Novo bundle do Wii U agora com Super Mario!

Versão Deluxe ficou mais interessante assim?

Veja só que interessante: a Nintendo anunciou ontem que a Versão Deluxe do Wii U a partir de 01º de novembro lá nos Estados Unidos não virá mais com a bucha do Nintendo Land, mas sim com New Super Mario Bros. U e também com New Super Luigi U juntos num único disco. O preço ficou nos novos U$ 299 (até setembro a versão deluxe custava U$ 349) e a antiga versão deluxe será descontinuada.

Repassado a notícia, acredito que vale comentar um pouco que essa é uma jogada interessante da Nintendo. Afinal foi se o tempo em que os videogames vinham com jogos bacanas. Quem não se lembra do Mega Drive com Sonic 3 ou do Super Nintendo com Super Mario World? Você já comprava o videogame e de quebra já ganhava um bom game para iniciar a brincadeira. Os bundles de consoles e bons games ainda existem na geração atual, mas os preços dessas versões sempre acabam custando um pouco mais do que as versões padrões, o que não é o caso dessa nova versão do Wii U.

Mas e aí? Será que agora vai o Wii U? E a situação aqui no Brasil?

E não deixa de ser um sentimento meio nostálgico ver um console da Nintendo vindo com Super Mario. Isso com certeza sempre vai animar os fãs mais antigos da empresa. E o Wii U realmente precisa de uma injeção de ânimo ultimamente, já que ele não está indo tão bem como deveria no que diz respeito as vendas e também no desenvolvimento de jogos de exclusivos dos estúdios que façam valer o investimento de adquirir o console. Novamente estamos vendo uma geração onde a Nintendo está tendo que segurar a qualidade do console sozinha, com suas próprias franquias, algo que ela tinha conseguido reverter um pouco na geração Wii e sendo que foi esse tipo de problema que estava afundando a empresa durante as gerações do Nintendo 64 e Nintendo Gamecube.

O que me anima nesse anuncio é que caso o Wii U seja realmente lançado oficialmente no Brasil, seja esse ano ou no próximo, é muito provável que seja esse o bundle que chegaria por aqui. Se for esse o caso, é possível que eu considerar a compra do console futuramente (2015 talvez?). Tudo vai depender do preço. Hoje em dia é fácil achar um Nintendo Wii aqui no Brasil entre 600 a 700 reais, não é um valor ruim (apesar de achar que o Wii já não valeu mais tudo isso). Se o Wii U chegasse no Brasil em 2014 custando algo na faixa dos 900 reais, certamente consideraria adquirir um bundle como esse como meu segundo console da próxima geração. Difícil porém é acreditar que esse poderia ser o preço do console num lançamento nacional (talvez depois de 2 ou 3 anos de mercado por aqui seja mais provável). Mesmo assim, certamente em 2014 vai ser mais fácil adquirir esse bundle bonitão num preço maneiro até mesmo de importadores e no mercado cinza (ele existe, não adianta fechar os olhos e fazer de conta que as vezes é o único meio de conseguir um console).

No final das contas, acho que o bundle é muito mais justo e interessante do que o bundle do Zelda Wind Waker HD, que saiu lá fora agora esse mês (foto abaixo). Afinal Super Mario é feito para um público mais amplo e genérico, enquanto Zelda é um público mais de nicho. Sem mencionar que Wind Waker não é exatamente um jogo novo. Eu mesmo o zerei na geração Gamecube e não tenho qualquer vontade de zerar novamente. A experiência que tive na época com ZWW foi animal e muito melhor do que a que tive com Ocarina of Time até, mas sempre achei que The Legend of Zelda é um game que só é foda na primeira jogada. A segunda perde 70% da graça, já que você já sabe a história e a solução dos puzzles. Então o bundle do Wind Waker só é interessante mesmo pra quem é maluco por Zelda, diferente do apelo do bundle do Super Mario.

Será que essas pequenas mudanças de preço e nos games que estão vindo com o console serão suficientes para dar uma injeção no gás do Nintendo Wii U? Ainda mais com a chegada do Xbox One e do PlayStation 4 em novembro, com certeza a Nintendo vai precisar dar um booster no Wii U se ela quiser que ele continue relevante durante os próximos anos. Se tornar mais um vez o console mais barato, com games criativos e se focar em ser a segunda opção da sala parece que ainda é a única forma de competir com a concorrência, não acha?

Será que a Nintendo não seria mais feliz se desistisse de fazer consoles de mesa? Eu ainda acho que ela não tem mais infraestrutura para competir com uma Xbox Live ou PlayStation Network.  Será que suas franquias como The Legend of Zelda, Metroid, Super Mario não fariam sucesso se ela produzisse e lançasse para os consoles da Sony e Microsoft ao invés de insistir num console próprio que não consegue suporte da indústria como deveria? E nos portáteis ela poderia continuar com toda a sua liberdade para inovar e experimentar… afinal Pokémon ainda vende e vende muito bem! Talvez o problema seja na insistência de querer ter um console de mesa exclusivo pra si. A Nintendo realmente não precisa de um… ou precisa?

Afinal Shigeru Miyamoto já passou da casa dos 60 anos, e todo mundo sabe que ele é 90% da genialidade dos games da Nintendo até os dias de hoje. Quando a próxima geração acabar, ele já vai estar chegando aos 70 aproximadamente. Até quando ele vai conseguir segurar as pontas por lá? E não é a primeira vez que venho aqui no blog para comentar que certos títulos da Nintendo estão sofrendo um certo desgaste criativo (leia aqui e aqui). O relógio da Nintendo está em contagem regressiva e não é de hoje que isso vem ocorrendo….

Dê a sua opinião nos comentários! Como você vê a Nintendo nos dias de hoje? E o que acha dos novos bundles do Wii U? E principalmente, qual seria o preço máximo que você toparia pagar num bundle nacional do console quando ele for lançado?

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Eu não planeja comprar um Wii nessa geração atual. Por mim, tinha ficado só com o PS3 mesmo. A oportunidade apareceu quando vi um Wii de segunda mão sendo vendido por um preço bem em conta num grupo de games do Facebook. Comprei em março, e não me arrependo. A proposta da Nintendo foi entregar uma alternativa aos gamers, algo que não ficasse nas mesmices do PS3 e 360 (que, a grosso modo, são iguais). Curti e admito estar empolgado com o Wii U.

    Provavelmente, o Wii U será meu primeiro console dessa nova geração. Como o Mauri falou num certo post, o console da Nintendo é o único que de fato entrega uma geração NOVA, e isso me deixou bastante empolgado. A minha ideia original era comprar um PS4, mas a facada de 4 mil reais vai fazer com que eu deixo essa ideia para bem mais tarde.

    De qualquer forma, meu PS3, que está para fazer um ano de vida, ainda tem muita lenha para queimar (assim como meu Wii). Acho que ainda fico bem servido de consoles de mesa por uns 3 anos. Nesse meio tempo, quero comprar um 3DS XL – esse sim, tem uma leva de títulos invejável que quero acompanhar de perto!

    PS: uma coisa que me faz olhar feio para o Wii U é o seu controle. Por mais que tenha uma tela, não entra na minha cabeça que um joystick seja tão caro e tenha uma vida de bateria tão curta. Quando a tecnologia evoluir e esses defeitos forem sanados, ele se tornará mais interessante.

  2. Sempre vejo alguém comentando que a Nintendo deveria sair do negócio de consoles. Mas as pessoas esquecem que foi ela quem venceu a geração passada, tanto em vendas quanto em lucro. Faria muito mais sentido a Sony e Microsoft deixar o mercado, pois elas tiveram prejuízos enormes. Uma empresa é feita para dar lucro, enquanto a Nintendo der mais lucros que as concorrentes, não faz o menor sentido sair.

    1. Só que a geração Wii acabou… e acabou faz já alguns anos. Será que uma boa tacada é o suficiente para segurar tantas outras gerações na qual a Nintendo pastou pra continuar na jogada? Porque obviamente ela esperava muito mais com o Wii U e ficou claro que ela se equivocou muito em certos aspectos do novo console. Fora que ela ainda parece com o Wii U estar uma geração atrasada em certos elementos desse mercado… o boom do Wii acabou…. e a Nintendo ficou novamente sem direção.

      E o próprio Wii não podemos dizer que foi um console perfeito, porque os últimos anos dele foram muito sofríveis pra quem tinha apenas ele como console.

      1. Espere pra ver. Aposto que em pouco tempo a franquia de super mario será a mais vendida em todo o mundo, como sempre acontece. Todos que jogam, querem jogar novamente. Esta é a magia da Nintendo.

        A nintendo pode não ter o melhor console de mesa, mas, na minha opinião, tem a melhor capacidade de programação do mercado.

  3. "Afinal Shigeru Miyamoto já passou da casa dos 60 anos, e todo mundo sabe que ele é 90% da genialidade dos games da Nintendo até os dias de hoje."

    Na real não, os times já andam sozinhos há muito tempo, ele só dá seu aval, mas 100% do jogos são idéias dos novos diretores, como Eiji Aonuma em Zelda.

    1. Sim, o Miyamoto já anda passando muita coisa para outras pessoas, e a gente sente isso na pele, vide o que aconteceu com a série Metroid e até mesmo Donkey Kong. Super Mario perdeu parte de sua genealidade… até The Legend of Zelda me parece uma franquia que está sofrendo, precisando de remakes para continua sendo relevante, enquanto está cada vez mais difícil inventar a roda novamente com um novo Zelda. Parece que o Eiji Aonuma pode segurar as pontos da franquia Zelda, mas Miyamoto segurava um mundo muito maior de franquias. Vale notar a aposentadoria desnecessária de títulos como F-Zero ou Star Fox… até Pikmin precisou de uma geração inteira para sair do forno. São franquias e ícones demais para uma única pessoa tomar conta e supervisionar.

      A Nintendo pode ter infinitas equipes e parcerias com estúdios… mas no final do dia, ela tem apenas um Shigeru Miyamoto e isso vai pesar muito quando ele se aposentar ou falecer (porque ninguém vive pra sempre)

  4. Sobre Aonuma, estou satisfeito: http://www.zelda.com.br/noticias/entrevista-aonum

    Agora, dizer que o Time Mario não está fazendo um trabalho de alto nível com jogos como Galaxys, News e 3D's Worlds, é uma afirmação muito fraca. Plataformers nem de longe gozam do status e apelo de antigamente, os únicos que salvam são Mario e Rayman (por se basear justamente na primeira sob vários aspectos). E eu como fã de Metroid e Star Fox acho que estão tendo um merecido descanso e deixando outras coisas novas entrarem no lugar por enquanto. Fazer por favor não quero que aconteça.

    Na real, o Miyamoto é tão vital para a Nintendo hoje quanto Stan Lee é para a Marvel, As criaturas já andam sem a mão do criador.

  5. Engraçado, eu estava desanimado com a Nintendo, mas depois que comprei o WiiU e os últimos jogos saíram, estou totalmente empolgado. Até o Nintendo Land que eu achava meio ridículo (e reclamava de vir no console) se saiu um bom jogo! O_o Pikmin 3 belíssimo, Wonderful 101 pode não parecer mas é hardcore pacas no gameplay! Empolgado com o Zelda, e mal posso esperar pelo Mario. Este ano para mim, a lineup do WiiU é a melhor de todas, e estou mais empolgado em jogá-lo do que o XBOX One e o PS4.

    Se o console vai aguentar toda a geração são outros 500… assim como sei que sentirei falta de jogos de thirds nele, mas para isso que acabo comprando todos os consoles logo… sei que me surpreendi com o WiiU e por enquanto estou bem satisfeito com ele. Como disseram, realmente é o único console que apresenta algo realmente NOVO, e isso é bem bacana.

  6. Vou me focar no final do comentário, sobre o relógio da Nintendo e o resto. Acho que o que direi não tem fanboyismo (talvez tenha um pouquinho no fundo, haha), mas vamos lá.

    O Wii U tá parado. Isso é fato. O Wii vendeu muito (pacas!), e isso também é fato. Mas o público que a nintendo queria conquistar ela já conseguiu. Não tem um baú surpresa agora de público pra nintendo tirar o leite… O suporte das third parties? Está ali, mas quietinho. Humilde. Por mais que isso tenha sido uma das coisas mais pedidas pelos jogadores, não é isso que fará um usuário de ps ou xbox migrar pro wii u, ou mesmo vice-versa! Posso dizer que sou um usuário de consoles da nintendo, e o que me dá vontade de jogar jogo no pc, ainda mais com o steam. Eu compraria um ps3? Com certeza! Mas não vejo necessidade agora.

    Se a Nintendo virasse third partie, sem um console, eu acho que ela seria extremamente cortada. Li uma matéria uma vez (acho que no Nintendo Blast) sobre como ela usufruía da inovação tecnológica no console através dos jogos, e principalmente da série Zelda. E é aí que ela ganha pontos: inovar e saber utilizar a máquina que tem. Uma third teria de se adaptar ao console, e aí ela perderia sua inventividade.
    Mas isso é um desejo, não um fato.

    Mas vamos ver números. Mesmo sabendo que você não goste, Thiago XD> Desculpa. Serve como base. http://www.wii-brasil.com/noticia.php?id=43217
    São os números no japão.
    É interessante ver como o Ps3 ainda vende mais que o WiiU! Em uma semana foram vendidos 4 vezes mais ps3! Claro que o lançamento de GTA V influencia, mas a diferença ainda é marcante.
    O que espera a Nintendo? Não faço ideia. Sei que ela pode contar com o 3DS, como você mesmo disse. Mas o futuro do WiiU parece bem incerto, admito. Mesmo que ele não seja afundado.

  7. Para mim a Nintendo é a maior produtora de games e consoles de toda a história ever!! Rsrsrs. E sim tem muito fanboyismo nisso!! Rsrs.
    Gosto da Nintendo pq ela tem investido no nível de jogar e não na qualidade gráfica por si só. Sei q hoje o apelo gráfico é muito forte, e não acho isso de todo ruim, pelo contrário, ajuda a aumentar a qualidade dos games em design e tudo o mais. Porém, hj vejo jogos muito gráficos e nem sempre tão empolgantes de zerar assim.
    Sei também q a Nintendo não é mais tão top de mercado assim, rsrs, isso td mundo sabe. Mas isso não me desmotiva a continuar fã da empresa. Ás veses o q me desmotiva é o preço dos "atributos" e tudo o mais, e tbm um certo descaso com os compradores brasileiros, q já falamos tanto aq. Por exemplo, pq o console não foi lançado oficialmente aq ainda?
    Mas no geral, acho a Nintendo ainda mto legal, e principalmente pelo diferencial de investir contra a maré, de manter o q acha certo, o ponto de vista. Me agradou qnd eu era menor e ainda me agrada hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.