Acabou | Em meio a crise Disney Temático foi cancelado! (Opinião)

Eu recebi um péssimo presente de natal hoje: a notícia de que a minha revista favorita da linha dos quadrinhos Disney foi cancelada, sem qualquer indício de que a publicação estaria com problemas e, pra piorar, escondida por baixo de uma anúncio de uma nova revista que não irá me interessar em nenhum aspecto. Triste, não?

Estou falando do Disney Temático, que oficialmente nem se chamava assim. Trata-se daqueles tijolões de 300 páginas, publicados mensalmente e que seguiam um único tema por edição e que ocasionalmente comemorava o aniversário de alguns personagens Disney, como Urtigão, Peninha, Superpateta e foi responsável por memoráveis edições como Zé Carioca 70 Anos e Pato Donald 80 Anos. Uma publicação que fez a fama entre muitos leitores por ser uma revista que trouxe muito conteúdo inédito, que sem uma revista assim jamais teríamos a chance de ver estas grandes HQs publicadas aqui no Brasil.

E acabou. Tchau. Adeus. Ficará na lembrança e na memória como uma das melhores revistas da última década. Ao menos pra mim, afinal como tudo na internet e na vida, há uma grande parcela de leitores que odeiam a publicação, simplesmente pelo fato dela trazer muito conteúdo da produção italiana, que é sempre alvo de discussão e debate pelo formato e forma como os italianos trabalham com a Disney.

Independente das críticas foi um dos títulos mais apreciados e esperados por muitos leitores mês a mês nestes últimos 3 anos de publicação da revista. E acabou…

O retorno de um defunto: Disney Especial

Disney Especial 2016

Sabe aquela história de dar uma notícia ruim disfarçando ela como se fosse algo bom? Bem, foi meio que isso que aconteceu hoje. Muitos leitores só descobriram e se deram conta que a Disney Temático foi cancelada porque a Editora Abril divulgou o retorno de uma publicação que é clássica da linha Disney e que já havia voltado anos atrás e sido morta e agora voltou de novo dos mortos: a Disney Especial.

Logo os leitores ficaram sabendo pelo Planeta Gibi, o portal que é unha e carne da Abril e que sempre detém todas as notícias exclusivas dos quadrinhos Disney, que a nova revista seria mensal, com 244 páginas, custando 15 reais e seria apenas de republicações (ou seja, HQs já publicadas no Brasil – repetecos nas más línguas). E aí caiu a ficha de muitos leitores, incluindo eu: “Espera, então Disney Temático foi cancelado? Assim, por baixos dos panos de um novo anúncio?”.

Claro que só depois de todo aquele barulho que as redes sociais sabem fazer e causar confusão veio a confirmação oficial do editor Paulo Maffia: sim, o cancelamento é real. Sai um título de tema mensal de conteúdo inédito de 300 páginas por uma revista de republicações de 244 páginas. Legal? Não pra mim.

E vale lembrar que chove revistas de republicações na linha Disney atual. Você tem Disney BIG (300 páginas), tem Disney Jumbo (500 páginas), tem Mega Disney (800 páginas), tem 4 Almanaques de 80 páginas cada um saindo bimestralmente. Ou seja, espaço para repetecos já tem de sobra! E Disney Especial vem para aumentar ainda mais esse espaço.

E quanto as revistas de inéditas? Sobram somente as raquíticas mensais (50 páginas e 80 páginas) e o pequeno espaço de uma HQ inédita por edição de BIG, Jumbo e Mega. E só! Acabou! Chorem como que estou chorando.

Apenas digo que não comprarei Disney Especial, simplesmente porque não quero incentivar esse tipo de prática pela editora. Tempos de crise requerem medidas desesperadas? Não discordo, mas chega de revistas de republicações. Quem não se lembra eu fui um dos que briguei e falei muito por anos e anos a respeito da falta de grandes revistas de inéditas. Até que ganharmos a Disney Temática. Agora que ela acabou, eu volto a clamar o quão importante é esse espaço perdido para conteúdo inédito no país.

Eu apoiaria reduzirem a Disney Temática para 200, 100 páginas. Contanto que continuassem com material novo. Apoiaria dar um recesso, um descanso ao título, enquanto o mercado não se acerta. Mas trocá-lo por outro título, com páginas reduzidas, e com mais repetecos? Não. Especialmente da forma como fizeram, tentando disfarça a morte de um título anunciando outro que não corresponde exatamente ao que se esperava? Não, obrigado!

– obs: vi muita gente achando que este novo Disney Especial irá republicar na íntegra as mesmas revistas e edições e seleção de histórias das edições da década de 70/80 (auge de ouro do falecido). Esqueçam isso. O Paulo Maffia já falou nas redes sociais que não se trata das mesmas edições com as mesmas histórias. A revista terá apenas a mesma “pegada” das antigas revistas. Usando e abusando daqueles nomes “Os algumas coisas” e trazendo uma nova seleção de republicações, que dá aquele indício que serão as mesmas republicações do arquivo digital, o mesmo material que encontramos em qualquer outro título de republicação atual, sempre com aquelas exceções de uma ou outra restaurada de tempos remotos que entram na rotatividade do arquivo digital. Bem, os leitores poderão ver melhor isso quando a primeira edição estrear no final de janeiro de 2016. Aí me digam se errei ou não nisso.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.