E3 2013 | Bullying, decepções e next-gen? (Opinião)

Começo a me sentir velho demais e sem saco para certas coisas do mundinho gamer.

Vamos lá. Por onde começar? Que tal com as minhas expectativas? Esperava algo um pouco diferente do que realmente aconteceu na E3 desse ano. Talvez uma coisa mais impactante, mais inovadora e revolucionária, mas sinto que o que recebi foi a mesma galhofada de sempre. Por que ainda tenho esperanças por uma E3 de explodir miolos? Não que eu curta a segregação que estava rolando no mundinho dos gamers com essa história de novas políticas de games usados, conexões obrigatórias ou do sistema de nuvem e os benefícios que essas coisas poderiam trazer junto, ainda que, claro, com as desvantagens de quem não pode acompanhar a modernidade.

Vídeos? Imagens? Pontos chaves em negritos para leitura dinâmica? Talvez mais tarde (assim que der tempo). A preguiça em não ler o texto assim, meio cru, fica por sua conta. #VidaAdulta

Microsoft

A começar pela Microsoft. Não acho que ela fez feio em sua conferência, mas também não acho que tenha feito bonito. Parece ironia, ou chacota (entenda como quiser), mas eu vejo a linha Xbox como um dos melhores sistemas que um videogame por receber. Vindo da galera do Windows e das telas azuis, o sistema Xbox Live é incrivelmente fantástico. Mas existe um péssimo marketing sendo feito em cima da empresa e parece que ninguém vai conseguir reverter isso tão fácil. As soluções possíveis podem ser tristes daqui pra frente, como dar pra trás naquilo que o projeto do Xbox One poderia ser, cedendo assim as pressões, ou indo contra a maré na esperança de que as pessoas simplesmente se adaptem e ainda tenha público o suficiente para manter a linha de videogames da companhia. Eu temo sim por um efeito Sega.

E é uma situação complicadíssima, onde jamais irá conseguir agradar todo mundo. Até onde o processo de evolução tecnológica deve atrapalhar as pessoas? Eu não consigo deixar de pensar num caso que aconteceu na minha cidade, alguns anos atrás, onde a companhia de ônibus estava com um projeto de modernizar a sua frota, onde os veículos passariam a ser automatizados e não seria mais necessária a existência de cobradores dentro dos ônibus. Houve um rebuliço danado, com a população achando um absurdo acabar com os empregos de cobradores, sindicato fazendo mobilização, e no fim, o projeto morreu. E me lembro de pensar na época como seria legal modernizar isso, não que fosse contra a existência do cobrador, mas modernizar é isso, não? Não bastaria que os cobradores fossem remanejados para outros setores da companhia? Para tudo se dá um jeito, mas porque o medo de que as coisas fiquem modernas e automáticas demais? Não é por conta de pensamentos e esse medo do futuro que tecnologicamente estamos vivendo uma geração estagnada? Cadê aquele futuro que eu sempre sonhei ao assistir Futurama? E vivemos exemplos de como as coisas caminham de forma lenta demais porque as pessoas são lentas também, como a inclusão da TV Digital ou da Banda Larga de alta qualidade. Enfim, é uma situação delicada, onde desfavorecer pessoas nunca vai dar certo.

Mas virando o disco, a conferência da Microsoft não foi realmente tudo aquilo que queria que fosse. Mal se arranhou a Xbox Live Arcade, um dos grandes méritos do Xbox 360. Uma falta de tato com tantos títulos sem carisma. Veja bem, lindão mesmo o tal Ryse da Crytek, mas esse é o mesmo estúdio de Crysis, que pra mim consegue ser um game interessante, mas sem qualquer carisma, seja pelo universo, seja pelos personagens. E não foi exatamente assim que me senti vendo Ryse na conferência? Outra mordida meio amarga no bolo que a Microsoft ofereceu ontem foi em relação a Rare, que parece mesmo condenada a jogos simplórios e sem o brilhantismo que teve um dia. Até aí tudo bem, a Rare dos tempos de SNES morreu mesmo. Os funcionários que estão lá não são os mesmos. Só que ainda assim a Microsoft é dona de franquias icônicas como Perfect Dark, Banzo-Kazooie, Battletoads, Kameo, Viva Piñata e Conkers. E ela não consegue reviver nenhuma delas com louvar. Killer Instict é um dos últimos sopros e chances de algo sair do baú de IPs da Rare, mas você teve a impressão de ser algo diferente dos games de luta que já existem nessa geração? Eu não.

Veja bem, não estou dizendo que são games ruins. Mas a Microsoft de ontem já parecia meio derrotada, abatida, cansada da briga com os gamers que vinha se desenrolando nas últimas semanas. Titanfall, por exemplo. O que tem nessa nova IP que já não existe em tantos outros FPS, Shooters e Mechas no mercado? E se você comparar ele com Destiny, usado para fechar a conferência da Sony, é totalmente fácil colocar Titanfall na lista de games descartáveis da primeira linha de lançamentos da próxima geração. Pra ser sincero eu fiquei mais animado com títulos mostrados para o Xbox 360, como World of Tanks, Max e até mesmo do ausente na conferência Fable Anniversary do que com muitos dos títulos do Xbox One.

No X-One o que me animou foram Dead Rising 3, franquia na qual sou realmente maníaco, e uma curiosidade óbvia por Quantum Break e Sunset Overdrive. Talvez por Crimsom Dragon, mas isso pelas impressões que li hoje no Kotaku BR do que pela apresentação de ontem. Halo 5? Era óbvio. Mas porque não então mostrar também um teaser de Gears of War 4 para deixar mais os fãs salivando ainda mais? Foi uma conferência conforme promessa feita: games, games e games. Mas o Xbox 360 não é a plataforma que adoro hoje em dia apenas por isso. Ele conquistou muita coisa desde seu lançamento. O meu medo talvez seja, será que o Xbox One terá folego para suas próprias conquistas?

EA e Ubisoft

EA se saiu relativamente bem ontem. Quer dizer, muito melhor do que em 2012. Certamente foi um deleite ver Plants vs Zombies: Garden Warfare sendo revelado. Um título que teria tido bem mais impacto se a EA tivesse conseguido levar para a conferência ou da Microsoft ou da Sony. E enquanto a Microsoft perdeu tempo com um Battlefield 4 sem som, na EA a demonstração foi de cair o queixo. E ainda teve tempo para um Need for Speedy que como sempre parece divertidão. Mas nada foi mais emocionante do que ver a EA dando uma nova chance a Mirror’s Edge, que com gráficos da next-gen ficou ainda mais impressionante.

Já a Ubisoft me deixou sonolente. Galhofadas da apresentadora, piadinhas desnecessários e muito tempo de tela com jogos que parecem mais do mesmo dentro de seus próprios gêneros. Assim como Watch Dogs já não me parece tão impressionante quanto achei do game quando o vi pela primeira vez ano passado. Será que ele já está ficando velho, sem nem ter sido lançado? Splinter Cell Blacklist já nem me lembro o que foi mostrado ontem, engraçado porque ainda me lembro da primeira aparição do gameplay de Splinter Cell Conviction de anos atrás. Rayman Legends continua lindão, mas já passou da hora de ser lançado, não acham? Aparece na conferência para fazer volume, simples assim. E mais Assassin’s Creed? Tenho a impressão que esse foi o ano onde as pessoas menos se importaram com a franquia, que já passou da hora de tirar umas férias.

Além disso a Ubisoft mais uma vez se fez de sonsa, esquecendo a promessa de anos atrás de Beyond Good & Evil 2, além das expectativas do universo gamer de ver um novo e digno Prince of Persia (que rumores apontaram que nem se chamaria assim). Aí não. The Division é lindão, mas tem como foco o multiplayer online massivo, ou seja, jogue as expectativas pra baixo, afinal online depende muito de contra e com quer se joga, muito mais do que o game simples e bruto. Além do suporte do estúdio e DLCs que são necessários.

Sony

Aí vem a Sony. E o meu carinho pela empresa vocês já conhecem: é zero. Nem acredito que sobrevivi a uma geração inteira sem precisar de um PlayStation 3. Fui dono de um PSOne nos tempos áureos da pirataria no Brasil e me diverti muito com um novo mundo de game em discos, CGIs e franquias e títulos exclusivos do console na época. Depois veio o PS2, na geração Gamecube, pra mim o melhor console da Nintendo depois do SNES, e só fui ter um console Sony bem no finzinho de geração, só pra ver qual a real de jogos como Shadow of Colossus e Kingdom Hearts. Mas foi algo passageiro mesmo.

Nessa geração cogitava sim ter um PlayStation 3 antes de cair de amores pelo Xbox 360. Mas aí a Microsoft veio e começou a quebrar os exclusivos da Sony, a começar por Final Fantasy XIII, que por incrível que parece, era o título que me faria comprar o PS3 na época. Hoje em dia, não tem nenhuma franquia realmente imperdível na Sony que me faça querer ter um PlayStation. Não que não haja excelentes exclusivos, mas estou farto e satisfeito com o que o Xbox 360 me ofereceu desde o dia 1 em que o adquiri.

E ontem na conferência da Sony? Bem, antes de entrar no grande ato da noite de segunda, a Sony mostrou games e games. Coisas que já tínhamos vistos na conferência de fevereiro desse ano, sem muito impacto maior (talvez Infamous que apareceu com maiores detalhes). Mas quem estava ali esperando um novo God of War ou Uncharted saiu de mãos vazias. E fico ainda mais perplexo que ainda haja gamers esperando que The Last Guardian um dia seja lançado. E como acreditar em Papai Noel.

O mérito maior da Sony ontem foi ter conseguido criar o efeito de embebedar os gamers com atitudes que pra mim não são tão louváveis assim. Por exemplo, Final Fantasy Versus XIII se tornou Final Fantasy XV e será lançado no PS4. Além disso, finalmente foi oficializado o desenvolvimento de Kingdom Hearts 3. Maravilha, né? Mas a forma como a Sony apresentou esses títulos deu a entender ontem que eles sairiam apenas para o console dela. Hoje a Square-Enix já veio dizendo que tanto FFXV quanto KH3 não são exclusivos e também estarão presentes no Xbox One. Pois é. A Sony também foi marota quando indiretamente esqueceu de dizer que para jogar online no PS4 os jogadores terão que assinar a PS Plus. Sabe quando você dá uma notícia ruim pensando no lado positivo da coisa? A Sony faz muito disso.

Destiny que fechou a conferência também teve uma situação assim, onde ficou a impressão de que foi formado uma sólida parceria com a Bungie para que o game estivesse no PS4. Não foi dito exclusivo, mas dava a ideia de que ali era a casa de Destiny, quando na verdade esse é mais um título que os gamers irão encontrar no Xbox One. Percebe a marotagem? Não teve isso na conferência da Microsoft. Nesse sentido a Microsoft foi bem mais honesta, sem usar de artimanhas para levar o gamer a entender algo que não é real.

Aí rolou o bullying da noite. A Sony explicitamente humilhou o Xbox One, dizendo que eles sim escutam os gamers, que o PS4 não vai ter nada qualquer problema com games usados, que não vai precisar de conexão constante etc. Sobre os aplausos e gritos de uma plateia, ela continuou alfinetando, como se fosse aquela criança popular frente ao gordinho que todo mundo despreza. Rindo e fazendo chacota do concorrente de forma aberta e explicita. Pra onde vai a ética num momento assim? E a galera vai à loucura por conta disso. Moral da história, a Microsoft sai como vilã de algo que o mercado criou como estratégia de se auto fortalecer, para evoluir em novos horizontes. Me pergunto o que seria dos games se na época onde se pensou em trocar o cartucho por mídias de CDs, as pessoas tivessem achado ruim tal ideia…

A Sony no final das contas deu detalhes de aspectos que achei interessante no Xbox One, como por exemplo a função de games em multi-tarefas (múltiplos planos). Jogar um single player de outro game, enquanto espera um matchmaking. Não disse se os games depois de instalados em seu sistema serão necessários do disco para autenticar, porque eu achei muito massa a ideia de instalar 5 ou 6 jogos no Xbox One e não precisar ficar levantando a bunda do sofá para ficar trocando disco. Até onde vai a liberdade da nuvem deles, já que no Xbox One, toda a sua biblioteca de games estará na nuvem para jogar onde quiser, via streming. Não rolou nada sobre streming de games direto do consoles (algo que por sinal é muito bacana). Ou seja, a Sony preferir sacanear a Microsoft ao invés de dar mais detalhes reais de como os games irão se comportar dentro do ecossistema do PS4.

Mais uma vez a Sony usou de artimanhas para ser vaga e omissa em detalhes que eu considero importantes, enquanto fazia chacota da concorrência e fazia show de luzes e espelhos com títulos que não serão exclusivos apenas do PS4. É muito triste ver algo assim, ou eu estou velho demais pra essa babaquice de guerra de consoles.

No fim veio o preço: o PlayStation 4 será 100 dólares mais barato que o Xbox One. Para os americanos parece um detalhe importante. E fiquei com aquela impressão de que é um sistema mais barato porque vai apresentar menos do que parece apresentar? Na Xbox Live eu confio, já a PSN? Não, mesmo com a marotagem das esmolas que a Sony dá com games que você só pode ter enquanto estiver pagando a PS Plus. Mas isso é algo que só quando os dois sistemas forem lançamento é que as pessoas vão poder comparar melhor. E nada impede que o preço entre PS4 e XOne se equiparem muito mais cedo do que podemos pensar. E aqui no Brasil, não acredito que o PS4 terá um preço tão discrepante quanto ao do já anunciado XOneBR: R$ 2199. Pode ser um pouco menos, ou um pouco mais, mas a margem de diferença não vai ser algo absurdo. Isso eu aposto.

E a guerra da Next-Gen ainda tinha mais um jogador, que atualmente só sabe aparecer pelas laterais e muita gente já nem se importa mais…

Nintendo

Ai ai, a Nintendo. Amada por alguns, esquecida por um monte, e que vive com um forte cheiro de saudosismo. A única empresa que já está com o pé na próxima geração, mas parece que ainda não percebeu isso. Ou talvez o Wii U realmente não tenha culhões pra aguentar o tranco quando a próxima geração realmente começar. E pela NintendoDirect de hoje dá para entender facilmente porque a mesma não quis uma conferência na E3 desse ano: 40 minutos apenas e quase nenhuma novidade. Nunca conferência ao vivo isso seria vergonhoso. Não muito diferente, porém de um streming porquinho que travou direto e levou a galera a chiar no twitter durante toda a apresentação.

Mas não dá para culpar a falta de novidades pra ocasião. O fato é que o formato do modelo do NintendoDirect é inteligente e como a empresa solta agora suas novidades várias vezes ao ano, de forma homeopática, não dá mesmo pra deixar acumular para a E3. Ainda que fiquei sentindo falta de um novo modelo de 3DS ou quem sabe o anuncio do 3DS XL do Luigi em mercados como US e Europa. O caso é que rolaram muitos vídeos de games que já eram esperados. O 3DS abriu a apresentação com  Pokémon X e Y, um game que já é conhecido do público.

Depois vieram dois novos títulos, mais uma vez envolvendo o Mario, que se tornou o Call of Duty da Nintendo pelo visto. Tem que sair um Mario por ano agora, seja no console de mesa ou no portátil. Super Mario 3D World é a bola da vez. Parece um New Super Mario com pegadas do Mario 3D Land do 3DS e os personagens distintos de Super Mario Bros 2. Até aí tudo bem, mas acho tão sem graça esse estilo visual básico que a Nintendo adotou para os novos “Super Marios”. Desde o New Mario, parece que a franquia não tem qualquer apelo artístico. Sempre os mesmo gráficos, o mesmo estilo visual, as mesmas abordagens. Super Mario Bros não era uma franquia que a cada sequência apenas se inventa novas roupas para o Mario, mas sim um novo universo imersivo e único e original para o player. Peque Super Mario Bros 1, 2, 3 e World e vejam como cada um tem um estilo único. Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy não fogem dessa regra de originalidade. Sem mencionar que o estilo hardcore de plataforma que vi em Super Mario Sunshine nunca mais voltou e eu lamento muito isso.

Mario Kart 8 marcou presença logo em seguida, mostrando que a Nintendo chupou um pouquinho a ideia de Sonic Racing Transformed, com Kart que podem mudar de forma e desafiar a gravidade. E aí está uma franquia que não consegui ver se inovando na geração do multiplayer online. Alias o Wii U ainda não me convenceu que pode fazer o que um Halo faz no Xbox ou um Uncharted faz na Sony. Ainda amargo a péssima experiência que tive com Super Smash Bros Brawl online no Wii. Mario Kart foi bom, num passado distante. Hoje em dia ele me parece tão genérico e ultrapassado.

Aí o que veio depois? Donkey Kong! E aqui repito o discurso que fiz acima com o apelo gráfico a la New Mario. Poxa vida, Donkey Kong Country foi um marco no SNES, feito que está longe de ser atingido com o revival da franquia aqui. DKC Returns de Wii eu nem tive vontade de terminar. Chega em dado momento do game que tudo parece simplesmente mais do mesmo. Cansa. O gameplay não se inova, e esses gráficos básicos não ajudam a ficar imerso no universo dos macacos. O próximo Donkey Kong parece que vem com algumas novidades, como a inclusão da Dixie, mas sinceramente, são games que precisa de um desing gráfico único e marcante e não essa modelagem 3D padrão e sem carisma. Cadê a Nintendo que sempre pensa fora da caixa?

Ah e teve Zelda Wind waker, que me perdoem os atrasados, mas eu já fechei esse de cabo a rabo no Gamecube, época em que o desprezo dos gamers pela Nintendo era grande por conta do PS2.

Vou acelerar agora e dizer que os games seguintes são apenas OK. Platinum Games fez bonito com Bayonetta 2, mas sinceramente não é um jogo que me faria comprar um Wii U. Se não fosse pela infeliz exclusividade, ficaria mais do que feliz em apoiar a Platinum e comprar um Bayonetta 2 no Xbox One. Mas se a Nintendo quer um só pra ela. Tudo bem. Mas só Bayonetta não basta.

E fechando a conferência vem o que todo mundo estava esperando: Super Smash Bros. E aqui eu fico empolgado por um detalhe: eu não preciso de um Wii U para jogar o próximo Smash Bros! Basta ter um 3DS! O que diga-se de passagem eu devo conseguir até o final de 2013. Mega Man chega no que provavelmente se tornará o melhor vídeo de toda E3. Lindo, empolgante e emocionante ver o robozinho azul na mão de quem entende de mascotes. Mas o elenco de Smash Bros ainda esta longe de estar completo. Espero que o Sonic também não fique de fora dessa.

No fim o que vi foi aquela mesma Nintendo perdida e desolada, que não consegue se enturmar com ninguém. Fazendo seus próprios jogos para segurar a barra de seus próprios aparelhos. E eu continuo me perguntando porque ela precisa de seus próprios aparelhos. Eu jogaria muito mais animado um Zelda ou Mario nos consoles da Sony ou Microsoft, assim como Sonic fez antes da Nintendo comprar sua exclusividade na próxima Next-Gen (e fazer a Sega emular Super Mario Galaxy com seu mascote). Na minha visão o Wii U vai de mal a pior. Muitos anúncios somente para 2014… e quase nenhuma atenção ao diferencial do console, seu controle-trambolho-tablet na apresentação. Até parece que o Wii U é um videogame normal e comum como a concorrência, só que não.

E assim termina as conferências e minhas impressões iniciais da E3 2013, com um gostinho de derrota não por parte de uma empresa, mas da própria comunidade gamer. Que parece perdida e amarradas em padrões que fazem os games estagnados num ciclo de mesmice. Sem grandes revoluções, sem grandes inovações, com franquias esquecidas no tempo, com novas IPs que a gente aposta que não vão durar nada e com games que a gente vai jogar, mas sempre vai ficar com a impressão “isso podia ser melhor”.

Microsoft sofrendo pressão e bullying por querer pensar fora da caixa, Sony bancando de amigona com aquele ar de falsidade que você nunca vai perceber e a Nintendo que voltou a um perigoso momento onde ela precisa sobreviver com seus próprios jogos ou de parcerias que sufocam bons títulos. A next-gen não me parece tão alegra quanto achei que iria ser, só espero que ninguém morra na praia e que todas possam sobreviver para arrumar suas burradas no futuro.

 

Isso também pode lhe interessar

58 Comentários

  1. Muito bom o texto, concordo em vários pontos (e também acho que tão babando ovo demais pra Sony, ela não é tudo isso).

    Só acho uma coisa: você está assumindo que toda mudança = progresso. Nem toda mudança é um avanço. Algumas, aliás, uma grande parte delas, são pra pior. E eu não consigo ver um motivo para que os jogadores (não a empresa, os JOGADORES) fiquem felizes por um console que não deixa você ser dono do jogo que você comprou. Isso só beneficia a empresa. E ninguém é obrigado a aceitar uma mudança só por causa de uma empresa.

    Sinceramente, a Microsoft tá merecendo o bullying que tá levando. Ela ainda tem chance de voltar atrás e lançar um console sem DRM, a opção é dela. A Nintendo e a Sony resolveram provar que dá pra continuar no mercado sem esse tipo de mudança, se a Microsoft quiser ser a ovelha negra da 8ª geração, a escolha é dela.

    1. apesar de achar valido alguma das mudanças que a microsoft esta promovendo, também devemos vê que essa polemica toda tambem é culpa da microsoft! que ela mesmo esta tropeçando nas próprias pernas!

    2. Pra mim o grande tabu dessa questão só ira aparecer quando a nova geração realmente chegar. A própria Microsoft já veio a publico e disse que a venda de usados pelo Xone não esta totalmente barrada. ainda haverá algo assim, mas ela esta tentando criar regras num sistema que não tem regras. É errado pensar assim? Não acho, ainda mais se vc entender o mercador de usados nos EUA.

      O que acontece é que a internet é afobada e o marketing da Microsoft esta pisando na bola, pra ajudar a Sony vem com o bullying e escondendo parte do jogo, como a Kotaku Br comentou agora a pouco: http://www.kotaku.com.br/sony-e3-2013-usados-publ

      Não acredito que o mercado de usados vai acabar, mas não sou contra regras melhores para ele. Alias a Microsoft veio com uma coisa que eu acho muito interessante, que seria possibilidade de vender sua biblioteca digital através da licença do game atrelado a sua conta. Isso é genial, mas com tanta bagunça e pressão em torno do assunto fica difícil experimentar idéias e conceitos novos.

      Seria legal não precisar vender o disco e se preocupar com correios e envios e fretes, se a gente pudesse simplesmente vender a licença de um game proprietário, não acha?

      1. Seria legal, mas você acha legal o comprador do jogo ter que pagar o preço dele tanto pra você quanto pra microsoft pra poder instalar ele? Se tiver isso (e até agora todas as fontes dizem que sim), o comércio de jogos entre jogadores fica inviável.

        E não, eu não acho que tem que ter regras. Quando você compra um carro, você tem que pedir permissão pra montadora do carro pra vender ele? Você tem que pagar uma taxa pra ela ao fazer isso? Você tem que ligar todo dia pra ela e dar uma senha pra poder continuar dirigindo ele? Então por que videogames têm que ter isso? Nenhum outro produto tem isso, a microsoft está querendo impor algo que não existe no capitalismo.

        Entenda isso, a partir do momento que eu tiro dinheiro da minha carteira pra comprar um jogo, ele passa a ser MEU. Eu decido o que quero fazer com ele, e como vou me desfazer dele se eu quiser.

        1. é uma filosofia nova.. ao comprar um game vc não paga pelo disco, mas pelo software. então sim, se vc está comprando ele digitalmente, mesmo tendo o disco de instalação, qual o problema da licença ser o valor que se paga no disco (que por esse pensamento, se torna algo descartável). não é diferente de um software que vc compra original. ele vem com uma key. fique usando a mesma key em dezenas de aparelhos pra ver se não travam seu software ou invalidam sua key (isso se ele tiver conexão com a web). a microsoft está pensando em games como programas… tem sentido sim no que ela quer fazer.

          O game é um acessório… vc precisa de algo pra ele funcionar. é diferente de um carro. por exemplo, vc paga a sua licença de motorista não? vc tirou dinheiro da carteira pra isso. vc pode vender ela pra alguem? não.seu diploma na escola, você pode vender pra alguem? não. tem sim sentido no que a microsoft quer fazer.

          nem tudo que vc paga, que desembolsa dinheiro, vc pode necessariamente vender. o seu console e sua conta na live vc pode vender. mas os game são um acessório, algo que soma ao produto principal. não vejo porque não criar regras, ainda mais quando se entende o mercado de usados lá fora. em quanto redes como gamestop ganham e do motante disso que não volta nem pra empresa do videogame, nem para o estudio que fez o mesmo.

          eu acho muito mais genial a ideia de permitir vender a licença do que precisar de um disco pra conseguir o direito de ter um game. a steam mesmo, muitos pc gamers tem centenas de games lá… e o mercado de usados é restrito pelo conceito de jogos digitais. eu mesmo tenho centenas de games na live arcade que se pudesse vender a licença, o faria. no futuro digital faz mais sentido um mercado de venda digital do que de midias fisicas.

    3. A ideia de amarrar o disco a um único console é importante na hora que pensar que o sistema quer que vc não precise dele pra jogar. Nesse cenário, se não houvesse nenhum tipo de bloqueio vc poderia comprar um jogo, instalar no console e ficar repassando infinitamente pra todo mundo e todos teriam o mesmo jogo instalado no console e poderiam jogar sem o mesmo. O bloqueio dessa tecnologia não é exatamente pra impedir a venda de usados, mas pra te liberar de ficar colocando discos no videogame sempre que for jogar algo. O que tambem é importante na hora de pensar no sistema que permite jogarmos mais de um game em múltiplos planos (se o console precisar autenticar discos, isso cai por terra).

      Então sim, as mudanças que a Microsoft quer promover sao um progresso muito interessante, mas se ela ceder a pressão popular, corremos os riscos de perdemos esses features, que alias nem sabemos se o PS4 vai conseguir replicar. Talvez seja por isso que a Sony tá de sacanagem, porque no console dela essas coisas podem não rolar.

  2. Gostei da matéria, porém, percebi que você é do time da Microsoft e alfinetou demais a Sony, mas tudo bem! Mas temos que reconhecer que a conferência da Sony foi a melhor sem sombra de dúvidas! Outra coisa, vc falou que a Sony não falou de serviço de streaming, mas falou sim, foi detalhado como será o serviço de nuvem que será o Gaikai! Muitos dizem que a Sony já venceu essa guerra, eu acredito que sim, mas é cedo pra dizer, temos que esperar o lançamento e ver como se findará essa guerra!

    1. Não a Sony não detalhou o Gaikai, ela apenas fingiu que o fez. Nesse sentido a Microsoft foi bem mais realista com o que o serviço em nuvem dela pode fazer no lançamento do console. o Gaikai da Sony é algo pra 2014 e não duvido que atrase ou vire galhofa. Quem se lembra da epoca da Home do ps3 e no quando a Sony vendeu isso como algo fenomenal e na verdade se tornou algo que ninguém liga. Fora o show run que foi antes do lançamento do Vita e do fiasco que ele é agora.

      Então sim, eu não levo fé nas promessas da Sony, em especial de serviços e games que estão longe de chegar nas mãos dos gamers.

  3. Sony humilhou a Microsoft, mesmo. Melhor termo seria impossível. E bem feito! Tem mais é que ser humilhada ao ousar lançar algo como o Xbox One.

  4. vamos por parte, a microsoft veio com uma idéia nova, uma idéia de tentar unificar tudo que uma pessoa usa na sua sala de estar em um só, mas porque isso? Porque os consoles estavam pedindo por isso! acredito eu, que tudo que a Microsoft apresentou do Xbox ate agora já era esperado antes mesmo do anuncio do Xone, uma evolução natural dos consoles de mesa,porém a resposta do publico não foi a desejada, de certa forma até mesmo preconceituosa, de julgar sem ver, julgando sem utilizar critério algum! Por exemplo o caos que se criou por causa de exigir uma conexão constante, qual o grande malefício que eu ainda não enxerguei ? A Microsoft pensou, se uma pessoa tem condição de comprar um xbox com certeza terá ao menos uma conexão boa a internet. E pra quem vive no Brasil onde a internet ta longe de ser boa,não conseguimos acessar e joga online! Entao aonde esta o grande problemade estar conectado?

    agora tambem devo elogiar a sony, ao descobrir os planos da microsoft ela resolveu turbinar o ps4 com a memoria ddr5, tenho convicção de que a sony ao anunciar o ps4 pegou a microsft com causa arriada certeza! microsoft não esperava por isso, tanto que a conferencia da sony é a prova clara do que estou falando! só multiplataforma sendo apresentado, e quando a sony mostra seus jogos só tres ou quatro exclusivos de verdade, e depois diz que tem mais de 40 jogos sendo produzido, Isso mostra claramente que a sony anunciou a nova geração prematuramente, pra pegar o xbox de surpresa. A sony, resolveu jogar tudo em uma única ficha, que era pegar a microsoft de guarda baixa, porque? Ela sabia que a microsoft tava fazendo algo arriscado! e que provavelmente sairia na frente deles!!Entao a sony fez seu contra ataque, pra min um contra-ataque de genio,para alguns um contra-ataque muito baixo e sem carater, o que da entender ser a opiniao do tiago, de vencer essa geração na esperteza e nao em campo!
    Por mais que saiamos perdendo, afinal, tendo o risco da evolução dos consoles sendo atrasada pra mais uma proxima geração, devemos perceber que, o que pra nós é lazer, pra eles é negocio e um negocio que envolve muito dinheiro!
    o xbox seria os starks, e a sony seria os lannisters, eo casamento vermelho a E3 kkkkk

    1. Eu acho que a Microsoft teve critérios sim, afinal ela deve ter noção da base de xbox 360 que possui e quantos ficam online e quantos são offline. Fora do número de players na live e na base gold. Não foi algo sem critérios e sem planejamento. Acho que se comete algo muito perigoso quando se planeja por baixo, deixando de inovar pensando na parcela do publico que não quer realmente se atualizar ou que não pode atualizar.

      A transição de um mundo desconectado a um mundo conectado já existe e não é de hoje. Se os videogames agora vão precisar de internet, ou voce entra na jogada ou não joga, é até simples. Não consigo imaginar como ter um console nos dias de hoje e não usar multiplayers online… Serio. Tem quem não goste, mas sinto muito, é isso que dá mercado hoje em dia. Se adapte ou se aposente.

      Mas essa questão do sempre online e das desvantagens do DRM acho que vale uma discussão até a parte no blog. Não vou me estender muito, mas não me surpreenderia ser no futuro os consoles até se conectassem como os notebooks e celulares, em redes 3G de fácil mobilidade. Aí vc vai poder levar seu videogame pra praia, sem se preocupar dele ficar offline. Pra mim é essa a tendência e não o contrario, alias eu não levaria nem um xbox 360 pra um local sem conexão. Seria bem chato isso. Meu xisboca só funciona online. Se tiver um xbox One, isso não será diferente.

      Ou seja, o assunto foi mal tratado pela internet e virou essa tempestade em copo d água pelas pessoas. Faltou delicadeza ao tratar o assunto, fora que o projeto ainda estava sendo idealizado, com regras a serem moldadas. Admito que foi um erro grave a forma como a Microsoft veio com isso a publico, mas não sou contra a conexão obrigatória.

      1. concordo com vc, o ponto que eu quero chegar é que, exatamente sabendo que essa polemica ocorreria a sony apressadamente anunciou seu console, justamente para atrapalhar a microsoft. cara e nitido isso vendo a apresentação da sony simplesmente nda foi apresentado, eles jogaram a isca e parece que a microsoft mordeu!
        e a respeito dos jogos usados tipo eu acho que o que a microsoft esta realizando deveria ser mais analizado, por exemplo se eu conseguisse algum desconto, num jogo novo digitalmente, ou conseguisse realizar trocas na live eu acharia muito valido. por exemplo tenho ak em casa um numero considerado de jogos empilhados, sendo que a unica coisa que faço com eles e trocar no site trocadejogo, se for pra vender por merreca prefiro ficar com eles em mofando ak em casa mesmo. se a microsoft trabalhar bem isso pode sim ser uma boa coisa pros gamers!

  5. Ética? Eu achei o Jack Tretton sensacional, um dos melhores momentos de qualquer E3, a reação e interação com o público, foi contagiante e muito engraçado. Se a E3 não for um show acho que perde o carisma com o público – Nós-, já que todo o ano repetem o mesmo marasmo de jogos constrangedores ou que pouco interessam etc.
    E fiquei decepcionado sim por Last Guardian e Beyond Good & Evil 2, dessa vez li que o 1º pelo menos tinha sido confirmado! Não vejo porque não acreditar no lançamento, o próprio Ico que eu saiba era pra ser lançado no PS1 antes de finalmente sair pro PS2. Uma hora chega.

  6. La vai minha opniao, ou será divagação sem sentido xD

    Assim, não que eu tenha gostado da nova política da Microsoft, ou que eu apoio a Sony. Mas é bem certo que a ultima foi direto no ponto que estava deixando os gamers, ou melhor a grande massa, encucada com essa historia de DRM e etc. Como um bom showman, ela sabia o que publico queria e mostrou isso, mas que não necessariamente representa a verdade. Acho que o bullying é só uma desculpa pro pessoal tacar o pau na Microsoft ,simplesmente porque não gostam da empresa. Conheço gente que odeia a Microsoft sem motivo nenhum, simplesmente odeia.

    No final das contas, eu como gamer, irei ficar na minha nova plataforma preferida: PC. Preço inacreditáveis, online gratuito, customização a vontade(seja de hardware ou software), possibilidade de fazer MOD incríveis nos jogos(serio, joguem Skyrim com os MODs certos e verão um novo mundo), e com mais novidades saindo no Steam como comunidade, as novidades da sony e da microsoft ficam sem graça.

    Conquistas?Steam esta implementando um sistema de trading card com as conquistas dos jogos;
    Redes Sociais? Ja existem a um bom tempo isso, você pode tirar fotos e videos e postar eles na comunidade dos jogos, criar guias(wikias) dos jogos, forums sempre ativos.
    Preço? Absurdo de barato, chega a ser um muita canalhisse piratear um game tendo o Steam como opção.
    Jogos usados? Ah, comprou um jogo e ficou amarrado a sua conta… Por enquanto!! O steam tem um beta fechado onde eles estão desenvolvendo um sistema de vendas de jogos usados pelo Steam! Sim, aquele seu jogo que você comprou na promoção de natal e nunca jogou você vai poder revender ele dentro de sua própria loja online DENTRO do steam!

    Então depois de babar o ovo do steam aqui, só tenho a dizer que gostei demais da apresentação da Nintendo, porque ela foi honesta:o wiiU não e a super maquina que nem seus concorrentes, seus multis sao fracos entao vamos focar nos clássicos. Ainda sou fanboy da nintendo, um pecado que não posso remover da alma xD

    E Megaman esta de volta! Putz, ele ficou muito foda! Capcom deixa de malandragem e faz um jogo dele com esse design renovado!

    Ps.: talvez no futuro quanto tiver saído a versão Slim do XboxOne e do PS4, eu compro os dois para jogar algum exclusivo de peso que tiver saído naquele momento.

    1. cara você foi muito feliz no seu comentario! a minha esperança pra essa geração era que algo aos moldes do steam fosse implantado! infelizmente parece que vai demorar, outra resalva repararam que pra min os melhores jogos dessa e3 foram multiplataforma, nao so na e3, ja algum tempo que os exclusivos dos consoles estao perdendo a força!

      1. Antes a desculpa para isso era que os exclusivos de peso "estavam sendo guardados para a próxima geração".

        Agora que ela chegou, e eles não foram apresentados, vão dizer que "eles ainda não estão prontos". tremenda sacanagem…

  7. Nós seres humanos não estamos acostumados a mudanças, como o Thiago, falou mais acima. A renovação não acontece por nossa culpa mesmo, nós que temos medo de melhorar ou arriscar melhorar. Quando eu era moleque e morava no interior do Maranhão nos meados dos anos 80 eu achava que no ano 2000 teríamos somente carros que voavam, como eu via no desenho dos jetsons, eu acompanhei a primeira geração de games, ainda tenho até hoje meu ATARI e constumo de vez em quando jogar meus jogos favoritos, usando o controle de 1 manivela, nesta época não tinha E3 e nem essa guerra por querer ser melhor que a outra empresa, mas como tudo evolui e o capitalismo é que manda, as coisas mudam, e nos casos dos games, foi para melhor.

  8. Well, para mim a grande vitória foi dos consumidores. A atitude da Microsoft foi de uma empresa que aparentemente não tinha mais concorrentes, porém a Sony tem um grande nome e muito mais experiência que a Microsoft, mesmo em crise. Veja o que era o Ps3 antes de 2010 e o que é hoje. Enquanto a Microsoft parece patinar em círculos, a Sony caiu, afundou, conheceu o fundo do poço e agora ressurge, sabendo o que deve ser feito ( e o que não deve também).

    Inerente a sua escolha que é bastante explicitada, o grande momento desta E3 foi ver que ainda a voz de nós consumidores ainda é forte. A

  9. A Nintendo acertou em cheio no 3DS, e a ideia do Wii U é ótima, mas como você disse a Nintendo infelizmente está se prendendo nas novas franquias.
    Tudo bem que games de terceiros não depende só dela, mas custava ficar sem Mario por um tempo? Talvez para de lançar 3000 power-ups (por que só isso está sendo adicionado nos jogos novos) e se focar em novos gameplays pro encanador ajude. Além disso, tem tanto nintendista pedindo F-Zero e Metroid (e uma boa quantidade de outras franquias) mas nada da Big N trazer elas. O que eu mais queria mesmo era uma franquia nova, com novas idéias, novas jogabilidades. Eu amo Zelda mais que tudo, mas não ligaria ficar sem lançamentos da série se fosse pra Nintendo inovar com OUTROS jogos.
    É, talvez eu tenha inserido um pouco do meu desgosto por Mario no comentário mas tudo bem.

  10. Ninguém comentou da Nintendo… Eu o farei (e das outras tbm).
    E já deixo avisado (desnecessariamente) que sou Nintendista.
    E mais uma coisa: teclado tá sem "dábliu" "chis" e "ése". Tou no copia e cola com o "ése"
    OBs: Praticamente tudo em todas eu já esperava o que vi (aposto que vcs tbm).
    OBs2: faço um gritante mal uso das palavras, o que por vezes me torna confuso e mal compreendido.

    A geração onde todos (até mesmo no uii, o console considerado inovador e destruidor de paradigmas) diziam que os games estavam sem brilho próprio e se sustentavam pela historia que os levaram até ali (Nintendo que o diga) vai se repetir. Dificilmente ocorrerá o contrario.

    EA e Ubisoft
    Despensa comentários. Não tem console, então o dever é trazer games, e fizeram relativamente pouco. O de 100% N-O-V-O foi mostrado? Quase nada correto? Um game de uma série já existente pode sim ser 100% novo contanto que traga inovação e se distingua dos games anteriores enquanto mantem a essência da série (o que admito, é muito dificil, mas cm o autor disse: os antigos Mario's são aclamados até hoje)… qual game de ambas empresas mostraram isto? E que frustante ver MAIs UM trailer de Rayman Legends! E ressalto aqui a declaração (fora da conferencia) de que o U esta morto foi uma facada em todos que estavam comprando games dela no U para apoiá-la (e acredite, eram muitos). E Uatch HYPE Dogs.
    Nota final: 6.5

  11. Part 2:

    Microsoft -e o caso do desespero de fãs, haters, imprensa e a própria –
    Realmente acredito que ela ficará em 3º, mas isto não quer dizer muito atrás do u e ps4. Ela tem seu publico (igual vita tem os japas, cedo ou tarde o bonde anda) nessa geração, é visível: americanos e gente tecnológica (ou com grana). Mas honestamente eu gostei da declaração sobre o motivo de personagens comprados no Killer (surpresa bem vinda pros fãs, mas muito meia boca o que foi mostrado -nunca esqueça o que eu disse sobre inovar e se manter fiel a própria serie-) e até acredito que possa sair mais barato assim, mas fico pensando: e se eu quiser jogar com meu irmãozinho? Ele será obrigado a usar um dos 5 personagens que comprei? Quero dizer, tão vendendo separado exatamente para não precisar comprar os que não vai usar… então tipo, estou com a impressão de que vão sugar o machimo que puder do single player-off (off estando on?) e tudo o que puderem (ao mesmo tempo) de tudo o que for on (on-on). Ainda não acredito na politica do on o tempo inteiro, é errado forçar um estado no jogador e não há necessidade (dlc a cada 1 hora pro jogo? nem é possível isso). sobre jogos usados eu realmente estou em duvida, mas estou pendendo ao lado negativo, acho meio desumano não poder emprestar um jogo por exemplo, fico pensando em pessoas menos favorecidas e tals (tbm sou um, mas não tanto), só o tempo dirá quanto a isto. Games não tem o que falar, tudo igual ao da EA e Ubisof (alias, todos foram iguais) só que aparentemente menos interessantes. Mas confesso: Halo 5 ainda irá me fazer vender o corpo para jogar ♥ Mas… ainda ta naquele nível bem aquém do esperado.
    Nota final: 5.0

    sony
    Ridículo. Todo mundo viu a chacota que fizeram com o One, e não é só apelar, é descer o nível e agir como criança (exemplo perfeito o do autor do post: one é o gordinho da turma). Bom, tivemos mais um FF sem sal, KH III foi agradável e muito esperado (neste caso particular, achei mancada não ter para U viso o histórico da serie na BigN e o recente Dream Drop ser a abertura do III), e graças a Deus não tivemos God of Uar (sony sobrevive de third, dificilmente um exclusivo dela vende realmente horrores alem de God of Uar, afinal até 3milhões é pouco para sest-serllers-não sei escrever-) e faço as palavras do Thiago as minhas, e deixe para o ano que vem. A vdd é que não me agradou a conferencia da sony, teve coisa interessante sim para quem gosta (nãoesqueçe oq ue disse lá em cima), trailers mais empolgantes que o da Microsoft tbm marcaram presença, Vita ta minusculo, e ps4 continua com cara de ps3 (que tinha cara de ps2, que tinha cara de ps1-descontando evolução gráfica obrigatoria-). só que mais genérico e obvio quanto a títulos, game play e "estilo" do que foi apresentado independente de ser ip nova ou não; tudo pareceu dejavu. Politicas ou enganosas ou ainda não esclarecidas ou esplanadas minimamente.
    Nota final: 6.0

    Nintendo -nesse sou especialista mas…cade o Big? ¬¬-
    Vergonha. sem mother novo pra u e remake para 3ds, sem f-zero pra u e 3ds, sem metroid ou star fokis u ou mesmo um blue storm, e cade as thirds e 9vdads delas? só tivemos velharias (que mal ganharam espaço) e o trio Chis -monolith- Bayoneta e 101 e claro, obviedades Nintendo: mario kart, smash, mario 3d uorld, donkey kong tropical frezee… ganhando MUITO destaque sendo que naturalmente eles JÁ sÃO destaques (desvalorização das series), os de 2013 é até certo receber destaque, mas pra que enrolar no smash e kart se é só pro ano que vem? só o trailer tava mais que excelente. E cade FF15 e KH 3? Ctz que na Nintendo isso ia vender muito então pq não? Falta de esforço da própria obvio, nada de third consegue alcançá-la; GTA V no U? FPs no U? Hardcore no U? NÃO. Mas confesso: chorei de ♥ com megaman, villager de animal crossing e o art academy U; mas choro logo em seguida: pq um batllefield nunca poderá ser lançado no U? Um Katamari? E MEU, CADE IPs NOVAs Nintendo? shin megami e fire emblem sumiram é? E 3ds? Pokéobviedades aleatorias? (mas ♥ tipo fada :3 apesar de que já era obvio)
    Nota final: 6.0

    1. a nitendo ver o sucesso do 3ds e acha que isso irá repetir facilmente num console de mesa!
      a nitendo tem que perceber diferente de portatil os consoles tem que ter apoio das outras empresas, so assim veremos bons jogos no wiiu !

  12. Esqueci de dizer: chorando pq nao falaram das versões ocidentais de Dragon Quest VII 3ds, 10 de U e Monsters 3D Terry's Uordland de 3ds T.T
    E3 lixo, só não foi pior que ano passado!

    E sinto muito pelos 2 coments enormes seguidos e este terceiro desnecessário =(

  13. Vamos por partes (MINHA visão da e3):

    Microsoft >> No quesito games, foi a melhor conferência. apresentou os melhores exclusivos. se não fosse pelos famigerados problemas de conexão 24hs e revenda de usados, certamente teria se saído bem melhor que o ps4. Onde a MS está pecando? É meio que óbvio, e a resposta é aquilo que a Sony expôs (brilhantemente) em sua conferência.

    Daí vem as pessoas e falam, a mas conexão 24Hs já tem em qualquer lugar, ou então, EU não consigo jogar sem online… Beleza, isso é a sua realidade, e não do planeta inteiro. É preciso lembrar que o console se destina à todo mundo, então, têm-se que levar em conta a realidade do mundo inteiro. E aí, nesse cenário, conexão 24hs é um grande problema quando se torna OBRIGATÓRIA. Se isso não fosse obrigatório, tenho ctz que ninguém chiaria.

    Sobre a revenda de usados, eu até que entendo o lado da MS, só que ela foi muito infeliz em anunciar isso da forma como anunciou. Isso era assunto pra ser tratado em conferência. Pra ser explicado, e exposto. E outra, se não tem comercio de revenda, os jogos originais DEVEM NECESSARIAMENTE ser mais baratos, pois, quando se compra um jogo hoje, é óbvio que já embutido no preço o lucro de uma posterior revenda. O que a MS deveria ter feito, era trabalhar corretamente no preço médio dos seus jogos… Não adianta nada o PS4 permitir a revenda de usados, se o game novo vier custando, por exemplo, R$ 300,00, enquanto na MS esse game novo venha a R$ 150,00.

  14. Sony -> Não mostrou muita coisa, apenas prometeu muita coisa. Eu queria ter visto um exclusivo de peso… e não vi.

    GOW3 virou sinônimo de PS3, e eu gostaria muito que no lançamento do PS4 tivéssemos algo parecido… um jogo que seria sinônimo do console, só que não apareceu nenhum exclusivo empolgante. O que me deixa um pouco mais conformado, é que GOW3 não foi lançado junto como o PS3, então, ainda é possível que O grande jogo do ps4 esteja a caminho.

    Eu também queria ter visto como vai funcionar o sistema do Gaikai. Nem precisava dar detalhes não, eu só queria ver como é essa parada de streaming de jogo do Ps3 no Ps4. Deveriam ter mostrado pelo menos uma prévia disso. Já imaginaram um Ps4 rodando Uncharted 3? Quem falaria em retrocompatibilidade depois de um vídeo desse?

    O que o amigo falou ali em cima, faz todo sentido. O sentimento que fica, é que a sony adiantou o anuncio do ps4 só por conta do x-one.

    1. Gow3 sinônimo de PS3? Acho q só pra menos da metade dos jogadores viu? Sem contar q depois da recepção meio morna de Ascencion já há rumores de q a Santa Monica esteja trabalhando em uma nova franquia (e atualmente eles estão trabalhando em The order com Ready at Dawn). E o mesmo vale pra Naughty Dog, não só eles acabaram de lançar The Last of Us como também eles tem tipo uma tradição de lançar apenas uma trilogia por console (oq eu acho certíssimo), logo, dificilmente vamos ter um U4.
      Mas sinceramente eu vejo o copo meio cheio, a Sony poderia focar só no PS4 mas vamos ter coisas pro PS3 tb, GT6 e Beyond: Two Souls.
      E no lançamento vai ter The Order, Killzone, inFamous e Knack, podem não ser arrasa-quarteirões [como se os da MS fossem…] mas pros fãs acho q tá bom.

      1. Um adendo. The Order e inFamous não estarão presentes no lançamento do PS4. são futuros lançamentos da plataforma, pra segunda wave possivelmente.

        1. Dono de PS3 q NUNCA jogou GoW3 realmente é difícil, agora dono de PS3 q não acha GoW a sétima maravilha do mundo e sabe q o console tem coisas mais interessantes pra oferecer tem aos montes.

      2. devo te responder que o que pesou pra minha escolha entre xbox e ps3 nessa geração foi o god of war 3, nao vou ser politicamente correto, meu interesse pelo xbox foi principalmente por causa da pirataria, mas minha ansia de jogar god of war 3 me fez optar pela sony.

  15. Post tendencioso.
    Se acompanhasse mais assiduamente talvez se lembraria que na E3 2012 a Microsoft atacou a Sony em alguns pontos, e neste ano foi claramente um troco (brilhante) que foi dado. Quem joga sujo: quem ataca primeiro ou quem revida?

    1. Sim, eles convenientemente esquecem. É que pimenta nos olhos dos outros é refresco. Mas quando tomam, choram! Por isso eu digo: dá-lhe!!!! Já perdeu a geração!

  16. Nossa que inveja da SONY em amigo??
    morde seu cotovelo que ta na cara quem vai dominar a proxima geração é o PS4.

    PLAYSTATION 4
    XBONE 1

    CHUPA!!

  17. Amigo, seus comentários a respeito da Microsoft passaram da miopia "ista", foi pro terreno da pura desinformação. Te convido a dar uma volta pelo sistema de transporte urbano de Ribeirão Preto – SP, que está pra ser totalmente automatizado, e veja o que a categoria dos trabalhadores de ônibus e o povo que usa em geral tem achado disso. A M$ adotou medidas anti-consumidor absurdamente RIDICULAS e merece todo o backlash que vem recebendo. Que a reação não passe de "internet hate", que isso se reflta nas VENDAS e que a maioria dos consumidores não sejam desprovidos de senso crítico como foi o seu comentário a respeito do XBone. Caso contrário, e se a Sony não fizesse a stand pelo consumidor (com ou sem exageros óbvios propagandistas), o mercado de games estaria indo pro mesmo caminho que o dos "jogos sociais"…

  18. Nossa senhora meu deus do céu, vc tá velho demais para a babaquice das guerras dos consoles mas parece uma criança.. sua fã boyzice foi deprimente… Só faltou vc dizer que o Xbox merecia ser mais caro 100 doletas que o PS4, que nao emprestar jogos é uma evolução, que etc etc,…

    Pior texto disparado do Portallos que já acompanho a muitos anos… Vc deveria levar um gancho e ficar sem postar um tempinho, vc veio para comentar a E3 ou defender a Microsoft?

    Lamentável, vergonha alheia

  19. Eu tenho visto o Thiago meter o pau na Nintendo desde a época da NGM, quando esse blog ainda nem existia (e eu sou nintendista doente). Agora que o alvo mudou pra Microsoft, vai reclamar de bullying? To rindo pra caramba.

    É, Thiago, se prepare porque os próximos 7-8 anos vão ser bem longos. Eu sei bem como é. 😛

    1. E foi justamente nesse ponto em que eu discordei de você, pois nem todos concordam q GoW é o atrativo maior do PS3. [agora, pra confirmar com 100% de certeza… fica difícil, só com uma pesquisa mesmo.]

  20. Compartilho da opinião do Thiago ser mesmo louquinho pela Microsoft, mas caramba, algumas pessoas quando expressão a opinião acabam sendo grosseiras demais com as palavras; as vezes tenho até a sensação de estar num facebuque vendo os comentários de alguma page que promove briga de fã, só que com pessoas que escrevem melhor.
    Ou talvez eu seja sensível demais.

    Enfim, minhas apostas de vendas totais para esta geração
    U: 60 milhões (não custa sonhar :3)
    Ps4: 50: milhões
    One: 40 milhões

    Pra mim as vendas tem que ser isto para baixo (mas com a Nintendo "ganhando") para eles sentirem direto no bolso e entenderem que precisam parar de ser preguiçosos pra passarem a nos dar rios de games realmente excelentes-nota-10-que-marcarão-e-nunca-mais-esqueceremos-pelos-motivos-certos assim como foi com o snes, ps1 e ds, (pq a 6ª gen não foi competitiva e sofreu uma queda notável de games bons em comparação as 2 anteriores, mas mesmo assim passou bem longe de cagar como esta 7ª gen fez) e não só pq não teve coisa realmente melhor =(

    Torço muito por uma mudança na industria , uma mudança que engrandeça a arte de jogar video-game, pois há tempos isto não ocorre de forma unanime entre publico, critica e tempo (passar dos anos).
    sérião, se todos fizerem um top 10 de games favoritos desta gen (por console) vai ser tudo igual as respostas, e é isso que não quero que se repita.
    Tipo, agora faz um top 10 da 6gen? Ctz que vai ser tudo muito diferente. Espero que seja assim nessa 8º.

    E3 lixo, menos pior que ano passado, mas continua ruim.
    De qualquer forma, lendo os comentários eu fico esperançoso de um futuro melhor =)

      1. Bem tecnicamente isso ainda é um rumor não?
        E a parte do "enxergar apenas oq se quer", bem eu não tinha visto isso então não enxerguei pq estava fora do meu campo de visão mesmo. :p

        1. exato. atravessar a rua olhando apenas pra um lado não é lá muito confiável. nunca se sabe o que vem do outro lado. a sony veio e prometeu mundos e fundos e todo mundo se ajoelhou perante ela e está beijando seus pés, sem qualquer desconfiança, mesmo quando os sinais de que nem tudo que ela está clamando seja realmente perfeito… pra mim o copo está longe de estar "meio cheio".

          ser vaga, dizer apenas o que as pessoas querem ouvir, nesse momento é muito mais marketing do que de fato verdade. basta lembrar de político em época de eleição, quando promessas maravilhosas são feitas.

          ela já mascarou a parte do multi pago, fez se de sonsa ao induzir exclusividades em títulos não exclusivos, já andou dizendo "nossos games próprios serão assim, mas as outras produtoras podem não ser", já veio retardadamente dizendo que por ela o ps4 seria lançado no brasil na equivalência de U$ 399, quando nem mesmo a ps plus do ps3 foi lançado por aqui… ok então. mais acima vc até erroneamente disse que jogos como the order e infamous estariam no presente lançamento do console (e não estarão), é fácil aí dizer essas coisas não estavam no seu campo de visão.

          Pois é… cada um ver o que quer. Se você não está olhando pra ambos os lados, não venha depois dizer que algo te pegou justamente na direção que não estava olhando.

  21. Eu acho engraçado como existe essa galera achando lindo o fato do PS4 não está copiando os aspectos que muitos consideram uma desvantagem do Xone, mas poucos estão preocupados ou curiosos se o PS4 trará uma interface que traga as mesmas vantagens que o Xone trará.

    Ninguém se preocupa se o PS4 terá possibilidade de uso em multi-planos, se poderá criar streming de games, a ideia de jogar algo enquanto espera um matchmaking, de uma evolução no sistema de conquistas e feitos, de poder jogar sem precisar inserir discos no console enfim. Detalhes e miudezas que pra mim fazem uma diferença no final da experiencia como jogador.

    Mas talvez seja assim mesmo. Se você não tem a experiência de uso de uma Live, jamais vai entender como é um ecossistema superior ao da concorrência. É quase igual com os sistemas da Apple. Você não entender o quanto é melhor que a concorrência até literalmente ter um iphone, ipad ou ipod. É tudo quase igual… mas só quase.

    A Sony simplesmente está mais preocupada em falar "olha, isso nós não teremos, comemorem!" do que mostrar vantagens do sistema do PS4 frente as vantagens que o sistema do Xone já mostrou que terá. E é nisso que a diferença irá acontecer na próxima geração, infelizmente é algo que só ocorrerá quando os consoles estiverem no mercado e os gamers perceberam "opa, isso aqui é muito mais imersivo que aquilo ali".

    1. Então Thiago mas nenhuma dessas "vantagens" sequer passa perto de você não ter restrição a usados. É curioso você falar que a Sony está escondendo o jogo, eu acho o contrário quem está sendo péssima em passar informações do seu sistema é Microsoft. A Sony deixou claro, você pode emprestar, alugar, vender seu jogo para quem quiser, sem precisar seguir um cartilha de 18 regras. Ela deixou claro que não terá DRM nem para a parte online dos seu jogos mas as thirds poderão colocar isso no online delas, o que é óbvio ela não pode interferir em como a EA quer comercializar seus jogos.

      Dessa vantagens que você citou nenhuma passa sequer perto de eu ser dono do jogo que eu comprei em uma mídia física, ou de não ser obrigado a conectar na internet todo dia para poder jogar.

      Não precisar trocar de disco para jogar outro jogo é uma vantagem? Mas nessa geração você reclamava do FFXIII você ter que trocar 2 vezes os discos no 360 e no PS3 não ser necessário?

      E ela não mostrou vantagens em relação ao XOne? Ter um hardware mais poderoso e ser 100 dólares mais barato é uma puta vantagem para mim. Não ter trava de região é muito mais importante para o público geral, permitindo que se compre jogo da onde quiser, do que poder ir jogando enquanto espero um matchmaking.

      Desculpa, mas não, pelo que temos de informações hoje, para uma pessoa que é fã de games, não vejo como alguém pode considerar o XOne um sistema com mais vantagens que o PS4.

      Se vai ser assim até o lançamento? Não sei, ninguém sabe, nem as empresas sabem. A MS não é besta, não é uma das maiores do mundo a toa. Ela não é cega para essa reação negativa imensa que ela está tendo. Não duvido que ela mude algumas de suas decisões. Aliás torço para isso, eu não torço para sistema nenhum, eu torço para mim, se tiverem 2 sistemas ótimos eu acho melhor que 1, com concorrência acirrada quem sai ganhando é o consumidor.

      1. "Não precisar trocar de disco para jogar outro jogo é uma vantagem? Mas nessa geração você reclamava do FFXIII você ter que trocar 2 vezes os discos no 360 e no PS3 não ser necessário? "

        ELE SEMPRE DISSE QUE NÃO HAVIA PROBLEMA NENHUM!!!!!

  22. O problema é que uma mudança como essa proposta pela MS não agradou os gamers, ou a maioria deles, isso é fato, basta ver qualquer pesquisa de opinião em sites direcionados ao assunto. E, fatalmente, empresa que não ouve o cliente, você já sabe o que acontece. Outra coisa, nem todo mundo pira nessa ideia de conectividade o tempo todo não viu. Eu adoro jogar single player, sozinho, desconectado no sossego do meu sofá… é isso. abraço

  23. Como uma pessoa em sã consciência pode deixar de falar de exclusivos com last of us que saiu hj para o Play 3 e defender exclusivos do xbox360? Cara, é muito derrotismo….

  24. Falando sobre o parágrafo comentando o novo Mario 3DWorld:
    Concordo com quase tudo que você disse, me pareceu uma mistura do New Mario Bros com o 3DLand, e já estou ficando de saco cheio desse estilo gráfico. Pô, parece que a Nintendo gastou toda sua criatividade nos 2 Mario Galaxy (que pra mim são os melhores jogos do Wii), e agora o Mario continua sempre com a mesma cara. Preferia um Super Mario Galaxy 3 do que esses novos.

    Só não concordo com uma coisa: os Mario Galaxy tiveram fases hardcore assim como o Super Mario Sunshine, até no Sunshine achei que as fases que tu fica sem o FLUDD foram muito poucas, tamanha a qualidade delas. Mas no Galaxy tem fases bem desafiadoras também.

    Sobre Sony e Microsoft:
    Pra mim são a mesma coisa, não achei nada de mais nas duas, mas 100 dólares a mais pra jogar basicamente a mesma coisa? Fico com a Sony então, pelo menos enquanto a Microsoft não me mostrar um exclusivo que valha a pena – e eu não gosto de FPS

  25. ta pc é maravilho mas me diga quais jogos são pensados realmente para pc? qual game exclusivo explora o potencial infinito que o pc propicia? o mercado de games não é voltado para o pc portanto o pc é uma mera sombra do que acontece nos consoles pegando as migalhas multi plataforma rodando numa resolução a mais só isso e nada mais de diferente então não da,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.