The Walking Dead: Sinos da Liberdade com Minutos Contados! Esteja Preparado! [2×01][PdS]

The Walking Dead: O 1º episódios da 2ª temporada foi exibido nos EUA dia 16  de Outubro de 2011, respectivamente:

2×01 – “What Lies Ahead“ 

Enquanto isso no Brasil: Exibida pela FOX, a segunda temporada estreou dia 18 de Outubro de 2011 no Brasil.

Aviso: Continue lendo apenas se você já assistiu o episódio 2×01 de The Walking Dead (e a 1ª temporada). Haverão spoilers!

“What Lies Ahead” atingiu um grau mais elevado de tensão do que havia sido experimentado até o fim da 1ª temporada. Acredita?

Não conhece o Papo de Série? Basta clicar aqui e ficar por dentro do projeto. Depois do “continue”, a gente conversa mais.

Segunda Temporada a Ritmo de Contagio!

Obrigado mortos e vivos.

Que série televisiva! Longos meses de espera foram decapitados. Nunca sentira mais do que desprezo pelo canal pago AMC por razões descomplicadas, nenhuma produção do canal norte-americano havia dominado o meu respeito – e tentei assistir Breaking Bad!

Então, fico espantado mas satisfeito, claro, com The Walking Dead porque a adaptação está sendo tão estupenda quanto a história original. E embora alguns possam achar isso relativamente fácil, creio que esse julgamento seja um engano. Eles [da produção] optaram firmemente por tratar o ambiente, os personagens e o percurso de sobrevivência de forma diferente, todavia, fiel a tudo aquilo que fez da obra de Robert Kirkman um sucesso.

Pequenas oportunidades. O discurso do Rick abre o episódio já satisfazendo aquelas infladas expectativas – deve saber do que estou escrevendo. É, fui pego desprevinido. Lembra a primeira temporada? Foi um enorme acerto e a segunda sinto murmurar  ao meu ouvido que voltou para superar o passado e bater novos recordes. Analise já o primeiro indicador: a audiência de “What Lies Ahead” foi de 7.26 milhões de pessoas (U.S.)!

Atualmente, leio “reviews” e análises de filmes, séries e livros dando muita enfâse aos acontecimentos num estilo meio narrativo. E olha que reconheço que isso que pretendo apontar como um erro, também se encaixa no meu quadro de tentações. Ora, é quase impossível comentar algo sem descrever as situações. Zombies também são impossíveis e têm funcionado bem. Por isso, decidi tentar a omissão de narração ao máximo. Sim, “Challenge accepted”!

Episódio 2×01: “What Lies Ahead”

O enredo de The Walking Dead não dá luz a uma nova intriga, faz o contrário: recicla. A trama é trazida de vários túmulos, de várias épocas. A história é familiar, os mortos-vivos criaturas relatadas há séculos e o medo humano da morte e do desconhecido uma constante da humanidade. A fórmula para que tudo isso esteja funcionando é a genialidade como esses elementos estão sendo combinados, explorados e como estamos revivendo sentimentos mais primitivos do que modernos.

Daryl: This gross bastard had himself woodchuck for lunch.

Será que sou anormal por identificar inclusive uma veia do barroco na ideologia empregada? A divisão dos homens resilientes entre a moral religiosa e a realidade de perdição, de falta de destino, de exaltação de emoções, de perigo insolucionável define até que bem a angústia referida lá atrás, na Idade Média. Gostamos de presenciar essa dor humana porque de alguma forma nos identificamos. Um reflexo da evolução Darwiniana? Sim?

Senti o sofrimento de Sophia e igualmente o de Carol. E, repito, gostei disso. Queremos sempre ver outros superarem obstáculos mas provavelmente nos entretemos mais pela confirmação de que a realidade não funciona em função de nós humanos; nós somos aqueles que funcionam segundo a realidade. E momentos como o desaparecimento de Sophia, a igreja abandonada, Carol rezando ao som do silêncio mortal nos presenteiam com esse sentido humanista.

Sendo sincero, esse episódio foi tão intenso que consegui tirar dele aquele sentido que o almanaque de The Walking Dead costuma conferir às pequenas coisas. Humaniza. Os conflitos seguiram um excelente ritmo. A direção artística manteve o patamar adotado no ano passado, você sabe, jogando com uma iluminação morta, meio escura, meio clara e esverdeada no tom de cores frias. E o elenco não cometeu nenhum deslize – felizmente, The Walking Dead não sofreu da maldição de um péssimo cast que desperdiça todo o potencial por incompetência. Isso cogito inegável por enquanto.

Porém, mesmo a melhor execução do planejado tem os seus defeitos. Os primeiros minutos de “What Lies Ahead” foram perfeitos a todos os níveis. A introdução soube emocionar, uma típica estratégia para prender a atenção de uma audiência qualquer, algo importante no caso de uma série de terror porque na moderação, se não exagerarem nas cenas fortes, o alcance de visualização será sempre mais abrangente.

Contudo, eles aparentemente não exageraram tanto na censura conforme o avanço do episódio – aproveitaram, notei, cada oportunidade para mostrar mortos, mortos-vivos e membros corporais desmembrados. Queria melhor? Sei que prometi evitar narrações mas, como toda regra tem algumas excepções e casos extraordinários, vamos ao primeiro: a tensão da manada de errantes (walkers).

Já sabia, desde que chegaram à ponte no caminho a Fort Benning, que algo daria errado – culpa da previsibilidade de histórias de terror e tragédia. Foi muito bizarro e incrível os corpos mortos e apodrecidos que jaziam nos carros, o preenchimento do tempo com pequenas oportunidades de obter armas e água. Aliás, fiquei com nervoso do Shane quando ele desperdiçou água potável para se refrescar! Beber tudo bem mas se quiser se molhar, ele que vá tomar banho no rio mais próximo!

Desta vez, foram os mortos a conceber os melhores minutos do regresso. O grupo de errantes caminhando, Rick e os outros desesperados no chão, adorei cada segundo. Obrigado, Dale, por dar aquela ferramenta para Andrea porque o confronto que começou no banheiro e terminou no crânio perfurado do zombie foi inigualável. Go Andrea! 

Agora, seguindo o roteiro de qualquer perfeição que também comete suas falhas, fiquei incomodado com dois fatos.

O Mistério de Sophia: talvez tenha selecionado as palavras erradas para esse caso, não quero reclamar do desaparecimento de Sophia, apesar do carácter clichê que a separação de uma criança do grupo de responsáveis representa.

O problema, para mim, foi a sucessão temporal. Não precisavam ter dedicado tanto tempo à busca pela garota e não me levem a mal! O rastreio da floresta ficou longe de ser desagradável, apenas mais longo do que devia ter sido, mas, acredite ou não, tive prazer na perfuração do estômago do errante. Bem, se tivessem sintetizado essa parte, teria sobrado tempo para explorar outra situação, tornando o episódio ainda menos monótono e ainda mais entusiasmante. Detalhes.

Shane e Hershel: se nunca leu os primeiros volumes de The Walking Dead, pare de ler esse parágrafo; passe ao próximo pois haverá um possível forte spoiler. O personagem causa complicações e conflitos emocionais, o que é ótimo mas aceitar que ele ainda esteja vivo e Carl já tenha sido baleado é difícil de aceitar. A série não deve ser igual à versão original embora por mim, ele, Shane, já deveria ter morrido assim como o Inverno já deveria ter surgido. E Carl deveria ter feito isso. Será estranho, senão bizarro, o Shane conhecer o Hershel.

Em suma, as relações se estreitaram e se tornam adversas para muitos, tanto Andrea e Dale como Shane e Lori/Rick/Carl – sem contar com Carol e Sophia. A dificuldade da vida de Rick aumentoum e espero por mais intempéries na atmosfera da produção. Shane não deve abandonar o grupo e torço para que Rick siga Shane na tentativa de convencê-lo a ficar porque assim… você sabe o que pode acontecer.

Quando elogio, sou dramático. Quanto menosprezo, também o sou. E, confesso, admiro e sou capaz de rever muitas vezes a porta da Igreja sendo aberta para revelar os mortos-vivos crentes, certamente rezando por mais humanos vivos, carne fresca. O hilário desse cenário é imaginar que as preces dos mortos foram ouvidas ao invés da prece dos vivos!

Quase esqueço uma das maiores questões da trama: o segredo partilhado por Rick e Jenner. É bom ter uma carta na manga, suspeito que esse segredo seja só uma brecha caso seja necessária uma desculpa ou solução rápida e fácil no futuro. Vai ver, Jenner disse somente que a Morte é a única cura.

Andrea: Jenner gave us an option, I chose to stay.
Dale: You chose suicide.

O tema de abertura vestiu o momento tão bem quanto os cadáveres serviram de camuflagem, deve ter sido a saudade. Agora desejo por mais episódios. O lado positivo e construtivo das variações introduzidas na adaptação é que estão conseguindo me surpreender com acontecimentos que já conheço. Tudo questão de organização e timing.

E daqui em diante? A segunda temporada terá 13 episódios, mais do que o dobro de episódios da primeira. Por aí exclusivamente, a promessa é de muita morte, vida, brigas e tragédias. Conheceremos Hershel, a fazenda e rezo para que não fiquem presos no campo por muito tempo. É melhor avançarem porque ainda faltam 12 episódios.

[AVISO SPOILER]Pessoalmente, se fosse o diretor contratado pela AMC, terminaria a temporada na prisão. Entretanto, tenho a impressão de que inventarão muita coisa até lá e ter lido os volumes do comic book não atrapalhará em nada, isso já foi e já está demonstrado.[AVISO SPOILER]

Assim como qualquer episódio de uma excelente série, esse também teve os seus defeitos. Caso fosse obrigado a dar uma nota quantitativa, eu daria 9,5/10. Cumpriu com a meta estipulada. A única certeza que duvido que será quebrada é de que Carl não terá um destino diferente.

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Antes de mais nada, excelente post! Meu post contém spoilers tanto do episódio quanto da HQ, portanto, beware!

    Olha, vou começar falando da questão do que o Dr. Jenner disse ao Rick… Antes de começar a temporada eu tinha três palpites e já começo a descartar alguns deles:

    1 – Lori está grávida? – Quase descartado, se ele tivesse sabendo disso não teria dito no walkie-talkie com morgan que isso não era importante, e Lori já teria sabido

    2 – Todos estão infectados pelos vírus? – Talvez, se for isso ele quis manter a informação para não causar pânico generalizado.

    3 – Shane atacando Lori – Não foi bem um ataque, mas lembrem-se que Jenner estava monitorando as câmeras, então… Só que isso entra em contradição com a atitude de Rick com Shane. Se fosse isso mesmo, o clima entre os dois não seria dos melhores por parte do Rick.

    É isso e outras tantas coisas que fazem com que o seriado seja uma ótima adaptação e que mostra que não precisa ser 100% fiel criando dúvidas e suspenses para quem já conhece a história.

    Acredito que a manutenção de Shane na série ainda vá durar, até mesmo por causa das cenas que teve no final do episódio. Parece que o público começou a gostar mais do personagem do que na HQ e ele é peça importante no triângulo amoroso que tem ali. Sem contar que se tirar ele, teremos poucos personagens até chegar o arco da prisão pelo menos. Se bem que a fazenda de Hershell é cheio deles… Shane virou um ótimo personagem para o andamento da história (não em forma de utilidade mas de personalidade e características) e seria legal ver o desenvolvimento dele no decorrer da história.

    Outro personagem que marcou muito a primeira temporada voltou com tudo na segunda. Daryl é o faz-tudo, rastreador, caçador… E sem falar do irmão dele que ainda está sumido e que talvez apareça para atormentar o grupo, inclusive o Daryl. Pra quem leu a HQ tem um personagem muito importante que já deveria ter aparecido. Será que ele ainda vai aparecer? Agora que Daryl tem um papel fundamental ao grupo?

    Acredito que essa segunda temporada deva focar mais na fazenda, mas acho que a prisão ainda aparecerá, vi um vídeo (acho que teaser) que mostrava aquelas grades que lembravam muito as da prisão.

    Ah, e a trilha sonora da série tá de parabéns também, a música que tocou em meio as cenas da segunda temporada foi muito show!

  2. Antes de mais nada, excelente post! Meu post contém spoilers tanto do episódio quanto da HQ, portanto, beware!

    Olha, vou começar falando da questão do que o Dr. Jenner disse ao Rick… Antes de começar a temporada eu tinha três palpites e já começo a descartar alguns deles:

    1 – Lori está grávida? – Quase descartado, se ele tivesse sabendo disso não teria dito no walkie-talkie com morgan que isso não era importante, e Lori já teria sabido

    2 – Todos estão infectados pelos vírus? – Talvez, se for isso ele quis manter a informação para não causar pânico generalizado.

    3 – Shane atacando Lori – Não foi bem um ataque, mas lembrem-se que Jenner estava monitorando as câmeras, então… Só que isso entra em contradição com a atitude de Rick com Shane. Se fosse isso mesmo, o clima entre os dois não seria dos melhores por parte do Rick.

    É isso e outras tantas coisas que fazem com que o seriado seja uma ótima adaptação e que mostra que não precisa ser 100% fiel criando dúvidas e suspenses para quem já conhece a história.

    Acredito que a manutenção de Shane na série ainda vá durar, até mesmo por causa das cenas que teve no final do episódio. Parece que o público começou a gostar mais do personagem do que na HQ e ele é peça importante no triângulo amoroso que tem ali. Sem contar que se tirar ele, teremos poucos personagens até chegar o arco da prisão pelo menos. Se bem que a fazenda de Hershell é cheio deles… Shane virou um ótimo personagem para o andamento da história (não em forma de utilidade mas de personalidade e características) e seria legal ver o desenvolvimento dele no decorrer da história.

    Outro personagem que marcou muito a primeira temporada voltou com tudo na segunda. Daryl é o faz-tudo, rastreador, caçador… E sem falar do irmão dele que ainda está sumido e que talvez apareça para atormentar o grupo, inclusive o Daryl. Pra quem leu a HQ tem um personagem muito importante que já deveria ter aparecido. Será que ele ainda vai aparecer? Agora que Daryl tem um papel fundamental ao grupo?

    Acredito que essa segunda temporada deva focar mais na fazenda, mas acho que a prisão ainda aparecerá, vi um vídeo (acho que teaser) que mostrava aquelas grades que lembravam muito as da prisão.

    Ah, e a trilha sonora da série tá de parabéns também, a música que tocou em meio as cenas da segunda temporada foi muito show!

  3. Muito bacana o post, parabéns! A fazenda Hershell é bacana, mas ainda mais legal acho o período na prisão.

    Ah, Breaking Bad é sensacional também, espero que tenha curtido, caso contrário está perdendo uma grande série! 

  4. Oh! Muito bom o post, muito bem escrito e articulado. ^^

    Conheci essa série há pouco tempo (uns 2 meses) e assisti todo a primeira temporada no mesmo dia. Eu mesmo não gosto de histórias de zumbi (acho sem sentido), nem havia lido a história em quadrinhos, mas…Que série!! Excelente! Muito bem feita e a história evolui de uma maneira mais realista e interessante.

    Essa segunda temporada começou com tudo. Como já falei não sei como é o material original, mas gostei desse primeiro episódio. O discurso do Rick, a passagem do grupo de walkers, a cena da igreja, os diálogos e, claro, a atuação dos atores. Bom demais! Uma unica possível reclamação seria em relação ao desaparecimento da garota (perda de tempo na minha opinião) e todo o drama em torno disso. Achei desnecessário e muito clichê, sem graça, sabe. De resto, foi excelente. =D

    Tô bastante animado com essa temporada. Imagino que deve dar uma trabalheira danada pra fazer os zombies e tal, mas espero que tenha mais episódios que a primeira temporada. É difícil para os fãs ficarem esperando para poder assistir a próxima temporada. 

    PS: Ah! Também adorei a cena em que abrem a barriga do walker. Muito bem trabalhada a cena, com efeitos de primeira. Essa cena e a cena do filho do Rick levando um tiro foram as melhores. XP

  5. Achei muito bom esse primeiro episódio. De fato, só que já foi melhor do que a primeira temporada. É incrivel o modo como as emoçoes humanas são retratadas, não tem como não se identificar ou se sentir como se estivesse em meio aquele caos. É um feito e tanto uma série sobre zumbis conseguir fugir do lugar comum e ter como foco nao os zumbis, mas as relaçoes humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.