Conversa de Mangá: Naruto 651 – Preenchimento

A interminável saga que está sempre tentando se encerrar!

Hoje fecho o ciclo que iniciei há duas semanas. Lembrando que já comentei então aqui no blog sobre a atual fase de One Piece (link) e o desastre que está sendo o último arco de Bleach (link). Restando apenas refletir um pouco sobre a infinita guerra ninja no mangá de Naruto, que parece que está sempre chegando há algum lugar, mas nunca acaba!

A prosa segue após o continue lendo e vai ter spoilers. Esteja avisado!

Naruto 651 – Preenchimento

Atualmente sigo apenas estes três mangás mencionados. Seguia outros, mas ou eles acabaram (Katekyo Hitman Reborn) ou estão em hiato (Hunter X Hunter). Mas tenho um forte desejo de seguir mangás como Fairy Tail e Toriko, mas não sei porque ainda não tomei tal iniciativa. Talvez porque hoje em dia esteja menos divertido ter que ficar lembrando toda semana que tem mangá pra ler online, com tanta coisa na prateleira pra ler também, ou porque realmente é algo de fase mesmo. Admito que nem mesmo Naruto, Bleach e One Piece acompanho semanalmente sem furar. Está ficando cada vez mais comum deixar acumular 3 ou 4 capítulos para ler numa só tacada. Há semanas que nem me lembro de ler os mangás online! É só comigo isso?

Para escrever essa reflexão mesmo, notei que estava dois capítulos de Naruto em atraso. Acabei lendo os de duas semanas anteriores e mais o dessa semana. É mais divertido assim. O ritmo da narrativa quebra bem menos. Talvez a minha paciência esteja bem menor, ou porque tenho muito mais para o que me entreter atualmente do que tinha alguns anos atrás.

Mas indo para o que interessa. Uma coisa que vi bastante pela internet enquanto pensava um pouco no que dizer aqui foi a quantidade de pessoas reclamando do atual arco de Naruto e os motivos são muitos. A demora por alguma conclusão, o problema do fator overpower onde os personagens tiram energias e poderes do nada para continuarem lutando, a aliança do Sasuke com Naruto contra um inimigo em comum, e assim por diante.

Já adianto e digo que eu não vejo o arco atual tão negativo quanto essa galera. Sinceramente não vejo nada de realmente ruim atualmente na história do Naruto que não seja condizente com o universo que o Kishimoto sempre teve para o mangá. Naruto sempre foi um mangá overpower. Na hora do aperto das batalhas, sempre tem personagens tirando golpes, chakras e forças do nada. “Ah mas agora está exagerado demais”.  Não sei, pra mim me parece condizente com o poder do inimigo, que beira o absurdo mesmo. Se os mocinhos não conseguirem batalhar contra um inimigo tão absurdo assim, o vilão vence e o mangá acaba, correto? Não é assim que manda a cartilha de como contar histórias.

Mas eu acredito que o Kishimoto se esforça bastante para dar sentido a essa força ilimitada de certos personagens. A Kurama (Kyuubi) realmente tem um chakra monstrouso, e ela ainda está dividida entre Naruto e o seu pai. Ainda que beira um pouco o absurdo a compartilhamento coletivo que anda rolando na história, mas mais um vez, o arco é sobre um inimigo absurdo com poderes absurdo. Condiz com a realidade imaginativa da história. Claro, entretanto, que Naruto já foi um mangá mais pé no chão, com histórias mais sólidas e situações mais contidas, mas muito mangá passa por esses momentos malucos, One Piece teve os seus (apesar de que Oda sabe equilibrar bem quando coisas assim acontecem) e até mesmo Dragon Ball tem um inicio pé no chão e termina de forma absurdamente overpower. Faz parte do formato e da tradição dos mangás ser assim. Nenhuma surpresa pra mim então.

Quanto ao Sasuke, admito que me incomoda um pouco a ideia dele estar em pé de igualdade com o Naruto nessa batalha do Obito. Ao que tudo indica ele pode vir a se tornar o mesmo tipo de monstro que o Madara. E tá fácil demais assim, para um personagem que há algumas sagas atrás não podia usar o sharigan direito que os olhos já começavam a sangrar.  Alias o sharingan não era meio que uma maldição ao usuário? Quanto mais ele usasse mais cego ficaria. Tinha algo assim. Agora pelo visto tá liberado geral.

Mas enfim, esse longo arco da guerra teve muitos bons momentos. Eu gostei de ver como a relação Naruto e Kurama mudou e amadureceu. Será que a raposa pode vir a trair o Naruto depois de tudo isso? Seria algo surpreendente admito. Teve uns capítulos atrás com o Naruto e seu pai que também me emocionou bastante, rolando até em olhos mareados, que foi quando o Quarto Hokage percebeu o quanto o filho cresceu e confia em si mesmo. E a morte do Neji? O autor precisava matar alguém dos amigos do Naruto, não? Me pareceu correto ser o Neji no final das contas. Só espero que ele continue morto e não reviva magicamente no final do arco. Também achei legal o Shikamaru dizer que vai se tornar conselheiro do Naruto quando ele se tornar Hokage.

Fora que Tobi no final das contas era o Obito! E eu disse várias vezes isso por aqui, há muito, muito tempo atrás! E o pessoal fazia as contas. Diziam que não era possível, que não fazia sentido. Enfim, o Kishimoto fez fazer sentido e acertei na lata quem estava por trás da máscara. Entretanto ainda acho que as motivações do Obito são relativamente fracas. Eu realmente esperava um background melhor para o personagem, em especial para a morte da amiga dele e do Kakashi, que no fim desse mais sentido a um personagem tão misterioso. No final das coisas Obito é uma versão menos simpática do Nagato, com uma história até mesmo similar. E é exatamente esse ciclo que o Kishimoto está construindo para o Naruto e o personagem está conseguindo superar. A morte de companheiros, mestres e familiares.

O próprio capítulo dessa semana achei relativamente fraco. Obito está meio que se arrependendo de tudo que fez? Seu coração está sendo preenchido? Oras essa, mas não foi a mesma coisa que o Nagato? Narutoo convenceu que o seu jeito ninja irá deixar o mundo melhor. Obito está indo para a mesma ladainha. Simples assim. Nesse quesito, achei fraco a resolução. Eu realmente não queria que um vilão como o Obito arregasse chegando no fim do segundo tempo da partida. Sem arrependimentos, sem redenção. Queria ver o Sasuke e Naruto criando um jeito inteligente de chegar no vilão e não foi bem isso que aconteceu. Nesse ponto, decepciona um pouco sim. O mangá do Naruto nesse sentido já teve lutas e batalhas geniais, onde a inteligência venceu a força. Apesar de que quando os Hokages mortos chegaram, teve muita ação nesse sentido, de batalhas inteligentes e contra-ataques inesperados.

E vi algumas pessoas comentando que agora o arco se encerra porque Obito vai cair. Eu não acho isso, não! Pelo contrário, acho que agora que finalmente o bicho vai pegar. A flor gigante ainda não caiu e Madara ainda está por aí. O grande vilão dessa saga é o Madara. Obito é apenas um meio para um fim. Ainda que ache exagero não conseguirem segurar o Madara, sendo que o primeiro Hokage está ali no auxílio. Seria impressionante se o Madara cancelasse o Edo Tensei do Orochimaru e com isso ficassem apenas o pessoal vivo contra ele.

E há mais uma questão antes de concluir. O fato do Orochimaru ter voltado ainda vai dar problema (eu acho) e fato do Sasuke estar lutando lado a lado do Naruto não significa nada. Ainda acho que o mangá termine com a batalha entre os dois. Talvez não acabe como Madara e o primeiro Hokage, talvez a intenção do Kishimoto é realmente fazer eles se tornarem amigos novamente no fim. Não sei. Mas repetir o ciclo do passado não é algo pelo qual o mangá parece estar intencionado, pelo contrário, Naruto está fazendo tudo de novo, só que do seu jeito.

Essa é a última saga do mangá Naruto? Eu duvido. Se o autor for esperto, ele ainda tem motivos para dar um novo salto temporal e transformar o Naruto em Hokage e ainda criar alguns arcos novos com os personagens mais adultos. Aí sim eu diria que o ciclo da história do personagem poderia ser concluída. E há muito que se fazer quando a guerra acabar. A aliança ainda vai existir? O que será dos outros bijuus? Naruto não vai libertá-los? Tem ainda o Orochimaru e o Sasuke para lidar. A Kurama vai aceitar de boa viver dentro do Naruto a partir de agora?. Eu acho que o mangá consegue fechar um ciclo no final do arco, mas ainda acho que dá para construir novas histórias e até mesmo novos inimigos tendo como base tudo que o autor conseguiu demonstrar nesse arco. Vilões sempre vão existir e sempre vai ter o Sasuke para ser usado no final do mangá. A história do Naruto não precisa terminar agora. E nem deve acredito! Eu quero muito ver as consequências posteriores desse arco sendo refletido em todos os personagens. Pra mim o final perfeito pro mangá seria ver o Naruto adulto, casado com a Hinata e tendo um filhinho, que se chamasse Jiraya e que ele crescesse com amigos e a família e Naruto ficaria feliz porque ele conseguiu. Virou Hokage, tem o respeito de todos, tem seus amigos, construiu uma família e conseguiu um filho que não vai sofrer o que ele sofreu quando criança. Seria um final bonito. O final de um outro ciclo. Porque no fim das contas, Naruto é um mangá de ciclos, onde as pontas soltas do passado estão sendo fechadas aos poucos. E se você pensar que o mangá começou com ele bebê, seria justo terminar com o filhinho dele nascendo e completando esse ciclo da vida de Naruto.

E é isso!

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. Acho que o mangá não precisa se estender para a vida adulta do Naruto, um capítulo de epílogo bastaria para esse propósito. Eu li há algum tempo rumores de que o mangá terminaria esse ano e acho que o ideal seria que o fim viesse após a guerra. Concordo que o Madara é o verdadeiro vilão e chuto que em seus últimos momentos ele vai se entender com o Hashirama. Kishimoto humaniza bastante seus vilões, apesar de que seria melhor se ele não repetisse a mesma fórmula. Quanto a Sasuke, apesar de eu não gostar dele, espero que o mesmo fique do lado do Naruto e não tenha mais reviravoltas. Se for verdade o plano de fazer a última luta do mangá ser entre os dois, que seja uma disputa amistosa pelo título de hokage ou coisa parecida (sem tornar Sasuke o novo Madara se ele perder).

    Texto muito bom. 🙂

  2. eu pelo contrário, achei genial

    naruto vencer na conversa já define o assunto do mangá todo que resume a paz, é um ótimo final para um mangá em ascensão, sem contar o fato de ele imaginar como tudo poderia ser diferente se ele voltasse para vila, essa cena foi épica….

    querer que o naruto mate o Obito por pura raiva é destruir toda aquela premissa de que ódio trás mais ódio e por aí vai é um ponto fraco, prefiro muito mais o Obito ser derrotado como o Nagato, arrependido do que fez

  3. Já explicaram o truque pro sharingan não se deteriorar, então nenhum problema do Sasuke usar tanto e logo ele deve despertar o Rinnegam também.

    Ainda acho que vai rolar um Sasuke vs Naruto por um simples motivo: o Sasuke chegou na batalha dizendo que vai exterminar os Bijus pra terminar com esse "equilíbrio" de poder, mas o Naruto ficou amigo das Bijus e não vai deixar isso acontecer. Então espero que ao menos algum desentendimento elevado ocorra.

    Exceto pela enrolação estou gostando muito dessa saga.

  4. Também fiquei algumas semanas sem ler o mangá, até pq eu arrumei muita coisa para ler ultimamente, cheguei ontem em casa e botei tudo em dia no Naruto, cara, eu sou um fã de carteirinha da série, e estou adorando tudo, confesso que as partes overpower sempre deixam uma ponta de dúvida, mas é muito legal ver o susano cobrindo a kyuubi… enfim, é muita coisa boa rolando, e espero que não acabe após o desfecho da guerra, pois como vc disse tem muita coisa para rolar.
    Valeu!!

  5. Na minha opinião Naruto enfraqueceu no quesito história. Acho que a genialiadade das lutas, dos personagens, da dificuldade de não achar simplesmente o caminho da força o mais fácil, sempre foi algo que me chamou atenção. Não li e assisti Naruto durante todos esses anos por ser mais um overpower. Pelo contrário, era justamente a diferênça que fazia a diferênça. Acho uma pena o mangá ter se tornado como está hoje, a história não dá liga, não faz sentido, não AQUELE sentido; o sentido hoje é banal. E toda essa história de amor e ódio, parece novela. Rsrs.
    Olha a diferênça dos temas de hoje para os temas de antes, como o do Gaara, ou do Sasori, ou do Itachi, isso sim tinha diferênça.
    Hoje o mangá é um mais do mesmo que se arrasta. Para mim o Obito é um novo Aizen (apesar de achar que o Aizen ainda tinha bem mais filosofia do que esse Obito). Não tem sêntido. Espero que o mangá melhore, pelo menos no final, para não ficar chateante. Para finalizar como realmente Naruto deve finalizar, com algo diferêncial, uma mangá diferêncial.

  6. Naruto sofre de algo que eu não consigo definir bem em palavras. Quando o Jiraya descobriu que o líder da Akatsuki se escondia na Vila da Chuva, não teve nada que mostrasse de onde a informação havia surgido. Ali a história deu uma baqueada, pra mim.

    Teve a luta com o Pain que foi a primeira overpower, por assim dizer, que eu gostei bastante. Não era uma luta de megazord. Por mais que a diferença de poderes fosse grande entre os dois e o restante dos personagens, a inteligência ali ditava a luta. Dps disso sinto que algo se perdeu. A guerra chegou de uma hora pra outra, ele domou parte do poder da Kyuubi (esses capítulos com a Kushina são a última coisa que gostei no mangá) e muitos personagens voltaram ou foram apresentados e todos, sem exceção foram sub-aproveitados.Hoje, olhando para trás, não consigo ver sentido em trazer personagens como os Espadachins da Névoa e tratá-los como tapa buraco do enredo. A luta deles nem ao menos terminou de ser mostrada. Kabuto só serviu para trazer o Madara de volta, mostrou o Sennin das cobras e depois ficou lá babando dentro do Izanami.

    Ainda gostei de lutas como Naruto x Sandaime Raikage, onde mesmo com o poder da Kyuubi ele teve que usar de outros artifícios e a inteligência dele para vencer, mostrando que mesmo em lutas overpower há espaço pra criatividade. Mas parou ai. Agora é tudo Megazord e tudo decepcionante. A batalha contra os Bijuus era a mais esperada, mas o único que teve destaque foi o Yonbi. Tobi sendo Obito era algo que eu acreditava desde sempre, mas o background é uma vergonha, e achei ridículo como ele foi nerfado após perder a máscara (na verdade acho até que é ao contrário, foi exageradamente upado atrás dela e depois voltou ao nível Kakashi).
    E ai quando vc já ta tomando Activia com Johnny Walker pra acompanhar o mangá, vem o retorno dos 4 Hokages pra dar uma falsa esperança de melhora e tudo acabar se reduzindo aos megazords novamente.

    São 2 anos de guerra mal aproveitados e a única coisa que não me faz dropar, mesmo sendo meu mangá favorito, é saber que com o retorno do Orochimaru teremos um novo arco que, ao menos em teoria, tem tudo para ser o ponto alto da história.

  7. Nao entendi o desfecho do texto, vc msm criticou o prolongamento de Bleach e pede q Naruto continue sendo q toda esta fase adulta foi recheada de altos e baixos, esta ideia de guerra, mil clones e etc eh moh forcação, a maioria dos capitulos cheio de conversinhas e mini flashbacks q nao somam nada e etc. Como disseram ae pra mim tem q ter um epilogo e pronto, já deu oq tinha q dar.

    Sasuke: soh consigo pensar em dois desfechos e nao creio em luta contra o Naruto, pra mim o provavel eh ele morrer salvando o Naruto e se desculpando por tudo ou se o Kishimoto fosse macho mataria o Naruto e o Sasuke viraria hokage herdando seu sonho.

    Overpower: antigamente eu me importava em sacar a logica das batalhas e talz mas o Kishimoto largou mao disso faz tempo entao eu tbm, me incomoda de vdd mas o arco como vc disse eh baseado em overpowers

    O Vilão: Certo que Obito deve dar adeus em breve, Madara sera uma pedra no sapato mas o q digo a todos é NAO ESKEÇAM DO ULTIMO AKATSUKI, O ZETSU, do qual nao sabemos quase nada

  8. Concordo com tudo que você escreveu, principalmente de como seria o seu final perfeito para o mangá kkkk.

    Eu esperava pelo andar da história que o Orochimaru voltasse, mas achei muito sem sentido, como se o Kishimoto quisesse apenas tumultuar colocando mais caras com nomes na guerra. Posso dizer que até achei que o Jiraya acabaria aparecendo, devido a tantos caras famosos.
    O Sasuke para mim é um personagem insuportavel, Meu Deus, eu detesto ele. Isso dele querer ser Hokage, ele não aceitar que outro é mais forte que ele, é muito chato essa ladainha toda. Aquele grupinho dele é mais chato ainda, a mesma história sempre se repete, sempre tem uma menininha idiota que gosta dele e bla bla bla.

    Me incomoda muito o Sasuke estar lutando ao lado do Naruto e mais ainda a volta do Orochimaru. Eu entendo, mas me incomoda.
    Espero que o Kishimoto não acabe o mangá nessa guerra, e pior ainda, que não termine com todos "virando" do bem(sasuke e orochimaru). Tipo, você mata o seu Sensei, que é o Terceiro Hokage, que é como um avô para o Naruto, se revolta contra a vila, tenta destrui-la, para no final dizer "ah, quer saber, não quero fazer isso mais. Vou voltar para Konoha e festejar."
    Que o Kishimoto explique muito bem isso ai, e resolva tudo. Nada de cliche, por favor.

  9. Na minha humilde opinião, a árvore será destruída e não existirá mais chakra e nem Shinobis. Todos voltam a ser (ou se tornam em) humanos normais e passam a viver em paz. Fim.

  10. Acho que você esqueceu que sasuke já implantou os olhos do Iachi e por isso nunca mais ficará cego por usar demais o sharingan.
    Fora isso, não concordo você dizer que Ngato e Obito são iguais. Veja, Nagato era um verdadeiro filosofo, quando falava o naruto só conseguia ficar ouvindo e nem rebater as criticas de Nagato ele conseguia, Nagato ter a muito mais focado com o plano visando a paz mundial, Nagato confiou em naruto porque naruto provou que tentaria não seguir a corrente de odio (provou isso não matando o nagato). Agora Obito é louco! Obito se contradiz toda hora (fala uma coisa e pensa outra – fala que não é pela Rin mas pensa na garota todo capitulo!), Obito é rebatido pela naruto toda vez que abre a boca, Obito é tão pirado que afirma pra kakashi que a rin que morreu não era verdadeira rin! Obito está se arrependendo porque ele fez uma coisa sendo que na realidade queria fazer outra todo o tempo!
    Sempre achei Obito meio sem sal…mas talvez seja porque realmente o real vilão é o Madara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.