Indicações e Resenhas de LivrosLendoMiscelâneaReflexões & Opiniões

Livros | Como e quando ler livros quando se é um adulto sem tempo? (post 1 de 2)

Uma das coisas que mais tenho dificuldade para escrever aqui no blog é a respeito de livros. Não porque os odeie, mas simplesmente não consigo criar uma rotina dentro do meu dia-a-dia que me permita ler livros. Sim, mas eu leio quadrinhos – e aos montes – porém a rotina de quadrinhos é diferente (dinâmica e rápida). Com livros a história é bem diferente.

Conheço algumas pessoas que conseguem manter esse hábito porque o conciliam com algum fator que contribui para tal em sua rotina, como por exemplo quem tem o hábito de andar de ônibus, seja para ir trabalhar ou para os estudos e aí conciliam isso com a leitura literária. Há aquelas que leem quando vão ao banheiro ou quando deitam na cama para dormir. Ou quem frequenta muita fila também tem o hábito de sempre estar com um livro embaixo do braço.

Pra mim nenhuma destas situações funciona. Quase nunca ando de ônibus, pois tenho moto e tudo é mais simples com um transporte rápido, que dá para estacionar em qualquer lugar. Há quem tenha medo de moto, porque é sim mais perigoso e qualquer acidente é um risco de vida, mas ando desde os meus 18 anos e me vejo hoje como um bom motoqueiro. Aprendi depois de alguns sustos no passado.

Ler no banheiro ou antes de dormir é impossível. Não dá para ficar horas sentado no vaso lendo – não consigo. E não me acostumo ao hábito de ler duas ou três páginas, parar e continuar depois. Ler dessa forma não acho prazeroso. Gosto de ler por capítulos ou por pontos chaves da narrativa que se fecham. Não tem nada mais chato de que interromper uma narrativa no meio porque acabou o tempo da leitura. Dormir talvez seja até pior, pois como tenho o hábito de adormecer rápido, em geral porque vou me deitar já exausto, começo a ler e logo estou piscando pesado, lendo no automático e no dia seguinte percebo que estava lendo sem prestar atenção. Para ambas as situações, banheiro e cama, me dou melhor com quadrinhos, pois a leitura é rápida e se está chato é bem mais simples parar e continuar outro dia com maior disposição. Leitura de livros exige muito mais do cérebro em termos de ter que imaginar o que um texto está querendo lhe mostrar. Nos quadrinhos os desenhos fazem boa parte do trabalho imaginativo.

“E quanto aos ebooks? Leitura digital não se encaixaria melhor numa rotina de quem está sempre com um tablet para cima e para baixo?” Já pensei nisso também e por incrível que pareça, enquanto tenho dezenas de HQs no iPad, ainda não me sinto confortável lendo um livro no aparelho. Talvez pelo fato de que ainda existam poucos livros que me interessem em formato digital e eles poucos são interativos. São longos e digitalmente você não tem a sensação de que eles estão rendendo. Num livro você visualmente o vê se esgotando pelos dedos. Talvez seja frescura, falta de hábito ou acima de tudo, apenas desculpas por ter desaprendido o hábito de arranjar tempo para ler um bom livro.

Ainda procuro alternativas, como simplesmente sentar no sofá ao invés de ir para cama e ler um pouco do livro ali, sem que o corpo e a mente perceba que é hora de desligar. Claro que o ideal para isso ser fazer isso com regularidade, pelo menos duas vezes por semana. Enfim, adoraria ouvir relatos de quem consegue ler livros pontualmente, e como e quando essa leitura é realizada. Há muitos leitores aqui que leem livros?

MAS ESPERE! Este post ainda não acabou… ele continua, exatamente aqui! Feito este pequeno e breve desabafo, que tal um passeio pelas atuais opções bacanas de livros que podemos facilmente encontrar por aí? Não deixe de ler a segunda parte da matéria!

Quero ler a 2ª Parte do Post!!

tempo-livros-02

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.