Cliff Bleszinski & Lawbreakers | Revelado o gameplay e… ah não!

E acabou de sair um trechinho do gameplay de Lawbreakers, próximo game de Cliff Bleszinski, aquele cara que todo mundo passou a conhecer por ter criado Gears of War, ainda que ele tenha uma porrada de méritos e trabalhou em vários outros games, dentro eles o Unreal Tournament que se você for pensar, tem muitos elementos e visuais que depois foram levados para Gears of War.

Admito que apesar das expectativas que tenho para o próximo game do Bleszinski, Lawbreakers ainda não me animou muito. É cedo para isso ainda, é claro. Os teaser são ralos e não entregam tudo, afinal o jogo ainda está em desenvolvimento e seu lançamento é só para 2016.

O trailer do anúncio, postado aqui e que irei repetir abaixo, até dá uma premissa legal de um mundo em destruição na qual a força da gravidade embirutou geral. Porém não mostra muito qual é o inimigo ou grande vilão pela qual o jogador precisará ir atrás.

E hoje ele vem com esse gameplay de multiplayer de arena com classes de personagens em primeira pessoa? Um estilo que está todo mundo fazendo ultimamente? Qual é realmente o grande diferencial de Lawbreakers? Não sei. E sai numa plataforma que é batata para esse gênero, o PC. É um entre um milhão! Será que só ter o nome do Bleszinski será suficiente para o sucesso?

Não nego que estou um pouco decepcionado. Isso porque depois de Gears of War a Epic Games veio com o tal de Fortnite que também não tem aquele peso que a franquia anterior teve. E sei que existe essas discussões de que os blockbusters dos games atuais não andam mais pagando os custos do desenvolvimento e não dá retorno, porém, os jogadores ainda querem coisas grandiosas, não?

Tanto a Epic Games quanto o Cliff Bleszinski parecem que deram uma encolhida em si. OK, que a Epic é dona da Unreal Engine e isso lhe garante sempre uma carteira cheia de dinheiro, mas eu queria ver essa galera tomar pra si um projeto de grande porte e risco até, como a Bungie, que resolveu sair de Halo para projetar Destiny, que foi um passo evolutivo no estúdio. Parece que a Epic Games ou até mesmo o próprio Cliff Bleszinski, agora dono da Boss Key Production estão por esse caminho? Eu não acho.

Espero estar redondamente enganado e que Lawbreakers seja algo incrível e com inovações. Torço mesmo. Lembro que Bulletstorm, que veio após Gears of War, tentou algo bem fora da roda na ocasião, com a ajuda do pessoal da People Can Fly e pra mim só falhou porque tentou ser mais um FPS em meio aos tantos existentes. Tenho pra mim que se o game tivesse sido em terceira pessoa, com algumas adaptações, teria sido muito mais legal.

E não adianta um gameplay incrível sem um bom background, é verdade. Esta semana o próprio Bleszinski estava falando no twitter sobre a sua fase meio pesada que vivenciava na época de Gears of War e o quanto isso foi parar dentro do jogo, tem um texto no Meio Bits sobre o assunto que vale conferir. E é meio foda isso, quando um desenvolvedor coloca tanto de si mesmo em uma série e depois precisa se reinventar em algo novo. Muitos fracassam justamente porque suas experiências mudam e aquela fase brilhante fica no passado. Eu torço para não ser este o caso do Cliff Bleszinski. Cabe a Lawbreakers provar isso em 2016!

Lawbreakers

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Eu lembro que o Cliff disse que consoles não vão mais existir e essa seria a última geração( mesmo com o fato do PS4 estar vendendo em ritmo comparável com o Wii e a cultura de console de mesa não dar sinal de morte). Bem com esse pensamento a chance desse estúdio fazer jogo pro One e o PS4 é mínima.

  2. Pra mim, esses jogos multiplayer não estão com nada na calcinha. Igual Star Wars Battlefront e o The Division. Eu só quero sentar no sofá a noite, pegar no controle e jogar algo que me divirta sozinhno, com uma história. Sem eu ter que ficar me preocupando em ser noob, ou com aquele outro cara que mata mais que eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.