E3 2011: Baixas expectativas para evitar futuras frustações? [Reflexão]

Sempre gostei da E3. O maior evento anual gamer que existe. Claro que mesmo gostando não dá para dizer que a E3 sempre supre as minhas expectativas. Decepções são normais: jogos que todo mundo espera e não são revelados, acessórios que todos sabem que serão inúteis e com baixo suporte, sequências óbvias de games que nem são assim tão originais, sem mencionar aqueles projetos que muitas vezes acabam sendo totalmente diferentes quando são lançados, isso quando não são cancelados.

Este ano, entretanto, não estou muito positivo com a E3 em relação a novidades realmente originais e interessantes. Vou explicar melhor as razões para tal, mas a sensação geral que sinto é que esta atual geração esfriou mais do que deveria. Os principais lançamentos do ano se resumem a sequências de franquias famosas, que já apareceram nessa geração. Sequências que muitas vezes não são assim tão diferentes de seu antecessor e por isso, amargam aquele gosto de “mais do mesmo”, ainda que a franquia seja ótima. Os consoles também não andam oferecendo muita coisa original e única, as plataformas parecem que já atingiram sua potencialidade e não tem muito mais o que fazer nesse departamento. E com tudo isso, a criatividade para novas propriedades intelectuais, personagens e games, caem na mesmísse da geração. Ser surpeendido está cada vez mais difícil hoje em dia. E é por isso, que as minhas expectativas para esta E3 está lá no fundo do poço, quem sabe assim, alguém não consegue me surpreender?

O que esperar da Nintendo?

A principal atração da Big N provavelmente será o Project Café. Tudo que se tem hoje em dia são especulações em torno do sucessor do Wii, então não dá para imaginar muita coisa, porém ainda não consigo ficar animado com esse futuro console da Nintendo.

Primeiro porque duvido que será muito superior ao PS3 e X360. Se for, será uma vitória da empresa, mas considerando a política da mesma de consoles baratos, duvido. Eu venho dizendo a anos que o Wii foi lançado com prazo de validade vencida, que seria o primeiro console dessa geração a morrer e dito e feito. Me preocupa o fato de que um novo console, no nível dos atuais, seja lançado em 2012 e em 2013 a Sony e Microsoft apresentem seus novos consoles, sucessores dos atuais, e com isso novamente o console da Nintendo fique defasado. O correto seria o Wii aguentar até o fim da geração, mas parece que a Nintendo não quer isso. Só espero que o Projeto Café use mídias de Blu-Ray, porque vou achar um enorme fracasso se ficar na mídia de DVD.

Outro ponto pelo qual não me animo por um novo console da Nintendo é em relação ao suporte online. O Nintendo 3DS é a prova mais recente disso (já irei falar do portátil também). A rede online do 3DS ainda não está 100% ativa, a Nintendo já disse recentemente que seu forte não é suporte online, o Wii já foi um lixo nesse departamento e duvido muito que o Projeto Café consiga uma rede online tão eficiente quanto uma PSN e ou uma Live. Enquanto a Microsoft e Sony já possuem a experiência e aplicação neste sistema desde o começo da geração, a Nintendo ainda tem que comer muito feijão com arroz para provar pra mim, que pode lançar algo no nível das concorrentes. Ainda tenho pesadelos com a Big N tentando justificar falta de suporte a chat durante partidas e pelos malditos friends codes. É ver pra crer…

No departamento de games, mais decepções pra mim. O que o Wii teve nesta geração? Super Mario aos montes, um Zelda de Gamecube (e outro que deve sair este ano), dois Metroids (este último que saiu não vez o barulho que estava esperando) e um Donkey Kong (uma das melhores coisas do Wii nesta geração, atrás apenas de Mario Galaxy). Nada de Pikmin, que ficou só na promessa desde o começo da geração, Star Fox que sempre foi um grande fã também não consegue se reeguer desde o Nintendo 64, Mario Party uma das minhas franquias favoritas na geração passada faliu, assim como os excelentes Marios esportivos da Cameloft ou um Luigi Mansion 2. O Gamecube teve tantos games originais da Nintendo, tanta coisa novas e refrescante e neste geração a Nintendo não fez um terço do que fez no Cube com suas franquias. E agora a vida do Wii começa a chegar ao fim, ainda que a empresa não diga que o Wii vai acabar, sempre que um console novo sai, o antecessor morre aos poucos, agonizando diante das novidades do futuro console. A Nintendo apostou demais nos games casuais, com os Miis e suas franquias acabaram ao relento nessa geração. Talvez ela resgate e trabalhe melhor com elas na próxima, mas ainda assim, não tenho tantas expectativas assim. Nintendo virou sinônimo de 1 ou 2 jogos ao ano, no máximo, que valha a pena jogar.

Quanto ao Nintendo 3DS, o portátil não anda fazendo metade do barulho que o DS fez quando foi lançado. As vendas foram altas, mas não tanta quanto a Nintendo esperava. Os games da primeir leva de lançamentos são descartáveis, tirando um ou outro talvez. Os jogos que prometem sair na segunda leva também não animam (remakes de games do N64? Não, obrigado). Franquias famosas como Resident Evil e Kingdom Hearts são legais, mas me diga um game de portátil  destas franquias de consoles de mesa que superam o nível de qualidade das versões não-portáteis? Eu não consigo pensar em nenhum. O 3DS não tem a inovação e originalidade que o DS tinha quando foi revelado. E não me surpreenderia muito se daqui uns 3 anos, a Nintendo não invente um sucessor para ele, do tipo que nada lembre a geração DS, um novo portátil, um novo nome, uma nova proposta, porque nesse conceito, o 3DS não tem nada disso.

Enfim, E3 da Nintendo vai ter console novo, games novos e muitas novidades é claro, mas algo verdadeiramente original, daqueles que lhe deixam com as pernas bambas? Eu não acredito.

O que esperar da Microsoft?

O Xisboca é outro console que já vem dando sinais de que está com o pé na cova, isso se já não estiver. E pensar que o começo desta geração a Microsoft criou tantas franquias novas. Crackdown, que teve uma sequência fraquíssima, Ninety Nine Nights, que também ganhou uma sequência que conseguiu ser pior do que o primeiro game, que mesmo com seus defeitos, era bem divertido, Kameo foi a tentativa de retorno da Rare que os fãs queriam e até foi ótimo pra mim, mas depois da Microsoft deu um pé na bunda da Rare e mandou ela pro departamento dos avatares e dos games casuais, não antes da vergonha que foi com Banjo-Kazooie Nuts e Bolts, que apesar de ser um game divertido não era Banjo 3, que era o que cada fã da franquia sonhou por anos. Halo também começou ótimo no X360, inovador e desafiador, mas a Microsoft conseguiu desgatar a franquia. lançando um novo game por ano. Agora Halo é mais do mesmo. Com Gears of War foi ainda pior, porque o segundo game até hoje tem um multiplayer escroto fora do território americano e o terceiro está vindo aí e mesmo com os bons resultados do beta, fico com um pé atrás na política de online da Epic Games. As parcerias da Microsoft com outros estúdios para games originais, assim como novas franquias caiu drasticamente nestes dois últimos anos, deixando toda a linha de exclusivos da empresa óbvia e cansativa.

O próprio console também está ficando ultrapassado. Enquanto os multiplataformas saem em um único Blu-Rayer Disc no Playstation 3, no xis eles precisam vir em dois ou três mídias, prática que nunca é bem vista pelos gamers, ainda que literalmente isso não atrapalhe em nada a jogativa. Os gráficos também começam a ganhar barreiras entre o PS3 e X360, basta ver o último Killzone lançado no console rival, que coisa mais impressionante que ficou.

Quanto ao Kinect, o aparelhinho até agora ficou só na promessa. Teve sua aparição em duas E3 e ainda não conseguiu convencer toda a comunidade do console. Os games são uma vergonha, cópias descaradas de games do Wii, apenas com melhores gráficos e sem apelo nenhum ao gamers hardcore. Sem mencionar as promesas de funcionalidades que ainda não funcionam. Cadê aquele programinha de pintura que foi mostrado na E3 de 2009? Aquilo era legal! Mesmo que nesta E3 a Microsoft apresente novos games para o Kinect, dificilmente eles irão se mostrar inovadores ou únicos. Shooters em trilhos? Ainda que seja Halo ou Gears, shooters em trilhas são toscos e frustantes. Mais jogos casuais? Uma das coisas que mais me animava no Kinect era o uso de comandos por voz nos games, mas nem isso parece que alguém lá teve a ideia de usar e abusar. E continuo achando que por mais prático que seja o Kinect não ter controles, ela não funciona nem em 99% dos games dos dias de hoje, simplesmente pela falta de um “nunchuk”. Precisa de uma alavanca para não deixar os personagens terem que andar automaticamente ou em trilhos. Isso é um dos principais defeitos dos games do Kinect, você é o controle, mas fica imóvel num ambiente, já que toda a movimentação de cenário e personagem, o game precisa fazer sozinho. Supresa pra mim seria a Microsoft revelar um “nunchuk” pro Kinect nesta E3 para games mais avançados, mas não seria nada original.

A única coisa que realmente me empolga no lado verde da força são os games via download da Live Arcade. Quero ver as principais atrações para o segundo semestre. Os games da Summer of Arcade e os remakes em HD de clássicos do passado. Não sei, por exemplo, porque diabos a Disney ainda não pegou aqueles clássicos games do Mickey e Donald de SNES e Mega Drive e remasterizou eles para a PSN e Live, assim como Earthworm Jim HD saiu ano passado e ficou genial.

Mas no fim, a E3 da Microsoft vai continuar no marasmo e no que for óbvio. Kinect casual, Halo e Gears, talvez um ou outro game sem expressividade que os novos tinham no começo da geração, mais games bacanas pra Live e quem sabe mais um roubo de exclusividade do PS3 (FF XIII Versus, por exemplo).

E será que o Kojima vai cozinhar por mais um ano o tal Metal Gear Rising? Fala sério, e o jogo nem é exclusivo. Ficar com expectativas de games que levam anos e anos pra sair? Já me cansei disso…

O que esperar da Sony?

Ao contrário das duas empresas acima, talvez a Sony seja a minha salvadora nesta E3. Isso porque espero ver um pouco mais do NGP, ou PSP2 ou PSVita (como andam dizendo que será o nome oficial do portátil). Realmente estou interessando no pequeno sucessor do PSP, que traz lindos gráficos e ótimos recursos, além de podar alguns defeitos que o PSP tem. Parece um portátil sólido, por isso acho importante nesta E3 a Sony reafirmar que a plataforma terá amplo apoio dos estúdios de games. Menciono isso porque o DS teve muito mais apoio do que o PSP, e a biblioteca do DS vence por nocaute os games do PSP, que acaba dependendo demais dos games da própria Sony. Espero que o NGP traga maior diversidade neste ponto e que o suporte ao aparelho seja pau-a-pau com o 3DS. Se não for assim, a Sony vai se ferrar novamente com seu portátil na minha opinião.

Não espero ver grandes games do NGP, além dos já anunciados, mas ainda existem coisas legais a se revelar. Preço e data de lançamento, o suporte das empresas como já expliquei, um pouco mais dos games já anunciado, mais detalhes da rede PSN no mesmo etc. Ah e acredito que o portátil custará uma verdadeira facada, do tipo o valor que o PS3 custava quando foi lançado.

Já na área do PlayStation 3, não tenho lá grandes expectativas. Acho que segue a tendência dos consoles de mesa concorrentes e já citados acima. A Sony vai apostar em mais sequências de franquias de sucesso, fazendo “mais do mesmo”. Claro que algumas destas sequências vem mostrando uma evolução notável a cada game, mostrando que o potencial do PS3 ainda não chegou ao máximo. Uncharted 3 mesmo deve disputar as atenções na feira este ano, ao lado de Gears 3 na Microsoft, mostrando e provando o quanto a franquia cresceu em tão pouco tempo (ao contrário de Gears, que não teve uma evolução assim tão rápida). The Last Guardian deve aparecer também e será que sai este ano? Final Fantasy XIII Versus também deve ganhar um espaço, assim como algum outro RPG de ponta e exclusivão do console. Torço também para que a Sony tenha roubado mais algum exclusivo da Microsoft (não sobraram muitos é verdade), pois isso é bom para a indústria, que compete mais acirradamente por melhores e exclusivos games e os gamers é quem ganham com isso. Mas no geral, como não tenho um PS3, minhas expectativas também são baixas e apesar da Sony ser a empresa mais original no desenvolvimento de games nestes últimos 2 anos e meio, ainda não achei um motivo bom para entrar no time de gamers da empresa.

Me animaria se visse um verdadeiro Kingdom Hearts, não aquelas versões bléh dos portáteis. E por mais que The Last Guardian seja um dos games mais esperados pelos donos do console, ainda não me encantei pelo game como Shadowm of Colossus me encantou, queria algo assim. Também sinto falta de Jak & Daxter no PS3, já que a Naughty Dog vive ocupada com Uncharted, e gosto muito mais de Jak do que do Ratchet.

Já na esfero do PS Move, a Sony mostrou que vem trabalhando muito bem no acessório, até mais do que a Microsoft com o Kinect, entretanto ainda não vi algo realmente imperdível de se jogar com ela. Um game que marque uma geração e que seja totalmente marcado exatamente pela jogabilidade com o Move. Está faltando isso para o sensor me interessar. Mas no geral, os games de movimento, parecem melhores na Sony.

Também estou curioso para ver se a Sony vai falar da PSN. Novos recursos de segurança? Alguma novidade? Games exclusivos? A PSN ainda tem potencial para crescer, então é sempre ter esperança de que novos recursos.

No geral, minhas apostas na E3 desta ano são na Sony, porque é a empresa que tem um console de mesa que ainda tem gás e potencial para pelos próximos anos, com novos games e originalidade (ainda que a Sony anda abusando nas sequências, assim como a Microsoft), além de um portátil que realmente tem cara de sucessor do portátil anterior. A Sony está sempre adquirindo estúdio, vem brigando muito com a Microsoft nestes dois últimos anos para manter games exclusivos ou conteúdo exclusivos, mostrando a garra que sempre teve na geração PS2 e que deixava a Nintendo com seu Gamecube largado as moscas. Acho que o grande auje desta geração já acabou, mas a Sony ainda tem ferramentas para impedir o marasmo de suas plataformas e games, muito mais que a Nintendo e a Microsoft. E digo isso, mesmo não gostando dela.

Para terminar… quero dizer que a E3 é festa, é a semana de ver vídeos novos de jogos já anunciados, de trailers e teasers de futuros games para 2012, de ver o que as empresas andam planejando para suas plataformas pelos próximos anos. Claro que mesmo que não seja revelado aquela montanha de games e franquias que se espera, a E3 é divertida e bem vinda. Mas vou manter minhas expectativas no chão, por enquanto…

Nota: Apesar desse post meio depressivo, a equipe do blog está nos bastidores preparando um mais animadinho, com games e expectativas específicas de certos games que estão empolgados para ver na E3. Também pretendo participar lá, e prometo está mais animado no post coletivo. XD

Isso também pode lhe interessar

65 Comentários

  1. rolo ai uma possiveis especificações tecnicas (nada compravado logico), mas se for verdade (Igual rolou com o DS antes do anuncio) o Cafe sera em torno de 3vezes mais forte que os atuais consoles.

    Tenho quase absoluta certeza que sera, oq me preocupa é se ele será inferior aos novos da sony e da micro q vão sair em torno de 3anos (se a sony n se desmentir de novo)

    1. Ser 3X mais potente que o PS3 soa meio exagerado não acha? Sei lá, pode ser que seja verdade, mas vindo da Nintendo que é cheia de blá blá blá de que seus consoles são baratos, como ela pode arcar com um console 3x mais potente que o PS3? É meio dificil de acreditar… XD

      Sinceramente eu não tenho altas expectativas para o Cafe, porque eu tinha no Wii quando ele foi revelado pela primeira vez e depois de 2 meses que comprei meu console, fiquei com a sensação de que a Nintendo tinha me empurrado pra dentro de um penhasco enorme… e até hoje continuo caindo nesse penhasco.

      Um console mais pontente que o PS3 soa como algo totalmente dissoante com tudo que a Nintendo pregou durante sua “geração wii”. E se hoje ela conseguir um console com tal potencia, imagino o que a Sony pode conseguir daqui 3 anos… se bem que acho que o PS3 pode durar sem problema mais do que os proximos 3 anos.

      1. Lembra que com o tempo o Hardware vai barateando, e a escala de um console é grande o suficiente para você pagar outras empresas para desenvolver hardware pra você e conseguir a um preço razoável. Não duvido nada que seja muito mais potente que o PS3. Só não sei direito onde via ser usado tudo isso…

      2. Lembra que com o tempo o Hardware vai barateando, e a escala de um console é grande o suficiente para você pagar outras empresas para desenvolver hardware pra você e conseguir a um preço razoável. Não duvido nada que seja muito mais potente que o PS3. Só não sei direito onde via ser usado tudo isso…

      3. Acho que o Cafe pode ser de 100% a 200% mais potente que a geração atual, visto que o xbox e o ps3 tem uns 4~5 anos e que hardwares sao reinventados a cada mes. Mas sinceramente, pouco me importo com o poder grafico dos consoles da nintendo, acho que graficos extremos nao combinam muito com o estilo dos jogos dela.
        Quanto a geração atual, acho que o PS3 (Xbox tambem, porem ele tem a limitação dos 9gb de um dvd =/) consegue durar mais uns 5 anos no minimo, da pra perceber que os produtores de jogos estao começando a se acostumar com essa geração so agora, um console novo seria um belo de um chute nas bolas das empresas ^^ 

      1. o 3DS tem graficos otimos, q o proximo console portatil da Sony seria superior é logico levando em conta q um portatil da nintendo em geral tem grafico d duas gerações anteriores ao do console.
        GBA tem graficos comparaveis com o do  Snes em vez d comparaveis ao N64, enquanto a nintendo ja trabalhava com o Game Cube.
        Ja a sony tem graficos melhores no portatil, vejo os graficos do PSP superiores ao do ps2 apesar de nunca ter jogado ele (fico soh com os videos para afirmar).

        Levar em conta somente graficos é besteira, não ligo do café ser inferior graficamente ao PS4 ou ao X720 (?), o gamecube era inferior e isso não me incomodava e não fez sair menos jogos para ele. Mas me preocupo se os graficos forem tão atras como foi com o wii, isso fez varios jogos não serem lançados para o console.

        sobre a materia:http://www.tecmundo.com.br/10399-supostas-especificacoes-do-wii-2-caem-na-internet.htmmas é soh boato. nada garantido

        1. Caixista até poderia ser, mas não um extremista. Gosto do xisboca, tenho a tendencia de falar mais dele por aqui (afinal é o console que possuo). Mas sou um caixista relax, que saber que todos os consoles tem seus defeitos e problemas. cada um com suas vantagens e cada gamer com o gosto que se adequa a um dos consoles atuais.

          Isso de xingar fulano de “XXXista” é coisa de gente que não sabe argumentar na minha opinião. afinal, é mais fácil acusar do que sustentar um argumento contrário.

          fazer o que…

  2. Faço parte do grupo de desinteressados pela E3 como um todo, este ano. Ando desinteressado pelo X360 (console que possuo), mas é possível que Nintendo venha com alguma surpresa, quem sabe? Concordo com o post, as previsões mais otimistas são da SONY, principalmente por causa do NGP, que é o único item que desperta meu interesse na feira neste ano. Por enquanto, larguei o console faz meses pra voltar aos PC games, e só digo uma coisa (completamente off-topic) The Wicther 2 tá animal, é serio! Merecia até uma menção honrosa na E3. ;D

  3. Faço parte do grupo de desinteressados pela E3 como um todo, este ano. Ando desinteressado pelo X360 (console que possuo), mas é possível que Nintendo venha com alguma surpresa, quem sabe? Concordo com o post, as previsões mais otimistas são da SONY, principalmente por causa do NGP, que é o único item que desperta meu interesse na feira neste ano. Por enquanto, larguei o console faz meses pra voltar aos PC games, e só digo uma coisa (completamente off-topic) The Wicther 2 tá animal, é serio! Merecia até uma menção honrosa na E3. ;D

    1. Detalhe nem havia a necessidade de se fazer um Forza novo tão cedo… é uma vergonha isso. Agora toda franquia hypada fica ganhando um novo game por ano… saturando mercado. ridiculo.

    2. Detalhe nem havia a necessidade de se fazer um Forza novo tão cedo… é uma vergonha isso. Agora toda franquia hypada fica ganhando um novo game por ano… saturando mercado. ridiculo.

    3. Detalhe nem havia a necessidade de se fazer um Forza novo tão cedo… é uma vergonha isso. Agora toda franquia hypada fica ganhando um novo game por ano… saturando mercado. ridiculo.

      1. Pode até ser, mas vc viu os vídeos do Forza 4? Esté bem diferente de Forza 3 e estão aplicando o kinect integrado com um controle tradicional de uma forma bem interessante. É um tipo de sequencia que vale a pena eu acho.

  4. O artigo fala como se o Wii tivesse sido um fracasso de vendas.

    Você pode odiar o Wii, e ele pode não ser feito pra gamers hardcore. Mas ele chutou as bundas do ps3 e do x360. E chutou naquele departamento que interessa às 3 empresas, que é o lucro. Pra mim a Nintendo está mesmo aproveitando a popularidade pra sair na frente dos concorrentes.

    Quero ver o que a Nintendo pretende com nesse Project Café.

    1. Eu não disse que o Wii foi um fracasso, não leia o que não está escrito.

      “E chutou naquele departamento que interessa às 3 empresas, que é o lucro.”

      – Eu não sou “empresa”, eu não tenho que ficar satisfeito com a programação de uma rede Globo porque ela é a maior rede de canal do país.

      Se o Wii encheu os cofres da Nintendo, se vendeu muito pra um publico que não sou eu, isso não me interessa.

      Se a Nintendo resolver parar de fazer videogame pra vender frango congelado e lucrar mais com esse tipo de negocio do que com videogame, eu tenho que elogiar ela ou ficar do lado dela? Por que?

      O Wii fracassou e não fracassou ao mesmo tempo. Ele deu certo em certos aspectos e errou muito em outros. Não tem apenas um unico lado ou lógica.

      E o texto não foi feito pensando no quanto a Nintendo lucrou ou no quanto de games casuais fizeram vovós e vovôs, papais e mamães felizes… o texto foi feito para gamers, daqueles que curtem zelda, mario, metroid, os verdadeiros games da nintendo… e não Nintendogs ou Mii Partys da vida.

      Pesos e medidas diferentes Caio. Eu estou falando na lingua X, veio veio falando na lingua Y. Tem que usar o mesmo idioma, senão a conversa não faz sentido.

    2. Eu não disse que o Wii foi um fracasso, não leia o que não está escrito.

      “E chutou naquele departamento que interessa às 3 empresas, que é o lucro.”

      – Eu não sou “empresa”, eu não tenho que ficar satisfeito com a programação de uma rede Globo porque ela é a maior rede de canal do país.

      Se o Wii encheu os cofres da Nintendo, se vendeu muito pra um publico que não sou eu, isso não me interessa.

      Se a Nintendo resolver parar de fazer videogame pra vender frango congelado e lucrar mais com esse tipo de negocio do que com videogame, eu tenho que elogiar ela ou ficar do lado dela? Por que?

      O Wii fracassou e não fracassou ao mesmo tempo. Ele deu certo em certos aspectos e errou muito em outros. Não tem apenas um unico lado ou lógica.

      E o texto não foi feito pensando no quanto a Nintendo lucrou ou no quanto de games casuais fizeram vovós e vovôs, papais e mamães felizes… o texto foi feito para gamers, daqueles que curtem zelda, mario, metroid, os verdadeiros games da nintendo… e não Nintendogs ou Mii Partys da vida.

      Pesos e medidas diferentes Caio. Eu estou falando na lingua X, veio veio falando na lingua Y. Tem que usar o mesmo idioma, senão a conversa não faz sentido.

    3. Eu não disse que o Wii foi um fracasso, não leia o que não está escrito.

      “E chutou naquele departamento que interessa às 3 empresas, que é o lucro.”

      – Eu não sou “empresa”, eu não tenho que ficar satisfeito com a programação de uma rede Globo porque ela é a maior rede de canal do país.

      Se o Wii encheu os cofres da Nintendo, se vendeu muito pra um publico que não sou eu, isso não me interessa.

      Se a Nintendo resolver parar de fazer videogame pra vender frango congelado e lucrar mais com esse tipo de negocio do que com videogame, eu tenho que elogiar ela ou ficar do lado dela? Por que?

      O Wii fracassou e não fracassou ao mesmo tempo. Ele deu certo em certos aspectos e errou muito em outros. Não tem apenas um unico lado ou lógica.

      E o texto não foi feito pensando no quanto a Nintendo lucrou ou no quanto de games casuais fizeram vovós e vovôs, papais e mamães felizes… o texto foi feito para gamers, daqueles que curtem zelda, mario, metroid, os verdadeiros games da nintendo… e não Nintendogs ou Mii Partys da vida.

      Pesos e medidas diferentes Caio. Eu estou falando na lingua X, veio veio falando na lingua Y. Tem que usar o mesmo idioma, senão a conversa não faz sentido.

        1. Porque é um jogo original, com novos conceitos e mecânicas de jogo, com uma engine própria e robusta, abrindo espaço para todo um novo gênero de “pets”. Uma convergência perfeita entre o mundo atual e os videogames. Ganharia 100/100 fácil  até.

          1. Tá o jogo é inovador e tudo mais, mas ele não é perfeito. Não podemos dar notas apenas por inovação. Acho que por ele ter uma premissa tão simples começa a enjoar depois de certo tempo.

          2. Eu não disse que o jogo é perfeito, pois nenhum é. Mas sim que a convergência dele e sua sintonia com o mundo é perfeita. Veio em um momento onde os pets se tornaram algo importante no mercado, vide o alto de número de pet shops que são abertas. Esse foi o toque de Midas.

          3.  Mas você tem que concordar que quando uma revista dá 40/40 (tudo bem foram 4 pessoas, mas eles representam a revista) ela está dizendo que esse jogo é praticamente perfeito e que influenciará muitos outros. Se você olhar os outros jogos que receberam 40/40 perceberá que eles sim influenciaram muitos outros jogos. Mas essa a minha opinião….

        2. Porque é um jogo original, com novos conceitos e mecânicas de jogo, com uma engine própria e robusta, abrindo espaço para todo um novo gênero de “pets”. Uma convergência perfeita entre o mundo atual e os videogames. Ganharia 100/100 fácil  até.

        3. Porque é bem-feito em todos os aspectos. E apela bem pra qualquer pessoa que goste de cachorro. Uma pessoa que gosta muito de cachorro compra o DS só pra experimentar o nintendogs. Aí vira fã e compra outros nintendogs. Depois quem sabe até não experimenta um Zelda. Quando menos se espera nasceu um novo gamer, leal à Nintendo. Que pode até virar hardcore depois de alguns anos de jogatina.

          É assim que a nintendo está ganhando nessa geração. Não se trata de investir em gamers “casuais”. Não existem gamers casuais. Existe gente que já joga videogame e gente que ainda não joga. E a nintendo sacou que só dá pra aumentar as vendas se ela apelar pra quem ainda não é cliente.

      1. Ok, foi mal se eu te ofendi, eu não estou falando que você tinha que gostar do Wii ou da política da Nintendo. É óbvio que a nintendo deixou muitos gamers putos. Eu sou meio suspeito pra dar opinião aqui, porque o console mais novo que eu tenho é o Gamecube. Mas eu sei que o Wii desagradou muita gente (apesar de que eu adoraria ter um).

        A questão é que seu texto deu a entender que o Wii está mal das pernas (ou pelo menos foi isso que eu interpretei). E que lançar o Project Cafe agora é um ato de desespero. A minha opinião é de que não é, de que o Wii não morreu, e que a Nintendo está aproveitando a vantagem pra sair na frente.

        Pense comigo: a Microsoft declarou há algum tempo que vai fazer o console dela durar até 2015 porque ele demorou muito pra começar a dar lucro. A Sony não deve fugir muito disso. Já o Wii teve um custo melhor e vendas maiores, então já deu todo o lucro que a nintendo queria. Se ela lançar o Café agora, a Sony e a Microsoft têm 2 opções: ou lançam seus novos consoles mais cedo, e diminuem drasticamente a sua margem de lucro, ou mantém o x360 e o ps3 e levam uma surra do Café (se o Wii já deu uma surra imagine o Café). Até as duas lançarem seus novos concoles a nintendo domina o mercado, isso se elas não resolverem largar o mercado (como a Sega).

        Essa é só a minha previsão, é claro, eu posso acabar estando redondamente enganado e o Café acabar sendo um fracasso de vendas. Mas por enquanto acho que a nintendo está se dando bem nessa história…

        1. Você está errado em alguns pontos, o Wii atualmente não vende mais que o PS3 no Japão e não vende mais que o 360 nos EUA. Aliás só o kinect sozinho tem vendido mais que o Wii. O Wii está estagnado sim, a Nintendo está mostrando seu novo console porque chegou a hora e não para sair na frente das outras. O mercado já mostrou que isso não é um fator tão relevante, vide o Dreamcast lançado 1 ano e meio quase antes do PS2.

          Sobre o Cafe dar uma surra, depende muito do publico alvo que ele vai buscar e aí é uma situação bem complexa de se prever. Vejamos o Wii, foi um sucesso de vendas por almejar um publico que não era consumidor de videogames, isso era inclusive slogan da própria Nintendo. Gamers a muitos anos ou ignoraram o Wii ou o adquiriram como segunda plataforma. E claro temos os fãs da empresa que compram qualquer coisa que ela lance.

          No caso do Cafe, a Nintendo pode falhar de duas formas, se continuar voltada ao público casual: um público casual pouco liga para gráficos poderosos e não quer jogos difícieis, ou que sejam longos, ou seja querem aqueles joguinhos que jogam umas partidas e pronto. Então será que esse público teria interesse em adquirir uma nova plataforma já tendo o Wii.

          Ou a Nintendo pode almejar novamente o público hardcore, e nesse caso vai encontrar muitos ressabiados com ela, vide o caso do Thiago mesmo em seu post, que mesmo tendo um Wii, não tem confianção em uma nova plataforma Nintendo.

          Apesar disso acho que se voltar novamente ao público mais gamer mesmo, seja a melhor opção, porque se ela mostrar um boa plataforma e ter grande apoio de thirds, o que é fundamental, ela pode angariar de volta muitos fãs que migraram para Sony e Microsoft (meu caso), além de alguns que entraram pela onda casual e tomaram gosto por games e querem mais. Torço por isto.

  5. O artigo fala como se o Wii tivesse sido um fracasso de vendas.

    Você pode odiar o Wii, e ele pode não ser feito pra gamers hardcore. Mas ele chutou as bundas do ps3 e do x360. E chutou naquele departamento que interessa às 3 empresas, que é o lucro. Pra mim a Nintendo está mesmo aproveitando a popularidade pra sair na frente dos concorrentes.

    Quero ver o que a Nintendo pretende com nesse Project Café.

  6. Sou Nintendista… Adoro os RPGs do DS e o Wii com um cabo componente em uma tela plana da Sony, meus caros … é bom D+ ^^ ainda mais com tudo instalado certim; Sensor bar 100% work… eu n intendo pq os  cara n consegue jogar de boa os game do wii… botem na cabeça , grafico é o minimo, pois o que vale é o game que tem uma boa história e tals, exemplo: crysis 2 so na FDPzagem de graficos … ONDE UM CRYSIS VAI SER MELHOR DO QUE UM ZELDA ( os de Wii, DS e GC ) …pra incerrar … Nintendo sempre vem puxando as outras empressas pra passar de Geração ^^ FATO ^^

    1. Me desculpa mas numa lcd, plasma ou led de 40” para cima os gráficos do Wii ficam um cocô sim. E se você quer elogiar jogos da Nintendo você tem diversos motivos para elogiá-los, mas história não é uma dela. E Crysis tem uma história melhor que qualquer Mario por exemplo, não que isso o faz superar o encanador bigodudo.

      1. Wii na minha LCD de 37 fica um lixo, não há cabo que faça o console ficar bonito… já nem ligo muito ele por causa disso… me sinto enganado jogando um console desta geração com essa tosquisse de resolução.

  7. idem aqui.nintendo,sony e microsoft.todas parecem estar indo para uma direção que eu não gosto.
    o wii era o console que tinha mais potencial,com jogos ótimos e vendas altissimas mas a nintendo se deixou levar.ela agora acha que é só lançar alguns games “casuais” e fazer umas inovações que ,pimba! mas não é assim.
    3ds e vita vieram pra tentar transformar portateis em casa pra ports de consoles,não obrigado.e microsoft com certeza vai querer usar a tecnologia do kinect no seu novo xisboca

    não quero 3D,perifericos e badulaques.quero jogos,e dos bons!

  8. idem aqui.nintendo,sony e microsoft.todas parecem estar indo para uma direção que eu não gosto.
    o wii era o console que tinha mais potencial,com jogos ótimos e vendas altissimas mas a nintendo se deixou levar.ela agora acha que é só lançar alguns games “casuais” e fazer umas inovações que ,pimba! mas não é assim.
    3ds e vita vieram pra tentar transformar portateis em casa pra ports de consoles,não obrigado.e microsoft com certeza vai querer usar a tecnologia do kinect no seu novo xisboca

    não quero 3D,perifericos e badulaques.quero jogos,e dos bons!

  9. pra mim o NGP vai ter 3x mais grafico do que o 3ds e ser 3x mais caro tbm… vcs já viram as especificações “nao confirmadas” dele? é algo q nao vai sair barato.

  10. pra mim o NGP vai ter 3x mais grafico do que o 3ds e ser 3x mais caro tbm… vcs já viram as especificações “nao confirmadas” dele? é algo q nao vai sair barato.

  11. Bom rapidamente, eu não estou tão desanimado com essa E3, E3 que tem lançamento de nova plataforma sempre mostra coisas interessantes. Minhas atenções estão voltadas para a Nintendo com o Cafe, estou torcendo muito para que ela mostre algo interessante, estou meio desanimado com meu 360, por exemplo até o fim do ano o que realmente me empolga de jogar vai ser Gears e Batman.

    Então quem sabe eu volte a ter um Nintendo, estou com saudades da plataforma.

    Sobre Sony, estava com hype por um PS3 até pouco tempo, principalmente para jogar alguns exclusivos. Mas agora vou esperar o Cafe, ver preços dele e tudo mais e como vai ser o apoio das thirds.

    Para o 360 não espero grandes coisas tb, eu sinceramente acho que a questão dos dvds tem limitado muito o aparelho e acho que a Microsoft não tem muito como fugir de preparar o anuncio de um novo aparelho no ano que vem para lançamento em 2013. Acho que é o máximo que dá para o 360 aguentar.

  12. Se esse cafe for ao menos metade do que foi o Super Nintendo, com certeza ele vai desbancar sony e microsoft, mas dizer isso pra quem viu o ps1 engolir o nintendinho e a empresa não fazer nada pra mudar isso, é meio que utopia. (Digo isso do ponto de vista gamer, e não o jogador casual que quer passar tempo).

    1. Lembre das minhas palavras… “Nunca… Nunca haverá um console como o Super Nintendo.” = > Condições de mercado, concorrencia, estudios, games, essa soma de fatores atuais não condiz em anda com a possibilidade da existencia de um console da Nintendo que seja 10% do que o SNES foi nos anos 90.

      Respeito quem ache o contrário, mas eu tenho fortes convicções quanto a isso.

      1. Eu também penso assim, só não afirmei no post pra não parecer muito “extremista”, kkk, mas é nisso que eu acredito.

        Tenho saudades do meu, não devia ter vendido xD

          1. Axo q o SNES eh insuperavel, comparar qualquer videogame com ele chega a ser covardia (ainda possuo o meu o/)

            Na minha opiniao o cafe vai sim chutar bundas pq creio q Nintendo vai seguir uma filosofia de agradar tantos os hardcores quanto os conquistados casuais e se ela fizer isso bem feito e largando na frente nesse geraçao será dificil segurar, axo q o maior desafio eh trazer as thirdies para o cafe para q assim o console tenha uma maior variedade de jogos bons pq gamer hardcore praticamente soh tem as franquias da Big N como opçoes q realmente valem a pena.

          2. com certeza, esses dois juntos fizeram a era de ouro dos games, eu tive os dois (nao ao msm tempo) e curti muito eles mas o SNES tem um lugar especial no coraçao (DKC, ZELDA, MARIO WORLD, SUPER METROID, INTERNATIONAL SUPER STARS SOCCER), alias esse ano o SNES faz 20 anos, merec uma materia beeeeeeem grande sobre isso aki no portallos

  13. Esse papo de desanimo com a E3 é só pra donos de 360 que sabem que acabou a vida util dele, a Conferencia da Sony vai ter 5 horas, vai chover anuncios e surpresas, mais do mesmo é a Nintendo que deve anunciar mais algum joguinho do Mario.

    se vc é dono do 360, meus pesames,mas querer desmerecer o PS3 é um grande erro,
    blog caixista é um saco

  14. Acredito que após o sucesso do Wii (sim, o Wii foi um sucesso), a Nintendo vai tentar atacar a fatia do mercado que prefere o Xbox360 e PS3, sem esquecer o público casual. Sou um nintendista não radical, tenho um Wii e um PS3, sendo que comprei o Wii primeiro.
    Eu vejo o mercado assim:
    -A Sony e Microsoft contam com a melhor tecnologia no quesito gráficos.
    -A Nintendo é criativa: sua tecnologia se foca na inovação no “jeito de jogar”.
    -A Nintendo tem as franquias mais abrangentes e carismáticas do mercado (por exemplo: Mario é um personagem que agrada todos os casuais, mas também é capaz de cativar mtos hardocres que cresceram jogando jogos do bigodudo).

    Acredito que a Nintendo não precisa fazer um videogame 3x mais forte que o PS3. Basta fazer um videogame relativamente forte a ponto de ser atual por uns 4, 5 anos, e que tenha suporte para jogadores casuais e hardores.
    .
    Os fãs da Sony e MS podem negar, mas todo mundo aqui gostaria de um videogame que fosse ao mesmo tempo capaz de rodar os jogos hardore, mas que ao mesmo tempo tivesse recursos para ser casual como o wii é. Enfim, ter um sistema onde tu possa jogar sozinho e apreciar gráficos, mas ao mesmo tempo poder jogar com a namorada ou pessoas mais velhas. Tipo, algo como o Super Nintendo foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.