Age of Empires: A Era das Colonizações! – Especial Através das Eras – Parte 3 de 3

E finalmente chegamos a parte 3 do nosso especial Através das Eras. Vimos sobre os impérios da antiguidade e sobre os da idade média. Dessa vez vamos descobrir um pouco mais sobre as civilizações e das inovações que o Age of Empires 3 trouxe para a série. E pra quem não tava acompanhando nosso especial, veja aqui a parte 1 e a parte 2. E que comecem as navegações!

Uma ressalva da edição anterior: O Diogo comentou que AoE 2 tem sim música, e que é necessário estar com o disco no drive para ouvi-la, curioso, pois eu nunca tinha conseguido escutar. Inclusive de boa vontade ele mandou lá o link para a trilha sonora no youtube, infelizmente eu não pude escutá-la toda, pelo fato de a minha netzinha discada não deixar, mas pelo pouco que pude escutar é muito boa, dêem uma conferida lá!

Acredito que a maioria de vocês devem se lembrar mais do AoE 3 do que do segundo game. Ele é relativamente novo e vocês devem ter jogado bastante ele. Age of Empires 3 trouxe muitas melhorias e inovações para a série como um todo, enquanto que trouxe gráficos relativamente pesados para os games da época, inclusive pro meu computadorzinho de 256 mb RAM que eu tinha na época. Eu não podia acompanhar batalhas navais na tela, senão começava a ficar extremamente lento, quase travando, o jeito era fazer uma grande quantidade de navios e deixar eles brigando lá enquanto olhava para um local “seguro” da tela. Mesmo com toda essa lentidão, fui um herói e zerei os três capítulos da campanha, hehe!

Mas vamos falar do início, mais propriamente da tela de abertura que de relance já mostrava o primeiro dos conceitos inovadores que Age of Empires 3 nos trouxe, a colônia. A música de abertura estava lá, inesquecível, para quem não ouviu a do post anterior, segue a música:

O modo de mapa aleatório foi melhorado, chamado de Escaramuçador agora. Nele você deveria escolher uma das civilizações com a qual você queria jogar, e isso criaria uma espécie de perfil no game. A partir daí, a cada mapa que você jogasse você iria fortalecendo mais e mais a sua civilização. Como? Através do sistema de metrópoles, que eu falarei mais tarde.

As suas ações no cenário iriam determinar o crescimento da metrópole através do sistema de experiência. Se você fizesse tropas ou prédios, ganharia EXP, ou se você destruísse unidades inimigas e prédios também iria gerar experiência. Até mesmo em algumas tecnologias que tinham como principal foco isso. Através da experiência você aumentaria o nível da metrópole, desbloqueando melhorias visuais como um bêbado que fica andando pela cidade, entre outras coisinhas. Mas não para por aí, você ganhava o direito de comprar novas cartas dos prédios de sua cidade. What? Cartas? Mas isso não é um RTS? Calma, que a gente vai falar disso já já! Quer dizer, vamos falar logo!

Age of Empires 3 trouxe ainda como inovação esse sistema de Decks de cartas que você usaria para lhe ajudar durante o games. Ele funciona da seguinte forma: A experiência acumulada não serviria somente para você aumentar o nível da sua metrópole mas também encher um medidor que indicaria os suprimentos que sua colônia iria receber. E as cartas entram justamente aí, elas SÃO os suprimentos. Por exemplo, existe uma carta que concede 300 caixotes de comida, aí lá no seu Centro da Cidade você recebe umas caixas de comida que se coletadas por aldeões aumentam suas reservas de comida em 300, logicamente. E aí antes de cada cenário caberia ao jogador organizar o seu deck de melhor forma a garantir seu tipo de estratégia.

As cartas eram do tipo mais variado. Desde para enviar colonos, recursos, ou mesmo para conceder melhorias únicas para suas unidades, como o explorador. Outras cartas permitiam que você construísse prédios especiais como a fábrica e o forte. Palmas para o AoE 3 pelo sistema divertido e inovador!

E a diversidade está de volta em Age 3, as civilizações estão mais variadas do que antes e trazem várias novidades para cada uma como as várias unidades únicas. Os Franceses por exemplo têm os Courer des bois que são colonos melhorados com poder de combate aumentado, inclusive, sem falar de uma das melhores cavalarias dos jogo, que são os Cuirasser.

E em falar de civilizações, são oito dessa vez: Ingleses, Franceses, Alemães, Russos, Espanhóis, Otomanos, Portugueses e Holandeses. Claramente o período retratado em AoE 3 é o das Grandes Navegações, e também Industrialização. Mas ainda assim é possível encontrar bastante unidades portando armas brancas.

A campanha agora retratava a história da Família Black, mas sem fugir dos fatos históricos que se misturavam a ficção. Os personagens se misturavam a cenários históricos. A campanha era divertida, e a história era legal. Eram três metrópoles diferentes distribuídas pelos capítulos.

Ah, e quase esqueci de falar de outros dois sistemas muito interessantes adicionado em AoE 3 que foi a questão das feitorias e tribos indígenas. As feitorias são construções especiais que eram feitos em locais especiais, e onde era construída tinha uma função nova: À beira de estradas e nas tribos. Se construída na beira de estradas elas forneciam a opção de ganhar recursos através de caravanas que passavam de tempo em tempo, além disso você poderia melhorar a estrada, até mesmo em nível de ferrovia para melhorar a velocidade com que você ganha esses recursos.

Já a questão das tribos indígenas era mais complexa, existiam várias e com a adição de expansões aumentaram mais ainda, entre elas é possível citar por exemplo, os Astecas que chegaram a virar civilização na primeira expansão. Ao se construir aquele prédio nas aldeias, você ganha a habilidade de trocar conhecimento com os indígenas, podendo recrutar suas tropas e adquirir conhecimentos novos e únicos. E imagine aí, cada tribo tem seus próprios soldados e tecnologias.

As expansões vieram trazendo novas tribos, e claro, novas civilizações. The Warchiefs trouxe os Astecas, Sioux e Iroqueses enquanto que Asyan Dinasties trouxe Indianos, Chineses e Japoneses. A principal reclamação de muitas pessoas em relação à essa expansão foi a questão do desbalanceamento por conta dessas novas civilizações, mais as da segunda expansão, infelizmente eu não sei muito pois pouco joguei as expansões.

É isso gente! Eu espero que vocês tenham gostado desse especial Através das Eras, foi trabalhoso mas ao mesmo tempo gratificante escrever essa série, eu agradeço bastante os comentários de todos vocês, seja elogiando, ou me lembrando algo que eu acabei esquecendo, ou mesmo corrigindo! Valeu mesmo e até outra vez!

P.S – Créditos ao meu amigo Abraão que me ajudou nas escolhas de imagens.

Isso também pode lhe interessar

26 Comentários

  1. Baita evolução nos gráficos, como eu só joguei o 1 nem sabia que o 3 era assim, foda. Lembrei que eu jogava Total Annihilation Kingdoms, alguem conhece? Era mt bom tbm.

      1.  Se eu n me engano ele eh de 99, mas eh foda, tipo, eram 4 reinos, cada monarca era de um elemento, tinha o rei da terra q fazia uns caras mais medievais, mago arqueiro, cavaleiros e tals, a rainha da agua com monstros marinhos e navios, tinha a mulher do ar que fazia feras selvagens, tipo basiliscos, trolls e tals, e o velho necromante do fogo que fazia zumbis e uns monstros mt doidos, aih cada um lutava pelo trono, nossa eu joguei durante anos, gostava mesmo dele.

        Catei um video random dele  –  http://www.youtube.com/watch?v=rIf7piAVBlg&feature=related   – depois da historia mostra o gameplay de uma missao dos caras da terra contra os do fogo.

  2. muito bom esse foi o unico AOE q não joguei então vo baixar pra jogar tbm
    otimo espeçial Raphael me deu nostalgia e vontade de jogar novamente muito obrigado

  3.  Parabéns pelo trabalho man, são jogos épicos, sem dúvida, porém, organizar todos as matérias da forma como você fez, certamente é bem complicado.

    Não joguei muito este jogo, assim como você quando pequei ele para jogar, meu note não conseguiu rodar perfeitamente, daí nem tive muito interesse em continuar, travava muito.

    Mas ainda pretendo jogar, agora que comprei um pc mais decente.

  4. Lembro que meu hype pra esse jogo era estratosférico. Era PC gamer na época e fã inveterada de Mythology, e aí anunciam… Age of Empires III! QUE GRÁFICOS, OMG. Fiquei babando por meses até lançar, fui na loja no primeiro dia buscar, coisas assim.

    A pena foi o jogo decepcionar, hahaha. Não joguei quase nada dos dois anteriores pra comparar, mas medindo com AoM, nossa… bem inferior. Lindo, claro, mas falta alguma coisa nele. Mesmo assim, terminei, joguei bastante no online, minha metrópole ficou foda, etc, etc. O problema é que ficou pra sempre marcado como decepção, hehe.

    Excelente matéria, Meltoh! No aguardo do bônus. ;]

    1. Obrigado Dakini. Quando joguei ele até que eu senti isso que você disse porque meu pc era limitado, então eu sabia que faltava muito do jogo pra eu jogar. Mas quando estava com pc bom, peguei o jogo pra jogar, e logo larguei…

  5.  O unico dos tres que eu comprei!
    eu adorei! assim como o anterior, eu joguei horas e horas!
    a unica coisa que o faz perder para o 2 é pq aborda uma epoca que cativa menos pra mim!
    sou muito mais a epoca das espadas e castelos do que das navegaçoes!
    belo post, os 3 por sinal!
    como disse, vc é o culpado de me fazer perder o foco do trabalho final pra ficar com vontade de jogar novamente esses grandes jogos auhuhahu
    eu ainda pretendo comprar as expansoes!
    no jogo normal, eu gostei mais dos ingleses =D e os indios americanos!

    1. Eu também prefiro a idade média, não que a idade moderna não tenha seu charme, mas a idade média é a idade média, né?

      kkkkkkkkk, foi mal renato, mas vá fazer o seu trabalho que é importante, as férias tão chegando kkkk

      Os indios americanos não eram da primeira expansão?

      Vlw, renato! ^^

      1. rsrsrs, falo isso pra mim toda hora, RENATO, MANTENHA O FOCOOOOOOO NO TRABALHO RSRS

        nao, no tres, quando vc joga com a mulher que ta construindo a ferrovia, vc usa os indios que sao amigos delas, eu curti eles rsrs 

        concordo, idade media é idade media rsrs…. por isso que eu nem quero um AOE4, pq nao tenho interesse em tanques e armas de fogo modernas…

  6. Caramba, todas as 3 partes desse especial ficaram realmente muito boas. Feeling nostalgic total. Eu joguei AoE 3 uma vez, na casa de um colega, e não gostei muito. Apesar de não ter gráfios tão incríveis quanto o seu sucessor, AoE 2 continua sendo o meu queridinho.

  7. Cara, eu adorei esse especial,não se vê por aí uma matéria desse porte lembrando de séries antigas e fiquei muito feliz pois me identifiquei com muitas coisas que vc falou contando sua opinião pessoal… Esse especial me fez voltar a jogar Age um que eu tinha instalado no Notebook mas não jogava a milênios e me deu vontade de re-jogar o 2 e jogar pela primeira vez o 3. Muito obrigado! Gostaria de ver mais especiais desse tipo. Deixa o leitor ansioso esperando o próximo capítulo.
    Um abraço!

  8. Muito boas as 3 partes, realmente bateu aquela nostalgia.

    Joguei só o Age 2 quando tinha uns 9,10 anos, sempre gostei, mas depois que lançaram o Mythology eu só joguei ele. Bem que poderia fazer ua matéria sobre ele, não? A campanha é muito épica, eu e meus amigos por vezes lembramos frases clássicas da dublagem como: ”Arkantos, eles levaram o tridente!”.

    Quando lançou o age 3 fui correndo comprar, ams assim como o Dakini, fiquei decepcionado, joguei, mas parece que falta alguma coisa nele, talvez seja por eu gostar mais de combates só com armas brancas.

    No geral, parabéns pelos 3 ótimos posts, espero que possam fazer algum nos mesmos moldes mas sobre o inesquecível age of mythology.

    Abraços

  9. Rapaz,tu descreveu a cituação de muita gente com o 3° parágrafos,acredite ,todos passamos pelas mesmas cituações em relação aos gráficos. Eu fazia a mesma coisa que tu fazia,olhava no mapa quem tava anhando e perdendo através dos pontinhos azuis e vermelhos.
        Para mim,esse foi o melhor Age of Empires(sei que o preferido da galera é o 2,mas não é o meu caso,sou uma ovelha negra),mas em compensação ele foi o mais fácil de Jogar(pelo menos eu achei mais fácil do que o 2 e o 3).
         Muito legal o post,você falou muito das cituações que não só você passava,mas todos nós.Ah!Depois desse post você vai fazer mais outro de algum outro jogo?

  10. Esse jogo é realmente épico, tbm zerei as três campanhas principais, e no meu pc tbm dava aquelas travadas nas batalhas maritimas xD, eu gostei muito desse jogo, acho a campanha dele melhor que a do 2, mas ainda sim prefiro o Aoe2, nao sei porque, acho que foi porcausa dessa adiçao de armas de fogo, e pq a idade média é idade média x). Mas ainda pretendo jogar as duas expansões dele.

    Há! e eu tbm concordo com o pessoal ai tinha que ter um especial sobre o Age Of Mythology que tbm foi um grande jogo.

  11. Sou assim tbm. Já joguei tds os Ages (menos as 2 expansões do 3) e oq mais gostei foi o 3 msm. Sempre lembro da musiquinha de inicio de jogo. Tbm lembro dos holandeses(usava mt). A pena eh q meu CD estragou e n pude mais jogar, mas qnd tiver uma oportunidade, jogarei.

    Ah, e ótimo post. Me deu mt vontade de jogar 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.