Cinema: Lanterna Verde – Eu fui!

2011 vai ficar marcado como um ano em que os filmes de super-heróis mais nos surpreenderam. Aqueles com expectativas duvidosas no fim se revelaram bons filmes, e alguns com hype no espaço nos decepcionaram. Bem, alguém tinha que” ficar na lanterna” entre os lançamentos de filmes de super-heróis, e essa “honraria” ficou nas mãos do Lanterna Verde. Essa ironia foi obra do acaso ou aconteceu por culpa de alguém?

O Lanterna Verde é um dos poucos personagens da DC Comics que curto, os outros dois são Superman e Batman. Os dois últimos já haviam ganhado filmes excelentes, e durante muitos anos eu sempre quis que o mesmo acontecesse com o nosso defensor do setor espacial 2814. Agora, o sonho de muitos fãs se tornou realidade. E a realidade, se tornou um pesadelo. Um pesadelo que nos fez ter medo. E isso não é bom. E se você não viu o filme ainda, também não é bom continuar a leitura para evitar spoilers!

A Warner resolveu apostar alto no filme do Lanterna. Não podia deixar a Marvel tomar conta desse filão e ficar depende de Batman. Então investiu mais de 200 milhões de dólares (há quem diga que foi mais de 300!) para transpôr o herói para as telas de cinema. Contratou como protagonista um ator conhecido por comédias românticas, Ryan Reynolds. Foi o primeiro sinal de que as coisas poderiam dar errado.

Mas o que me deu mais medo foi quando soube que a direção do longa-metragem ficaria por conta de Martin Campbell. Um diretor bacana e muito experiente, mas que não nutria nenhuma relação com o universo com o qual iria trabalhar. Campbell aceitou a direção de Lanterna Verde por causa do cachê. É aí que podemos perceber como o Marvel Studios é muito mais criterioso ao recrutar diretores. Kenneth Branagh em Thor, Joe Jonhston em Capitão América, Joss Whedon em Os Vingadores, todos esses aceitaram a direção por se identificarem com as respectivas obras, coisa que não aconteceu com Campbell.

Ryan Reynolds foi uma escolha ruim como protagonista. Não por ser um ator ruim, longe disso, mas a primeira opção que era o Sam Worthington era uma opção mais interessante, pois Reynolds não consegue passar uma imagem heróica, na maioria das cenas ou ele está com cara de dúvida ou com cara de receio. O personagem Hal Jordan é reconhecido como um homem corajoso, que lida com missões arriscadas sem pestanejar. Faço parte do time que considera o Sinestro o personagem mais bem adaptado. Embora tenha pouco tempo de exibição na telinha, o ator Mark Strong faz uma interpretação forte (com o perdão do trocadilho). E fico a pensar se ele não teria sido um Hal Jordan mais convincente. Blake Lively faz uma “mocinha” que na maioria das cenas está apática, nem de longe lembrando a enérgica Carrol Ferris dos quadrinhos. Peter Sarsgaard como o vilão Hector Hammond ficou em um meio-termo, tendo seus momentos em que desperta uma empatia com o público e em certas cenas mais parece um cara bobo.

O segmento inicial do filme é bem realizado, cheguei a ficar empolgado com a transposição dos elementos dos quadrinhos que estava vendo. Porém, assim que começa o treinamento de Hal Jordan em Oa, a qualidade geral do filme começa a despencar em voo livre. O que é curioso, tendo em vista que o script foi idealizado por escritores de quadrinhos: Michael Green (Superman/Batman) e Marc Guggnheim (Aquaman, Wolverine, Flash). Mas tudo indica que o roteiro foi reescrito por Michael Goldenberg (Harry Potter e a Ordem da Fênix) a mando da Warner para adequar a história de acordo com o que o estúdio queria.

O grande vilão do filme é Parallax, mas a ideia de um vilão secundário na trama vitimou a entidade maligna, que não apareceu como deveria e nunca foi mostrada como uma ameaça realmente assustadora. Lembrou-me o Galactus do segundo filme do Quarteto Fantástico, os dois tiveram suas formas alteradas e nem de longe conseguiram transmitir a imponência que possuem nos quadrinhos originais. Parallax parece só um bicho-papão espacial.

Em Oa, Hal Jordan tenta se adequar na rotina de um Lanterna Verde, e passa por um treinamento mais rápido que o Flash, e mal tem tempo para apreciar a beleza do lugar, não conseguindo se decidir se quer assumir o manto de patrulheiro espacial ou não. Ainda que breve essa passagem por Oa é um dos pontos altos do filme especialmente para os fãs, mostrando vários Lanternas diferentes, mas tudo é bom dura pouco.

Não demora muito a enrolação parece que vai acabar, e lá vai nosso herói defender a Terra da entidade maligna espacial, mas a sequência é extremamente chata e não faz muito sentido, talvez a Warner optasse assim por querer mostrar Hal Jordan enfrentando o vilão sozinho para destacar o herói. Se pensou assim, foi uma ideia idiota. Teria sido muito mais legal termos todos os Lanternas na batalha, unindo forças, fazendo construtos surpreendentes, e no fim o Hal ter uma ação que pudesse dar fim de uma vez por todas em Parallax. Mas um fim daqueles de mentirinha, de forma que ele pudesse voltar na continuação mais forte e perigoso, e justificar a opção de Sinestro em portar um anel amarelo.

No fim, Lanterna Verde foi uma aposta bem alta da Warner, e talvez suas intromissões no filme tenham estragado tudo. Ou será que foi o dedinho de Geoff Johns na produção? Como fã não gostei e já torço por um reboot, mas só daqui a alguns anos, quando a Warner aprender com o Marvel Studios como se faz um filme de super-herói. Mas para o público em geral, até que Lanterna Verde é uma boa opção, valendo a diversão de ver um herói espacial, algo não muito comum hoje em dia. Mas realmente, Hal Jordan vai ter que se contentar com o último lugar e ser o lanterninha desse ano.

Ficha Técnica

Título Original: Green Lantern
Diretor: 
JMartin Campbell
Roteiro:
 Michael Goldenberg
Gênero:
 Aventura
Elenco:
Ryan Reynolds, Mark Strong, Blake Lively
Estréia nacional:
19/08/2011
Duração:
 114 minutos

Isso também pode lhe interessar

29 Comentários

  1. bem, sou fá hardcore do lanterna e quando vi que o filme não tava indo pro lado “certo” (ou seja, igual as comics) decidi ver o filme como um não-fã e olha, até que gostei, não é um filme NOTA 10 mas até que vale

    achei o hal jordan até que bem representado, mas realmente faltou o lado mais heróico, Sinestro ficou BOM mas realmente aparece pouco

    fiquei meio triste pelo filme ser ruim e ter ido mal nas bilheterias, queria ver o sinestro com o anel amarelo :/

  2. bem, sou fá hardcore do lanterna e quando vi que o filme não tava indo pro lado “certo” (ou seja, igual as comics) decidi ver o filme como um não-fã e olha, até que gostei, não é um filme NOTA 10 mas até que vale

    achei o hal jordan até que bem representado, mas realmente faltou o lado mais heróico, Sinestro ficou BOM mas realmente aparece pouco

    fiquei meio triste pelo filme ser ruim e ter ido mal nas bilheterias, queria ver o sinestro com o anel amarelo :/

  3. Acho que gostei do filme por ser fã o suficiente pra pegar as referências, mas não o suficiente pra reclamar das diferenças da história original. 😛
    Não quer dizer que seja nenhum clássico, mas talvez por terem jogado ele TANTO pra baixo que fui ver esperando O LIXO DA LAMA, eu achei bem divertido.

  4. Acho que gostei do filme por ser fã o suficiente pra pegar as referências, mas não o suficiente pra reclamar das diferenças da história original. 😛
    Não quer dizer que seja nenhum clássico, mas talvez por terem jogado ele TANTO pra baixo que fui ver esperando O LIXO DA LAMA, eu achei bem divertido.

  5. Sinceramente não estou com muita coragem em ir assistir este filme no cinema, estou pensando se devo assistir super 8 ao invés dele. A DC tem que aprender muito ainda com a Marvel e ver como eles fazem nos roteiros. O Lanterna Verde a princípio é um personagem o qual não chamava muito a minha atenção, fui gostando dele no desenho da Liga, e depois fui conhecendo ele melhor e gostando de toda a sua mitologia.

    1. depende tbm né, no caso dos dois últimos batmans é a marvel q tem q aprender com a DC hehehe, mas veja sim Super 8 ao invés de LV, super 8 é MUITO bom.

      1.  Pois é, Batman é meu super-herói preferido (seja da DC ou da Marvel), e o único que deu certo nessa geração de filmes da DC. É inegável a qualidade do trabalho que o Nolan teve com a franquia.

        É, acho que vo ver Super 8 mesmo, valeu pelo conselho ^^

  6. Sinceramente não estou com muita coragem em ir assistir este filme no cinema, estou pensando se devo assistir super 8 ao invés dele. A DC tem que aprender muito ainda com a Marvel e ver como eles fazem nos roteiros. O Lanterna Verde a princípio é um personagem o qual não chamava muito a minha atenção, fui gostando dele no desenho da Liga, e depois fui conhecendo ele melhor e gostando de toda a sua mitologia.

  7. ”2011 vai ficar marcado como um ano em que os filmes de super-heróis menos nos surpreenderam.”

    Foi mal mas NAO.
    Xman 1st class, todo mundo falou mal  quando as primeiras fotos começaram a surgir, todos duvidaram, e depois dos trailers, embora nao tenha ficado tao ruim, ninguem tinha certeza o quanto BOM seria, e acabou sendo 1 dos melhores filmes dos X (ja tendo 5 lançados)

  8. ”2011 vai ficar marcado como um ano em que os filmes de super-heróis menos nos surpreenderam.”

    Foi mal mas NAO.
    Xman 1st class, todo mundo falou mal  quando as primeiras fotos começaram a surgir, todos duvidaram, e depois dos trailers, embora nao tenha ficado tao ruim, ninguem tinha certeza o quanto BOM seria, e acabou sendo 1 dos melhores filmes dos X (ja tendo 5 lançados)

    1. Concordo, 2011 foi O ano dos filmes de super-herói…
      1st Class com certeza é o melhor filme dos X-Men já feito, gostei do Thor que me surpreendeu bastante e ainda não vi o Capitão América (dizem que é o melhor).
      E que venham os Avengers!!!

    2. Corrigi o texto, é MAIS mesmo. Inclusive nas frases posteriores eu confirmei essa linha de pensamento, embora eu sempre tenha deixado claro que X-Men First Class seria um ótimo filme.

      1. Na época o personagem estava meio em desuso nas hq’s, e a própria figura do Lanterna Verde estava em baixa. E a seriedade do Stewart seria um belo contraste com a personalidade espontânea do Flash. O outro motivo foi dar uma maior abrangência cultural e racial, tirando o Aquaman e colocando a Mulher-Gavião em seu lugar para a Mulher-Maravilha não ficar sozinha no time feminino. Mas tanto Jordan quanto Rayner apareceram no seriado rapidamente.

  9. Poxa .. acho o seguinte . .  O filme não está aquela merda toda, mas mesmo assim vale a pena assistir . . Realmente oque o postador falou em cima , muita coisa é verdade . . . enfim , acho que vale a pena . . . o postador gerou sua crítica 🙂 agora é esperar a dos outros . 

  10. Poxa .. acho o seguinte . .  O filme não está aquela merda toda, mas mesmo assim vale a pena assistir . . Realmente oque o postador falou em cima , muita coisa é verdade . . . enfim , acho que vale a pena . . . o postador gerou sua crítica 🙂 agora é esperar a dos outros . 

  11. Atrasadão para comentar, mas só vi o filme ontem… Na boa como não fã do universo do herói, achei o filme muuuuuito bom, bem melhor que Thor por exemplo (podem me jogar pedras), tem bons efeitos especiais e valeu o ingresso 3D, realmente não entendi tantas criticas negativas pela internet afora… Provavelmente não deve ter agradado aos fãs xiitas, porque em geral, percebi o pessoal do cinema gostando…

    Ao contrário do texto do post, eu achei o vilão muito mais ameaçador que do Capitão América e Thor por exemplo… Capitão América inclusive eu dormi vendo o filme em 3D, rsrsrsrsrs…

    Finalizando, não sei até onde não conhecer a fundo o universo do personagem me deixa menos critico, mas no fim das contas gostei, daria uma nota 7… Só a titulo de comparação eu daria 6,5 para Capitão América e 6 para Thor que definitivamente não gostei…

  12. odiei esse filme. Não porque eu seja fã do lanterna – que é um dos herois que eu curto -, mas o filme é incoerente e arrastado mesmo. 
    É incrível como o Lanterna Verde – Primeiro Voo consegue ser absurdamente melhor do que esse que eu prefiro esquecer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.