1 ano é muito para esperar por Rise of the Tomb Raider no PS4?

Rise of the Tomb Raider quando foi anunciado ano passado causou um susto momentâneo em uma parcela da comunidade gamer, quando a Microsoft veio contar de galo dizendo que o título seria exclusivo para Xbox One em 2015.

Rapidamente após isso a Eidos interveio e disse que a exclusividade seria temporária e confirmou que o game estaria disponível também para outras plataformas, mas que não discutiria quando isso aconteceria. Pois bem, Rise of the Tomb raider ganhou sua data oficial no Xbox One, 10 de novembro de 2015, uma das datas mais disputadas do ano em se tratando de lançamentos de games.

E agora que está tudo certo e amarrado para o lançamento do jogo, a Square Enix semana passada finalmente confirmou que o título também está disponível para PC e PlayStation 4 em 2016. Para Windows 10 e Steam o jogo será disponibilizado no primeiro semestre de 2016 (early no original), sem dar um mês específico.

Já no PlayStation 4, Rise of the Tomb Raider só será lançado na janela de 1 ano do lançamento feito no Xbox One, então provavelmente apenas em novembro de 2016, e disputará com os grandes lançamentos que a Sony está programando para o console no próximo ano. Parece tempo demais?

Eu entendo o sentimento de quem acha a espera longa demais. Talvez não sirva exatamente de parâmetro, porque não se trata do game completo, mas eu estou esperando o conteúdo extra de Destiny que a Bungie fez para o game e que também tem essa exclusividade de 1 ano e que o Xbox irá receber agora no mês de setembro. É não é a mesma coisa, pois ao menos tenho o game inteiro pra jogar e o conteúdo adicional é apenas uma pequena parte. No caso do Tomb Raider é todo o game.

E é uma janela consideravelmente grande sim. Afinal pare e pense nos lançamentos de um ano atrás? O que saiu há um ano e que você ainda esteja jogando? Destiny eu demorei mas finalmente faz uns 2 meses que não o ligo. É tempo mais do que suficiente para satisfazer aquela parte do público que tem aquele gostinho de jogar um exclusivo (ainda que seja bobo isso, todos meio que entendemos o peso disso). Vai ser um teste interessante para Rise of the Tomb Raider se manter ainda pertinente ao PS4 em novembro de 2016 e vai competir com pesos pesados da plataforma da mesma maneira que este ano ele está competindo com exclusivos de 2015 do One, como Halo 5 e Forza 6. Certamente se o game saísse esse ano de 2015 para o PlayStation 4, ele chamaria muito mais a atenção tendo em vista que a Sony não possui tantos exclusivos ou títulos chamativos para o fim deste ano, dependendo bastante dos multiplataformas para ter atenção, ainda que isso não seja necessariamente algo ruim.

Enfim, em todo caso é muito melhor esperar 1 ano por um título que promete bastante do que não ter qualquer expectativa de um exclusivo que oficialmente já se declarou como permanente, como é o caso do Street Fighter V no PlayStation 4.

Pra terminar, o trailer da e3 deste ano de Rise of the Tomb Raider. Tá bonito o game, bem mais do que o primeiro sem dúvida!

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Acho que o maior problema nem é o tempo de 1 ano, já que esse final de ano terá muita coisa. Eu diria que o maior problema mesmo é essa data para o PS4, já que bate de frente com os lançamentos daquele ano como o “concorrente” Uncharted 4. Pior para a Eidos que pegará uma janela muito concorrida.

  2. @Tthiago,acompanho o blog a uns bons anos e é sempre engraçado/diferente ler sobre essa sua pequena obsessão (por favor,o que vc vai ler não é uma critica “pesada”) com o timing certo de se jogar alguns jogos,prazo de validade de jogos ou ideias de envelhecimento,e pra mim,pro meu circulo de amizades e pasme,até alguns circulos de amizades virtuais (forum e grupos de facebook) jogar jogos no lançamento não é TÃO importante e não ha um temor de que que eles envelheçam e se tornem ruins.

    Acho que vc tem uma “cabeça” que leva bastante a sério o multiplayer online (e talvez ache,erroneamente,que outros pensam igual ou parecido com vc) nesse aspecto realmente se vc não jogar um jogo no primeiro ano ou segundo realmente perderá muita coisa,pra não dizer que terá 1% da diversão de quem jogou no lançamento (auge) ,é como se na sua cabeça multiplayer online fosse sei lá,51% da importância do jogo e isso nem passa pela cabeça de quem é mais fã do single player,sei que sou uma exceção mas veja só: possuo PS3 e 150 jogos no Steam desde 2010 e se joguei online 15 vezes foi muito. Tente tirar um pouco desse exagerado peso do multiplayer,do booom,do burburinho que vc exige que esteja em alta e talvez consiga estender um pouco o prazo de validade de alguns games.

    Outro exemplo? Alguns meses atrás emprestei o PS3 pra um amigo com alguns exclusivos e alguns multis que ele não tinha jogado no X360 dele,ontem falei com ele e advinha só,conversamos horas e horas com muito entusiasmo sobre a conclusão da aventura de Kratos (GoW3),ouvi ele impressionado com a qualidade de detalhes do Uncharted 2 e 3,com a historia do Last of Us e o perfeccionismo de MGS 4…veja só até um jogo de SETE anos entrou pro top de melhores jogos que meu amigo jogou e ele o jogou,nem eu nem ele sentimos que ele perdeu alguma experiencia com isso.

    Não consigo deixar de acrescentar tb que esse ano de 2015 eu joguei Half Life 2+episódios e por favor não me conclua que sou um cara afobado que afirma coisas precipitadamente,mas sem brincadeira,entrou no TOP 3 de melhores FPS que já joguei.

    Por ultimo (estou terminando rs) claro que,Assassins Creed 1,Uncharted 1 e Havenly Sword são jogos bem fracos hoje em dia,mas tem 2 coisas que eu gostaria de dizer sobre esses casos:

    Primeiro o que se aplica a todos: Fator replay,atemporalidade,longevidade e um ponto positivo que somente alguns jogos ostentam,é uma condição que acompanha os jogos realmente INCRIVEIS/CLASSICOS,não dá pra exigir isso de qualquer jogo,ou pior, tentar,justificar os pontos fracos deles com “ah vc não jogou na época certa”

    O segundo,demanda um pouco de frieza e desinteresse pra não embarcar no hype de analises e furor da internet e um pouco de sexto sentido…por deus Thiago…aquela mulher do HS nem pula haha,Uncharted 1 varia pouquissimo,é pouco inspirado,a historia de AC é arrastada com um gameplay travado e insuportavel,todas essas opiniões eu guardei pra mim nas épocas e algumas pessoas perceberam isso quando receberam as sequencias(caso do Uncharted) ou jogaram tanto as sequencias que perceberam o quão ruim é aquela franquia (caso AC)

    Me desculpe pelo post grande em tom de desabafo ou se fugi do tema,tente entender que eu fiz esse post baseado tb no que vc disse no post “Games possuem um prazo de validade?”

    Valeu,espero sua resposta

    1. Hahaha Hugo, ufa, ainda bem que você escreveu bem no fim do seu comentário que vc estava pensando num outro post. (podia ter comentando lá, eu teria respondido por lá também, eu leio todos os comentários do blog, ainda que as vezes não consiga responder todos).

      Fiquei pensando se havia dado a entender a respeito desse assunto aqui no post da Lara Croft, porque não era essa a minha intenção ao falar do lançamento do game no PS4 um ano após o lançamento no One. Acho que o caso de Rise of the Tomb Raider não se aplica aquela discussão dos games com validade.

      Indo naquele outro assunto, porém vou ser mais sucinto por estarmos no post errado, eu não discordo do seu raciocínio ou da sua lógica que de existe games antigos que perduram no tempo (e acho que falo isso naquela matéria). Porém não invalida meus argumentos lá. Eu acho sim que muito se perde dependendo do título e da janela de tempo de cada game, além de outros fatores.

      Você menciona o online e hoje ele é muito mais evidente do que nunca. comprar um game de 360 agora e ver seu online desativado e não funcional é algo ruim. ou até mesmo no caso como você disse do Half Live 2. Se hoje você o achou incrível, imagine então se tivesse jogando quando ele era realmente uma novidade e inovação!

      Por fim, existe um outro fator que eu não trabalhei na matéria (eu acho), mas isso vai de pessoa a pessoa, e do quão entretida ela está nesse universo. Ter um amigo que parou no tempo e só jogou ps1, é claro que ele vai se maravilhar com um ps3 ou até ps2… mas pegue um amigo que talvez não acompanhe muito os games, mas que jogue já no ps4 ou one eventualmente e o coloque para jogar a safra inicial da geração passada. eu acredito que dependendo do game ele vai sentir o tranco do tempo.

      Enfim, há muitos fatores, mas eu ainda sou da opinião que o melhor tempo para se aproveitar um game dos tempos atuais é: o mais breve possível de acordo com a capacidade de cada um. Não deixe pra amanhã o que você pode estar jogando hoje.

      Valeu Hugo e novamente, muito obrigado por continuar comentando e acompanhando meus posts aqui no blog, mesmo com minhas opiniões contrárias e malucas. XD abração!

      1. Eu li os comentários e antes de terminar de ler ia comentar isso.

        Se o cara não jogou jogos de PS4/One, ficou na geração PS2 ou só jogou os jogos de 360 e ainda não ta na onda dos novos consoles, ele vai pegar os Uncharteds, o The Last of US e vai pirar mesmo.

        Vejo por mim. Joguei a geração PS2 com tudo. Já na geração PS3/X360 eu joguei muito pouco. Por causa de faculdade/trabalho e novos hobbies, diminui muito o tempo de video games, mesmo tendo um 360. Já no fim da geração e início dessa nova, peguei um PS3 e comecei a jogar os exclusivos e alguns multi que deixei passar. Joguei os Batmans, joguei os 3 Uncharteds, os 3 Killzones, The Last of US e ainda pretendo jogar mais alguns. E adorei todos. Alguns joguei concomitante com jogos do meu Xone, mas mesmo assim curti. Mas tenho um exemplo: Comprei a trilogia Mass Effect e não consegui jogar mais de 2 horas do primeiro, pois o jogo é extremamente ruim de jogabilidade, super datada, e nessa perdi uma das melhores histórias de ficção científica do nosso tempo segundo alguns.

        Sobre a questão do online tem isso mesmo, por exemplo, não tinha o console na época do boom de Titanfall, hoje em dia quase ninguém mais joga, por isso não o comprei. Você acaba perdendo o tempo do jogo.

        Isso não acontece por exemplo com jogos como Witcher 3 e Batman, que são single players e você pode jogar a qualquer momento, mas eu preferi jogar os dois no lançamento para poder conseguir estar junto com a internet nessa. Todo mundo no twitter ou em podcasts falando, me deu vontade de experimentar isso junto com a galera. Acontece o mesmo com um amigo. Mas é claro que não é todo mundo que tem condições de fazer o mesmo.

  3. Eu achei essa decisão da Square de falar que o jogo vai sair daqui a 1 ano para PS4 um tanto quanto escrota.
    Eu tenho o XOne e pretendo comprar o PS4 no fim do ano ou no início do ano que vem, mas vou comprar o Ryse of Tomb Raider no lançamento para Xone mesmo, mas achei que essa revelação pode acabar afetando as vendas do jogo. Poderiam deixar pra falar 1 mês depois de lançado sei lá. Vai acabar prejudicando a microsoft, sei lá, foi algo que me passou pela cabeça. O que você acha, Thiago?

    1. No ponto de ajudar ou prejudicar a Microsoft, eu acho que ajudou VinnyOz, porque tinha muita gente aí cantando e esperando que o jogo fosse sair nos primeiros 3 meses de 2016 já no PS4… o anuncio acabou vinco como um balde de água fria aos que estavam achando que a exclusividade do título seria apenas para o ano de 2015 e que logo que 2016 começasse ela já iria cair por terra.

      E eu sempre sou a favor da transparência em se tratando de exclusividades. Essa coisa de “não discutimos outras plataformas no momento” enquanto já se sabe que determinado título vai sair além do anunciado numa exclusividade temporária é muito escrota, pois faz a comunidade de fãs de certas séries e títulos de trouxas, achando que só terão uma opção de plataforma para determinado titulo.

      1. Pode ser, mas não sei porque estou achando que vai vender menos. O não saber precisamente a data que sairia em outro lugar poderia fazer com que a pessoa comprasse logo, agora ela tem a certeza e pode optar por esperar. Sei lá, difícil prever, mas entendi seu ponto.

  4. Eu só acho que as 2 datas de lançamento vão ser bem desleais pra Tomb Raider , a primeira é no mesmo dia de Fallout 4 que tá sendo Hypado desde o lançamento do Fallout 3 XD , e a segunda é mais ou menos perto de Uncharted 4 que pelos trailers apresentou coisas bem mais interessantes que o próprio Tomb Raider.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.