Super-herói do dia: Banshee! (X-Men)

O irlandês Sean Cassidy, codinome Banshee, surgiu pela primeira vez em X-Men #28 (1967). Nascido em uma família nobre irlandesa, é um tradicional personagem do universo mutante.

Quando ainda era jovem, Cassidy foi confundido como terrorista pelo corrupto policial McLanahan, sem provas alguma. O policial estava em uma perseguição motorizada na intenção de capturar Cassidy, e essa perseguição terminou com Cassidy sendo empurrado junto na direção de um desfiladeiro a beira do mar. O mutante já havia descoberto seus poderes há alguns anos, sendo capaz de emitir ondas sonoras poderosas quando grita. Mas ele não usava seu poder devido a superstição que os líderes do condado onde nasceu tinham sobre os Banshees, lendárias criaturas fantasmagóricas do folclore irlandês que gritavam tenebrosamente.

Mas quando Cassidy viu-se despencando penhasco abaixo, usou seu poder para se safar voando para terra firme. Em meio à disputa amorosa entre ele e seu primo Black Tom pelo coração da bela Maeve, o jovem mutante torna-se um policial da Interpol. O trabalho de Sean o manteve afastado de Maeve, e ele nem soube que ela tinha engravidado e dado à luz a uma filha, Theresa. Porém as duas foram dadas como mortas durante um ato terrorista. Mas Theresa sobreviveu, e foi “adotada” por Tom em segredo. Quando retornou para sua casa, Cassidy soube da morte da sua esposa e ficou irritado  com Tom por ele não tê-la protegido, ferindo-o gravamente na perna.

Black Tom tinha muito ciúmes da relação de Cassidy com Maeve, e queria contar sobre Theresa para seu primo, mas devido a agressão que sofrera decidiu esconder o bebê e criá-la como sua própria filha. Cassidy um tempo depois foi recrutado por Charles Xavier para integrar a segunda terceira formação dos X-Men, e suas aventuras com o grupo levaram-no a conhecer Moira Mac Taggert, uma cientista que vivia na Ilha Muir, e os dois desenvolveram uma relação amorosa.

Como X-Men, Banshee viveu inúmeras aventuras, perdeu seus poderes para salvar o Japão, descobriu sua filha, reativou a Academia Massachussets com Emma Frost, sofreu com a morte de Moira a ponto de virar um bêbado solitário, recuperou-se criando a força policial mutante Corporação X, foi traído e teve a garganta cortada pela Mística, fazendo com que ele perdesse a voz. Banshee passou város meses em recuperação, mas não voltar a falar.

Tempos depois, Sean tentou voltar para a América para dar informações que poderiam ajudar a elucidar o desaparecimento do Prof. X, mas o vilão Gabriel Summers tomou o controle do Pássaro Negro e fez com que ele voasse na mesma direção do avião em que Cassidy estava. Banshee tentou usar seus poderes para deter a colisão, mas não teve força suficiente e morreu no impacto entre os dois aviões; até o fim de sua vida ele tentou proteger vidas inocentes, e se tornou uma perda irreparável para a comunidade super-heróica.

Em X-Men: Primeira Classe, Banshee é interpretado por Caleb Landry Jones. E não se esqueçam, X-Men: Primeira Classe estreia no Brasil dia 3 de Junho.

More from Mauri Link

Novos (e exclusivos) personagens em Marvel Ultimate Alliance 2

O maior e melhor jogo de super-heróis está chegando! Mas as novidades...
Read More