei que “com grandes poderes vem grandes responsabilidades” e tals, e é por isso que dou a maior força para aqueles que se comprometerem com o projeto. Gostaria demais de ver a Christal assinando um CdM, o Rafael Gaara (vai ter que mudar o nick! XD) escreve super bem tbm. A minha vontade é de mandar um email agora pro Thiago e dizer que estou muito afim de participar, mas é muita responsabilidade, e não posso brincar com isso.

    É um pouquinho cedo pra mim. Vou ficar comentando, como sempre faço, e quem sabe, depois, até mande um novo email pra uma colobaração com o site em novos projetos.

    Até lá, fico mais ligados nos mangás e ganho um pouco mais de conteúdo desse meio.

    Ganbare, leitores convidados! ^^

    1. Valeu pelo elogio, rsrsrsrsrs… já acatei a sugestão sua e do pessoal que vem me chamando assim… Agora sou o Kazekage mais foda de todos tempos… rsrsrsrsrs… Seria muito interessante que você participasse também, você escreve muito bem também, mas sei que as vezes o tempo aperta mesmo, só posso participar porque trabalho apenas 6 horas por dia, ai sobra um tempinho todo dia pro Portallos, mangás e animes…kkkkkkkkk…

      1. Eu queria demais participar, mas como vc disse o problema é o tempo. Não tenho mais isso. XD

        Não sei, quem sabe, né! =]

        E valeu pelo elogio tbm!

  2. Também vou mandar um e-mail, adoro escrever.

    Quanto ao “Beta” dos mangás passados, sei lá, talvez Reborn seja o único que valha a pena ser comentado, os mangás ultimamente andam meio vazios de assunto. Naruto também tem algo interessante, o último capítulo foi muito bom (pelo menos eu achei, embora já faça mais de uma semana que li, kk).

    Thiago, só me tira uma dúvida, você ali em cima disse “Português equilibrado: Não precisa ser aquele português que a sua professora de matemática lhe torturava pra ter”, não seria professora de português? Juro que não entendi, kkk.

  3. E-mail enviado 😀

    Poxa deu uma tristeza ver o Conversa de Manga > Com letras vermelhas “Em Recesso . Nao entre em panico ” D:’

    Estou bastante empolgado com esse novo projeto (e vejo que pelos comentarios nao so eu xD)

    1. Enviado o email. Será uma honra se for escolhido para escrever no meu blog preferido.

      Acho que a entrada dos CDM randons vai acrescentar demais também, mas logicamente o foco é no quarteto fantástico da Jump…

      Boa sorte a todos…

          1. Porque Bakuman não leio o mangá e nem tenho vontade de ler (pela net, se saisse aqui eu compraria). Na verdade só vi o anime porque tem algumas coisas sobre os bastidores dos mangás que é legal saber, mas a historia principal mesmo, de amor entre o carinhas e a menina, é um saco (e o outro protagonista, basicamente não tem historia, é um vácuo). não curto a historia mesmo. só curto as infos do mundo dos mangás.

          2. Mais pra frente no mangá o Takagi começa a ter tanta importância quanto o Mashiro, realmente no anime deu a entender que o Takagi não tem a mesma atenção, mas tem sim, recomendo demais o mangá de Bakuman, muito mais que a história de amor que é mostrada no anime… No anime teve muitas partes cortadas, até mesmo a Azuki possui muito mais importancia, mostra um pouco dos bastidores da parte de dublagem de animes (o sonho dela é ser dubladora)…

      1. Uma boa seria falar logo nos primeiros CdM’s randoms sobre o Deadman Wonderland, pois o anime tá indo mal, e o mangá tá bem legal. Mas eu nem sei se já acabou de sair. Comecei a lê-lo agora então ainda estou conhecendo. ^^

        1. Deadman Wonderland o mangá está ótimo(na minha opinião). Seria legal vê posts sobre séries “ofuscadas” pelo trio de ferro da Jump. Tem mangás como Shijou Saikyou no Deshi no Kenichi, Fairy Tail, Bakuman, Beelzebub e etc…que gostaria de falar sobre eles mas não conheço blogs em que posso falar sobre determinada série de forma franca sem que corra risco de ser xingado ou coisas do tipo. Pena eu ser péssimo escritor(e péssimo em Português) se não me candidataria na hora para poder fazer CDMs sobre esses mangás e assim seria até um modo de divulga-los e assim quem sabe eles ganhem um dia a popularidade merecida e assim tendo chances de algum dia serem publicados no Brasil(sonho meu).

          1. Seria legal sim. Nem tanto por Fairy Tail, porque gosto das “surpresas” que o anime tem. Mas queria ver CdM’s de Bakuman, D.Gray-Man, Magico, Ao no Exorcist, Gintama (acho impossivel acontecer. =[ ), Silver spoon, e outros que me fogem à memória agora.
            E tbm mangás de outras revistas, até porque muita gente, assim como eu, acompanha só os mangás da JUMP e nao conhece mangás mais, como dissestes, ofuscados.
            =D

          2. Um CdM de D.Gray Man seria muito bom, o ruim é que ele é mensal (acho).
            Silver Spoon poderia ter um post de primeiras impressões um CdM dele ainda é muito cedo. Ao no Exorscist é muito legal mais é mensal não? Não sei se um CdM mensal ficaria bom, pode perder a dinamica que o nosso famoso CdM semanal tem. =D (Mais não custa nada tentar eu acho xD)

          3. Acho que pra esses mangás novos talvez um CdM seja realmente cedo. Mas pra esses mensais seria uma coisa diferente, não? Já saberiamos que o ritmo seria lento. XD

          4. Mas seria muito legal um CdM de Soul Eater! Realmente me deu vontade de fazer, e teria um ritmo ótimo de acompanhar no blog, pois é mensal e tem muito o que comentar ;D mais alguém além de mim acompanha Soul Eater?

          5. eu leio soul eater pau a pau com japao
            mas sinceramente ele é fraco, so tem um design diferente!
            tem tanta coisa boa que merece cdm mais que soul eater =/

          6. Fugindo totalmente do tópico, Ryoga, dava pra ti me doar uns pontinhos lá no mdan? Me mandaram uma msgm e tals. Tenho que elevar o meu ratio pra 0.6 até semana que vem.
            Se puder me ajudar, agradeço. ^^

            Voltando ao tópico…

          7. Vê se foi…te passei 1200 pontos(equivalente a 1GB de upload).Se ainda assim não elevar seu ratio me fala que te passo mais alguns.

          8. Passei agora todos os pontos que tinha como passar(que não era muito) mas creio que deve levar seu ratio para 0.400 mais ou menos ou seja agora é tu deixar seedando mesmo.

          9. Valeu de verdade! Até me assustei quando vi mais de 2000 pontos de bônus.

            O meu ratio foi pra 0.67, porque eu tinha uns 800 pontos que troquei tbm.

            Valeu de verdade! [2]

            Quando precisar, e se eu puder ajudar, conta comigo. XD

  4. haha! eu poderia ate me candidatar… mas resolvi parar de ler e assistir one piece por dois anos! =// Pra quando eu assistir e ler… ter muitaaaaaaaaaaaaaaaa coisa em maos! Quero ter a emoçao que tive quando assisti one piece pela primeira vez!! =] Ja estou sem ler há dois meses!!! força (yn) pra mim !!

    1. Já tentei parar por um tempo com o mangá de OP também e consegui por apenas 3 meses… Desisti… Desista também!!! A curiosidade fala mais alto… É torturante, fiquei beirando a loucura, rsrsrsrsrs…

  5. Adoro One Piece, acompanho o site desde o ano passado e sempre vejo o mangá, mas se eu conseguir organizar meu tempo, eu mando um e-mail também 😀

  6. Concorrencia…mas vou tentar né?!
    Vou testar meu jeito de escrever ja que nao sei quase nada sobre fazer redação e etc… u.U
    Bom se eu “passar” vou aprender muita coisa como ja disseram ai em cima

  7. Opa!! adoro ver ultimamente como o blog anda agitado 8D.

    Vou tentar organizar meu tempo aqui, se der mando um e-mail ainda hoje talvez.
    xD sei que a disputa vai ser forte.

    Edit: E-mail Enviado…mesmo na duvida xD.

    e que muitas vagas ja foram preenchidas, mas é tentar pra ver né ‘-‘.

    Nunca fui ruim com o português, exceto com os acentos,mas isso o word salva 8D.

    Mas com textos grandes nunca me dei bem, mas se me esforçar talvez consiga escrever algo decente 8D. o duro seria manda o e-mail com o CMD ainda na quarta, pois acompanho online e normalmente só sai na quinta on, mas isso da pra mudar, mas ler e escrever o CMD no mesmo dia seria corrido XD.

    Nunca tinha fequentado meu e-mail antes, mas agora com meu Smartphone é obrigatoria ficar conectado ao g-mail para poder usufruir de suas funções, até mesmo calendario T-T.

    1. quando digo preenchidas é pelos mestres dos comentários e os top’s coments’ (Renato, R. Gaara, Shin,eu) que se não forem selecionados vai ser meio estranho.

  8. Pô, que legal! Antes de enviar o email, só queria saber, os textos com o conteúdo devem ser obrigatoriamente enviados por .TXT ou pode ser de outro jeito? É que para escrever eu tenho experiência, mas mandar arquivos não muita, e nem sei qual o melhor meio de usar o .TXT para eu pelo menos tentar aprender?

    1. nas terças será o dia do pessoal se candidatar para escrever o cdm da semana (que sai na quarta, geralmente em inglês), assim evita de ter briga quando o capítulo for (F)oda.

  9. Já foi mandado, eu sei que tenho que aprender bastante mas me senti inspirado com tanta gente querendo participar também, e como adoro escrever/mangá/Portallos achei que seria legal ao menos tentar hehe =D

  10. Enviei o e-mail! Mas, realmente, como dou aulas; tem períodos que para mim são mais lights e outros que fico muito atarefada; por isso talvez eu não me candidate com tanta frequência… mas vou tentar fazer a experiência por um período!

    1. Eita, você é professora? Por isso que você tem uma análise tão boa… Seria legal ver um CDM seu. 😀 (Sem desmerecer ninguém tá! ;D)

  11. Ontem foi uma correria aqui pra mim, mas já vi que tivemos bastantes inscritos e já até teve alguns que mandaram alguns Cdms (destes que estão em atraso) para que eu desse uma olhada. Não consegui ler todos, mas já gostei de muitos que se candidataram. Vou começar hoje a montar o grupo de e-mail, relacionar todo mundo e fazer o contato até amanha (sexta) no maximo. (pode continuar se candidatando? pode).

    E vamos que vamos! 🙂

  12. kkkkk… com one piece eh masoquismo msm, com naruto e bleach eh um tempo pra ver se o autor consegue por os m nos trilhos. Vou resistir bravamente o quanto eu puder! rs

  13. Galera, estava aqui com os meus botões fazendo o grupo de e-mail, contanto as inscrições… e já temos 24 leitores inscritos no projeto. o/

    bastante gente, hoje a noite vou mandar um e-mailzão geral, pra todo mundo, agradecendo as inscrições e a força de querer ajudar o blog. Vou passar as primeiras instruções, pedir um texto de cada um e começar a ver a capacidade de cada um.

    Agora é ver o ritmo de cada um, ver o que preciso repassar e que o CdM retorne o quanto antes 🙂

    (pode continuar se inscrevendo? pode – ainda tem sempre os atrasadões né?)

    (Douglas e Caio, falo com vcs hoje mesmo! – eles já me mandaram textos para avaliação e eu e a equipe já temos nosas opiniões sobre cada um – boas opiniões por sinal).

    1.  EOAKEOAKEOAKEAOEKNao sou só eu que estou guardando o texto pelo que estou vendo….de 24 só dois mandaram….. com certeza vai ser legal 😀 Principalmente quando voltar o CdM o/

    2.  Só pra constar vou deixar aqui o aviso:

      Ainda não mandei meus CDM, pois vou mandar um quadruplo de Naruto e One
      Piece, estou esperando sair o dessa semana para finalizar… Para
      avaliação eu não pretendo fazer de Bleach quadruplo, apenas do último,
      mas se for necessário eu mando também…

      1. Recebi seu e-mail agora no dia 14 a noite; devia ser a caixa cheia mesmo! De vez em quando o click21 dá umas crises sem motivo!

  14. yo people eu num sei se já comentaram isso mas é uma idéia que eu venho querendo comentar desde que esse post foi lançado, mas sempre esqueço é sobre o quinto cdm aleatorio: e se toda semana tivesse uma enquete sobre o quinto cdm? aew o que o povo mais gostou da semana seria o comentado e assim seria interessante e pessoas que naum comentam muito e naum tem tempo para ajudar o site(assim como eu) poderiam contribuir sem ter a grande responsabilidade comentada pelo nosso caro tio benaew o que o povo mais gostou da semana seria o comentado e assim seria interessante e pessoas que naum comentam muito e naum tem tempo para ajudar o site(assim como eu) poderiam contribuir sem ter a grande responsabilidade comentada pelo nosso caro tio ben

      1. mas é burocrática e demoraria para escolher e uma enquete numa supriria a imensidão de titulos que pode haver, sem mencionar que o resultado dela tem que ser compativel com o que o grupo responsavel pelos cdms estarão lendo. não adianta um manga que nenhum dos responsaveis pelo cdm ganhar e não tiver alguem para escreve-lo.

        eu acho bem inviavel e problematico algo assim. o cdm random tem que ser decidido pelo grupo que vai participar e fazer os cdms. é simples e eficiente dessa forma.

        1. Apesar de que uma enquete seria interessante pra dar ao grupo uma ideia do que fazer, sem nenhum comprometimento por parte do grupo de fazer o mangá vencedor. O grupo poderia escolher alguns mangás, jogar na enquete e ver o que a galera acha. Fazer um negócio informal mesmo.

          1.  é desse jeito que eu pensei mesmo… os caras que escrevem botam pra votação alguns outros mangás que estão lendo

  15.  Precisa acompanhar dois mangás para poder se inscrever, huh… <^^'

    Acho que eu vou tomar isso como um sinal para que eu não tente me ocupar mais do que já estou ocupado…(ou eu poderia admitir que acompanho Naruto, mas prefiro a primeira opção) ;p

  16. acho muito bom a reunião da galera para saber o breve futuro do CDM. União é tudo!vamos lá galera…mãos na massa pois vcs tem o nosso apoio.

  17. “quem sabe até mesmo antes do mês acabar o Conversa de Mangá já não retorna? Pode acontecer”…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….SERAAAA.

  18. Cara pergunta mega idiota, ainda esta aberta as inscriçoes? me acidentei de carro e acabei ficando sem internet por um bom tempo… e so agora vi o post….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.