Lost Planet 3 | Totalmente localizado e não lançado no Brasil

Esse foi o destino de Lost Planet 3 na República das Bananas…

Em julho fiz uma rápida postagem aqui no blog alertando a minha surpresa ao constatar que Remember Me da Capcom estar totalmente localizado aqui no Brasil, com legendas em PT-BR, mas que não vinha nenhuma informação na caixa do game e nem nas lojas que fizeram a venda do game (leia aqui). E agora algo parecido acontece com Lost Planet 3, só que de uma forma ainda pior.

Internacionalmente o game foi lançado no final de agosto, mas já estamos em novembro e nada do lançamento oficial do game no Brasil. O que diabos aconteceu? Não sei. Cheguei a pedir uma explicação lá no Facebook da Capcom Unity Brasil porém fui ignorado totalmente. Talvez tenha ido tirar satisfação no canal errado, porém para onde ir então? Novamente: não sei.

O fato é que o jogo esteve em pré-venda em poucas lojas nacionais (lembro da Saraiva) e antes mesmo do lançamento, essas pré-vendas desapareceram. Logo na janela do lançamento os reviews de LP3 não foram muito animadores (e já sabemos que as vendas fora ruins). Talvez isso tenha feito a Capcom desistir do lançamento nacional? É possível.

Entretanto sou fã da franquia Lost Planet. Curti o primeiro game, o segundo foi bem fraco, mas tinha alguns modos de multiplayer divertidos…. e se eu sobrevivi aos dois primeiros, é meio óbvio que iria querer ver o terceiro game da franquia, que mais uma vez apresentava mudanças significativas. Até mesmo os reviews por aí dizem que ficou melhor que o segundo, apesar dos problemas. Fora que Lost Planet 3 tem uma pegada diferente, é um estilo próprio e as vezes é melhor jogar algo diferente do que ficar na mesma coisa sempre.

Foi aí que nessa semana, topei com uma oferta interessante. O game está sendo vendido na Big Boy Games por R$ 79 (versão X360). Obviamente trata-se de uma versão importada, afinal a caixinha está em inglês, sem classificação indicativa nacional e sem qualquer adesivo de uma importadora/distribuidora de games nacional estampado na embalagem. E você não vai encontrar o game em grandes redes de varejo virtual (como Submarino, Ponto Frio, Saraiva) que atualmente trabalham mais com games lançados oficialmente no Brasil. Resolvi então pegar o game nessa promoção da Big Boy, dando uma chance a loja alias (porque até então nunca comprei lá, apesar de já conhecer ela por indicações em fóruns de games).

E para minha alegria, e surpresa, a versão americana do game está totalmente localizada em português-Brasil. Há legendas PT-BR nas custscenes, durante o gameplay e até mesmo nos menus do game. Agora não sei se dou parabéns para a Capcom por ter localizado o game aqui para os gamers brasileiros já que aparentemente ela achou que no final do dia, não valia a pena lançar o jogo oficialmente por aqui. De que adianta então? O Brasil já possui um mercado pequeno de games, nem tudo que sai lá fora, vem pra cá. Tudo bem que os games em PT-BR estão ficando mais frequentes, mas ainda assim a quantidade de títulos que ainda existem apenas em inglês é enorme. Será que Lost Planet 3 não merecia uma chance no nosso mercado? Parece mancada da Capcom legendar um game pra gente e simplesmente esquecer de lançar….


Ficamos então a mercê de importar nós mesmos ou de pequenas chances de lojas menores importarem e revenderam num preço camarada por aqui. Sacanagem! Enfim, recado dado. Não acho que no final do dia Lost Planet 3 seja um game totalmente descartável e ruim. Não é. Tenho pra mim que ele foi lançado num momento errado. Lá fora saiu 15 dias antes de GTA V, que chance a Capcom teria para competir com GTA? Nenhuma. Fora que tem Dead Rising 3 chegando para a nova geração agora em novembro. Talvez a franquia Lost Planet se saísse melhor se tivesse pulado para a próxima geração…

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Tenho ate a versão pirata aqui no PC mas não instalei nem para testar, o que eu li do jogo não me animou nem um pouco e curti mais a formula do Lost Planet 2 que jogo pelo Steam, é bom jogo mas poderia ter um multiplayer mais movimentado (apesar de não ser vazio igual o Binary Domain).

    1. Na verdade o LP3 meio que volta as origens, tendo como um foco muito mais a história e campanha single do que o multiplayer, nisso ele dá uma destoada legal com o que a franquia construiu no segundo… mas apesar de que muitos criticaram o segundo porque dessa fuga completa do universo do primeiro e da generificação da franquia para algo mais multiplayer… como se tirassem partes únicas do que fizeram o primeiro Lost Planet tão interessante pra época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.