E o troféu Mickey Dourado vai para…

Editora Abril recebe prêmio internacional da Disney

Recebi alguma horas atrás a foto acima, através dos canais oficiais da Editora Abril. Juntamente o textinho criado pelo Editor dos Quadrinhos Disney, Paulo Maffia:

No dia 20 de março, durante a Feira Internacional do Livro de Bolonha, no norte da Itália, a Editora Abril foi agraciada com o prêmio de Melhor Performance de Mercado em revistas concedido pela Walt Disney Company em reconhecimento ao trabalho realizado pela Abril em 2010 e 2011. É a primeira vez que uma editora da América Latina recebe esta honraria, geralmente destinada a publishers americanos e europeus. A cerimônia foi realizada no Palazzo Re Enzo, construído em 1245. Representando a Editora Abril compareceram à cerimônia Sérgio Figueiredo, diretor de redação de publicações licenciadas, e Dimas Mietto, diretor do Núcleo Infanto-Juvenil.

Uau, hein? O que dizer? Parando para analisar é possível chegar a conclusão que o prêmio foi mais do que merecido, afinal a Editora Abril rebolou muito mesmo nos anos de 2010 e 2011 aqui no mercado nacional. Expandiu a linha de mensais para seis títulos, criou uma linha de almanaques com 10 personagens distintos, adaptou e lançou a publicação italiana Disney BIG, criou uma linha de revistas econômicas (extra e férias), voltou a oferecer assinaturas de alguns títulos da casa, acabou com a setorização de revistas, fez o que ninguém poderia imaginar que um dia iria acontecer: coleções semanais para colecionadores. Além dos especiais e outras reformas editoriais semi-importantes (trouxe Casty pra cá, Zé Carioca passou a ter variedade de personagens e capas inéditas, a comunicação leitor e editora foi aprimorado etc). Prêmio mais do que merecido pelos anos de 2010 e 2011. Parabéns Editora Abril!

Mas como está 2012?

Pois é, esse ano a Editora já começou pisando no calo de incontáveis leitores:

  • A setorização voltou mais forte do que antes.
  • A coleção semanal de 2012 vem causando grande polêmica na web (saiba mais aqui)
  • A linha de revistas expandiu, mas as opções de assinaturas ainda é restrita e limitada (Minnie e Pateta, além dos almanaques já deveria estar disponíveis para assinaturas).
  • A promessa de HQs inéditas do Zé Carioca continua sendo só isso: palavras ao vento.
  • Walt Disney Apresenta que prometia tirar o atraso de especiais e séries inéditas no país, que deveria começar em fevereiro começa a virar lenda urbana. Não está cancelada, mas também não sabe quando verá a luz… pois é…
  • A qualidade gráfica das revistas continua a mesma coisa: papel de baixa qualidade que deixa as páginas meio transparentes, páginas embarraças e borradas continuam sendo frequentes, além dos lotes de páginas erradas e invertidas que continuam chegando as bancas.
  • As mensais como Mickey e Pato Donald visivelmente sofrem com a falta de mais páginas, mas continuam tendo apenas 50 páginas.
  • Material moderno e séries de prestígio internacional continuam sofrendo para terem espaço no Brasil. Especiais não dão conta. Muitas permanecem inéditas e sem qualquer previsão de chegarem pra cá.

Não estou sendo ingrato, se realmente for pesar o trabalho da Editora Abril entre 2010 e 2011 o prêmio internacional é mais do que merecido. Mas 2012 não começou muito bem para a linha Disney, sem contar que há ainda muito que se melhorar por aqui, seja em termos gráficos ou seleção de material ou até mesmo na distribuição e venda das revistas. Continuo encontrando relatos na internet de pessoas que não conseguem encontrar as revistas nas bancas ou de assinantes que se sentem frustados com a impossibilidade de assinar certas revistas (e eu estou nesse grupo com certeza).

E aí Editora Abril? Vamos se mexer para melhorar 2012?

 Easter Egg: aos mais atentos, percebam que na foto acima há revistas ainda não lançadas, possivelmente algumas das capas de maio das mensais. 😉

Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. Realmente, por 2010 e 2011 a Abril mereceu, mas ACORDA ABRIL que abril taí. Mas uma dúvida cruel: a Abril ganhou o prêmio por 2010 e 2011, ou seja, ele é dado de 2 em 2 anos?

  2. Abril = fiasco

    Editora que não respeita leitor, a Panini esta a pouco tempo onde a Abril sempre esteve e é notavel a diferença entre as publicações, perdeu meu respeito faz tempo !!!

    obs. sou leitor e colecionador de quadrinhos em geral, mais voltado para Marvel, DC, (Image) etc…

    1. Não acho que a Abril seja um fiasco, acho apenas que ela não é como a Panini, especializada exclusivamente em quadrinhos. Tanto há Panini como a Abril tem pontos fortes e fracos. O que existe é muita amargura por parte de muitos leitores e colecioadores pela merda que a Abril fez com a linha Marvel e DC antes de perder os direitos e eu entendo perfeitamente a mágoa por isso, mas isso foi no passado, o mercado de quadrinhos era diferente.

      A Abril tb passou uma fase negra com a linha Disney e melhorou muitos no últimos anos, mas a verdade é que ela ainda está muito longe de precisar de quadrinhos para se manter como empresa do que a Panini precisa, então há esse diferencial nelas. A Panini precisa disso, a Abril não, e aí é que ela escorrega e deixa as coisas meio opacas e sem brilho as vezes.

      Mas a infraestrutura da Abril já se mostrou muito impressionante, principalmente se vc pegar estas coleções semanais que ela está colocando nas bancas. Quando é que a Panini lançou alguma coleção semanal? E digo mais, quando é que um encadernado da Panini realmente veio num preço justo para o leitor, barato e acessível?

      São pesos e medidas diferentes, sim a Panini é muito boa, mas daí chamar a Abril de fiasco é completamente exagerado. No máximo acho que a Abril é arcaica. Não trabalha como deveria num mercado mais moderno e ágil, aí você compara Turma da Mônica (Panini) com a Disney (Abril)… e mesmo assim a Abril leva algumas vantagens, mesmo não sendo campeã de vendas.

      1. Acontece que a Panini nunca precisou de coleção semanal considerando que saem muitas páginas todo mês… Se a editora Abril fosse tão boa quanto estão falando não teria perdido TM. Muitos encadernados a preços justos já foram lançados sim como Homem-Aranha Noir.

  3. Lindo troféu mesmo!! Parabens mesmo Editora Abril!

    Mais ainda tb concordo com tudo que o Thiago falou(e falar mais o que né?/ele falou tudo)…hehe,eu mesmo da minha parte por ser fãs das tais publicações que tanto gosto e sofro com a volta da maldita setorização!

    Mas independente de só isso…enfim,esse troféu é para mostrar a força que a E.Abril TEM e só basta querer(e fazer)!

    'Dando para vê na foto que já tem as revistas 'físicas' de Abril e Maio/12!'

  4. Mesmo eu tendo acompanhado algumas postagens aqui no Portallos, sobre o universo Disney, e assim tomando algum conhecimento do trabalha que a Editora Abril faz com os gibis de Mickey e CIA ( e, na minha humilde e limitada opinião, considerei um bom trabalho ), estou impressionado com o prêmio que a editora recebeu. E também, muito bonito, o troféu. Parabéns, Editora Abril, e que esse prêmio sirva de motivação para você melhorar cada vez mais o seu trabalho e agradar cada vez mais o seu público Disney.

  5. Thiago ou alguém mais que saiba me responder, poderiam me dizer, por favor, se vale mesmo a pena comprar aquele encadernado que saiu do Epic Mickey? Achei o preço dele bem salgadinho e nunca joguei o game (não tenho Wii), mesmo assim achei interessante dando uma rápida folheada, mas não deu pra sacar se compensa o preço pago.

  6. Bem, eu voltei a colecionar Disney firmemente a partir de 2010 graças às hqs do Casty! Acho q o prêmio foi merecido, pois se ela teve uma performance melhor q os demais países quanto à venda de hqs Disney, então, não tinha porque o prêmio não ser dela!
    – Acho q Essencial Disney não é para criar polêmica, é apenas mais uma opção de quadrinhos Disney nas bancas, ninguém é obrigado a comprar! No meu caso, estou comprando algumas edições aleatórias!
    – Nas últimas edições, percebi q a qualidade gráfica deu uma melhorada, pelo menos as cores estavam mais vivas e o papel mais branco. Outra coisa q melhorou foi a encadernação das lombadas quadradas, tanto dos Almanaques quanto de Pateta faz História em relação à Classicos da Literatura que esburacavam na lombada interna e ficava estalando, dificultando a abertura da revista.
    – E respondendo ao André, a Abril não é um fiasco, pois tem investido sim nos quadrinhos Disney ultimamente, e me desculpe, mas se você é mais voltado para Marvel, DC e Image então vc não lê quadrinhos em geral, mas apenas super-heróis, q na minha opinião (que também leio), tá sendo a pior porcaria dos últimos tempos!

    1. Realmente os HQs estão decaindo muito ultimamente,bom,pelo menos aqui no Brasil(TALVEZ por causa dos mangás),porém tem Hqs que ao meu ver me divertem muito.Alguns do Batman e do Homem aranha por exemplo(que são coincidentemente os mais populares).The walking Dead também….bom,não vou falar muito,pois não sou tão chegado em HQs.

      1. "Realmente os HQs estão decaindo muito ultimamente,bom,pelo menos aqui no Brasil(TALVEZ por causa dos mangás),"

        Olha, isso é bem duvidoso… Nunca vi tantos encadernados saírem UM ATRÁS DO OUTRO aqui no Brasil, com o tempo de publicação super reduzido em relação ao americano (às vezes lançam antes até como é o caso do encadernado de Batman Inc. que nem LANÇOU nos EUA ainda). E digo mais, a maioria em formato luxo, de uma média de 50 reais.
        Fora o crescimento das revistas da Linha Marvel e DC, mas isso não tenho muita certeza de como era nos anos 90. Mas só sei que Quadrinhos estão em um segmento, hoje em dia, muito mais de livraria do que de banca.

        1. Bom,uma coisa é eles estarem sendo lançados com mais intensidade,mas será que esses lançamentos estão sendo correspondidos?Os americanos estão fazendo tanta propaganda em cima dos HQs ultimamente.Chegam a sair dois filmes de super heróis por ano!Nos anos 90 e 80 não era assim e com certeza vendiam bem mais(até por que era a principal forma de entretenimento dos jovens ao lado dos video games).

  7. Bem vamos fazer igual o Jack the Ripper, eu disse antes (obs. sou leitor e colecionador de quadrinhos em geral, mais voltado para Marvel, DC, (Image) etc…)

    et cetera e tal
    Uso: informal.
    e outras tantas coisas mais, 'que é de resto, que resta, que é excedente'

    Ou seja quadrinhos em geral, manga que é uma forma de quadrinhos tambem, so que com seus detalhes, quem ja leu sabe do que estou falando.
    E quanto a filmes de super-heróis todo mundo que realmente lê quadrinhos desde os anos 90 sabia que um dia isso iria acontecer, porque ha personagens e historias que teriam que ser contadas na telona não tem jeito (vide o ultimo batman no cinema), só o fato de ter o batsinal refletido em alguns lugares em São Paulo ja foi motivo para eu ir ver na estreia, coisa que não gosto muito de fazer por varios motivos.
    Por fim me desculpe os meus erros de português juro que tento ser melhor, e mantenho a minha opinião sobre a Abril e opinião é igual a c…….. cada um tem o seu !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.