AssistindoEditoriais

Bastidores: Pequenas reformas no blog aqui e ali! Layout, redes sociais e anúncios…

Post fixado na página inicial pelas próximas 24 horas!
Novos posts abaixo deste!

Nesta madrugada o Portallos passou por algumas pequenas reformas. Mudou algumas cores, mexeu aqui e ali, colocou anúncios em alguns lugares, arrumou a parte de redes sociais e outras coisinhas pequenas. Saiba o que mudou, porque mudou e o que jamais mudará. Após o continue:

Vou começar pelas coisinhas simples e depois pego as mais complicadas e as que vão dar #mimimi (ou não, depende dos leitores). Então vamos lá: O que mudou no Portallos?

1. Botões das Redes Sociais!

Redes sociais - Portallos

Lá na parte superior da página principal, do lado direito. Agora tem alguns ícones mostrando os links do Portallos no Twitter, Facebook e dos nossos Feeds. Não tinha isso antes? Tinha três links (não tinha o do Facebook e do “Twitter Feed”), mas o layout deles era para lá de escroto. Agora deixamos esteticamente padronizados, ou seja, ficaram bonitinhos.

A página do Portallos no Facebook é nova por sinal, o Mauri criou ela faz algumas semanas. Ainda estamos reformando ela, mexendo em plugins que mandam as atualizações para lá, criando albuns e até mesmo o logo do blog que está lá é mega velha e já defasado (usamos um logo mais “gordinho” atualmente). Mas a ideia é ir melhorando ela ao longo das próximas semanas. A ideia de integração do blog ao Facebook é boa, ajuda a divulgar o blog e também permite trazer um conteúdo que talvez não rendesse um post no blog. E talvez você passem a ver os rostos da galerinha que faz o Portallos com maior frequencia desta forma. XD  (Ah! Reparou o plugin do Facebook lá no meio do menu lateral do blog? Entre “Topicos Recentes” e “Mais Visitados”. Todo mundo da equipe curtiu esse plugin, mostrando a galera que segue o Portallos.)

Já nos outros canais, nada mudou muito. O Feed continua sendo dividido em dois, um para os posts (ícone laranja) e um apenas para comentários (ícone cinza). O feed de comentários foi um pedido de alguns leitores anos atrás, nem sei se tem muitos que o seguem ainda, mas resolvemos deixar ativo. No twitter também nada muda, tem o @Portallos que é o twitter oficial, onde sou responsável por 90% do que é escrito lá (as vezes alguém da equipe escreve algo ou retweeta alguma coisa) e o @Portallos_Feed que não aparecia aqui na página principal (e por isso era mal divulgado) é a conta de twitter que informa em tempo real quando o blog recebe novas postagens.

2. Fundo do blog em novas cores!

Cores de fundo - Portallos

Reforminha simples. Já estávamos enjoados daquele fundo laranja raquítico, então pensamos: “e se cada vez que o blog abrisse a cor do fundo mudasse?”. Pois é, dito e feito. Agora cada vez que você entrar no blog ele vai estar com uma cor clarinha diferente ao fundo. Colocamos apenas algumas neste momento. Talvez no futuro possamos brincar e testar outras ideias para esse background. Dá uma refrescada nos olhos. XD

Sempre quis que o blog tivesse fundos como aqueles que grandes portais de games tem ao fundo, com lançamentos e artes bonitas, mas é bem complicado isso, devido as várias resoluções de monitores que existem hoje em dia. Por enquanto, o melhor é ter uma cor light, sem destoar o layout inteiro ou poluir demais o visual do blog. Num futuro, quem sabe não possamos melhorar isso…

3. Banner agora redireciona para Home!

Banner página inical - Portallos

Este é um velho pedido de alguns leitores, que o banner do blog redirecionasse para nossa página principal. Ok, temos um link de home lá em cima da página (bem em cima do banner), mas ele é tão escondidinho que muitos nem notam, e é muito comum hoje em dia sites que usam o banner ou logo do site para redirecionar para a página principal de forma rápida e prática. Tinhamos uma certa dificuldade em fazer isso por causa do nosso banner randômico, mas o Dadah conseguiu e agora, independente da página que você estiver navegando no blog, basta clicar no banner e voltar para a home!

4. Categorias  de Games do blog reformadas!

Categorias de games - Portallos

Esta na verdade não é uma novidade. Eu já venho fazendo isso há meses! Foi dificil porque o painel do blog é meio retardado no remanejamento de categorias, tornando a tarefa bem manual. Demorei meses mesmo para arrumar tudo.

Categorias como “PSP”, “Playstation 3”, “Playstation 2”, “Wii”, “X360/XBLA” que existiam na barra do menu lateral do blog finalmente foram deletadas. Ao invés de criar tais divisões que inflavam a barra reformamos tudo para apenas 4 categorias: “Microsoft”, “Sony”, “Nintendo” e “Portáteis”. Tudo para facilitar a navegação por estas áreas. Os nomes dos consoles vão continuar sendo usados, mas nas tags de cada post. E em breve vou reformar outras categorias ali da barra fora da área de games. Tudo para deixar a busca e navegação do blog mais otimizada e tranquila.

5. Otimizações

Otimizações - Portallos

O Dadah anda trabalhando muito para tentar otimizar o blog ao máximo. Isso porque ultimamente ele anda muito pesado e roubando muita banda do servidor. Isso deixa o blog lento, bugado, além de encarecer muito os custos que temos com servidor. Não convém explicar a parte técnica disso, mas apenas informa-los que vem sendo uma de nossas preocupações com o Portallos deixá-lo rápido e leve, facilitando todos os tipos de conexões de internet. Até porque todo mundo entende como é um saco navegar por um site que leva eras para carregar uma página.

A única mudança significativa que alguns podem ter notado é que o plugin “Curtir” do Facebook sumiu da página principal. Ele sumiu porque estava sobrecarregando mais do que deveria nossa página principal. Talvez porque temos muitos posts na home ou sei lá. Mas não retiramos ele do blog. Agora ele aparece apenas se você entrar no post. Ficou mais disfarçado, mas ainda existe. O plugin do twitter continua aparecendo na página principal, apesar de que ela anda bem bugado as vezes, talvez futuramente iremos trocar por um mais estável.

6. Anúncios? WTF?

Anúncios - Portallos

A inclusão de anúncios no Portallos não é uma completa surpresa. Eu já havia comentando sobre esta possibilidade no Editorial do TMT #00 alguns meses atrás. Vou reforçar o que eu disse na ocasião.

O Portallos cresceu muito mais do que esperávamos. Já estamos tendo problemas com servidor desde o ano passado, devido ao grande número de acessos diários, obrigando a equipe a bancar servidores cada vez mais caros. Recentemente trocamos inclusive de servidor. Saímos da Locaweb. Mas ficou claro que para manter o Portallos no ar estas mensalidades mais em conta para o blog não vão mais dar conta.

Restou duas soluções então: fechar o blog ou custear um servidor mais caro. Por enquanto estamos no fio da rabiola: o servidor não é tão barato, mas ainda não é tão caro. O problema de custos é real, mas ainda não é problemático. Então resolvemos colocar os anúncios de publicidade, que vão ajudar a custear melhores servidores.

Pensamos e procuramos outras formas de resolver esta questão, mas nenhuma delas pareceu viável. Chegamos a procurar um patrocínio ou anunciante oficial, mas não queriamos que isso limitasse nossa linha editorial (o que poderia acontecer). As propostas que recebemos também não nos agradaram. Outra solução que foi mencionado no Editorial que toquei neste assunto foram o de doações dos leitores, mas sinceramente eu sou totalmente contra isso. Acho sacanagem vocês “pagarem” para ter o Portallos, ainda que seja de boa fé a doação. Sem mencionar que tem muita gente que doa, e acha que tem o direito de cobrar pelo serviço, o que não é nada bacana. Não queremos ficar pedindo doações, ficar aguentando cobrança de leitor que se acha demais ou até mesmo ter que ficar fazendo balanço publico de gastos, isso só iria gerar estresse e desgosto. Do males então o menor: resolvemos ir nos anúncios e ver o que acontesse. Daqui alguns meses saberemos se deram certo ou não.

PORÉM já quero deixar claro, isso não significa que o Portallos terá aqueles anúncios chatos, do tipo pop-up na tela ou aqueles que cortam matérias ao meio! ODIAMOS ISSO! Os anúncios vão ser discretos. Agora, enquanto escrevo esta matéria existem apenas três deles no ar: Um na lateral do menu, lááááá no fim (e convenhamos, há espaço de sobra na lateral do nosso layout) e dois entre os primeiros dois posts do blog. Estes no meio dos post são anúncios simples, pequeninhos e totalmente fáceis de ver. Não atrapalham a visualização do blog, não cortam matérias ao meio, não possuem som ou se maximizam quando se passa o mouse. São anúncios simples.

E é assim que serão os anúncios no blog. Contidos, discretos e sem muito alarde. Não vamos ficar pedindo cliques (até porque hoje em dia nem funcionam mais assim) ou ficar tocando nesse assunto.

O caso é que eles se tornaram essencial. Estudamos e chegamos num plano onde eles não atrapalhem e não prejudiquem o estilo e visual do Portallos. Neste primeiro momento estamos bem contentes do resultado. Não ficou algo agressivo, tosco ou poluindo o layout.

Agradeço a compreensão de todos!

Nada vai mudar na linha editorial do Portallos. Continuamos da mesma forma. Reformamos um pouquinho o layout na parte estética, estamos preocupados em otimizar cada vez mais o site para deixar o carregamento dele ágil e criamos uma forma de auto-custeio dele para que a equipe que o faz não tenha que ficar tirando rios de dinheiro do bolso para mantê-lo online. É isso. 🙂

Obs: Só reconfirmando pela milésima vez porque continuam me perguntando. Em Julho teremos com certeza o Recrutamento Anual de novos integrantes para a Equipe e também o retorno do Conversa de Mangá! O projeto Leitor Convidado para o CdM foi pausado nestas duas últimas semanas (devidos  problemas particulares que tive), mas esta semana voltamos a avaliar os textos e em breve teremos novidades sobre isso. 😉

Obs 2: Desculpem os erros de digitação. Tive que fazer o post assim de sopetão. Mais a noite faço uma revisada nele. XD

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.