Conversa de Mangá: Hunter X Hunter 314 – Persuasão

Hunter X Hunter: Capítulo 314 foi disponibilizado dia 01º de setembro: “Persuasão”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 314 de Hunter x Hunter. Atualmente, acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a Punch Mangás tem a tradução em português. 😉

ATENÇÃO!!

Você acompanha este mangá apenas pelos volumes nacionais da JBC? Se sim, pare por aqui, pois o Conversa de Mangá é dedicado a comentar sobre os capítulos japoneses recentes, que ainda não foram lançados no Brasil. Se você não suporta spoilers, pare imediatamente por aqui. Eu coleciono HxH pela JBC também, mas não me importo de acompanhar com o Japão e depois adquirir os volumes encadernados. Se você também pensa desta forma, continue, mas recomendo que corra atrás dos capítulos 291 em diante, que são os que não foram lançados no Brasil no momento em que este texto está sendo publicado no blog.

Hunter X Hunter 314
Persuasão

Muita gente reclama do Yoshihiro Togashi, autor do Hunter, que ele avacalha com o traço, que os hiatos e atrasos são uma constante encheção de saco, que o autor é temperamental quando pressionado além do aceitável etc. Mas mesmo com todas as suas falhas (se é que posso chamar de falhas, pois ninguém é perfeito), considero o Togashi um dos maiores gênios dos mangás de todos os tempos. Não estou dizendo que ele é o melhor, mas o autor é muito fera, tem talento demais com narrativa de histórias e no manuseamento de certas qualidades numa trama, além de trabalhar muito bem com a criação de personagens novos dentro de um universo já consolidado pelos básicos. Não é qualquer autor que consegue esse nível de aperfeiçoamento. Ok, você pode dizer que ele faz isso porque passa meses com o mangá parado, podendo planejar melhor a trama, as vezes avacalha com o traço, enfim, seja qual for o motivo que leva o Togashi a se inspirar tão bem ao criar um capítulo, que ele continue assim. Togashi tem uma genialidade, diferente do Eiichiro Oda (Oda é perfeccionista na minha opinião), mas ambos são gênios.

Falo isso usando como amostra este último capítulo lançado de Hunter X Hunter. Sinceramente eu li todo o capítulo e não consigo chegar a conclusão em torno dos fatos aqui apresentados. O Rei estava sendo 100% sincero? O nome do capítulo “persuasão” é perfeito, pois o rei não apenas enrola a Palm, mas os próprios leitores da série. O cara é o vilão, daqueles do nível mais alto de vilania, e ainda assim o sentimento que fica ao ir passando pelas páginas do capítulo é o de aceitação, de revelar aonde Komugi está escondida. Não consigo dizer que o Meruem está obcecado pela garota cega, se ele está apaixonado ou se simplesmente ainda está naquele clima infantil do desafio, de vencer Komugi no jogo. Tanto que o capítulo encerra com ele querendo jogar, mas ainda assim tem toda aquela ideia de que apesar dos pesares, ele ainda tem algum sentimento/consideração pela Komugi.

É estranho não saber o que achar, não conseguir adivinhar nada do que está por vir. Togashi esconde muito bem a trama de HxH nesse sentido. Jogar contra Komugi agora, com esse poder extrasensorial de Meruem não lhe permite uma certa vantagem no jogo? Ou Komugi vai continuar excepcional em suas partidas? O que acontece se o Rei vencer a Komugi facilmente? Ele não tem mais objetivos. O papo de que ele sabe que irá morrer, que não lhe resta muito tempo também é complicado, este foi um dos principais argumentos pela qual Palm aceitou levar o rei até Komugi, mas será mesmo que ele está morrendo? Afinal nenhum sinal da doença foi apresentado ainda no personagem, isso complica um pouco a tensão da trama. Meruem pode não está doente no fim das contas!!

Complexo a interpretação em cima dos diálogos deste capítulo. Não consigo confiar totalmente no rei, mas também não consigo achar que ele está mentindo por completo. Não dá para definir as meias verdades das palavras proferidas por ele. Para terminar, Palm fez um pedido, para averiguar alguma coisa relacionado ao Meruem e Komugi, usando sua habilidade. Fiquei curioso quanto a isso, já que não lembro nada relacionado a essa capacidade ter sido mostrado anteriormente. O que será que Palm conseguiu disso?

Ah e Pufu morreu! Já vai tarde personagem maldito! Menos um xarope no meu rol de personagens xaropes de mangás (Tu tá na lista Sasuke… aguarde a sua vez).

Isso também pode lhe interessar

51 Comentários

  1. AH hunter x hunter como voce faz falta quando esta em um de seus hiatus de longe é o manga que mais estou gostando de acompanhar semanalmente esse capitulo foi muito bom Togashi pode ser um puta fdp preguiçoso mas o cara manda bem demais

    O Meruem conseguiu pouco a pouco se tornar um dos melhores personagens que ja vi sempre achei a personalidade dele intrigante e foi incrivel ver como ele foi mudando com o desenrolar da historia mesmo achando que ele tem um pessimo gosto para mulheres se interessar logo pela melequenta da Komugi rs o_o’

    Quem imaginaria que aquele Rei cruel e impedioso do começo de CA iria se tornar o que se tornou um ser que aceitou sua derrota e agora está se HUMILHANDO pra ter seu último desejo atendido passar os últimos momentos de vida com a pessoa mais importante pra ele e que foi a causadora dessa mudança

    Bem eu meio que falei algo parecido a 3 semanas atras que eu nao conseguia mais ver oponentes para o Rei e que ele poderia morrer jogando uma ultima partida com a Komugi UHAEUHAUUAUHEUHAU

    Se esse for o final dele eu nao ficarei de birra pq nao teve nenhuma luta no final muito pelo contrario HxH merece aplausos por conseguir ser um Shounen diferente e ter escapado do cliche de algum personagem tirar poder da amizade/determinação e conseguir ganhar de um inimigo com um patamar de força totalmente absurdo… Mas tambem nao acharia ruim um ultimo confronto UEAHEAEUUEUA lutas sao sempre legais 😀

    Bem imagino que a saga CA esteja dando seus ultimos suspiros e se acabar desse jeito vai ser finalizada com chave de ouro mesmo to torcendo para que o Meruem consiga ganhar pelo menos uma partida antes de morrer rs’

    PS. Poxa fiquei ate meio triste pelo o Puff o jeito como ele morreu e tals acho que eu era um dos poucos a gostar do personagem HEAHUAEHHUEUEHU

    1. Tb acho que do jeito que está, colocar uma luta contra Meruem agora é forçar a barra demais, mesmo sendo shonen, mas ficaria meio incomodado se ele simplesmente morreu… quer dizer… depois de tudo que fez… morre e pronto? ainda com direito a ultimo pedido? Então que a Komugi não o deixar ganhar ao menos. XD – matou todo mundo, renasceu, ficou mais do que fodão e ainda vai ganhar a partida contra a ceguinha? Eu ainda acho que ele merecia uns petelecos ou ao menos sofrer um pouco por todo mal que ele causou…

      1. Podes crer mano mas o cara aparentemente ja aceitou sua derrota/morte provavelmente ele ainda vai levar um tapa na moral de alguem possivelmenta da Komugi (ou algum outro personagem)

        Mas do jeito que o Rei esta nao duvido nada que alguem consiga dar um peteleco nele nao nem que seja moralmente o cara ja nao tem mais motivos para lutar UHAEHUUAAEHAUHE

    2. HxH – O shonen sem luta! ahuauah (faz tempo que não tem e ainda assim o nível não cai) queria que a galera lutasse contra o  Meruem enquanto o veneno fizesse efeito, tipo survival mesmo, mas pelo menos pra compensar a luta dele com o Netero foi épica.

    3. HxH – O shonen sem luta! ahuauah (faz tempo que não tem e ainda assim o nível não cai) queria que a galera lutasse contra o  Meruem enquanto o veneno fizesse efeito, tipo survival mesmo, mas pelo menos pra compensar a luta dele com o Netero foi épica.

  2. Muito boa a sua análise. Mas sou daqueles que acham que ele avacalha o traço x) e sim ele é um ótimo autor, agora superior a Eichiro Oda ele não é, até porque não existe .-.

  3. Também fiquei com essa impressão, de não saber até onde ele estava dizendo a verdade. E se está testando os sentimentos e fraquezas humanos para alcançar um grau de compreensão. Meruem é um personagem complexo, porque ele tem a mentalidade de uma criança e um gênio ao mesmo tempo. Egoísta, temperamental, com sede de saber as coisas e aprende muito rápido. Fora isso, ele não tem uma definição de mal ou bem definidos, ele parece mais com aquelas forças da natureza dinâmicas e poderosas, que não tem como você fazer algo. Sua evolução foi meteórica e admito que comecei a gostar dele.

    Apesar de não gostar de Pufu, a morte dele foi bem triste. Representou bem a solidão! Quantos morrem assim sem alcançarem seus sonhos ou mesmo estando do lado de alguém e não ter o seu reconhecimento…

    Quanto a Palm, a conversa dela com Meruem foi interessante e um pouco confusa. Creio que as dúvidas dela também se deva a sua própria situação. E isso é algo que quero ver como será desenvolvido no decorrer do mangá; como serão tratados os sobreviventes dessa saga: humanos, quimeras e os próprios hunters.

      1. Realmente, durante o mangá ressaltam bem isso também, que o Gon não tem definição de mal ou bem! Ao mesmo tempo que aprende muito rápido. Por isso, ele pode se tornar um herói ou um vilão dependendo como ou autor levar o mangá no futuro. Essa dualidade no Hunter é o que me encanta, ver as diferentes facetas dos personagens!

  4. definitivamente esse capítulo foi o “capítulo da mentira” todas as falas parecem ser falsas, mas ao mesmo tempo sinceras, pqp, togashi conseguiu um feito incrivel…

  5. A genialidade do Togashi é bem visível. Olhem pros comentários das pessoas. O que estamos discutindo? A psique dos personagens!! Os tratamos como seres complexos, tentamos entender o que pensam, o que vão fazer, quais suas intenções, etc. E não venham dizer que fazemos isso com Naruto/Bleach e mesmo One Piece, porque não é verdade. Com eles, tratamos muito mais em cima de fatos, de coisas ditas; mas aqui quase que a totalidade da trama que nos prende ao mangá é subjetiva, por trás, é o sentimento de cada um, suas essências. A forma como o Togashi consegue dar mil e uma nuances a cada char, tornando-os extremamente VIVOS, é de se espantar, na minha humilde opinião.

    Quanto ao capítulo, ainda prefiro o anterior, que, como comentei, achei supremo, mas esse foi muito bom também, ainda que enigmático. Compartilho da tua opinião, TMT… e essa dubiedade me mata. Do jeito que a coisa está, ele morrer protegendo-a de algo (não acho que sequer há essa possibilidade, é só um exemplo) ou matá-la/descartá-la assim que conseguir vencê-la são ambas possibilidades… bom, possíveis. XD Um personagem muito bem construído, de fato. Acredito que é por isso que Hunter é tão imprevisível comparado a outros mangás. Essa proximidade que seus personagens têm com o mindset humano. Parece até que cada um saiu da mente de uma pessoa diferente, e não todos do mesmo autor.

    Babei ovo, mas é isso aí mesmo que eu acho, fazer o quê. XD

      1. O que eu lembrava era isso mesmo, que ela registrava três pessoas e podia acompanhá-las mutuamente, mas se não me engano tinha que tocar na pessoa pra ativar, não? Aí fiquei achando que foi pra isso que pediu permissão pro Meruem.

        Pesquisando agora, porém, parece que essa habilidade envolvia tapar o olho direito com a mão… e ela tá tapando o esquerdo nesse capítulo. Capaz de ser algo novo, mesmo. o.o

        1. Na verdade a Palm só precisa ver com o olho direito pra gravar a pessoa, e com o esquerdo ela visualiza, a questão é a promessa que ela fez pra mim pro Killua, de que não deixaria os inimigos pegarem a Komugi, ela prometeu isso pelo olho dela, então eu acho que ela vai só verificar como o Gon tá e vai arrancar o olho ou algo assim. como vcs todos demoraram pra enxergar a genialidade do Togashi hein xD

        2. Na verdade a Palm só precisa ver com o olho direito pra gravar a pessoa, e com o esquerdo ela visualiza, a questão é a promessa que ela fez pra mim pro Killua, de que não deixaria os inimigos pegarem a Komugi, ela prometeu isso pelo olho dela, então eu acho que ela vai só verificar como o Gon tá e vai arrancar o olho ou algo assim. como vcs todos demoraram pra enxergar a genialidade do Togashi hein xD

      2. O que eu lembrava era isso mesmo, que ela registrava três pessoas e podia acompanhá-las mutuamente, mas se não me engano tinha que tocar na pessoa pra ativar, não? Aí fiquei achando que foi pra isso que pediu permissão pro Meruem.

        Pesquisando agora, porém, parece que essa habilidade envolvia tapar o olho direito com a mão… e ela tá tapando o esquerdo nesse capítulo. Capaz de ser algo novo, mesmo. o.o

  6. Caraca, adorei o capítulo de Hunter. (como sempre^^)

    Achei meio que estranho esse papo do Meruem, acredito que ele esteja falando a verdade. Pensei que a Komugi não seria um personagem chave assim, acabei me enganando. Eu queria que acabasse assim, já que o Rei ficou todo fodão e talz…
    Bom, não da para adivinhar nada tão pontual, o jeito mesmo é esperar.

  7. Após terminar de ler esse último capítulo de Hunter x Hunter só veio uma coisa a minha mente: PQP TOGASHI É UM GÊNIO!!! Imaginei os mais diversos finais para a saga das Chimeras Ants, mas nenhum poderia ser tão perfeito quanto esse. Eu não acho que o Meruem esteja sendo falso. Acho que ele realmente escolheu a maneira como queria morrer, e isso foi o que deixou ele ainda mais massa no meu conceito. Fugindo só um pouquinho do assunto, acredito que o Meruem superou até mesmo o próprio personagem a qual foi inspirado, já que Cell, mesmo que tivesse um estilo legal e fosse um típico vilão fodão, não tínhamos essa interação com os pensamentos e a personalidade dele.Togashi mostrando mais uma vez que sabe como criar personagens memoráveis e conduzir seu mangá ( o foda são as pausas que ele faz, mas que sua obra é excepcional, isso ninguém pode negar ).E sobre o Pufu, até que enfim ele foi pro saco!

  8. Após terminar de ler esse último capítulo de Hunter x Hunter só veio uma coisa a minha mente: PQP TOGASHI É UM GÊNIO!!! Imaginei os mais diversos finais para a saga das Chimeras Ants, mas nenhum poderia ser tão perfeito quanto esse. Eu não acho que o Meruem esteja sendo falso. Acho que ele realmente escolheu a maneira como queria morrer, e isso foi o que deixou ele ainda mais massa no meu conceito. Fugindo só um pouquinho do assunto, acredito que o Meruem superou até mesmo o próprio personagem a qual foi inspirado, já que Cell, mesmo que tivesse um estilo legal e fosse um típico vilão fodão, não tínhamos essa interação com os pensamentos e a personalidade dele.Togashi mostrando mais uma vez que sabe como criar personagens memoráveis e conduzir seu mangá ( o foda são as pausas que ele faz, mas que sua obra é excepcional, isso ninguém pode negar ).E sobre o Pufu, até que enfim ele foi pro saco!

  9. Thiago antes do hiatus o Rei tinha demonstrado sinais sim, ele tinha sangrado depois que ele encontrou a peça do jogo. Se nada acontecer ele vai morrer mesmo, e ele tá mudado faz tempo tambem, por isso acho que ele disse a verdade, e tbm o rei tem tanto poder que não precisa enganar ninguem pra conseguir as coisas, acho que ele só aceitou o destino dele e agora deseja passar os ultimos instantes com a Komugi.

  10. Thiago antes do hiatus o Rei tinha demonstrado sinais sim, ele tinha sangrado depois que ele encontrou a peça do jogo. Se nada acontecer ele vai morrer mesmo, e ele tá mudado faz tempo tambem, por isso acho que ele disse a verdade, e tbm o rei tem tanto poder que não precisa enganar ninguem pra conseguir as coisas, acho que ele só aceitou o destino dele e agora deseja passar os ultimos instantes com a Komugi.

  11. Eu fiquei com pena do Meruem, ta bom, ele é vilão, matou um monte de gente, se tornou assustadoramente poderoso, mas é meio triste ele acabar assim. Se ele está mentindo, parabéns, mentiu muito bem( ou talvez deva parabenizar o Togashi?), mas caso contrario  fico na duvida se gostaria que ele simplesmente morresse por causa do veneno. Complicado, né? Se bem que mesmo morrendo se ele quiser é só sair matando todo mundo que ele achar, pois, pode estar morrendo, mas não tem um capaz que durar muito tempo lutando contra o Rei. Seria um massacre se ele desse uma de louco.

     Legal ver a imagem onde ele encontra a Komugi e fala para ela acordar, mas me passou um sensação de melancolia… ^^

    Por fim, Pufu morreu!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk. E viram que o Meruem nem deu atenção a esse fato, tanto que apareceu em um único quadro médio, como se não fosse nada. Ideal para aquele maluco fanático dos infernos. xP

  12. Eu fiquei com pena do Meruem, ta bom, ele é vilão, matou um monte de gente, se tornou assustadoramente poderoso, mas é meio triste ele acabar assim. Se ele está mentindo, parabéns, mentiu muito bem( ou talvez deva parabenizar o Togashi?), mas caso contrario  fico na duvida se gostaria que ele simplesmente morresse por causa do veneno. Complicado, né? Se bem que mesmo morrendo se ele quiser é só sair matando todo mundo que ele achar, pois, pode estar morrendo, mas não tem um capaz que durar muito tempo lutando contra o Rei. Seria um massacre se ele desse uma de louco.

     Legal ver a imagem onde ele encontra a Komugi e fala para ela acordar, mas me passou um sensação de melancolia… ^^

    Por fim, Pufu morreu!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk. E viram que o Meruem nem deu atenção a esse fato, tanto que apareceu em um único quadro médio, como se não fosse nada. Ideal para aquele maluco fanático dos infernos. xP

  13. Desde o inicio dos Cmd de HxH (até antes) ja acompanho HxH pau a pau com os japas, mas pela primeira vez tive vontande de vim aqui comentar.

    Po, Togashi manda bem, Meruen é Unico, gostei dele na epoca em que ele começou o jogo com a Komugi, e tudo aquilo que ele passou, e a Luta com Netero então, foi demais, depois da luta passei a nao gostar dele, ja esperava algo assim dele lembrando da komugi e querendo passar com ela os dias e tal, mas esse capitulo fez ele ganhar todo o respeito denovo.

    Cara e po falar no Netero, Vá se ladrão assim na cadeia, parece um Predador, apela apela e apela com um Nen demoniaco, e quando morre ainda tem uma bomba atomica no corpo, não sabe perder nao entra na luta po,os cara tinha mesmo medo de quem pudesse derota-lo, por isso acho que seria protagonismo demais do Gon (odeio ele,odeio, ja achei na luta contra Pitou, e até contra o PK lá do game)Por que o Meruen esta muito foda.

    Togashi sabe fazer historia, ainda nao tenho por que reclamar do hiatsu que graças a ele tive interrese em HxH =P.

  14. Desde o inicio dos Cmd de HxH (até antes) ja acompanho HxH pau a pau com os japas, mas pela primeira vez tive vontande de vim aqui comentar.

    Po, Togashi manda bem, Meruen é Unico, gostei dele na epoca em que ele começou o jogo com a Komugi, e tudo aquilo que ele passou, e a Luta com Netero então, foi demais, depois da luta passei a nao gostar dele, ja esperava algo assim dele lembrando da komugi e querendo passar com ela os dias e tal, mas esse capitulo fez ele ganhar todo o respeito denovo.

    Cara e po falar no Netero, Vá se ladrão assim na cadeia, parece um Predador, apela apela e apela com um Nen demoniaco, e quando morre ainda tem uma bomba atomica no corpo, não sabe perder nao entra na luta po,os cara tinha mesmo medo de quem pudesse derota-lo, por isso acho que seria protagonismo demais do Gon (odeio ele,odeio, ja achei na luta contra Pitou, e até contra o PK lá do game)Por que o Meruen esta muito foda.

    Togashi sabe fazer historia, ainda nao tenho por que reclamar do hiatsu que graças a ele tive interrese em HxH =P.

  15. Hum…o negócio está tenso.E se ele ganhar da Kumogi no shunji,Gungi?Sei lá.Será que ele vai matar mesmo?Provavelmente o Rei vai morrer no meio do Jogo.Como a saga está acabando,estou curioso para saber como vai ser a próxima saga,será que vai envolver a aranha?Gosto muito dos integrantes….sobre o capítulo,não tenho muito o que falar,pois vocês já falaram por mim.

    1. Já tem em ingles no mangastream, foi MUITO FODA esse capítulo! O fim do arco do palácio, algumas revelações e novas historias chegando 🙂

  16. Fui só eu que se assustou com o sorriso do rei no final do capítulo? o.o

    Nossa, aquele sorriso dele foi muito enigmático! A gente fica dividido sem saber se aquilo é um: “Quero passar meus últimos momentos com você”, ou se é “Eu vou morrer, mas antes disso, eu irei te derrotar e tirar a vida”. Enfim, Togashi é um gênio, preguiçoso demais, mas é um gênio.

    (Tu tá na lista Sasuke… aguarde a sua vez).
    P.S.: Ri demais com esse final do Thiago! hahahaha

  17. Não posso deixar passar o cdm de HxH sem falar nada. Em compensação, não dá pra adivinhar se o Meruem está mentindo ou não. Pra mim a situação ficou mais ou menos assim:
    1- Meruem aprendeu algo sobre a crueldade humana com a explosão da bomba do Netero e agora virou o maior fdp do mundo, mentindo na cara dura.
    2- Meruem aprendeu algo com a komugi e se tornou mais humano do que os humanos que o caçam, o que vai me fazer ficar triste caso ele morra por envenenamento…

  18. Não posso deixar passar o cdm de HxH sem falar nada. Em compensação, não dá pra adivinhar se o Meruem está mentindo ou não. Pra mim a situação ficou mais ou menos assim:
    1- Meruem aprendeu algo sobre a crueldade humana com a explosão da bomba do Netero e agora virou o maior fdp do mundo, mentindo na cara dura.
    2- Meruem aprendeu algo com a komugi e se tornou mais humano do que os humanos que o caçam, o que vai me fazer ficar triste caso ele morra por envenenamento…

  19. Não posso deixar passar o cdm de HxH sem falar nada. Em compensação, não dá pra adivinhar se o Meruem está mentindo ou não. Pra mim a situação ficou mais ou menos assim:
    1- Meruem aprendeu algo sobre a crueldade humana com a explosão da bomba do Netero e agora virou o maior fdp do mundo, mentindo na cara dura.
    2- Meruem aprendeu algo com a komugi e se tornou mais humano do que os humanos que o caçam, o que vai me fazer ficar triste caso ele morra por envenenamento…

  20. mais um capitulo “repetaculê” de hunterxhunter
    acharia bacana se o meruem(irmão do cell) morresse jogando! afinal de contas esse arco so foi para mostrar o interesse do rei pelos jogos
    ^^

  21. mais um capitulo “repetaculê” de hunterxhunter
    acharia bacana se o meruem(irmão do cell) morresse jogando! afinal de contas esse arco so foi para mostrar o interesse do rei pelos jogos
    ^^

  22. mais um capitulo “repetaculê” de hunterxhunter
    acharia bacana se o meruem(irmão do cell) morresse jogando! afinal de contas esse arco so foi para mostrar o interesse do rei pelos jogos
    ^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.