LendoMiscelâneaReflexões & Opiniões

E o troféu Mickey Dourado vai para…

Editora Abril recebe prêmio internacional da Disney

Recebi alguma horas atrás a foto acima, através dos canais oficiais da Editora Abril. Juntamente o textinho criado pelo Editor dos Quadrinhos Disney, Paulo Maffia:

No dia 20 de março, durante a Feira Internacional do Livro de Bolonha, no norte da Itália, a Editora Abril foi agraciada com o prêmio de Melhor Performance de Mercado em revistas concedido pela Walt Disney Company em reconhecimento ao trabalho realizado pela Abril em 2010 e 2011. É a primeira vez que uma editora da América Latina recebe esta honraria, geralmente destinada a publishers americanos e europeus. A cerimônia foi realizada no Palazzo Re Enzo, construído em 1245. Representando a Editora Abril compareceram à cerimônia Sérgio Figueiredo, diretor de redação de publicações licenciadas, e Dimas Mietto, diretor do Núcleo Infanto-Juvenil.

Uau, hein? O que dizer? Parando para analisar é possível chegar a conclusão que o prêmio foi mais do que merecido, afinal a Editora Abril rebolou muito mesmo nos anos de 2010 e 2011 aqui no mercado nacional. Expandiu a linha de mensais para seis títulos, criou uma linha de almanaques com 10 personagens distintos, adaptou e lançou a publicação italiana Disney BIG, criou uma linha de revistas econômicas (extra e férias), voltou a oferecer assinaturas de alguns títulos da casa, acabou com a setorização de revistas, fez o que ninguém poderia imaginar que um dia iria acontecer: coleções semanais para colecionadores. Além dos especiais e outras reformas editoriais semi-importantes (trouxe Casty pra cá, Zé Carioca passou a ter variedade de personagens e capas inéditas, a comunicação leitor e editora foi aprimorado etc). Prêmio mais do que merecido pelos anos de 2010 e 2011. Parabéns Editora Abril!

Mas como está 2012?

Pois é, esse ano a Editora já começou pisando no calo de incontáveis leitores:

  • A setorização voltou mais forte do que antes.
  • A coleção semanal de 2012 vem causando grande polêmica na web (saiba mais aqui)
  • A linha de revistas expandiu, mas as opções de assinaturas ainda é restrita e limitada (Minnie e Pateta, além dos almanaques já deveria estar disponíveis para assinaturas).
  • A promessa de HQs inéditas do Zé Carioca continua sendo só isso: palavras ao vento.
  • Walt Disney Apresenta que prometia tirar o atraso de especiais e séries inéditas no país, que deveria começar em fevereiro começa a virar lenda urbana. Não está cancelada, mas também não sabe quando verá a luz… pois é…
  • A qualidade gráfica das revistas continua a mesma coisa: papel de baixa qualidade que deixa as páginas meio transparentes, páginas embarraças e borradas continuam sendo frequentes, além dos lotes de páginas erradas e invertidas que continuam chegando as bancas.
  • As mensais como Mickey e Pato Donald visivelmente sofrem com a falta de mais páginas, mas continuam tendo apenas 50 páginas.
  • Material moderno e séries de prestígio internacional continuam sofrendo para terem espaço no Brasil. Especiais não dão conta. Muitas permanecem inéditas e sem qualquer previsão de chegarem pra cá.

Não estou sendo ingrato, se realmente for pesar o trabalho da Editora Abril entre 2010 e 2011 o prêmio internacional é mais do que merecido. Mas 2012 não começou muito bem para a linha Disney, sem contar que há ainda muito que se melhorar por aqui, seja em termos gráficos ou seleção de material ou até mesmo na distribuição e venda das revistas. Continuo encontrando relatos na internet de pessoas que não conseguem encontrar as revistas nas bancas ou de assinantes que se sentem frustados com a impossibilidade de assinar certas revistas (e eu estou nesse grupo com certeza).

E aí Editora Abril? Vamos se mexer para melhorar 2012?

 Easter Egg: aos mais atentos, percebam que na foto acima há revistas ainda não lançadas, possivelmente algumas das capas de maio das mensais. 😉

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios