Weekly Shonen Jump ToC: Edição #39! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #39

Kurogane 1 (Capa, 1°CP, 54 pg., estréia)
One Piece 637
Toriko 155
Harisugawa in Mirror world 8 (CP)
Naruto 553
Beelzebub 122
ST&RS 9
Gintama 367
Kochikame 1716 (CP)
Sket Dance 199
Medaka Box 112
Inumarudashi 148
Hunter X Hunter 314
Kuroko no Basket 131 (CP)
Bleach 462
Nurarihyon no Mago 168
Reborn 348
Magico 25
Enigma 47

Bakuman (Ausente)

Antes de mais nada, a ToC vai ser meio irregular em um pequeno perído de tempo. Semana passada por exemplo mostrou que há realmente fins de semana que eu não consigo arrumar o tempo necessário para montar um bom texto e publicar. Alguns já devem saber mas, de qualquer jeito, vou prestar vestibular esse ano então todo tempo é pouco para estudar. Menos PC, menos games, mangás tem uma pilha de uns 2~3 meses para ler e por aí vai. Então isso se reflete aqui no blog com as minhas potagens que diminuíram ao máximo, então para não prejudicar a coluna decidi agir assim até que as provas passem: farei quando houver tempo hábil de produzir um bom post. Avisos de lado, vamos a ToC desta semana. Ah, sim quem quiser acompanhar pode vir aqui ou aqui, que eles sempre postam os rankings fresquinhos.

Semana passada Ikkyuu se despediu com 15 capítulos, o que já era meio esperada haja em vista que era o lanterninha quase que permanente, sem contar que na minha opinião a história tinha ficado chatíssima, quase arrastada, sem muita objetividade. A inteligência das charadas tinha ido embora e ficaram umas batalhas meio chatas.

 E já nesta edição temos o subistituto! Um mangá de esporte, Kurogane já havia ganho um oneshot (que pode ser baixado em inglês aqui), e não vi lá sendo bem recebido assim tão bem, me parece algo mediano. A sequência de batalha no primeiro capítulo me lembrou um pouco as lutas de Kendô em Busou Renkin (mas sem a maestria do Watsuki ao manejar tal cena),  e a história de um fantasma-lenda no kendô ajudar o protagonista dá uma brecha para uma possível passagem para algo mais fantasioso, mas a princípio o mangá deve se focar mesmo no esporte. O traço é bem agradável, e nas condições em que estão os mangás de esporte na Jump, limitados a Kuroko, até pode vir a se dar bem.

Toriko rankeado nas alturas ainda, mas acho que os capítulos pouco importam, a não ser que seja algo muito bom para passar OP, e vice-versa. Apesar de OP levar a óbvia vantagem de ter mais tempo na revista. A surpresinha ficou por conta das estreiantes. Harisugawa com CP de novo, e ST&RS lá no alto no seu primeiro ranking. Até especulo que Harisugawa deva ter roubado um pouco os votos de Magico, que parece estar correndo atrás nestes últimos capítulos com o tal campeonato de casais, e subindo o nível de momentos “Awwwn” no mangá.

ST&RS quero ver mesmo se é fogo de palha, vai subitamente cair depois de uns 15 capítulos ou se manter como Enigma se manteve. Depois dos testes as coisas tendem a ficar bem chatas no mangá, já que não vai ter a emoção da competição. As coisas devem mudar um pouco para um estilo school days. Espero mesmo é a tal viagem a Marte no tempo estipulado.

Falando de Enigma, continuo achando uma palhaçada o mangá ter caído tanto assim, a ponto de figurar no fim da tabela. Espero ser tudo uma implicância com o e-test, pois o rankeado ainda está nele. O arco atual tem uma tensão muito maior do que o anterior, o Cannibal é realmente assustador por não parecer um humano e sim um bicho, um monstro em busco de um só objetivo. E a hipótese dele estar entre os outros participantes do desejo do protagonista só aumenta mais a expectativa do que vem por aí.

É muito bom ver Beel lá em cima como merece. Entrando num arco mais sério, é um período de transição muito importante, então manter uma boa posição é importante para o autor ter certa tranquilidade de conduzir a história a seu modo e ritmo.

Bleach ainda está com os capítulos sem Rukia e cia. então ainda há esperança para Kubo. Medaka Box parece ter ficado mesmo com a meiuca de vez, a queda para o bottom foi só momentânea. Deixando assim a bomba da próxima rodada de cancelamentos para Magico e Enigma, pois Reborn deve subir com a saga dos arcobalenos.

Próxima: Edição #40

  • Sket Dance (1°CP, Capa)
  • Kurogane, Medaka Box, Inumarudashi (CP)

Sket Dance ganha muito merecidamente essa capa depois do segundo lugar que alcançou na outra edição, e para comemorar seus 4 anos (?) de serialização. Kurogane e Inamaru sem nada muito a declarar, mas é bom ver Medaka conseguindo uma páginazinha, é um mangá que vem afastando de vez a chance de cancelamento com o arco atual. De brinde devemos ter o resultado da voltação dos personagens!


Isso também pode lhe interessar

32 Comentários

  1. Eu gostei do traço de Kurogane, e apesar de não ser fã de mangás de esporte acredito que essa série vá mais longe que Ikkyu. Ainda não li o Harisugawa, mas pretendo em breve. Já saiu em algum scanlator em inglês?
    Stars… nada a declarar. E os outros… eu tô atrasado na leitura, mas fico feliz que Gintama esteja bem e acredito que Bleach deve voltar ao topo em breve. Pelo menos deve subir um pouquinho quando os rankeados forem os caps que a Rukia volta.

  2. Eu gostei do traço de Kurogane, e apesar de não ser fã de mangás de esporte acredito que essa série vá mais longe que Ikkyu. Ainda não li o Harisugawa, mas pretendo em breve. Já saiu em algum scanlator em inglês?
    Stars… nada a declarar. E os outros… eu tô atrasado na leitura, mas fico feliz que Gintama esteja bem e acredito que Bleach deve voltar ao topo em breve. Pelo menos deve subir um pouquinho quando os rankeados forem os caps que a Rukia volta.

  3. Eu parei com as Tocs  a partir de hoje pois não quero sofrer. Ver Enigma nessa posição tão baixa e como vc definiu bem, ridícula é de dar dó. Já até vejo passar o filme de quando Ane DokI foi cancelado na minha cabeça…

  4. Eu parei com as Tocs  a partir de hoje pois não quero sofrer. Ver Enigma nessa posição tão baixa e como vc definiu bem, ridícula é de dar dó. Já até vejo passar o filme de quando Ane DokI foi cancelado na minha cabeça…

  5. Fora Harisugawa os únicos romance-comédia-ecchi que ando lendo são 100% Morango – que não consigo comprar faz um tempinho – e G-Maru e tenho que dizer que a série tá quase a altura dos mangás da Kawashita! xD
    Cara a Saki tá roubando as atenções, já to torcendo mais por ela do que pela Mao.

  6. Fora Harisugawa os únicos romance-comédia-ecchi que ando lendo são 100% Morango – que não consigo comprar faz um tempinho – e G-Maru e tenho que dizer que a série tá quase a altura dos mangás da Kawashita! xD
    Cara a Saki tá roubando as atenções, já to torcendo mais por ela do que pela Mao.

  7. rackor, mesmo sabendo que naum é o melhor lugar para perguntar isso você disse uma vez em algum post que já zerou até a alma do jump ultimate stars,eu tenho uma pergunta: depois que termina as missoes no jump ultimate stars como se faz pra ganhar aquelas paradinhas pra comprar personagem?

    1. Hmm não jogo faz um tempo, pedras você diz? Tem umas fases macetes que dão muitas pedras se tu matar os carinhas de lá. Se tu conseguir se virar no Inglês dá uma olhada no faq do Geroh. Usei ele demais enquanto jogava, praticamente uma bíblia para o Jump:


      – Easy J-Gems Collecting (credit CinnHotPlate45)
      Visit the following worlds…

      Gintama planet mission 2 for Laughter(yellow) gems
      Eyeshield 21 planet mission 2 for Power(red) gems
      Ninku planet(only mission there) for Knowledge(green) gems

      These are all “collect all the items before the time limit mission”
      You have to defeat the opponents to get the gems of course but you
      don’t have to clear the mission. Just kill your opponents and they
      drop their koma type gems. All the characters in the mission are of
      the type listed next to it.
      For other places to get Knowledge gems, there are other planets like
      D.Gray-man and Black Cat. Black Cat is for Knowledge & Power but it
      will take longer to get lots because all the characters aren’t the
      same type, and kill your opponents, meaning the deal deathblow to them,
      with a Special Attack you get 20 gems in one chunk from them.
      Kill them naturally or with a support you get 12 in 4 piece(3 gems each)
      and they are hard to get to because they are scattered and your opponent
      is a selfish bastard that picks up stuff it doesn’t need. If you are really
      good you can get nearly 400 gems a match this way, AND YOU DON’T HAVE TO
      WIN THE MATCH.”http://www.gamefaqs.com/ds/933199-jump-ultimate-stars/faqs/45856

  8. Fofocas sobre o autor de Kurogane:

    “It seems that the new series “Kurogane” has already gained a HUGE amount of haters over the internet.

    Kurogane’s author “Ikezawa Haruto” has been known to make rude comments
    or make fun of cetain series on his Twitter account in the past and has
    gained many haters over the internet.

    A list of some of the series Ikezawa has said something stupid/rude about:

    – Bleach

    – Reborn

    – Medaka Box

    – Sket Dance

    – Bakuman

    – Wajimania

    – Kashikoi Inu

    – Hokenshitsu no Shinigami

    – Neko Wappa

    – Kagijin

    – Akaboshi

    – ToLove ru

    – I”s

    – Double Arts

    He is even known to make fun of everyone in the jump editorial staff (except his own editor)and many newcomer Manga artists.

    However since Kurogane being serializing, he has been apologizing for
    the things he has said, but the hate still runs deep through japanese
    forums.”

    http://mangahelpers.com/forum/showthread.php/70530-Weekly-Shonen-Jump-2011-Discussion-and-TOC-Talk-Part-1?p=2591574&viewfull=1#post2591574

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.