Editorial | Papo sobre indicações de leituras nestes últimos meses! (Lista)

Alguns leitores mais atentos talvez tenham notado que há algumas semanas atrás lancei aqui no site uma página especial reunindo todos os reviews e artigos especiais de games publicados no Portallos desde o lançamento da atual versão de layout do site – que aliás está completando 1 ano este mês.

É estranho pensar o quanto o site mudou e amadureceu neste último ano, especialmente quando se coloca na balança o fato dele existir e estar online desde 2008 (o Portallos completou 8 anos no ar em fevereiro). Sem ficar muito nostálgico, vou deixar para contar a história do site (de novo) em uma outro oportunidade, acho que vale apontar que nos últimos meses o site mudou um pouco seus parâmetros, ainda que parte de sua identidade nunca vá mudar, independente do quanto eu mexa nele.

A meu ver, e sinta-se livre para discordar nos comentários, a melhor mudança que o site passou nestes últimos meses nem foi com relação ao seu layout, mas na proposta editorial. O Portallos parou um pouco com essa coisa de ficar postando hardnews (notícias) – deixando parte dessa tarefa para o Ponto de Checagem – e passou a ter um foco maior em impressões e indicações, de pautas que sempre foram comuns por aqui.

Foi criado uma estrutura (que ainda está em processo de aperfeiçoamento) para essa nova abordagem. Não foi fácil entrar em contato com dezenas de assessorias, empresas, estúdios e editoras para falar sobre o site, fazer a apresentação e pedir o voto de confiança para que pudéssemos receber materiais para que pudéssemos escrever a respeito. E escrever não apenas noticiando, mas usando aquele formato que sempre existiu desde a criação do site: opinando, mostrando com fotos, comentando aspectos e detalhes de cada tipo de produto, seja um game, um mangá, um livro ou um quadrinho.

Claro, posso não ter uma escrita impecável, como tantos profissionais da área possoem, mas venho me esforçando para melhor e me aprimorar. E sinto que tenho conseguido, aos poucos pelos menos.

Um dos aspectos que tem me deixado bem contente nestes últimos meses foi com relação aos artigos relacionado aos especiais envolvendo publicações físicas: mangás, livros e quadrinhos em publicação no Brasil. Tenho que agradecer editoras como JBC, Panini, Aleph e Pixel por confiar e abrir as portas ao site, me permitindo escrever a respeito de muita das novidades que estão sendo lançadas oficialmente no país e também de mostrar tal material por aqui.

Isso porque para uma Editora é um pouco mais difícil mandar estes materiais a criadores de conteúdo do que assessorias de grandes estúdios de games, pois para estes basta um simples e-mail com uma key de acesso a um título. Uma editora tem que lidar com embalagem e envio físico de revistas e livros para uma galera pela internet. Há um certo custo, mão de obra e trabalho um pouco maior em todo esse processo, mas que bom que muitas ainda dão esse suporte e essa ajuda, até porque não deixa se der legal também para elas terem sites e formadores de opinião comentando e indicando suas publicações. É uma via de mão dupla, que felizmente dá certo a maior parte das vezes.

O resultado disso é esta imagem que abre a postagem, mostrando tudo que foi indicado e mostrado no site nestes últimos meses. Você consegue reconhecer todos os títulos? Olha eles aqui um do ladinho do outro:

Leitura Comentada 02

Os links para quem perdeu algumas destas matérias e ficou curioso em saber mais:

Livros

Mangás

* Alguns leitores já vieram conversar comigo a respeito da possibilidade de escrever sobre certos mangás além de seus primeiros volumes. Isso pode vir a acontecer em breve, ao menos com alguns títulos selecionados. Em breve darei mais detalhes a respeito.

Comics

Talvez seja importante esclarecer que o fato do site estar recebendo tais materiais para resenhas e impressões, não significa “receber para falar bem” ou que esteja havendo aquela situação de empresas que pagam (monetariamente) sites e criadores de conteúdo para promover um produto. Nenhum destes casos se aplicam aqui.

O fato de estar recebendo estes materiais não implica que não possa criticar ou apontar problemas com os títulos. E quem acompanha os textos aqui sabe que as criticas são feitas sempre que necessárias. O mesmo vale para a área de games diga-se de passagem.

O ponto é que este tipo de apoio e suporte fornecido, ao menos no caso do Portallos, é uma maneira que encontrei para trazer pautas novas e diferentes, podendo expressar opiniões e reflexões em torno de conteúdos disponíveis no mercado, que qualquer um pode ter contato caso haja interesse. É um formato bem mais divertido do que apenas trazer notícias e ficar comentando em cima delas, o que foi algo que o site fez por muitos anos em seu começo.

Enfim, para não alongar demais este editorial, vou encerrá-lo por aqui. Deixo abaixo mais duas fotos mostrando aquilo que ainda não foi resenhado ou indicado aqui no site e que vai ser pauta futura pelas próximas semanas e meses!

Leitura a ser Comentada Leitura a ser Comentada 02

Fique de olho porque toda semana tem resenha e impressões novas!

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Acho bem legal ver esse tipo de conteúdo por aqui, diversifica legal 🙂 E também é bom para conhecer algumas coisas novas, nem sabia desse quadrinho de Mirror’s Edge, por exemplo.

    Eu gosto muito de ler e leio um bocado, mas confesso que fiquei assustado com a quantidade de coisas nas fotos — conferir tudo isso deve ser tenso, ainda mais pq as editoras devem mandar mais e mais coisas o tempo todo, haha…

    Aguardo o post do quadrinho do Witcher e essa adaptação de contos do Lovecraft 🙂

  2. sei que já até foi cogitado uma versão em video do site, mas eu dou graças a deus por poder encontrar material escrito como encontro no portallos, existem inumeros outros sites que fazem conteudo parecido, mas aqui é como se fosse meu recanto, vlw, continua com o otimo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.