Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #39! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #39

Kurogane 1 (Capa, 1°CP, 54 pg., estréia)
One Piece 637
Toriko 155
Harisugawa in Mirror world 8 (CP)
Naruto 553
Beelzebub 122
ST&RS 9
Gintama 367
Kochikame 1716 (CP)
Sket Dance 199
Medaka Box 112
Inumarudashi 148
Hunter X Hunter 314
Kuroko no Basket 131 (CP)
Bleach 462
Nurarihyon no Mago 168
Reborn 348
Magico 25
Enigma 47

Bakuman (Ausente)

Antes de mais nada, a ToC vai ser meio irregular em um pequeno perído de tempo. Semana passada por exemplo mostrou que há realmente fins de semana que eu não consigo arrumar o tempo necessário para montar um bom texto e publicar. Alguns já devem saber mas, de qualquer jeito, vou prestar vestibular esse ano então todo tempo é pouco para estudar. Menos PC, menos games, mangás tem uma pilha de uns 2~3 meses para ler e por aí vai. Então isso se reflete aqui no blog com as minhas potagens que diminuíram ao máximo, então para não prejudicar a coluna decidi agir assim até que as provas passem: farei quando houver tempo hábil de produzir um bom post. Avisos de lado, vamos a ToC desta semana. Ah, sim quem quiser acompanhar pode vir aqui ou aqui, que eles sempre postam os rankings fresquinhos.

Semana passada Ikkyuu se despediu com 15 capítulos, o que já era meio esperada haja em vista que era o lanterninha quase que permanente, sem contar que na minha opinião a história tinha ficado chatíssima, quase arrastada, sem muita objetividade. A inteligência das charadas tinha ido embora e ficaram umas batalhas meio chatas.

 E já nesta edição temos o subistituto! Um mangá de esporte, Kurogane já havia ganho um oneshot (que pode ser baixado em inglês aqui), e não vi lá sendo bem recebido assim tão bem, me parece algo mediano. A sequência de batalha no primeiro capítulo me lembrou um pouco as lutas de Kendô em Busou Renkin (mas sem a maestria do Watsuki ao manejar tal cena),  e a história de um fantasma-lenda no kendô ajudar o protagonista dá uma brecha para uma possível passagem para algo mais fantasioso, mas a princípio o mangá deve se focar mesmo no esporte. O traço é bem agradável, e nas condições em que estão os mangás de esporte na Jump, limitados a Kuroko, até pode vir a se dar bem.

Toriko rankeado nas alturas ainda, mas acho que os capítulos pouco importam, a não ser que seja algo muito bom para passar OP, e vice-versa. Apesar de OP levar a óbvia vantagem de ter mais tempo na revista. A surpresinha ficou por conta das estreiantes. Harisugawa com CP de novo, e ST&RS lá no alto no seu primeiro ranking. Até especulo que Harisugawa deva ter roubado um pouco os votos de Magico, que parece estar correndo atrás nestes últimos capítulos com o tal campeonato de casais, e subindo o nível de momentos “Awwwn” no mangá.

ST&RS quero ver mesmo se é fogo de palha, vai subitamente cair depois de uns 15 capítulos ou se manter como Enigma se manteve. Depois dos testes as coisas tendem a ficar bem chatas no mangá, já que não vai ter a emoção da competição. As coisas devem mudar um pouco para um estilo school days. Espero mesmo é a tal viagem a Marte no tempo estipulado.

Falando de Enigma, continuo achando uma palhaçada o mangá ter caído tanto assim, a ponto de figurar no fim da tabela. Espero ser tudo uma implicância com o e-test, pois o rankeado ainda está nele. O arco atual tem uma tensão muito maior do que o anterior, o Cannibal é realmente assustador por não parecer um humano e sim um bicho, um monstro em busco de um só objetivo. E a hipótese dele estar entre os outros participantes do desejo do protagonista só aumenta mais a expectativa do que vem por aí.

É muito bom ver Beel lá em cima como merece. Entrando num arco mais sério, é um período de transição muito importante, então manter uma boa posição é importante para o autor ter certa tranquilidade de conduzir a história a seu modo e ritmo.

Bleach ainda está com os capítulos sem Rukia e cia. então ainda há esperança para Kubo. Medaka Box parece ter ficado mesmo com a meiuca de vez, a queda para o bottom foi só momentânea. Deixando assim a bomba da próxima rodada de cancelamentos para Magico e Enigma, pois Reborn deve subir com a saga dos arcobalenos.

Próxima: Edição #40

  • Sket Dance (1°CP, Capa)
  • Kurogane, Medaka Box, Inumarudashi (CP)

Sket Dance ganha muito merecidamente essa capa depois do segundo lugar que alcançou na outra edição, e para comemorar seus 4 anos (?) de serialização. Kurogane e Inamaru sem nada muito a declarar, mas é bom ver Medaka conseguindo uma páginazinha, é um mangá que vem afastando de vez a chance de cancelamento com o arco atual. De brinde devemos ter o resultado da voltação dos personagens!


Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.