Desenhos Esquecidos | Sym-Bionic Titan

Desde os primórdios do blog sempre gostei de relembrar antigos desenhos animados. Já utilizei vários formatos para brincar com esse tema por aqui. No início os posts eram basicamente um vídeo do You Tube com a abertura do antigo desenho, mas também já usei outros formatos, como falar sobre DVDs de animações antigas, postagens de origens de alguns cartoons entre outros tipos de formatos. Nessa nova fase do blog resolvi fazer uma nova experiência, mesclando um pouco de um pequeno texto e uma galeria de imagens, ainda mais agora que acertei esse novo formato de galerias, mais dinâmicas e que visualmente ficam muito bom ao blog.

Para começar então essa ideia, pensei num desenho que nem é tão antigo assim, mas que passou tão rápido, não recebeu a devida atenção que talvez merecesse e foi cancelado tão rápido que mal deu tempo de marcar seu tempo, exceto pelo fato de ser uma produção de uma grande mente do mundo da animação. Estou me referindo a Sym-Bionic Titan, criado por Genndy Tartakovsky, que como você deveria saber – e se sabe muito bem – é o responsável por desenhos que marcaram uma geração com Laboratório de Dexter, Samurai Jack e Star War: Clone Wars (o desenho, não o filme). Tartakovsky também esteve envolvido e auxiliando outras produções do Cartoon Network como As Meninas Superpoderosas e As Aventuras de Billy & Mandy, No cinema, Genndy Tartakovsky foi o responsável pelo divertido Hotel Transylvania de 2012 e que ganhará uma sequência em 2015 e também está como diretor do de uma animação CGI com o Popeye que deve ser lançado em 2016. Sym-Bionic Titan então foi seu último trabalho para a televisão, infelizmente.

O desenho em questão foi lançado pelo Cartoon Network em 2010, recebendo apenas uma única temporada de 20 episódios. Foi uma aposta que não deu muito certo porque na ocasião o Cartoon Network lucrava muito com Ben 10 em termos de produtos licenciados enquanto Sym-Bionic Titan não conseguiu muita coisa nessa parte de brinquedos e produtos com a marca do show. E só por isso ele foi cancelado, sendo que as críticas receberam muito bem a animação.

Sym-Bionic Titan tinha uma pegada muito forte do mundo da animação japonesa, admitido pelo próprio criador, em especial dos animês de robôs gigantes da década de 70 e 80. O desenho seguia uma linha cronologia, ou seja, a história era contada em capítulos que em boa parte se interligavam num enredo ainda maior. A história mesclava um pouco de ficção científica com personagens e seres de outro planeta, com batalha de robôs e monstros gigantes e vida escolar, afinal era precisa criar uma identidade com o público jovem. Mas boa parte do desenho trabalhava com o relacionamento do trio de protagonistas tentando sobreviver num planeta com uma cultura estranha a deles e tentar descobrir o que estaria acontecendo em seu próprio planeta que estaria sofrendo um golpe de estado a nível planetário.

Pra mim um dos grandes méritos de Sym-Bionic Titan era o belo visual da animação, somada com grandes cenas de batalhas e um rico universo de ficção e tecnologia que trabalhava com o conceito de inteligência artificial e controle de robôs pele mente, tal qual depois seria feito em Pacific Rim, por exemplo. Fica a dica para quem não assistiu o desenho. São apenas 20 episódios, e infelizmente eles atualmente não são mais exibidos no Cartoon Network, então você precisa procurar pela internet. Nem em DVD a série foi lançada!

Tenho pra mim que foi uma produção lançada na hora errada do Cartoon Network. Se fosse algo feito nos dias de hoje, na qual a força de Ben 10 no canal diminuiu bastante, talvez a história fosse outra, ainda mais devido a essa febre de filmes nos cinemas com robôs e monstros gigantes (Godzilla, Pacific Rim, Transfomers). Ainda mais se fosse uma produção no formato atual do canal, com episódios de 11 minutos cada, ao invés dos tradicionais 22 minutos. Alias é uma pena que o Cartoon Network nunca tenha dado o devido valor ao Genndy Tartakovsky, tanto que até hoje Samurai Jack continua sem um final, sendo que Tartakovsky já disse algumas vezes no passado o seu desenho de criar um longa animado finalizando a história.

Enfim, fica então esse registro visual do que foi Sym-Bionic Titan e a recomendação de quem estiver procurando um desenho bacana para assistir aí pelos confins da internet, esse é uma excelente opção!

 

Para saber mais: http://sym-bionic-titan.wikia.com/

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Ah ê Portallos sempre falando bem dos trabalhos do Genndy. Esse desenho é realmente animal e segundo as más línguas foram os produtores do Ben10 que praticamente fizeram o Cartoon banir essa animação do canal (aquela velha estratégia de eliminar a concorrência). Me lembro que na época do cancelamento, alegaram que o desenho Titãs Biônicos não possibilitava materiais de licenciamento e brinquedos….que conversinha pra boi dormir heim…olha só o visual desse robô transparente, e dos outros personagens e vilões….quem não ia querer um bonequinho desse….
    Ainda bem que Ben10 morreu também….odiarei esta série pelo que fez enquanto viver hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.