7 dicas para iniciantes em Pokémon X & Y!

A febre Pokémon continua por aqui!

Poucos posts aqui no blog nos últimos dias, não? Pois é, admito que dá minha parte a culpa vai toda para o meu Pokémon X. Já estou perto de 40 horas de gameplay, com 190 pokémons diferentes capturados (ou trocados) e 3 insígnias de ginásio conquistadas, além da Mega Evolução já destravada para começar a conhecer melhor essa novidade. Ainda então não estou nem na metade do game, afinal são 8 insígnias e aproximadamente 450 pokémons que o jogo possui (já que são 3 pokédex com mais ou menos 150 cada).

Mas ao invés de escrever um complemento das impressões iniciais publicado aqui no blog semana passada resolvi dar algumas dicas simples para quem é iniciante nesse mundo Pokémon e ainda precisa aprender alguns truques que a série guarda na manga. São sete dicas simples, para iniciantes mesmo, sem muita complicações. Dicas que facilitam um pouco a vida do jogador, sem dúvida alguma.

1 – Aprenda o movimento False Swipe!

Capturar pokémons no começo do jogo é simples, afinal seu pokémon em geral é apenas um pouco mais forte que os pokémons selvagens que o game apresenta nas primeiras horas. Mas depois de algumas horas, com o seu pokémon num level mais vantajoso em relação aos selvagens, fica meio complicado batalhar sem derrotar completamente um pokémon selvagem relativamente fraco ou que tenha desvantagem com o tipo que ele for. Ou, num outro exemplo, você deixou de capturar um pokémon que gostaria de ter ou que precisa para a pokédex lá no começo do jogo, onde os levels dos selvagens são baixos. É complicado aplicar um golpe que estraçalhe toda a energia desse pokémon e ele não caia derrotado.

panchamPor isso é importante aprender o False Swipe! Ele é um golpe que jamais vai tirar toda a energia (HP) de um Pokémon. Você pode ter level 99 e o pokémon selvagem level 1, que mesmo assim, no final do golpe, ele sempre deixará o pokémon selvagem com 1 HP de energia, que é a situação ideal para a captura.

O False Swipe se encontra no segundo andar do laboratório do Professor Sycamore, em Lumiose City. Você consegue esse movimento falando com um dos personagens que está nesse andar, que lhe entregará a TM False Swipe. Aí basta carregar a TM e ensinar um pokémon a usar. Curiosamente não é qualquer pokémon que aprende esse comando, então acho que no inicio do jogo não há muitas opções para qual pokémon dar esse movimento. Na minha party, por exemplo, apenas meu Pancham podia aprender o Falsa Swipe. Neste link tem os pokémons que podem aprender a usar o False Swipe.

2 – Invoque a Horda para descobrir novos Pokémons!

Uma das novidades nesse novo Pokémon são as batalhas de Hordas, onde 5 pokémons de baixo level aparecem para lutar contra seu pokémon. A Horda vem de maneira aleatória quando você está na grama alta ou em canteiro de flores ou em qualquer lugar que tenha pokémons selvagens como cavernas por exemplo. Há pokémons que dependendo da sua versão (X ou Y) só aparecem na Horda, portanto é importante saber invocar ela em cada novo cenário e rota do game para ver quais são os pokémons que vão surgir assim.

Para não ter que ficar esperando, rodando em círculos no mesmo ambiente até a horda surgir, o game oferece algumas opções, como usar o item Honey para aumentar as chances de pipocar a horda. Mas o melhor mesmo é ter na party um Pokémon que possa usar o movimento chamado Sweet Scent, na qual você pode ativar fora das batalhas (como as HMs), basta apertar o X abrir a sua party com seus pokémons e ir no pokémon que tenha esse movimento e escolher a opção “use move”. Ao usar o Sweet Scent em ambientes onde você batalha com pokémons selvagens, ele inicia sempre uma batalha em horda.

OddishÉ importante a cada nova trilha, seja em cavernas ou rotas, acionar esse movimento e ver quais são os pokémons escolhidos para a horda nesses ambientes. Digo isso porque realmente passei horas procurando um Minun na minha versão X e estava quase desistindo quando descubro que ao contrário do Plusle, ele só aparecia em horda na minha versão (e na versão Y, ele aparece normalmente, mas aí é o Plusle que fica restrito a horda). Mais a frente, outros pokémons como o Seviper também só surgem em horda.

E o jogo dá ao jogador um pokémon que pode usar o Sweet Scent logo após a passagem por Lumiose City. Na caminho que leva ao Parfum Palace, nas laterais dessa rota (onde a grama é tão alta que o personagem some no meio dela) é possível capturar Oddish, que já vem com esse movimento disponível.

3 – Compre 10 pokébolas e ganhe uma Premier Ball!

Essa é fácil, mas as vezes passa despercebido aos iniciantes do game. Mas sempre que for comprar pokébolas, tente comprar sempre mais do que 10 delas, pois assim você ganha uma Premier Ball de graça. A Premier Ball não tem nenhuma particularidade  ou vantagem como outras pokébolas superiores a pokébola normal, mas ainda assim, particularmente, curto usá-la para capturar pokémons que pretendo usar na party. Ele é toda branca e visualmente é bonita. E se você pode levar 11 pagando 10, porque comprar 9 e levar apenas 9 pokébolas? Afinal, mais a frente do game, gasta-se uma quantidade meio absurda de dinheiro comprando pokébolas e gasta-se muito mais para capturar pokémons acima do level 20. Teve um Miltank selvagem dias atrás onde tive que gastar umas 5 pokébolas até ele me deixar capturá-lo, e olha que ele estava paralizado e com apenas 1 de HP e ainda assim o maldito não ficava na pokébola!

4 – Fique esperto ao usar HMs!

HMs são um saco! Essa é a verdade! São movimentos que o jogador utiliza para interagir no ambiente normal do game, como o CUT para cortar galhos ou STRENGTH para empurrar pedras ou SURF para nadar em superfícies aquáticas. Na teoria é legal a brincadeira, mas já existem movimentos por TMs que também fazem essa interação e são bem menos restritivos que as HMs.

O maior problema das HMs é que elas ocupam um dos quatro slots de movimentos que um pokémon pode ter. Mas o pior não é isso. Além de serem relativamente fracas e inúteis em batalhas (exceto Surf, que é legal) elas não podem ser apagadas da movelist do pokémon que aprendeu a HM até você chegar num ponto bem avançado da campanha.

Isso muitas vezes estraga a forma como você quer customizar seu pokémon. Imagine um pokémon inicial do game com 2 HMs fixas, na qual você só vai poder deletar somente quando estivar mais da metade da campanha do game. Esse pokémon vive aprendendo novos golpes e o jogador acaba tendo apenas 2 slots de movimentos para trocar esses golpes, sendo que você fica com um pokémons com 2 movimentos HMs fracos e 2 slots com movimentos que nem sempre são suficiente para contrabalancear o pokémon em batalhas.

Qual a sBidoofolução? Tente usar um pokémon-ferramenta, como o Bidoof (que aparece nas primeiras horas do game) para aprender essas HMs. Não use um pokémon que você pretende criar para batalhar de verdade. Use sempre um pokémon coringa para as HMs. Mais a frente do jogo (após a terceira insígnia), há também o Slowpoke que também é um pokémon eficiente em batalhas (pois não fica confuso e tem comandos psíquicos) e que pode aprender várias HMs do game. É um pokémon mais maneiro que o Bidoof/Bibarel na minha opinião. Enfim, tenha sempre isso em mente ao usar as HMs.

5 – Dinheiro em dobro ao usar o Amulet Coin!

Ganhar dinheiro em Pokémon nunca é simples. Geralmente você obtém vencendo treinadores em batalha (algo que realmente nunca fez sentido pra mim). E existe um item que faz dobrar o valor que você ganha após vencer essas batalhas contra esses NPCs. Se uma batalha resultar em $1.000, com esse item vira $2.000. Parece um excelente negócio, não?

Após conseguir o Amulet Coin não passei mais aperto financeiro em Pokémon X. Ele se encontra em Parfum Palace (não me lembro onde exatamente). Para ativar essa vantagem, é preciso que o principal pokémon da sua party segure esse item. Se não for o principal, ele precisa ao menos entrar na batalha em algum momento, caso contrário o item não tem efeito no montante recebido ao final.

Simples, prático e realmente muito útil! E é um item que é facilmente ignorado pelos iniciantes em Pokémon.

6 – Volte ao último Centro Pokémon com Teleport!

As vezes durante em rota entre uma cidade e outro você acaba meio perdendo a noção do tempo tentando capturar pokémons ou caçando itens escondidos e até mesmo batalhando contra treinadores. Muitas vezes sua party não aguenta até o final da trilha e um ou outro pokémon acaba com a energia zero. Isso é comum, afinal você está sempre encontrando novos pokémons e aprendendo quais são seus golpes e tipos. Aí o jeito é correr de volta para o Centro Pokémon e restaurar todo a party novamente antes de continuar avançando.

Mas as vezes é um saco voltar por todo o caminho. Principalmente no começo da aventura, onde você ainda não tem a bicicleta, por exemplo. Ou até mesmo o retorno as vezes é chato porque você está com pokémons envenenados ou paralisados e que não conseguem batalhar de forma eficiente e você precisa passar pela grama alta e os pokémons ficam realmente te atacando.

280RaltsUma boa solução para esses momentos de aperto é tem na party qualquer pokémon que possa usar o movimento chamado Teleport! O Ralts, um dos pokémons que aparece bem cedo ao jogo (antes de você chegar em Lumiose City), aprende bem cedo a usar tal comando. Aí você o utiliza da mesma forma que o Sweet Scent (dica 2), apertando o X e indo na party e usando a função “Use Move”. Isso fará você se teletransportar imediatamente de volta ao último Centro Pokémon que visitou! Bem prático!

Outro pokémon que possui tal comando é o Abra. Mas ele é meio chato de capturar porque ele fica fugindo das batalhas. Eu consegui capturar um de primeiro usando uma Quick Ball assim que ele surgiu. Vale tentar, já que o Abra no geral é um pokémon mais maneiro que o Ralts.

7 – Day Care Lady e os Ovos de Pokémons (o básico)!

Essa talvez seja a dica mais complicada de todas. Até porque trata-se do que os especialistas de pokémon chamam de breeding, que é cruzar pokémons para que o a linhagem que vai surgir de um ovo pokémon seja mais forte que os pais, aprendendo movimentos que um pokémon normalmente não aprenderia de forma convencional ou até mesmo que ele seja tecnicamente mais forte e com uma natureza melhor que a sua linhagem anterior. Mas nada disso importa no momento para um iniciante. A principio o mais importante é aprender como cruzar e criar esses ovos de pokémons e o mais importante: como criar ovos de pokémons que não podem ser capturados no game, como o Pichu!

Depois que você entender direito como isso funciona, aí sim você corre atrás da parte avançada das técnicas de breeding de pokémons, mas primeiro o básico! Existem certos Pokémons bebês que não estão disponíveis para serem capturados no game, então você só conseguirá eles na pokédex se conseguir cruzar a espécie. Para isso existe um lugar no jogo que é uma espécie de creche pokémon. Lá você pode deixar dois pokémons e depois de um tempo, se eles forem compatíveis, vai surgir um ovo, que você precisa pegar e deixar na sua party até ele chocar. Isso leva um tempinho e precisa de paciência por sinal.

Pichu2No caso do Pichu, que é o mais simples para aprender a cruzar e ter um ovo Pokémon. Captura dois Pikachus, um macho e uma fêmea. Leve-os para o Day Care e deixe-os lá. Volte depois de algumas horas e pegue o ovo com o rapaz que fica em frente a creche. Deixe-o na party e verá que um Pichu (e não um Pikachu) vai nascer desse ovo!

Há várias regras para o cruzamento de pokémons. Nesse link tem alguns dos pokémons bebês que se consegue pelo cruzamento de pokémons. veja que alguns pokémons precisam estar segurando com certos itens para que o cruzamento aconteça. E os pokémons que não possuem versões bebês também podem cruzar, mas aí o que vai surgir do ovo é sua versão mais básica (por exemplo, o cruzamento de dois Alakazam vai sempre resultar num Abra). Também é possível criar novos pokémons iniciais, mas para isso você vai precisar de um Ditto, que é um pokémon sem gênero de sexo e na qual o ovo sempre vai ser do Pokémon não Ditto. Isso significa que é possível cruzar espécies diferentes de pokémons, desde que sejam compatíveis e de sexos diferentes. Para isso faça o teste deixando dois na crechê e perguntando ao rapaz fora da Day Care como eles estão. Se ele disser que os dois se dão bem, as chances de rolar o cruzamento o ovo são altas. Muitos jogadores fazem isso para que pokémons de espécies diferentes aprendam golpes que não é possível de serem ensinados de outra forma, pois o ovo pokémon acaba herdando certas características de ambos os pais. Claro que isso não acontece de primeiro e por isso que jogadores capturam vários pokémons da mesma espécie e acabam criando vários ovos de pokémons. Até sair um com os status e valores desejados. Mas isso já é algo mais avançado e complexo, que nem mesmo eu sei todos os detalhes pra ser sincero.

Mas é importante você entender o básico, testar e aprender sobre os ovos de pokémons. Pois alguns deles você só conseguirá através desse método. 😉

E é isso! Espero ter sido útil para quem está começando essa experiência pelo mundo de Pokémon! Quem tiver alguma outra dica maneira para outros jogadores que estão começando na série Pokémon, não deixe de compartilhar nos comentários do post!

——————-

Obs: As fanarts que ilustram esse post são lá do DevianArt, aqui (Ry-Spirit) e aqui (beyx)!

Obs 2: para aqueles interessados em me adicionar, meu friend code no 3DS é 3497-0244-4597. Mas não vai esquecer que você também precisa me passar seu FC para adicioná-lo no meu 3DS. Deixe aí nos comentários então! ;) (eu sei que estou atrasado em adicionar a galera que deixou o FC nos posts de Pokémons do Torchic e do Impressões Iniciais, mas não se preocupe, até amanhã – no máximo – estarão todos adicionados no meu 3DS!)

Obs 3: não se esqueçam de pegar o Torchic que está sendo distribuído pela Nintendo até dia 15 de janeiro de 2014! Detalhes nesse link!

Isso também pode lhe interessar

98 Comentários

  1. O Pikachu nao precisa estar equipado para nascer pichu? Só no X e Y ou nos outros tbm não precisa? Sempre achei que todos os babys precisavam.

    quem quiser add: 1993-8282-6846 (lukaop)

    responde esse coment com o FC e o nick, pra eu add de volta.

  2. Fiquei brincando no Wonder Trade (to esperando um colega meu entrar para passar meus pkmns para ele antes de resetar e pegar de volta), consegui um Torchic, um Charmander e um Fennekin. Preciso retribuir isso quando tiver mais para frente no jogo

  3. Pessoal meu nick é Judah no 3DS e meu FC é 4012-4688-3227, fiquem à vontade para me add e pois todos que comentaram até a presente data aqui eu adicionei também, se quiserem enviem um email para judahmontiel@hotmail.com ou mandem msg inbox no FB que eu olho a pasta outros, para me encontrar no FB procurem por Judah Montiel

  4. Olá galera, sou mais um novato em Pokémon e como vicia isso hein!! Estou aprendendo aos poucos, mas adorando o game, valeu a pena.

    Muito boas as dicas Thiago, vou adicionar você no meu console com certeza!!

    Para o Thiago e a quem mais que quiser ajudar um marujo de primeira viagem, meu FC 1220-6799-5611

    Obrigado!

  5. Era para ser um tutorial? Se era, não está muito bom. Como assim você diz para a gente pegar o Amulet coin e não sabe onde fica??
    Ao todo, boas dicas.

  6. Hey Thiago, eu te add ok?
    Eu to com umas dúvidas meio noob no pokémon y kkkkk q é para mover umas pedras que tem nas cavernas, é logo no começo do game, um amigo meu disse q tenho de pegar o Streght, mas não sei onde, pode me dizer?
    Obrigado, até mais

  7. Gostaria apenas de informar a todos que o movimento FALSE SWIPE SE PEGA NO TERCEIRO ANDAR E NÃO NO SEGUNDO…. Fiquei muito tempo procurando no segundo andar, achei ate que tava bugado. KKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.