A chegada do @Outlook.com, o e-mail da Microsoft (entenda)

(Por Thiago de Souza Farias)

Lembrando que esse é um post grande, pra ser lido aos poucos. Deixa ele aberto ai, lê um pouco, vai tomar um café, lê mais um pouco, vai lavar uma louça, volta. Ou deixa nos favoritos 🙂

A algum tempo a Microsoft vem adquirindo empresas e serviços para complementar seu leque de produtos, as aquisições iam sendo arquivadas e as especulações de utilidades iam aumentando, foi assim com o Skype por exemplo, adquirido recentemente.

Dona das ferramentas mais populares em ambientes corporativos e de algumas outras voltadas ao público doméstico, a Microsoft tida como vilã quando falamos de liberdade de escolha, apresentou recentemente uma das primeiras grandes mudanças. A conversão do que antes era Hotmail para o sensacional Outlook.

Pra quem usa o @hotmail.com vai passar a usar @outlook.com, acessando esse link.

Essa é a menor das mudanças, separei aqui algumas das melhorias desse, que parece ser um pacote de utilitários, mais do que uma simples ferramenta.

1- Técnica

Com a evolução do html5/css3 a internet vem se tornando mais dinâmica. Essa foi a principal ferramenta no desenvolvimento do Outlook, junto a Cloud Computing. Alguns já chama de Web 3.0, mas continuo chamando de 2.0.

2- Design

Ficou impressionado com interfaces bem feitas, organizadas e simplistas. Estamos em uma época de minimalismo e esse é o visual que a Microsoft adota aqui. Pouco texto, poucos ícones, poucas funcionalidades, porém tudo funcionando com simplicidade. Pra mim é o necessário, nada de árvore de natal fora de época.

O interessante dessa vez é a personalização. É possível modificar a interface iniciando na simples mudança de cor até a movimentação de abas e criação de grupos. Algo que sempre me fez falta em outros ambientes.

3- Funcionalidade

Como disse antes, esta tudo funcionando sem acrobacias e por isso o sistema esta mais rápido. Quem utilizava o Hotmail podia sentir a lentidão, os travamentos, os erros em certos navegadores ~IE~. Isso tudo foi solucionado simplificando ao máximo.

É interessante a forma como funciona, pois a exemplo do Outlook Exchange (versão pra instalação), existe um visualizador de e-mails. Você não precisa abrir um link, ir pra outra página, ler o que precisa e voltar pra caixa de entrada. Agora você fica na caixa de entrada, clica no e-mail, ele abre ali mesmo e pronto.

Tudo muito rápido e leve, o que é ótimo pra quem usa o decadente 3G nacional.

4- Motivos

A Microsoft adquiriu muitos produtos recentemente e vem investindo em hardware também, por isso necessita de programas que funcionem nos seus equipamentos, a exemplo da frase ‘Se quer algo bem feito…’, ela foi lá e fez.

E mais do que apenas ter acesso aos e-mails, a Microsoft ainda adicionou muitos dos seus produtos no ‘cinto de utilidade’.

5- Novidades

Essa é a parte em que gostaria de me conter, mas depois da seguinte frase acredito que não será possível tal feito.

‘Com @outlook não preciso de mais nada’. ~Calma, eu sei que tem defeitos ainda~

Começando pelos e-mails, é interessante como conseguiram trazer inteiramente o Outlook para a web. O que era cheio de guirlandas de rosas murchas, agora é só uma guirlanda que funciona.

Existe agora a aba Contatos, que você descobre por inerência, ali você não tem adicionado apenas seus contatos de msn, você tem tudo junto msn, facebook, twitter, linkein, google+, suas contas do google e em breve muito mais. E ainda existe a possibilidade de separar por Redes Sociais, Categorias, Tipos e personalizar uma área pra cada um.

Ainda na parte do Social é possível interagir nas redes sociais sem sair do Outlook, da pra conversar com todos os contatos adicionados de qualquer rede.

O calendário que não tem muita novidade, mas adiciona outros serviços da Microsoft (OneNote, Outlook, etc), agora mostra as suas tarefas agendadas, lembretes, aniversários dos seus contatos de qualquer rede e o mais importante os feriados nacionais e clima/tempo.

E o mais avançado dentre estes o SkyDrive. Nessa área é possível utilizar Word, Excel, Power Point, tudo dentro do Outlook ~esse post eu fiz assim~.

E ainda possui o serviço de Cloud Computing que você armazena seus documentos e pode acessar de qualquer dispositivo com suporte. Inicialmente, temos 7Gb de espaço, mas da pra fazer Upgrade (o pessoal comenta que é só fazer a solicitação (…) e pagar).

E não precisa ficar mandando uma cópia pra todo mundo, é só compartilhar com pessoas especificas, publicar ou gerar um link e enviar pra quem necessita do acesso.

6- Pequenos Detalhes

Uma coisa que sempre me deixa fudido são os Spams, E-mails Marketing, Correntes e esses e-mails inúteis que recebemos. Com o Hotmail era necessário selecionar tudo e depois excluir, no Outlook existe o botão Esvaziar (ponto)

Eu possuo duas contas no Hotmail e precisava sair de uma para abrir a outra, mas agora com dois cliques (dois mesmo) posso acessar a outra conta, com uma velocidade espantosa e com personalizações totalmente distintas.

7- Defeitos

Não sou nenhum defensor da Microsoft, muito pelo contrário, já tive meus dias de carrasco. Entretanto, mesmo encontrando defeitos minúsculos no Outlook, ainda gostaria de dizer que estou utilizando uma versão Beta e acredito que melhorias e novidades estão por vir.

Um dos problemas que encontrei foi a discrepância de visual entre o Calendário e o padrão utilizado. Vocês esta em uma interface limpa e simples e então acessa o Calendário e tudo fica sujo e bagunçado. Concordo com os justiceiros que citarão a complexidade daquele espaço, mas se a proposta é a simplicidade (…).

Outro ponto a citar é a típica complexidade de configurações avançadas de qualquer espaço. Tentando adicionar um novo e-mail a conta atual, dei voltas e voltas e não encontrava nada referente a isso, já esta desistindo, quando encontrei escondido, entre as letras miúdas.

8- Social

Dá pra conectar no Facebook P#!@$. /o/

Brincadeiras a parte. Da pra conectar no Facebook, Twitter, LinkedIn, Msn e Google+ e outras. E não sendo o suficiente, dá pra visualizar um resumo do perfil, mandar DM, fazer citação e conversar em tempo real com os contatos ~só não da pra cutucar =(~

Fiz um teste criando um post no mural de um dos meus contatos e a atualização foi instantânea. Curti isso.

Tá Quase no Final. Com poucas ressalvas a nova plataforma, acredito que em breve termos novidades vindo ai. Pra quem esta acompanhando, sabe que a Microsoft já comprou o Skype e esta trabalhando na adaptação pra trazer pra web, o que nos da esperança de um serviço de vídeo e voz.

Algumas coisa me fazem falta ainda, como um leitor de notícias personalizado, tal qual o antigo serviço Reader do Google. Um visualizador de vídeos ou uma aba simples do Youtube, como existe no Google+ (e no Orkut).

No mais serei HardUser dessa ferramenta, tanto em casa como no trabalho. Com o tempo mais que HardUser, terei o Outlook como My Precious.

E vocês o que acham que falta ai? Leitor de mangá? Gifs? A tchuchuca do Avast pra ler o e-mails?

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.