Super Mario 3D World: A crise do "New"!

Mais um Super Mario com cara de algo que você já jogou!

Essa semana a Nintendo revelou um novo trailer do mais novo Super Mario, desta vez com a alcunha de 3D World. O foco no trailer são os power-ups, muitos deles. Alguns novos, outros chupados do que alguns puderam ver em Super Mario 3D Land do Nintendo 3DS, como a roupa de Tanooki e a de bumerangue. Impressiona? Com certeza, ainda mais pela beleza dos gráficos e de algumas maluquices que aparecem em rápidos segundos do vídeo, como a parte de sombras ou das multiplicações espelhadas causada pela cereja, um dos novos power-ups do game. O vídeo, se você ainda não viu, pode ser conferido no final do post.

Mas por que não estou animado com esse novo Super Mario?

O que me chateia é que num trailer de poucos minutos, tudo parece lindo e perfeito, mas na prática estes novos Super Marios que vem sendo desenvolvidos no mesmo estilo da franquia New Super Mario Bros, que surgiu no Nintendo DS, estão caindo na repetição. E quem vem jogando percebe que existe um ciclo de diversão dentro deles que duram muito menos do que deveriam.

Adquiri recentemente o Super Mario 3D Land e posso dizer que depois de meia hora já estava sem saco para continuar jogando. Pensei estar ficando velho, pois Super Mario já foi mais divertido. Mas será que sou eu? Quando me lembro de Super Mario Bros 3 ou até mesmo Super Mario Bros World me lembro do fascínio que esses jogos causavam na época, com vários segredos, mapas enormes, estilos visuais próprios e até mesmo mecânicas de gameplay originais. Algo que não vejo ser feito a cada novo New Super Mario Bros lançado, onde todos parecem a mesma coisa, só que a Nintendo adiciona novos power-ups e novos inimigos apenas para poder falar “é diferente do anterior”.

Tudo bem que 3D Land tem uma pegada diferente, é o primeiro Super Mario ambientado tridimensional usando o estilo visual de New Mario, porém não vai muito além do conceito “New”. As fases continuam curtíssimas, os mapas são ridiculamente toscos (uma direção apenas e 5 fases cada), e o ritmo do jogo é igual do começo ao fim, repetindo chefes, fases e situações. Divertido? Se você jogar uns 10 minutos por dia talvez. Só que está longe de ser tão divertido quanto aqueles antigos games do Mario, em que você passava tardes e noites inteiras tentando zerar numa só jogada.

Enfim, retornando para o Wii U, a gente até mesmo esqueceu que esse não é o primeiro Mario do console. Tivemos ano passado o New Super Mario Bros Wii U e bem… ninguém mais lembra ou liga pra ele! Como um título como Super Mario se torna tão irrelevante em tão pouco tempo? Se você for pensar, Super Mario Galaxy 1 e 2 são mais relevantes no momento do que estes novos Marios!

E não estou dizendo que estes jogos mais focados no multiplayer e num modelo mais arcade do personagem não precisem existir. Precisam sim! Mas está faltando uma direção artística para deixar os games menos insossos, menos parecidos entre si. Vimos tantos games diferentes na geração atual dentro do cenário indie e games digitais, com modelagem 2D, 3D, aquarela, cartoon, há o shell-ceding, realismo, sombras e assim por diante. Estamos num momento onde Rayman Legends é infinitamente mais bonito e relevante ao mercado do que estes Super Marios. Como pode isso?

Será que estamos mesmo fadados a um único Super Mario bom por geração? No Nintendo 64 tivemos Super Mario 64, no Gamecube tivemos o Super Mario Sunshine (o melhor Mario 3D já feito na minha opinião) e no Wii foi a vez de Super Mario Galaxy. Eu gostaria que os games do Mario tivessem a evolução que vi em Super Mario Sunshine. Mundos abertos, desafios absurdos de plataforma, ambientação únicas e originais, mecânicas de gameplay diferentes de tudo que havia sido criado para a série e um game absurdamente grande. Galaxy teve coisas assim, mas foi muito mais curto e mais simples em certos elementos quando comparado com Sunshine. Nessa onda da Nintendo resgatar algumas pérolas do Gamecube para os jogadores atuais, espero muito que ela considere resgatar Sunshine, pois eu sei que poucos jogaram já que a geração GC foi uma das piores para a Nintendo.

Enfim… talvez eu simplesmente esteja velho e chato. Ou talvez esteja vendo um dos personagens mais famosos do mundo dos games perdendo originalidade e sendo reciclado de forma caça níquel. O mesmo formato que lamentamos tanto em outras franquias atuais, como God of War, Halo, Call of Duty e Assassin’s Creed. Quantidade ao invés de qualidade… até o Mario não parece escapar dessa febre do mercado dos games. Que pena!

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Concordo em partes com você Thiago. A franquia "New", que já não é nova a muito tempo, de fato tem sido um mal para o Mario. Quando o primeiro jogo da série "New" que foi lançado em 2006 era divertido e resgatava o Mario 2D esquecido pela Nintendo desde de o Super Nintendo. Só que com o passar do tempo, a série foi se desgastando visualmente culminando no NSMB 2 do 3DS que considero de longe o pior da franquia por ser o mais reciclado o possível.

    Com relação ao Super Mario 3D land, acho que o grande problema do jogo é a baixa dificuldade que por vezes pode tornar o jogo tedioso. Também concordo quando você fala a respeito de Rayman Legends. Outro dia estava refletindo a mesma coisa que você falou. Os antigos jogos do Mario tinha um identidade visual e mecânicas bem diferentes entre si. Era isso que os tornava únicos.

    Acho que o problema de criatividade na Nintendo não é um problema só do Mario 2D. Se você reparar nos lançamentos dos jogos spin off da série Mario para 3DS vai perceber isso também. O Mario Tennis é meio sem graça e o Mario Kart é até legal mas não tem a mesma quantidade de conteúdo que o de DS.

  2. Com tantos jogos do Mario saindo fica dificil não confundir eles, mas diferente do Thiago estou animado com esse jogo novo (animado o suficiente para ter ficado com uma enorme vontade de ter um WiiU).

    Sempre curti os jogos do mario mas o ultimo que joguei foi o Mario 64 de Nintendo 64, Sunshine e os dois Galaxy não tive oportunidade de jogar e nem vontade de jogar e os New apesar de ter uma pegada clássica do jogo não tinha o mesmo brilho de Mario World e Mario Bros 3. Talvez por não ter jogado nenhum jogo do mario a tanto tempo esse tenha me feito ter a vontade de jogar e o jeito do modo multiplayer tambem achei melhor e menos confuso que o "New Mario Bros"

    1. Glauber se algum dia houver a oportunidade jogue Super Mario Sunshine, garanto que vai explodir sua cabeça! E com certeza, o fato de você não ter tido a chance de jogar alguns desses games da fase "New" ajudam e muito a fica empolgados com 3D World… no meu caso eu joguei quase todos, exceto New 2 (3DS – e ainda vou comprar mesmo assim) e New WiiU do ano passado… mas no DS, no Wii e o 3D Land eu joguei até de trás pra frente… e 3 games já foram mais do que suficientes… só vou jogar o New 2 do 3DS porque tenho o 3DS, mas esses novos Marios pra mim não são system seller, ou seja, não me convencem a ter um WiiU. Infelizmente.

  3. Até esse vídeo eu tinha exatamente o mesmo sentimento com relação ao Super Mario 3d World, ele está muito parecido com tudo que já foi feito, os gráficos se parecem demais com o Super Mario 3d Land, e o jogo não me dava nenhuma vontade de jogar e comprar um Wii U.
    Esse vídeo me deixou um pouco mais animado, o jogo parece estar bem criativo e diversificado, mas me animou só um pouco. Gostei que resgataram o gameplay com a Peach vindo do Super Mario Bros 2, mas me incomoda muito essa posição de câmera distante, tá muito igual ao 3d Land, e isso faz com que esse novo jogo pareça ser de portátil.

    Quanto aos últimos jogos do Mario, joguei quase todos:
    O 1º "New" do DS foi legal, mas nada de espetacular, um jogo simples, competente, mas comum.
    O 3d Land é legal, mas é realmente muito fácil e curto (talvez isso seja adequado para um portátil). E não é tão espetacular quanto se ouve falar por aí.

    Que paixão pelo Super Mario Sunshine! Também gosto muito dele, até porque foi o primeiro Mario 3d que joguei (só agora estou jogando o 64), gosto principalmente das fases sem o FLUUD (a mochila de água do Mario) que são as mais desafiadoras.
    Pra mim o único ponto em que o Sunshine peca é a falta de diversificação das fases, é tudo com um clima de praia, mar, férias, … jogos do Mario costumam ter ambientes muito variados, com neve, floresta, montanha, castelo.
    E pra mim isso foi melhorado no Galaxy, acho um jogo ótimo, com muitas fases, todas extremamente criativas, cada uma com mecânicas diferentes e os usos mais criativos do Wiimote sem ficar chato, tipo as fases em que tem que soprar a bolha com o Mario dentro, usar estilingues pela fase e equilibrar o Mario em uma bola.
    Já o Galaxy 2 eu considero um dos melhores jogos de todos os tempos, faz uma semana que completei as 241 estrelas dele e cada vez que eu jogava me impressionava de como esse jogo é bom. Se o Galaxy já era muito bom, o 2 melhorou o que precisava, por exemplo: o modo de seleção das fases ficou bem melhor e mais rápido; a quantidade de estrelas por galáxia diminuiu ficando em 2 ou 3, assim você nunca cansa de passar pelo mesmo lugar, está sempre mudando de ambiente e mecânica utilizada na fase. E pra finalizar incluiu o Yoshi e seus power-ups, todos bem legais. E como já comentei das 241 estrelas, o jogo é enorme, tem 120 estrelas pra completar normalmente, depois tem mais 120 estrelas verdes que ficam (a maioria) muito escondidas nas fases, muitas vezes precisando de triple jumps extremamente precisos para serem alcançadas. Depois de pegas todas as 240 estrelas, tem mais uma fase extra com a última estrela.

    Eu ficaria com muito mais vontade de ter um Wii U se anunciassem um Super Mario Galaxy 3, ou uma nova fraquia do Mario 3d diferente, e não um Mario genérico, mas pelo menos acho que esse vai melhor melhor que o New Super Mario Bros U, que veio e ninguém se importou com ele…

  4. Também não gostei do Super Mario 3D World quando ele foi revelado na E3. Sei lá, eu esperava algo completamente novo e vieram com uma espécie de Mario 3D Land HD com multiplayer. Mesmo eu gostando muito do 3D Land (ele fica legal e desafiador mais pra frente, insista!), eu já estava determinado a pular o 3D World… mas eu animei com esse novo trailer e vou querer jogar, ao contrário do Mario U que pulei completamente (e enquanto isso meu Wii U só pega poeira…)

    Sobre a evolução dos jogos 3D do Mario em si, recomendo a leitura deste artigo: http://dromble.com/2013/09/21/nintendos-frustrati… Ele ajuda a entender como a Nintendo experimentou o Mario em diversos tipos de aventuras 3D e quais foram os motivos de certas decisões.

  5. Não acho o Sunshine o melhor da série ou dos últimos tempos, acho que fico com o Galaxy 2. Mas ao contrário de muitos, e me aproximando da sua opinião Thiago, também considero o Sunshine um EXCELENTE jogo, e na minha opinião melhor até mesmo que o Mario 64. Ate hoje me amarro no conceito… levar o Mario para uma ilha tropical e criar todo um mundo com aquela temática… e as músicas, nossa, demais!!! Eu não reclamaria de um Mario nesse estilo novamente… aliás, queria um jogo de plataforma nos moldes antigos… um hub, vários mundos, e cada mundo com várias missões ou secretos.

  6. Tive o Super Nintendo, depois tive PS1, PS2 e PS3. Acompanhei o Wii de perto, e percebi que tinha deixado de jogar vários jogos bons. No início do ano, comprei em conjunto com a minha irmã o Wii U, mas infelizmente nso arrependemos amargamente.
    O Wii U veio com o Nintendo Land, e nós compramos o New super mario U e o Wii sports.
    Por falha nossa, compramos 2 wii motes, mas nenhum nunchuck então os jogos do Wii sports que podemos jogar são poucos.
    O Nintendo Land chega a ser simples demais até para uma criança de 10 anos e o New Super Mario U, matou a a saudade do super nintendo, mas depois de 2 semanas enjoou. Resultado: O videogame não é mais ligado faz 6 meses. Semana que vem vou para os EUA, mas mesmo depois de todo esse tempo não há jogos que valham a pena ser comprados. Sinceramente, acho que nintendo vai acabar virando uma empresa de nicho. Nunca vi lançarem um videogame sem um jogo sequer que valha a pena comprar no lançamento. Até to pensando em comprar o Mario Galaxy 2, mas aí quero ver explicar pra minha irmã que a imagem do jogo fica horrível na TV, porque tivemos que comprar um jogo de Wii, já que o Wii U não tem jogos.

  7. bom zerei quase todos os marios principais de consoles caseiros, o 1, 2, 3, world e 64 não preciso comentar, o galaxy 1 eu joguei na época do 2, ai naum tive muito saco de jogar o 1 (graficos muito inferiores ao 2).

    o sunshine eu tenho pra GC (rodo no wii) mas nunca tive saco de jogar…pelos inimigos e tudo mais, não parece mario…o news mario do wii é legalzinho…mas é aquilo…muito fácil, muito colorido, nada de surpreendente como qndo saiu o mario64 ou o galaxy…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.