O Brasil das HQ's em 2011

A nona arte encanta cada vez mais os brasileiros!

2011 já pode ser considerado o ano das HQs no Brasil. Parafeaseando um certo político, nunca antes na história desse país tivemos tantos eventos voltados exclusivamente para o universo das histórias em quadrinhos.

Olha só alguns dos eventos legais tivemos: Rio Comicon Internacional (Rio de Janeiro), Festival de Quadrinhos da Bahia (Salvador), Fest Comix (São Paulo), Multiverso Comi Con (Porto Alegre), GibiCon (Curitiba), HQCon (Florianópolis) e o incrível FIQ! (Belo Horizonte).

E pensar que dois anos atrás tudo podia resumir-se praticamente com o FIQ, com um outro evento pipocando por aí. E por falar no FIQ, esse ano passaram por lá mais de 148 mil pessoas, um público que rivaliza com o San Diego Comic Con, que é simplesmente o maior evento de HQ e cultura pop do mundo. Até o SANA, tradicional evento voltado para animês e mangás, agora terá uma parte dedicada para as HQ’s.

Alem da variedade e qualidade dos eventos, foi muito legal poder visistar as livrarias e poder perceber nas prateleiras um aumento expressivo no número de HQ’s lançadas, incluindo uma boa parcela de novos autores nacionais. E sem contar que antigamente era muito difícil ver um profissional brasileiro com seu material tão bem editado para livrarias, com exceções dos já consagrados.

São várias editoras tradicionais e novas apostando nesse gênero, garantindo ao público ótimas opções de escolhas. Tem HQ de terror, de aventura, adaptações de clássicos da literatura, biografias,etc. E inclusive percebi também que livrarias como a Fnac e a Cultura estão trazendo muito material importado também. No mês passado eu consegui comprar uma Marvel Essential que compila as edições 1 a 24 de X-Men!

Nas bancas, a situação também melhorou bastante. Desde a Panini aumentando a sua linha de revistas e especiais, até mesmo lançando um título antes tido como improvável, como no caso do Deadpool, até a diversificação de formatos editoriais, como as revistas DC & Marvel + Aventura, Disney Gigante, Turma da Mônica em inglês e em espanhol. Também tivemos a volta da Abril editando revistas de super-heróis e outras HQ’s nacionais como Uffo, Garoto Vivo e Gemini 8.

Para a criançada, fica até difícil enumerar a enorme quantidade de revistas temáticas, que vão desde HQ’s puras até aquelas com brindes e passatempos e coisas assim. Uns dias atrás até fiquei com vontade de comprar uma revistinha de atividades com os heróis Marvel que vinha com pôster bacana dos Vingadores. Até os clássicos estão lá, já está no forno a volta até do Scooby-Doo, que se juntará aos outros personagens de desenhos animados que possuem revistas publicadas por aqui.

Enfim, ainda que no Brasil as HQ’s ainda sejam algumas vezes marginalizadas e precisem que sua leitura seja incentivada, estou muito contente em poder constatar que 2011 foi um ano maravilhoso para as Histórias em Quadrinhos em nosso país, e fico mais ainda ao vislumbrar tudo o que 2012 vai proporcionar aos fãs da nona arte!

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. "HQ’s nacionais como Uffo, Garoto Vivo e Gemini 8."

    – Recebi ontem, gentileza da Editora Abril, estas três revistas 100% nacionais. Fiquei impressionado com o trabalho bem feito dos desenhos, cores e quadrinização. Pessoal que acompanha o blog pode esperar um especial sobre estas revistas na próxima semana. Ação Magazine? Pfff… isso porque vcs não viram que trabalho bem feito ficou Garoto Vivo e Uffo. O_o

    Falando em Ação Magazine, pra mim foi a decepção do ano nos quadrinhos. Só criou hype e não soube suprir as expectativas criadas. Vi encalhado numa banca algumas semanas atrás, escondida, quase invisível. E era a numero 1. Fiquei pensando… "só agora? putz, e eu vou comprar e depois sofrer porque a numero 2 vai chegar escondida ou nem vai chegar". Ação Magazine me decepcionou enormemente com a distribuição fraca e ineficiente que teve. Desisti. Antes a editora tivesse entrando em contato com o blog e mandando o material para a gente fazer uma divulgação bacana… mas não fizeram. Uma pena. Agora estas novas da Abril, fiquei muito feliz da editora ter mandando pra gente poder mostrar e avaliar por aqui. E o trabalho é de primeira.

    ————
    Quanto aos quadrinhos Disney é bom ressaltar que alguns anos atrás, havia apenas 5 titulos nas bancas (Mickey, Pato Donald, Zé Carioca, Tio Patinhas e Aventuras Disney). Agora em 2011 a Abril tem tudo isso em bancas, mensalmente, bimestralmente, trimestramente e até semestralmente:

    Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas, Zé Carioca, Minnie, Pateta, Disney BIG, Pato Donald Férias, Pateta Férias, Mickey Férias, Tio Patinhas Férias, Mickey Extra, Pateta Extra, Pato Donald Extra, Tio Patinhas Extra, Almanaque do Mickey, Almanaque do Pato Donald, Almanaque do Tio Patinhas, Almanaque do Zé Carioca, Almanaque do Pateta, Almanaque do Peninha, Almanaque do Prof. Pardal, Almanaque do Pluto, Almanaque da Margarida, Almanaque do Super Heróis. Além de Natal de Ouro e especiais, como Pateta Faz História e Escoteiro Mirins.

    E em 2012 chega mais duas novas revistas: Disney Jumbo e Walt Disney Apresenta! o/

  2. Assim como o mercado dos games e o tecnológico, o mercado dos quadrinhos merecia ser melhor incentivado, aqui no Brasil. Existem muitas pessoas interessadas no assunto que poderiam ser futuros bons profissionais, e algumas até já iniciam seus trabalhos, sejam em fanzine ou mesmo em blogs, na internet, como o Década de 10, Vida de Suporte ou Wlltirando. Sem contar que o brasileiro possui seu próprio mundo de inspirações, que no caso pode ser o seu próprio país. Mas, apenas em ver que o gênero dos quadrinhos está cada vez sendo mais notado por nós, já é uma coisa boa.

  3. Dá pra perceber o quanto o dono da TV Pinguim ama quadrinhos por esse comentário:

    "Os episódios animados seguirão quase a mesma linha das histórias em quadrinhos,
    contando apenas com a diferença de formato. “É mais ou menos a mesma história, mas
    com uma linguagem totalmente diferente, uma vez que o gibi é superseco e cru, com
    um espaço de um centímetro quadrado para falar um monte de coisas”, afirma Mistrorigo."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.