Lendo

Capas e as novidades para as HQs Disney em Junho! Novas revistas! [Extra: Entrevista com Paulo Maffia]


Anteontem a Editora Abril revelou oficialmente (Via Planeta Gibi) uma porrada de novidades. Para quem ainda não está por dentro, deixe-me resumidamente contar o que podemos esperar da linha editorial Disney a partir de Junho:

  • Pateta ganha uma revista mensal, somente com histórias inéditas e seguindo o modelo e formato das revistas mensais tradicionais, como a Mickey por exemplo. Finalmente o Pateta ganhará a chance que merece no Brasil. As tentativas recentes da década de emplacar uma revista do personagem por aqui, se resumiam a edições de 36 páginas, péssimo papel e somente republicações. Esta é a primeira vez em muito tempo que veremos um dos mais amados personagens Disney ganhar a revista que merece. Conteúdo inédito e fresquinho, com mesmíssima qualidade das tradicionais publicações. Que essa revista dure centenas de números!
  • Minnie também ganha uma revista mensal, e também somente com conteúdo inédito e no mesmo formato que as mensais tradicionais. Em contrapartida, a revista lançado em meados de 2010 chamada Minnie Pocket Love está oficialmente cancelada.
  • Disney Gigante oficialmente chega as bancas em junho! Lembra da enorme matéria que fiz aqui no blog sobre quadrinhos Disney em preto & branco? (Relembre aqui!) Pois então, ela chegou! Com 240 páginas, se for bem sucedido nas vendas, será semestral num primeiro momento, terá formato de 20 x 30cm (enorme!). Preço também foi definido: R$ 14,95. E já adianto e digo que não achei caro, pois mangás com 40 páginas a menos e que são em formatinho custam nas bancas hoje em dia na média de 10 reais. [ATUALIZAÇÃO 01/06/11: Fotos e primeiras impressões de Disney Gigante clicando aqui!]

As capas destas três novas revistas abrem este post!

  • Disney BIG agora é bimestral! Uia, 300 páginas a cada 2 meses dá 1.800 páginas por ano! O formato permanece inalterado.
  • Natal de Ouro Disney #2 está confirmada oficialmente e chega no final de novembro!
  • Os Almanaques de personagens ganham periodicidade oficial! Almanaques do Pato Donald, Mickey, Zé Carioca e Tio Patinhas serão bimestrais e a segunda edição começa em junho mesmo! Os outros seis títulos de almanaques viram semestrais, sendo que Almanaque do Prof. Pardal e do Pluto saem em julho, Almanaque do Peninha e Super-Heróis Disney em setembro e Almanaque da Margarida e do Pateta em novembro. O formato dos almanaques permanece inalterado.
  • Infelizmente uma fatalidade: Pura Risada com o Mickey foi cancelado. Uma pena pois eu realmente estava gostando da revista, do formato de luxo, do material inédito e da qualidade geral da mesma. Vai me deixar com saudades. (Obs: Mas eu fui um dos primeiros a dizer que tanto ela quando Minnie Pocket não durariam. Boas revistas, mas elas tinham seus erros bem claros e óbvios)
  • Edições de Férias/Extra (Donald, Mickey, Pateta e Patinhas) continuam se revezando a cada três meses. Nada muda por enquanto.
  • E ainda há edições especiais não reveladas, ou seja, isso provavelmente não será tudo da linha Disney que veremos em 2011!

Opa, calma que o post não acabou!

Depois do continue, veja as capas de Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas e Zé Carioca de Junho! De lambuja, já mostro também a Disney BIG #9 e Disney Gol #1 lançadas semana passada e que ainda não tive tempo de criar as prévias (mas podem esperar por elas). Além disso, o editor dos quadrinhos Disney aqui do Brasil, Paulo Maffia, gentilmente aceitou responder uma pilha de perguntas que mandei para ele por e-mail, muitas delas a respeito das novas revistas. Como será o conteúdo das novas mensais, sobre a questão da assinaturas de algumas, sobre algumas das revindicações que os fãs e colecionadores pela internet vivem chorando, etc. Vale a pena dar uma olhada. Não tem nenhuma revelação bombástica, mas esclarece muitas dúvidas que tive neste primeiro momento em relação as novidades anunciadas.

Capas das quatro mensais de Junho!

* Agora são seis, mas a capa de Pateta e Minnie já estão na abertura do post!


Adorei as capas, em especial a do Pato Donald. Fiquei com a impressão de que conheço essa arte ou imagem, mas não consegui identificar de onde seja. Alguém sabe? Tio Patinhas também está bonita, lembrando que o inverno, por aqui, está chegando (já chegou alias), apesar de que na República das Bananas não tem neve (não como em certas regiões do mundo). Mickey conclui a saga do Casty que começou em maio e eu nem li ainda (não pergunte, porque é uma longa e odiosa história que vou contar em breve por aqui). Zé Carioca é uma capa-cópia, pois ela é quase idêntica a edição #2078 (veja) que saiu em junho de 1997 (tenho na coleção, lembrei dela na hora), comemorando o mês da Festa Junina (que nem ligo muito). O conteúdo delas ainda é um mistério. Quando as tiver em mãos, farei as prévias!

Disney BIG #9 e Disney GOL #1 já nas bancas!

[Atualizado: Prévia de Disney GOL #1 neste link!]

Capa de duas revistas que foram lançadas na semana passada e que estou preparando os posts individuais de cada uma. BIG #9 está sensacional, com dobradinha de Barks & Rosa, com a saga Esferas do Milênio completíssima, HQ que junto o universo dos patos e dos ratos numa única trama de 100 páginas. E a edição ainda tem no elenco dos talentos da casa: Renato Canini, Carol e Pat McGreal, Paul Murry, William Van Horn, Marco Rota, Ivan Saidenberg, Vicar e muito mais! Eu sei que sempre digo isso a cada edição, mas BIG mais uma vez chega com uma edição imperdível!

Já Disney GOL é um lançamento novo, e chega mandando bem. Como a Copa América vai rolar em Junho, a Editora Abril preparou esta nova revista, que terá 4 edições, saindo quinzenalmente, com 160 páginas cada, mesclando histórias inéditas com republicações clássicas com os personagens Disney e a temática do mundo do futebol.

Não que todas as HQs só falem de jogos de futebol, mas todas recebem influência em cima do tema. Por exemplo, a primeira HQ da GOL #1 traz Donald & Peninha na série P.A.I. (Patinhas Agência de Inteligência), ou seja, a temática é de espionagem pastelão (com o Peninha só podia ser assim), mesclado numa trama de futebol. A revista segue com outras boas histórias. Mas isso a gente conversa na prévia que irei montar nos proximos dias, com as páginas escaneadas e tudo mais. Mas já vale a pena dizer que gostei da qualidade das histórias, da qualidade gráfica da revista e já estou ansioso por Disney GOL #2, que deve chegar nas bancas já na próxima semana!

Extra: Bate-papo com Paulo Maffia! [1ª Parte] (Editor dos Quadrinhos Disney na Abril)

[ATUALIZAÇÃO 01/06/11: Parte Final da entrevista clicando aqui!]

Quem acompanha o Portallos sabe que não sou especialista em entrevistas, isso é papel do Pedro, que manda bem mesmo. Então nem considero a conversa com o Paulo como uma entrevista. Vejo mais como um bate-papo mesmo.

O oportunidade surgiu ontem, nos meus muitos e-mails habituais que vivo mandando pra Abril, com sugestões, reclamações ou perguntando as coisas porque não tenho paciência para esperar as revistas chegarem nas bancas (fã é chato mesmo!), enfim, em um destes que perguntava algumas coisas sobre a revista do Pateta, o Paulo replicou dizendo algo como “vamos fazer algo belezinha pra você colocar no blog?”. Topei na hora, é claro! Mas como disse, fã é um porre mesmo, depois de algumas horas mandei uma lista enorme de perguntas, fiquei até com medo dele desistir pelo tamanho que ficou. XD

As perguntas ficaram divididas mais ou menos em 5 partes: Pateta e Minnie Mensal, Almanaques, Disney Gigante e BIG, Mensais Tradicionais e Especiais. Hoje o Paulo mandou pra mim as respostas das três primeiras partes. Ele me garantiu que vai responder o restante em breve para que eu possa mostrar aqui no blog.

É por esta razões que não tem neste primeiro momento, perguntas relacionadas as revistas do Pato Donald, Tio Patinhas, Zé Carioca e Mickey. Eu as fiz, mas ainda não foram respondidas. O mesmo vale para os encadernados e possíveis especiais que podem sair futuramente. Torçam para que o Paulo responda-as o quanto antes.

Segue:

Sobre Pateta e Minnie Mensal…

TMT: Pateta e Minnie, em formato mensal, estreiam na próxima semana: pode adiantar o que os fãs podem esperar do material inédito destas duas revistas? Séries como “Pateta Reporter” e “Pateta Escritor” irão aparecer na revista? A Clarabela também tem uma série muito bacana chamada “Clarabela Reporter”. Alguma chance dela aparecer na revista da Minnie?

Maffia: Se eu fosse definir em uma palavra a linha editorial destas duas novas revista seria: diversidade! Teremos de tudo: HQs longas, curtas, italianas, dinamarquesas, etc. e todas, muito divertidas. As series que você citou, não entraram no mix. Elas devem ser publicadas em uma serie de edições especiais ao longo de 2012.

TMT: Sobre a revista do Pateta, os leitores poderão contar com HQs inéditas do Superpateta e do Indiana Pateta?

Maffia: Sim, teremos HQs inéditas do Superpateta e do Indiana Pateta.

TMT: As revistas terão sessão de cartas dos leitores, assim como as 4 mensais tradicionais possuem?

Maffia: Sim, quem quiser já pode mandar suas dúvidas (disney.abril@atleitor.com.br).

TMT: Talvez ainda seja cedo para falar sobre isso, mas existe a possibilidade das novas mensais entrarem dentro do pacote de assinatura que existe dos quadrinhos Disney?

Maffia: Sim, isso já esta em estudos e deve acontecer em algum momento de 2012.

TMT: O que não deu certo em Minnie Pocket Love para que tenha sido substituida por uma mensal? Ou podemos considerar a Minnie mensal uma evolução de MPL?

Maffia: Sem duvida a revista mensal é uma evolução. Agora a revista não vai falar só de um assunto (o amor) como em Minnie Pocket Love, vai ter humor, aventura, e muito mais. É uma mix mais amplo.

TMT: Eu preciso perguntar! Por que a insistência na personagem Minnie ao invés da Margarida? Número de fãs? Mais material criado lá fora?

Maffia: A Margarida é um personagem maravilhoso, mas acho que com a Minnie temos uma gama maior de situações. As meninas se identificam muito com ela.

TMT: Pateta Mensal vem para reforçar o número de páginas inéditas por mês para universo dos ratos, não? A família pato sempre teve duas revistas de inéditas, enquanto Mickey sempre se apertou com o Pateta em uma única revistinha pequena. A mensal do Pateta trará o mesmo clima de aventura/ação que existe em Mickey, mesclando é claro com comédia, que é algo presente na própria personalidade do Pateta, ou o foco da mensal do personagem será exclusivamente HQs de comédia?

Maffia: Vamos resumir assim; na revista do Mickey, a prioridade são as grandes aventuras, o mistério, afinal, ele é o maior detetive das HQs. A comédia acaba ficando em um segundo plano na revista do camundongo. Na revista do Pateta as coisas serão mais bem divididas, teremos espaço para aventura/ação, igual ao que temos para comédia. Outra coisa, não teremos só HQs com o Pateta contracenando com o Mickey, teremos HQs dele com o Gilberto, Horacio, Pluto, etc, ou seja, será bem variado.

Sobre os Almanaques…

TMT: Os Almanaques do Pato Donald, Mickey, Zé Carioca e Tio Patinhas se tornaram bimestrais. Por que exatamente estes personagens? No lançamento de dezembro passado, estes quatro foram os mais vendidos frente aos demais?

Maffia: Todos os almanaques venderam muito bem (com pequenas variações), nós decidimos que os almanaques do Pato Donald, Mickey, Zé Carioca e Tio Patinhas se tornariam bimestrais, porque são principais personagens das HQs Disney no Brasil.

TMT: Mas com Minnie ganhando uma mensal com inéditas, não parece meio injusto a Margarida ficar só com um almanaque semestral? Também fico pensando no Peninha, afinal ele é um dos grandes personagens que foram muito bem moldado no Brasil nos anos de produção brasileira, e também ficou com um almanaque a cada seis meses. Estes personagens mereciam um pouquinho mais, não acha?

Maffia: Peninha é um personagem pouco conhecido pelo público infantil, que é a grande maioria do nosso publico (ele não aparece nos desenhos da TV, isso faz uma diferença absurda em resposta de público) então no momento o almanaque dele fica sendo semestral, além de participações nas demais revistas da casa. Basicamente o mesmo vale para a Margarida!

TMT: Chegou aos ouvidos da Abril algumas reclamações quanto ao trabalho da lombada de alguns almanaques (lombada descolando/molenga)? Será tomado um maior cuidado nas novas edições?

Maffia: Sim, Claro.

TMT: O que podemos esperar na seleção de histórias das novas edições dos almanaques? Serão resgatadas histórias mais antigas que não são republicadas no Brasil desde a década de 90, mesclando com HQs publicadas nesta última década?

Maffia: Modéstia à parte, seleção de histórias das novas edições dos almanaques esta simplesmente espetacular! Teremos grandes clássicos, dos mais variados Mestres Disney, que não eram publicados aqui há, 15, 20, 30, 40 anos. Um tesouro a cada edição!

TMT: O formato dos almanaques bimestrais irá permanecer idêntico aos lançados em dezembro. Mas, e os almanaques semestrais (Prof. Pardal, Pluto, Margarida, Peninha, Pateta e Super-Heróis)? Existe a possibilidade deles ganharem um novo formato, com mais páginas?

Maffia: Não, continua tudo como no número 1.

Sobre Disney Gigante e Disney BIG…

TMT: Disney Gigante chega em Junho! Se a publicação vingar, ela deve se tornar semestral. Existe já um palpite do tema da segunda edição, ainda que não oficial?

Maffia: Por enquanto não

TMT: A primeira Disney Gigante está seguindo integralmente a edição italiana I giganti di Topolino #4. Por que foi escolhido logo está edição? Foi imposição da Disney seguir literalmente a seleção de histórias da versão italiana?

Maffia: Não houve imposição, somente achamos o tema de vilões apaixonante, afinal, os vilões, principalmente os das HQs Disney, são detestavelmente apaixonantes: eles não se importam com o que os outros pensam, têm liberdade para agir como querem e, por causa disso, vivem de forma até mais intensa do que os heróis.

TMT: Disney BIG finalmente se tornou bimestral! O que podemos esperar da revista ao longo de 2011? Existem planos de republicar outros arcos como “Esferas do Milênio” que está saindo em BIG #9?

Maffia: Disney Big vai continuar com seu excelente nível editorial, e sempre que possivel estaremos publicando sagas completas.

TMT: Quanta comoção dos leitores é preciso para incluir uma sessão de cartas em Disney BIG?

Maffia: Não teremos sessão de cartas em Disney BIG.

TMT: Algumas comunidades de leitores na net comentam regularmente a possibilidade de vez em quando algumas edições de BIG virem de forma “temática”, seja por um artista ou um personagem. É possível que aconteça algo assim?

Maffia: Acho difícil, edições temáticas, foge da linha editorial da revista.

TMT: Talvez seja cedo para falar disso também, mas com a BIG bimestral, ela poderia vir a ganhar uma assinatura anual, separada do pacote mensal que existe dos quadrinhos Disney?

Maffia: Isso já está em estudos!

TMT: É possível num futuro, que a BIG venha a trazer uma ou duas HQ inéditas por edição (abrindo e fechando a edição), como Minnie Pocket fez?

Maffia: Não, Disney Big não terá HQ inéditas.

A entrevista ainda não acabou, ela continua… em breve! XD

Observações e finalizando!

Acho que os colecionadores ou fãs mais afobados, como eu, vão notar algumas questões que deveriam ter sido feitas e não as fiz ao ler a entrevista acima. Não é que não fiz, realmente teve alguns pontos que o Paulo não respondeu. Questões como a possibilidade de lombada com numeração em Disney BIG, personagens menos famosos no mix, ou até mesmo a possibilidade de republicar a 1ª HQ de Donald Duplo (que saiu em 2009) em BIG. O jeito é continuar mandando e-mails e pedindo por estes pontos, se for do seu interesse.

Outra questão é quanto a sessão de cartas em Disney BIG. Eu vivo enchendo o saco da Abril pedindo por uma sessão própria para a revistona, mas parece que ainda não está nem em cogitação. Mas comoção existe sim, tem um tópico lá no forum do Projeto Inducks, onde está se discutindo não só se os fãs gostariam de uma sessão de carta, mas até mesmo o que pode melhorar em Disney BIG. Quer quiser ver o debate/enquete, basta clicar aqui. Claro que não é uma discussão oficial ou que a Abril seja obrigada a acatar o que debatemos lá, mas isso não significa que a conversa entre os fãs não vale a pena.

Quanto as datas de origem das HQs em revistas como os almanaques! Isso era algo que estava na sessão perguntas dos almanaques, e chegamos a algo que não ficou satisfatório nem pra mim e nem para o Paulo (perdemos o foco). Por isso ele concordou em conversar comigo com mais calma, e tempo, sobre a questão das datas, antes da publicação da segunda parte desse bate-papo. Calma que não esqueci desse assunto.

Mas no geral, curti demais essa primeira parte. Não tem nada bombástico, como já havia avisado lá no começo da matéria, mas gostei de saber alguns detalhes legais sobre as novas revistas, como novas HQs inéditas do Superpateta, a possibilidade do Indiana na revista do Pateta, que a Abril já está pensando em assinaturas para BIG e as novas mensais. 🙂

Espero que vocês tenham curtido o postão e aguardem porque ainda essa semana, ainda tenho outras matérias Disney para lançar no Portallos. o/

E meus agradecimentos, novamente, ao Paulo Maffia, e Editora Abril, pela entrevista e por sempre estar em contato com a gente, seja retirando dúvidas ou até mesmo enviando material de divulgação das revistas a serem lançadas (as capas de Junho foram fornecidades pelo Maffia alias). Acho show esse contato da editora com fãs e com blogs!

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios