Bastidores: Pequenas reformas no blog aqui e ali! Layout, redes sociais e anúncios…

Post fixado na página inicial pelas próximas 24 horas!
Novos posts abaixo deste!

Nesta madrugada o Portallos passou por algumas pequenas reformas. Mudou algumas cores, mexeu aqui e ali, colocou anúncios em alguns lugares, arrumou a parte de redes sociais e outras coisinhas pequenas. Saiba o que mudou, porque mudou e o que jamais mudará. Após o continue:

Vou começar pelas coisinhas simples e depois pego as mais complicadas e as que vão dar #mimimi (ou não, depende dos leitores). Então vamos lá: O que mudou no Portallos?

1. Botões das Redes Sociais!

Redes sociais - Portallos

Lá na parte superior da página principal, do lado direito. Agora tem alguns ícones mostrando os links do Portallos no Twitter, Facebook e dos nossos Feeds. Não tinha isso antes? Tinha três links (não tinha o do Facebook e do “Twitter Feed”), mas o layout deles era para lá de escroto. Agora deixamos esteticamente padronizados, ou seja, ficaram bonitinhos.

A página do Portallos no Facebook é nova por sinal, o Mauri criou ela faz algumas semanas. Ainda estamos reformando ela, mexendo em plugins que mandam as atualizações para lá, criando albuns e até mesmo o logo do blog que está lá é mega velha e já defasado (usamos um logo mais “gordinho” atualmente). Mas a ideia é ir melhorando ela ao longo das próximas semanas. A ideia de integração do blog ao Facebook é boa, ajuda a divulgar o blog e também permite trazer um conteúdo que talvez não rendesse um post no blog. E talvez você passem a ver os rostos da galerinha que faz o Portallos com maior frequencia desta forma. XD  (Ah! Reparou o plugin do Facebook lá no meio do menu lateral do blog? Entre “Topicos Recentes” e “Mais Visitados”. Todo mundo da equipe curtiu esse plugin, mostrando a galera que segue o Portallos.)

Já nos outros canais, nada mudou muito. O Feed continua sendo dividido em dois, um para os posts (ícone laranja) e um apenas para comentários (ícone cinza). O feed de comentários foi um pedido de alguns leitores anos atrás, nem sei se tem muitos que o seguem ainda, mas resolvemos deixar ativo. No twitter também nada muda, tem o @Portallos que é o twitter oficial, onde sou responsável por 90% do que é escrito lá (as vezes alguém da equipe escreve algo ou retweeta alguma coisa) e o @Portallos_Feed que não aparecia aqui na página principal (e por isso era mal divulgado) é a conta de twitter que informa em tempo real quando o blog recebe novas postagens.

2. Fundo do blog em novas cores!

Cores de fundo - Portallos

Reforminha simples. Já estávamos enjoados daquele fundo laranja raquítico, então pensamos: “e se cada vez que o blog abrisse a cor do fundo mudasse?”. Pois é, dito e feito. Agora cada vez que você entrar no blog ele vai estar com uma cor clarinha diferente ao fundo. Colocamos apenas algumas neste momento. Talvez no futuro possamos brincar e testar outras ideias para esse background. Dá uma refrescada nos olhos. XD

Sempre quis que o blog tivesse fundos como aqueles que grandes portais de games tem ao fundo, com lançamentos e artes bonitas, mas é bem complicado isso, devido as várias resoluções de monitores que existem hoje em dia. Por enquanto, o melhor é ter uma cor light, sem destoar o layout inteiro ou poluir demais o visual do blog. Num futuro, quem sabe não possamos melhorar isso…

3. Banner agora redireciona para Home!

Banner página inical - Portallos

Este é um velho pedido de alguns leitores, que o banner do blog redirecionasse para nossa página principal. Ok, temos um link de home lá em cima da página (bem em cima do banner), mas ele é tão escondidinho que muitos nem notam, e é muito comum hoje em dia sites que usam o banner ou logo do site para redirecionar para a página principal de forma rápida e prática. Tinhamos uma certa dificuldade em fazer isso por causa do nosso banner randômico, mas o Dadah conseguiu e agora, independente da página que você estiver navegando no blog, basta clicar no banner e voltar para a home!

4. Categorias  de Games do blog reformadas!

Categorias de games - Portallos

Esta na verdade não é uma novidade. Eu já venho fazendo isso há meses! Foi dificil porque o painel do blog é meio retardado no remanejamento de categorias, tornando a tarefa bem manual. Demorei meses mesmo para arrumar tudo.

Categorias como “PSP”, “Playstation 3”, “Playstation 2”, “Wii”, “X360/XBLA” que existiam na barra do menu lateral do blog finalmente foram deletadas. Ao invés de criar tais divisões que inflavam a barra reformamos tudo para apenas 4 categorias: “Microsoft”, “Sony”, “Nintendo” e “Portáteis”. Tudo para facilitar a navegação por estas áreas. Os nomes dos consoles vão continuar sendo usados, mas nas tags de cada post. E em breve vou reformar outras categorias ali da barra fora da área de games. Tudo para deixar a busca e navegação do blog mais otimizada e tranquila.

5. Otimizações

Otimizações - Portallos

O Dadah anda trabalhando muito para tentar otimizar o blog ao máximo. Isso porque ultimamente ele anda muito pesado e roubando muita banda do servidor. Isso deixa o blog lento, bugado, além de encarecer muito os custos que temos com servidor. Não convém explicar a parte técnica disso, mas apenas informa-los que vem sendo uma de nossas preocupações com o Portallos deixá-lo rápido e leve, facilitando todos os tipos de conexões de internet. Até porque todo mundo entende como é um saco navegar por um site que leva eras para carregar uma página.

A única mudança significativa que alguns podem ter notado é que o plugin “Curtir” do Facebook sumiu da página principal. Ele sumiu porque estava sobrecarregando mais do que deveria nossa página principal. Talvez porque temos muitos posts na home ou sei lá. Mas não retiramos ele do blog. Agora ele aparece apenas se você entrar no post. Ficou mais disfarçado, mas ainda existe. O plugin do twitter continua aparecendo na página principal, apesar de que ela anda bem bugado as vezes, talvez futuramente iremos trocar por um mais estável.

6. Anúncios? WTF?

Anúncios - Portallos

A inclusão de anúncios no Portallos não é uma completa surpresa. Eu já havia comentando sobre esta possibilidade no Editorial do TMT #00 alguns meses atrás. Vou reforçar o que eu disse na ocasião.

O Portallos cresceu muito mais do que esperávamos. Já estamos tendo problemas com servidor desde o ano passado, devido ao grande número de acessos diários, obrigando a equipe a bancar servidores cada vez mais caros. Recentemente trocamos inclusive de servidor. Saímos da Locaweb. Mas ficou claro que para manter o Portallos no ar estas mensalidades mais em conta para o blog não vão mais dar conta.

Restou duas soluções então: fechar o blog ou custear um servidor mais caro. Por enquanto estamos no fio da rabiola: o servidor não é tão barato, mas ainda não é tão caro. O problema de custos é real, mas ainda não é problemático. Então resolvemos colocar os anúncios de publicidade, que vão ajudar a custear melhores servidores.

Pensamos e procuramos outras formas de resolver esta questão, mas nenhuma delas pareceu viável. Chegamos a procurar um patrocínio ou anunciante oficial, mas não queriamos que isso limitasse nossa linha editorial (o que poderia acontecer). As propostas que recebemos também não nos agradaram. Outra solução que foi mencionado no Editorial que toquei neste assunto foram o de doações dos leitores, mas sinceramente eu sou totalmente contra isso. Acho sacanagem vocês “pagarem” para ter o Portallos, ainda que seja de boa fé a doação. Sem mencionar que tem muita gente que doa, e acha que tem o direito de cobrar pelo serviço, o que não é nada bacana. Não queremos ficar pedindo doações, ficar aguentando cobrança de leitor que se acha demais ou até mesmo ter que ficar fazendo balanço publico de gastos, isso só iria gerar estresse e desgosto. Do males então o menor: resolvemos ir nos anúncios e ver o que acontesse. Daqui alguns meses saberemos se deram certo ou não.

PORÉM já quero deixar claro, isso não significa que o Portallos terá aqueles anúncios chatos, do tipo pop-up na tela ou aqueles que cortam matérias ao meio! ODIAMOS ISSO! Os anúncios vão ser discretos. Agora, enquanto escrevo esta matéria existem apenas três deles no ar: Um na lateral do menu, lááááá no fim (e convenhamos, há espaço de sobra na lateral do nosso layout) e dois entre os primeiros dois posts do blog. Estes no meio dos post são anúncios simples, pequeninhos e totalmente fáceis de ver. Não atrapalham a visualização do blog, não cortam matérias ao meio, não possuem som ou se maximizam quando se passa o mouse. São anúncios simples.

E é assim que serão os anúncios no blog. Contidos, discretos e sem muito alarde. Não vamos ficar pedindo cliques (até porque hoje em dia nem funcionam mais assim) ou ficar tocando nesse assunto.

O caso é que eles se tornaram essencial. Estudamos e chegamos num plano onde eles não atrapalhem e não prejudiquem o estilo e visual do Portallos. Neste primeiro momento estamos bem contentes do resultado. Não ficou algo agressivo, tosco ou poluindo o layout.

Agradeço a compreensão de todos!

Nada vai mudar na linha editorial do Portallos. Continuamos da mesma forma. Reformamos um pouquinho o layout na parte estética, estamos preocupados em otimizar cada vez mais o site para deixar o carregamento dele ágil e criamos uma forma de auto-custeio dele para que a equipe que o faz não tenha que ficar tirando rios de dinheiro do bolso para mantê-lo online. É isso. 🙂

Obs: Só reconfirmando pela milésima vez porque continuam me perguntando. Em Julho teremos com certeza o Recrutamento Anual de novos integrantes para a Equipe e também o retorno do Conversa de Mangá! O projeto Leitor Convidado para o CdM foi pausado nestas duas últimas semanas (devidos  problemas particulares que tive), mas esta semana voltamos a avaliar os textos e em breve teremos novidades sobre isso. 😉

Obs 2: Desculpem os erros de digitação. Tive que fazer o post assim de sopetão. Mais a noite faço uma revisada nele. XD

Isso também pode lhe interessar

69 Comentários

  1. Quando vi o post até fiquei com medo que houvesse alguma mudança mais drástica, mas ao lê-lo deu pra ver que não é nada disso e é tudo bem tranquilo. E admito que eu nem havia reparado que a cor de fundo da página havia mudado, só reparei por que tá escrito no texto. ^^’ 

    1. Eu tbm fiquei com medo que o estilo do blog  mudasse muito, até pq o barato do Portallos é a simplicidade do layout e a MEGA preocupação e zelo da equipe com o conteúdo que a gente lê, e isso nõ mudou. =]

  2. Muito bom,  pra dizer a verdade se você não tivesse falado eu nem tinha notado as mudanças (sim, sou meio lesado)…

    Nunca reparei que o blog tinha cor… (aqui sempre foi branco), talvez seja a “moldura” da tela?

    Quanto as propagandas eu nem reclamo, frenquento outros sites que usam e abusam desses anúncios e nem por isso deixo de acompanhá-los, como já é costume, também nem reparei que tinham apareceido por aqui, kkk.

    E sobre os menus laterais, confesso que tb pouco utilizo, só vejo mesmo os últimos comentários e os Top comentadores (alías, pq não apareço mais ali… depois que atualizei meu cadastro do Diques ele não contabiliza meus comentários…)

    Esse post tinha tuto para ser um Editorial #2.

    1. Fiz ele as pressas, até pensei em fazer no formato do Editorial TMT, mas aí teria que caprichar mais e ter mais conteudo. XD – Preferi manter a seriedade e foco de bastidores mesmo. 🙂

      Ah é verdade, quem tem monitores com resoluções pequenas (800px) talvez nem note a mudança de cores… ela é mais perceptível em monitores wides ou de maiores resoluções. (aqui no trampo é 800px, mas em casa é 1440px)

      A falta de uso do menu lateral pelo leitores é algo que tb notamos, e estamos sempre pensando em melhorar essa área… aos poucos vamos chegando lá. XD

      1. e vocês sabem o motivo pelo qual os novos cadastros no diques não estão sendo contabilizados no “Top Comentadores”? Eu já vi outras pessoas reclamando disto, então não acontece somente comigo.

        1. Não sei. Na verdade nem estava ciente disso. Vou passar para o Dadah dar uma olhada. Será mesmo que não está contabilizando? XD (vai ver vc só não está no top top!). Mas vou pedir pro Dadah verificar esse plugin pra ver se está bugado. 😉

        2. Não sei. Na verdade nem estava ciente disso. Vou passar para o Dadah dar uma olhada. Será mesmo que não está contabilizando? XD (vai ver vc só não está no top top!). Mas vou pedir pro Dadah verificar esse plugin pra ver se está bugado. 😉

        3. Cara, eu sofria do mesmo problema.Tenta atualizar de novo seu perfil no Disqus pra vê se dá certo, eu fiz isso com o meu e funcionou.

        4. Só reparei isso agora que você falou, nem sabia que existia o “Top Comentadores”.
          Eu também não estou lá, mas tô nem ai. 8D 

        5. Shin, provavelmente eh pq vc comenta com o nome do login (Account), tem uma seção separada pra escrever o nome lá no seu cadastro (Profile), e esse nome eh que vai aparecer nos comentários, comigo tava assim tambem aih eu alterei e apareceu no Top.

        6. Shin, provavelmente eh pq vc comenta com o nome do login (Account), tem uma seção separada pra escrever o nome lá no seu cadastro (Profile), e esse nome eh que vai aparecer nos comentários, comigo tava assim tambem aih eu alterei e apareceu no Top.

      2. e vocês sabem o motivo pelo qual os novos cadastros no diques não estão sendo contabilizados no “Top Comentadores”? Eu já vi outras pessoas reclamando disto, então não acontece somente comigo.

  3. Eu tava on quando as mudanças tavam acontecendo, até fiquei assustado com o fundo azul, tipo wtf?, mas o Thiago escreveu no post da Dakini e ficou tudo belezinha. =]

  4. Mudanças bem sutiís, nas quais se não fosse por esse post, provavelmente demoraria uns meses para eu perceber…..rsrsrsrs. E se as propagandas vão ajudar o Portallos, eu apoio totalmente o uso das mesmas. Enquanto isso vou torcendo pelo retorno do CdM aqui. 🙂

  5. Mudanças bem sutiís, nas quais se não fosse por esse post, provavelmente demoraria uns meses para eu perceber…..rsrsrsrs. E se as propagandas vão ajudar o Portallos, eu apoio totalmente o uso das mesmas. Enquanto isso vou torcendo pelo retorno do CdM aqui. 🙂

  6. Nossa, apesar de “pequenas” as alterações, a melhora é expressiva! O mais legal é que a aparência do Portallos como um blog permanece a mesma, me amarro no design de vocês. Parabéns!

    1. Confesso também que acho o nosso layout, simples e limpo, quase perfeito. Não troco o estilo blog, pelo estilo site por nada no mundo. Sei que o layout “capa de revista” que os sites possuem tem suas qualidades, mas esse jeitão blog tem um charme próprio e mais simpatico.

      A unica coisa que não acho confortavel no portallos é o menu lateral mesmo. Por isso vira e mexe a gente reforma ele… XD

  7. Nossa, apesar de “pequenas” as alterações, a melhora é expressiva! O mais legal é que a aparência do Portallos como um blog permanece a mesma, me amarro no design de vocês. Parabéns!

  8. ‘…reformamos tudo para apenas 4 categorias: “Microsoft”, “Sony”, “Nintendo” e “Portáteis”’
    Pow, e quem joga no PC? =/

    No mais, curti o novo visual, logo que entrei no post a lateral ficou azulada e me veio na cabeça um “aí sim hein!”.

    Em off, encontrei o Mauri em um curso de Java recentemente, acho que em breve teremos mais e mais novidades de layout pintando por aqui ;D

  9. Que bom que o pessoal não achou ruim os anúncios =)

    A lateral do blog sou fã de limpar ela e deixar só o essencial ou útil… mas vamos com calma arrumando o mais importante primeiro =) (otimização e servidores, tem sido meu inferno ultimamente heh)

    O Thiago e a equipe são máquinas de ler comentários, eu infelizmente não =) Nem sabia desse pedido de por link da home no banner pra falar a verdade, esses últimos dias que alguém comentou no meio das mudanças… se alguém quiser sugerir algo, usa a pagina de contato (lááá em cima do banner na direita) ou o email dadah@portallos.com.br, que eu vejo na hora =)

    1. Uma sugestão deveras pertinente, na minha humilde opinião, seria transformar a lateral em um índice semelhante ao que existe no Kotaku americano. Fica muito limpo, fácil de navegar e bonito também! Desde que esteja ao alcance das suas habilidades, claro… rs

      1. Vc está se referindo a Kotaku-EUA? Aquele layout novo deles? Posso ser sincero e dizer que odeio do fundo do meu coração aquele layout que inventaram? huahuahua nossa aquilo me dá nos nervos… até parei de entrar na Kotaku Eua por conta do layout novo deles. Não acho prático, em pcs com resoluções pequenas fica tudo espremido e até mesmo chega a ser confuso o estilo lateral de postagens… odeio mesmo. XD

        Acho que quiseram deixar chique demais e exageraram muito. Mas o conceito daquele menu é interessante. Só é um pouco complexo de criar e montar. Não descarto a ideia de ter uma forma mais interativa de visualizar postagens novas. 🙂

      2. Vc está se referindo a Kotaku-EUA? Aquele layout novo deles? Posso ser sincero e dizer que odeio do fundo do meu coração aquele layout que inventaram? huahuahua nossa aquilo me dá nos nervos… até parei de entrar na Kotaku Eua por conta do layout novo deles. Não acho prático, em pcs com resoluções pequenas fica tudo espremido e até mesmo chega a ser confuso o estilo lateral de postagens… odeio mesmo. XD

        Acho que quiseram deixar chique demais e exageraram muito. Mas o conceito daquele menu é interessante. Só é um pouco complexo de criar e montar. Não descarto a ideia de ter uma forma mais interativa de visualizar postagens novas. 🙂

      3. NÃOOO PELO AMOR DE DEUS.
        A coisa mais IMPRATICA do mundo é aquele indice lateral…
        quero simplesmente rolar as noticias e clicar nas que eu quero ler.. mais simples que isso?
        Alem do que o kotaku-us teve que fazer aquilo pela quantidade de conteudo que tava ficando enorme ja…

      4. NÃOOO PELO AMOR DE DEUS.
        A coisa mais IMPRATICA do mundo é aquele indice lateral…
        quero simplesmente rolar as noticias e clicar nas que eu quero ler.. mais simples que isso?
        Alem do que o kotaku-us teve que fazer aquilo pela quantidade de conteudo que tava ficando enorme ja…

  10. Excelente mudança… Quando vi o tópico achei que a linha editorial ia ficar prejudicada por algum patrocínio e talz, pois o atraente deste blog é a sua maneira peculiar de agir e até mesmo de pensar. Fico feliz que vocês saibam disso e pensem nos leitores ao fazer essas mudanças. 

    Não é cobrança, mas podia ter, ao final de cada post, aquele linkzim do facebook pra poder compartilhar o link/noticia, talvez eu seja lesado e nao vi se tem, mas um monte de coisa que sai aqui eu gostaria de divulgar, porque as noticias e comentários deste blog são mtt fodas.

    1. Redriek existe sim o link, tanto para Facebook quanto Twitter. O do Facebook fica no começo e no fim de cada post!! procura pelos botões “Curtir” ou “Like”, pois eles são de facebook.

      O dos Twitter são estes verdões que sempre aparecem embaixo do título dos posts. XD

      Achou?

  11. caramba, até que enfim os anuncios! hahaha. Foram mudanças pequenas mas que vão fazer uma diferença enooooooorme! mas só um adendo: tirem a cor “salmão” na rotação de backgrounds, ficou feio pra caramba. mas de resto, está tudo ótimo!

  12. caramba, até que enfim os anuncios! hahaha. Foram mudanças pequenas mas que vão fazer uma diferença enooooooorme! mas só um adendo: tirem a cor “salmão” na rotação de backgrounds, ficou feio pra caramba. mas de resto, está tudo ótimo!

  13. Devo admitir é muito estranho ver o Portallos com azul no fundo, já tinha me acostumado tanto com a cor antiga xD.
    Os botões de redes sociais ficaram muito melhores além de ficarem bonito.
    Eu disse que é estranho ver a cor azul, mais ela ficou muito legal ainda mais com o Banner de One Piece: Novo mundo, combinou certinhoo.
    Não importe o que mude se for o Portallos será bom!!

  14. Haha eu estava on line vendo o Portallos quando o Thiago havia anunciado as mudanças no site fiquei todo curioso tentando ver o que havia mudado xD

    Aew notei os anuncios e os botoes das redes sociais que me fizeram perguntar “Isso esteve sempre ali?” XD

    Depois passando pra baixo vi o pessoal ali do facebook aew eu “AHA achei uma mudança XD”

    Edit: O esquema de cores acho que foi o que masi demorei a notar mais ficou muito bonito assim

    1. Geralmente leitores e visitantes não reparam mesmo em pequenos detalhes que blogues e sites possuem. Mas a gente que cuida e toma conta dele estamos sempre discutindo coisinhas pequenas que podem melhorar aqui e ali. Parece bobeira se pensar por um lado, mas a gente realmente fica feliz quando um botão ou um link qualquer passa a ter utilidade aos leitores.

      De coisinha em coisinha, nasce um belo site. O 1º Portallos lá de 2008 nem se compara com o atual. Mudamos muitas coisas menores, sem nunca precisar alterar a politica de postagens e assuntos do blog (pelo contrário, a gama de assuntos só aumentou).

      As vezes é mais bacana mexer em pequenas imperfeições do layout do que criar um layout totalmente novo. As vezes uma corzinha nova, já dá uma cara nova, sem precisar “inventar” demais.

    2. Geralmente leitores e visitantes não reparam mesmo em pequenos detalhes que blogues e sites possuem. Mas a gente que cuida e toma conta dele estamos sempre discutindo coisinhas pequenas que podem melhorar aqui e ali. Parece bobeira se pensar por um lado, mas a gente realmente fica feliz quando um botão ou um link qualquer passa a ter utilidade aos leitores.

      De coisinha em coisinha, nasce um belo site. O 1º Portallos lá de 2008 nem se compara com o atual. Mudamos muitas coisas menores, sem nunca precisar alterar a politica de postagens e assuntos do blog (pelo contrário, a gama de assuntos só aumentou).

      As vezes é mais bacana mexer em pequenas imperfeições do layout do que criar um layout totalmente novo. As vezes uma corzinha nova, já dá uma cara nova, sem precisar “inventar” demais.

  15. Eu dei uns F5 aqui e a cor de fundo que mais chama a atenção é o azul mesmo.
    “Tela azul do Portallos” ainda vai assustar muito leitor desprevenido.

    Bem legais as mudanças. Mesmo que pequenas, é assim que o blog vai melhorando. XD

  16. eu não notei diferença nem na cor e nem tinha reparado nos anuncios!
    eu tenho atenção seletiva kkk so enxergo padroes que procuro, o resto eu passo direto!
    por isso nem tinha reparado que o portallos tinha cor de fundo rsrs
    eu faço um geral dos post em alta velocidade, se algo no titulo me prende eu paro a barra de rolagem rsrs entao essas mudanças a meu ver nem foram mudanças rsrs

  17. nossa fiquei com medo qdo li o título do post , ainda bem q o thiago é daqueles q acredita q ” em time q está ganhando nao se mexe”. mudanças quase imperceptiveis mas q melhoram o blog ainda + xD

  18. Portallos mudou um pouco! 😀

    Eu entrei e vi os amarelados(não entendo muito de cor) no fundo e achei bacana, e nem tinha notado os anuncios também, pois tão pequetuchos e continuem assim :)(mas, e aí, a gente clica nesses anúncios pra vocês “lucrarem”? 8D)
     
    No mais do mais é atualizar a página pra mudar de cor! ‘_’

    1. NUNCA cliquem em anúncios apenas com a ideia de “dar lucro pro site”.
      Isso é contra as regras de qualquer programa minimamente sério de
      afiliados. Pq? Pelo simples motivo que cliques falsos não geram retorno
      pro anunciante. Se o anunciante perceber que o retorno é baixo, pulará
      fora do sistema, que quebraria.

      Portanto amiguinhos, se querem ajudar o Portallos, NÃO CLIQUEM
      PROPOSITALMENTE NOS ANÚNCIOS. Cliquem apenas se for algo de interesse
      genuíno. Inclusive acho que o T_Thiago deveria deixar essa questão
      clara. O Adsense não perdoa esta conduta e pune com banimento.

  19. Galera, acho que vocês estão dormindo no ponto em relação a anúncios e coisas do tipo. O Portallos é, hoje, meu blog principal para “cultura inútil” e não porque vocês são mais bonitos que os outros, mas porque o conteúdo aqui é muito bem tratado, com uma linha editorial refinada e escritos de qualidade.

    O nicho de vocês é muito bom de ser explorado, cinema, quadrinhos, games… Essas coisas, na web, têm retorno muito bom. Até um blogzinho de nada com uns anúncios do Submarino (olha aí, OLHA AÍ!) fatura uns caraminguás. Mas como aqui o conteúdo é bom, direcionado e regular, e a base de leitores de vocês é grande e está crescendo, é hora de pensar grande.

    Eu sugeriria entrar em contato com as assessorias das grandes distribuidoras, ora. Falem com Fox, Universal, Warner, Panini, sugiram ações e tudo o mais. Vocês parecem ser dedicados e disciplinados, desenvolver uma campanha bacana seria dois palitos. Assim vocês dão um agrado para os leitores sem irritá-los com anúncios batidos/intrusivos e de quebra conseguem a grana para financiar o blog — quiçá até encará-lo como trabalho. AdSense é rapa de tacho, tapa buraco.

    E, indo para o lado técnico da coisa, vocês usam WordPress, certo? Então, se não têm um plugin de cache, instalem-no tipo… agora! Eu uso o Hyper Cache, tem vários outros, qualquer um deles dará uma aliviada boa caso não haja nenhum instalado.

    Boa sorte com o blog e continuem o bom trabalho! 🙂

    []’s!

    1. Só um comentário rapidinho aqui que to meio atrapalhado agora. XD

      – o ad sense do Submarino estamos esperando a aprovação do cadastro lá, mas eu até que gosto deles sabe? já vi muita promo de games e blu-rays em banners do submarinos em sites que navego e eles são muito uteis sim, até porque não fico todo dia indo lá ver as ofertas (e meu e-mail de tranqueiras de lojas é uma zona pra ficar olhando todos). Isso está sendo visto, assim como o ad sense da Playasia que tb é muito cool!

      – quanto a patricio destas empresas, tentamos com uma certa editora BR (não vou dizer qual por questões de etica, mas não é quem vcs pensam), e não gostei da forma como estava sendo negociado, não vi vantagens significativa para o nosso lado e estava tudo sendo impositivo demais. acho que ainda não temos muita força e contato para isso no momento. e realmente não gosto de ter rabo preso com ninguem. se for rolar algum patrocinio num futuro longe, será nos termos do Portallos e não em regras que nos contenha e restrinja as coisas. Acho que por enquanto, os ad sense da vida são a melhor coisa para não ficar “devendo” a ninguem. 🙂

      – quanto aos caches, sim somos wordpress, o Dadah com certeza instalou ins plugins de otimização de cache, mas não sei dizer qual especificamente, mas vou mostrar essa sua dica para ele, quem sabe este não é melhor 🙂 – apesar de usarmos wordpressa, nós já mexemos e muito na codificação do blog huahuahua tem plugin em cima de plugin em cima de plugin… uns tempos atrás estavamos até limpando isso. XD aos poucos vamos pegando o jeito… o dadah manja de net e informatica, ams este tb é o primeiro blog dele, antes disso a gente só mexia em forum, que tem uma sistema um pouco diferente. XD

      1. As promos do Submarino são legais, em posts bem direcionados podem dar um retorno bom.

        Quando falei das parcerias, não é bem uma parceria, com troca de benefícios e tal. É no sentido de promoções de divulgação no blog. Deem uma olhada no Judão e no Jovem Nerd, eles fazem muito isso. O tratamento é com as assessorias (e aí dá um trabalho descobrir quem assessora quem), mas se tiver um bom relacionamento, as coisas acontecem.

        []’s!

        1. Ah isso de assessoria ainda é um porre… ninguem da equipe tem saco pra isso (eu muito menos XD). na verdade é um troço bem chato pra gente porque a falta de tempo aqui é enorme, pra isso tem que ser mais organizado, mais tempo flexivel e menos correria… quem sabe com tempo. Esse ano estamos com algumas ideias interessantes a respeito do recrutamento para colocar mais ordem nestas questão de falta de tempo e organização de assuntos aqui… aí sim… quem sabe. 🙂

          Alias o nosso podcast é algo que vem sendo adiado desde o final do ano passado por conta disso. preciso que o meu dia tenha 36 horas. XD

        2. Ah isso de assessoria ainda é um porre… ninguem da equipe tem saco pra isso (eu muito menos XD). na verdade é um troço bem chato pra gente porque a falta de tempo aqui é enorme, pra isso tem que ser mais organizado, mais tempo flexivel e menos correria… quem sabe com tempo. Esse ano estamos com algumas ideias interessantes a respeito do recrutamento para colocar mais ordem nestas questão de falta de tempo e organização de assuntos aqui… aí sim… quem sabe. 🙂

          Alias o nosso podcast é algo que vem sendo adiado desde o final do ano passado por conta disso. preciso que o meu dia tenha 36 horas. XD

          1. Poxa Rodrigo, fico até orgulhoso de receber comentários de você! Mas no caso é como o Thiago disse, o problema principal é a falta de tempo pra gente se dedicar o quanto gostaríamos ao Portallos. Nós temos muitos planos – muitos mesmo! – mas a falta de tempo nos impedir de botá-los em prática.

            Isso de assessoria eu tiro de letra – afinal sou assessor – é só saber conversar com eles… O problema é o contato inicial!

          2. Poxa Rodrigo, fico até orgulhoso de receber comentários de você! Mas no caso é como o Thiago disse, o problema principal é a falta de tempo pra gente se dedicar o quanto gostaríamos ao Portallos. Nós temos muitos planos – muitos mesmo! – mas a falta de tempo nos impedir de botá-los em prática.

            Isso de assessoria eu tiro de letra – afinal sou assessor – é só saber conversar com eles… O problema é o contato inicial!

          3. Poxa Rodrigo, fico até orgulhoso de receber comentários de você! Mas no caso é como o Thiago disse, o problema principal é a falta de tempo pra gente se dedicar o quanto gostaríamos ao Portallos. Nós temos muitos planos – muitos mesmo! – mas a falta de tempo nos impedir de botá-los em prática.

            Isso de assessoria eu tiro de letra – afinal sou assessor – é só saber conversar com eles… O problema é o contato inicial!

    2. Particularmente estava com receio de por anúncios e começar a afastar leitores, mas parece que o pessoa se importa mesmo é que a qualidade do conteúdo não mude. o que é muito bom. Submarino é o próximo, só estamos esperando ser aprovados. Voce deu boas idéias, pretendemos começar com o simples, e ir evoluindo a medida que formos aprendendo como funciona =)

      Sim, usamos wordpress, e temos vários plugins e soluções de cache… wp super cache, cache de database, de widgets, minify, cloudfare, e por ai vai… mas nosso maior problema atualmente é uso de memória, e a impressão que tenho é que usar cache melhorou a velocidade do site (alguém mais notou?), mas utiliza um pouco mais de memória (apesar de muita coisa ficar em disco). Nas últimas semanas tenho trabalhado bastante em otimizar o blog, e aprendendo bastante também sobre o que afeta o que, onde preciso mexer para melhorar… ainda pretendo continuar quebrando a cabeça com isso (como o Thiago disse, bem capaz que teremos de fazer outra mudança de servidor por causa do custo, muito por causa da memória que estamos usando… só de pensar no trabalho de testar tudo num servidor novo, e migrar sem tirar o site do ar… diversão garantida =)).

      Valeu, e mande mais sugestões como essas, são uma bela ajuda =)

    3. É ISSO AE!
      Aprovadíssimo rodrigo!
      *piadinha infame* É HORA DE DIGIVOLUIR!!! *piadinha infame* hehe ;P

      concordo com voce quanto ao portallos ser hoje um dos MAIORES blogs de cultura geek da net. Ta nos 4 mais concerteza (jovem nerd, kotaku-br, meio bit e portallus)
      sendo que a proposta do portallus um pouco diferente dos outros (com mais cultura japonesa) e isso é ÓTIMO!

    4. É ISSO AE!
      Aprovadíssimo rodrigo!
      *piadinha infame* É HORA DE DIGIVOLUIR!!! *piadinha infame* hehe ;P

      concordo com voce quanto ao portallos ser hoje um dos MAIORES blogs de cultura geek da net. Ta nos 4 mais concerteza (jovem nerd, kotaku-br, meio bit e portallus)
      sendo que a proposta do portallus um pouco diferente dos outros (com mais cultura japonesa) e isso é ÓTIMO!

    5. É ISSO AE!
      Aprovadíssimo rodrigo!
      *piadinha infame* É HORA DE DIGIVOLUIR!!! *piadinha infame* hehe ;P

      concordo com voce quanto ao portallos ser hoje um dos MAIORES blogs de cultura geek da net. Ta nos 4 mais concerteza (jovem nerd, kotaku-br, meio bit e portallus)
      sendo que a proposta do portallus um pouco diferente dos outros (com mais cultura japonesa) e isso é ÓTIMO!

    6. É ISSO AE!
      Aprovadíssimo rodrigo!
      *piadinha infame* É HORA DE DIGIVOLUIR!!! *piadinha infame* hehe ;P

      concordo com voce quanto ao portallos ser hoje um dos MAIORES blogs de cultura geek da net. Ta nos 4 mais concerteza (jovem nerd, kotaku-br, meio bit e portallus)
      sendo que a proposta do portallus um pouco diferente dos outros (com mais cultura japonesa) e isso é ÓTIMO!

  20. Agora estou sempre reparando nas cores de fundo que vem quando eu abro alguma página do Portallos. Agora até fiquei meio paranóico com isso….kkkkkk.

  21. Estou mega atrasado para comentar aqui, pois não mexi no pc ontem, mas é o seguinte:

    Ia sugerir utilizar o Submarino (o que já foi feito), pois o nicho aqui do site tem tudo a ver com os afiliados do Submarino… sugiro adsense gráfico no fim ou no inicio das postagens, pois acho que o estilo escrito não combina com o site, além disso o adsense em texto no menu também ficou um pouco estranho, tira a praticidade do menu e fica com mensagens nem sempre chamativas… Acho que criar uma área no menu escrito “Publicidade” com um bloco do adsense seria interessante…

    Sobre o layout ficou muito show, o plugin do facebook e os botões das redes sociais… sobre o fundo e estilo, acho que o ideal é isso mesmo, pois a simplicidade do blog não é uma desvantagem e sim um charme, eu particulamente odeios blogs/sites cheios de coisas, imagens e figuras, gosto de layouts que funcionam bem e não pesam…

    Administro um fórum relativamente grande junto com mais algumas pessoas há 3 anos (6 anos se contar quando o fórum era uma comunidade no orkut, mas prefiro manter meu sigilo quanto ao mesmo) e mexo com blogs também… já li exaustivamente sobre propagadas, afiliados, webmarketing e começo agora faculda de Analise de Sistemas etc… Pode confiar que colocando uma área de publicidade no menu e anuncios gráficos no post, os leitores vão contribuir clicando bem mais…

    Sobre o CDM, eu mandei o meu, mas no email enviado pelo Thiago não vi meu nome…

    Sobre o recrutamento eu vou participar…

    É isso ai, Portallos cada dia mais FODA!!!

  22. Estou mega atrasado para comentar aqui, pois não mexi no pc ontem, mas é o seguinte:

    Ia sugerir utilizar o Submarino (o que já foi feito), pois o nicho aqui do site tem tudo a ver com os afiliados do Submarino… sugiro adsense gráfico no fim ou no inicio das postagens, pois acho que o estilo escrito não combina com o site, além disso o adsense em texto no menu também ficou um pouco estranho, tira a praticidade do menu e fica com mensagens nem sempre chamativas… Acho que criar uma área no menu escrito “Publicidade” com um bloco do adsense seria interessante…

    Sobre o layout ficou muito show, o plugin do facebook e os botões das redes sociais… sobre o fundo e estilo, acho que o ideal é isso mesmo, pois a simplicidade do blog não é uma desvantagem e sim um charme, eu particulamente odeios blogs/sites cheios de coisas, imagens e figuras, gosto de layouts que funcionam bem e não pesam…

    Administro um fórum relativamente grande junto com mais algumas pessoas há 3 anos (6 anos se contar quando o fórum era uma comunidade no orkut, mas prefiro manter meu sigilo quanto ao mesmo) e mexo com blogs também… já li exaustivamente sobre propagadas, afiliados, webmarketing e começo agora faculda de Analise de Sistemas etc… Pode confiar que colocando uma área de publicidade no menu e anuncios gráficos no post, os leitores vão contribuir clicando bem mais…

    Sobre o CDM, eu mandei o meu, mas no email enviado pelo Thiago não vi meu nome…

    Sobre o recrutamento eu vou participar…

    É isso ai, Portallos cada dia mais FODA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.